Parabéns Xandynho!!!

Hoje 09 de setembro (Já é mais de meia noite) é o niver do meu querido amigo Xandynho.

Hoje ele completa 10 anos de vida e a ele desejo muito sucesso e muitas felicidades... Ele é um menino de ouro, super estudioso, brincalhão, educado, quem o conhece sabe muito bem do que eu to falando!

Pra quem não sabe, Xandynho participou do 1º DVD do Moral dançando a música "Quebra Menino" e o sucesso foi tão grande que ele também participou do 2º DVD que chega nas lojas a partir do dia 15.

Por falar em Xandynho, fiquei sabendo que em breve ele irá passar uma temporada em Brasília fazendo shows com a humorista Aurineide Curumupim. Ao amigo, muito sucesso, pois talento eu sei que ele tem de sobra. Te adoro Garoto!

Moral no Programa Ênio Carlos

Não Perca nesse domingo, 09 de setembro, no programa Ênio Carlos - TV Diário, parabólica para todo Brasil no canal 22, a partir das 17 horas, uma reportagem exclusiva com tudo o que rolou nos bastidores do Lançamento do "Lual do Moral" - 2º DVD Oficial do Felipão & Forró Moral - que foi realizado no dia 1º de Setembro na calourada da UNIFOR.

Lembrando que o DVD foi gravado nos dias 31/05 em um show exclusivo para dois mil convidados e dia 01/06 no Parque do Vaqueiro em um show que contou com a participação de mais de 30 mil pessoas.

Marquei presença nos dois dias de gravações e aguardo ansioso o dia 15, que é quando o DVD estará disponível nas lojas.

São Miguel Arcanjo

Chegando convite, da querida Suaynne França, assessora de Imprensa da Prefeitura de São Miguel - para mais uma tradicional festa de São Miguel Arcanjo, padroeira da cidade serrana de São Miguel!



Livro

Lendo o livro "Formando Empreendedores" descobri bastante coisas legais, confira no blog algumas coisas interessantes extraídas do livro.

@ - DESAFIOS - O que difere um ser humano de outro é o modo com que aceita, enfrenta e convive com os desafios. E o que é realmente um desafio? Nada mais do que encontrar para si mesmo, por meio de um esforço consistente, criativo e construtivo, os ideais que guiam para uma vida com mais significado pessoal e profissional.

@ - EMPREENDEDOR – Hoje, o Brasil é o sexto país mais empreendedor do mundo, como mostra a pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, que mede a taxa de empreendorismo em trinta e uma nações e é realizada anualmente sob coordenação de universidades dos Estados Unidos e da Inglaterra.

@ - EMPRESAS – Abrir e implementar um negócio próprio no Brasil é uma empreitada complicada, devido ao excesso de burocracia que, ao lado dos impostos, ainda é um forte obstáculo ao registro legal dos pequenos negócios. De acordo com os dados do Banco Mundial, para abrir uma empresa no território nacional se gasta em média oitenta e seis dias, enquanto nos Estados Unidos o prazo é de quatro dias. A empreitada exige muito cuidado e paciência. Para cada empreendimento com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou registro na prefeitura, existem dois sem registro legal, segundo dados do Sebrae. Ou seja, informalidade aqui vence por dois a um.

@ - Se acontece que um homem se descobre a si próprio, se fica sabendo das coisas que dele dependem para serem realizadas, se fica conhecendo os limites de sua coragem e a posição que deve assumir e da qual não poderá abdicar, então ele terá encontrado um lugar que poderá ocupar com dignidade todos os dias de sua vida. (James Michener).

@ - Visão sem ação é sonho. Ação sem visão é mero acaso. Visão com ação pode mudar o mundo.

@ - De cada cem empresas recém-abertas, sessenta fecham suas portas antes de completar o primeiro qüinqüênio, segundo pesquisas do Sebrae-SP. Os três primeiros anos constituem o período mais crítico de um negócio próprio, com uma taxa acumulada de fracassos de 53%.

@ - FRANQUIAS – O Brasil ocupa uma boa posição quando o assunto é franquia. Em número de redes e unidades é o primeiro da América Latina, seguido pelo México, e o sexto do mundo, perdendo pela ordem para Estados Unidos, Japão, China, Canadá e França.

JegueFolia 2008 Na Imprensa!!!


Galera, mais uma vez estou sendo o assessor de imprensa do Jegue Folia - Micareta da cidade de Marcelino Vieira RN - que será realizada em Janeiro próximo. Aproveito o espaço para agradecer aos colunistas que divulgaram as seguintes notas em suas colunas.

DIEGO PINHEIRO 02/09/2007 – GAZETA DO OESTE

Em Marcelino Vieira, de 4 a 6 de janeiro, acontece mais uma edição do badalado Jegue Folia, que terá este ano Ricardo Chaves, Cheiro de Amor e Banda Inala animando a multidão.

GEOMAR NOGUEIRA 31/08/2007 – O MOSSOROENSE
Jegue Folia 2008: O lançamento oficial do Jegue Folia 2008 aconteceu ontem durante a Finecap na cidade de Pau dos Ferros. A 7ª edição da melhor micareta da região Oeste será especial, consagrando todos os anos de sucesso do Jegue Folia. No trio elétrico teremos a volta de Ricardo Chaves, o axé da banda Cheiro de Amor e a batida inconfundível da galera da banda Inala, uma mistura digna dos grandes carnavais. A prova está no slogan escolhido para anunciar esta estrutura grandiosa: “Jegue Folia 2008 – Muito mais pra você!”. Para saber como participar acesse ou procure o seu comissário.

LISBOA BATISTA – 31/08/2007 - DEFATO
A sétima edição do Jegue Folia na vizinha cidade de Marcelino Vieira será lançada nestes dias de Finecap em Pau dos Ferros. Vai ser de 3 a 6 de janeiro de 2008, a primeira do ano no país.

REJANE JALES – 31/08/2007 – O MOSSOROENSE
JEGUE FOLIA: A maior folia vem aí no mês de janeiro/2008 - Jegue Folia na cidade de Marcelino Vieira. As bandas de axé já estão confirmadas: Ricardo Chaves,Cheiro de Amor,Inala, ainda dar tempo de se programar e curtir a melhor micareta do ano.Acesse www.jegue.com.br e veja mais.

APOLION RODRIGUES – 31/08/2007 – O MOSSOROENSE
Mais uma vez a MCA Produções lança Oficialmente as atrações do Jegue Folia na Finecap. Lembrando que o Jegue acontece nos mês de janeiro e promete abalar e sacudir todo o Nordeste. Vai ser o bicho. Arrasou.

ALCIMAR ALMEIDA 30/08/2007 – GAZETA DO OESTE
JEGUE FOLIA: Por ocasião da Finecap a equipe de divulgação do Jogue Folia 2008 vai estar em Pau dos Ferros lançando oficialmente a micareta da cidade de Marcelino Vieira, que contará com a participação de bandas de peso como: Inala, Ricardo Chaves e Cheiro de Amor. Volto.

LIZANA LIMA 29/08/2007 – O MOSSOROENSE
JEGUE FOLIA 2008: O Jegue Folia 2008 só acontecerá em janeiro, mas a equipe competente que realiza o evento já mantém contato com a imprensa, colaboradores e outros que contribuem para o crescimento do evento que já é tradicional e sucesso total. O lançamento da micareta de Marcelino Vieira/RN será durante a Finecap, em Pau dos Ferros, neste fim de semana. Para os foliões já ficarem na expectativa, já estão confirmadas as seguintes atrações na próxima edição do Jegue Folia: Ricardo Chaves, Cheiro de Amor e Banda Inala. Tudo isso de 4 a 6 de janeiro.

LISBOA BATISTA 28/08/2007 – DEFATO
Jegue Folia: A edição de 2008 já será lançada agora na Finecap em Pau dos Ferros, evento esse que vem crescendo a cada ano, a começar pelas atrações como Ricardo Chaves, Cheiro de Amor e Inala. Um luxo a festa em Marcelino Vieira, onde a MCA Promoções faz a primeira micareta do ano, de 4 a 6 de janeiro.

GEOMAR NOGEUIRA 25/08/2007 – O MOSSOROENSE
A programação do Jegue Folia 2008 será lançada oficialmente na Finecap 2007. O "Jegue" acontecerá de 4 a 6 de janeiro e vem com grandes atrações. Aguardem!

:::::::::: Zoom ::::::::::

@ - ÊNIO CARLOS – Em conversa com meu amigo Billy, que é produtor do programa Ênio Carlos, fiquei sabendo que amanhã o programa irá exibir uma matéria exclusiva mostrando os bastidores do Lançamento do 2º DVD do Felipão & Forró Moral que aconteceu no último dia 1º no estacionamento da Unifor. Lembrando que o programa vai ao ar todos os domingos a partir das 17 horas, ao vivo para todo Brasil, através do canal 22 da Parabólica, ou seja TV Diário.

@ - IRACEMA/CE – Ontem foi inaugurada na cidade de Iracema a mais nova casa de show daquela cidade. Trata-se do “Forró no Campo”. Apesar de não ter comparecido soube que as bandas Forró dos Plays e Solteirões do Forró fizeram um grande show.

@ - DESFILE – Lembro-me que antigamente, os desfiles do dia 04 de setembro eram grandiosos... todos os anos a secretaria de educação escolhia um tema e a partir daí as escolas desenvolviam todo um trabalho, onde vários alunos desfilavam e encantavam a todos que assistiam. Lembro-me também que todos os anos tinham a escolha da escola campeã. Porque agora não é mais assim? Quem assistiu o desfile nos últimos anos, comprova que a tradição está se acabando. É uma pena.

@ - JORNAL RESENHA – A próxima edição do nosso querido Jornal Resenha, no qual eu tenho uma coluna, irá circular em Pau dos Ferros e em todo o Alto Oeste a partir da próxima segunda feira. Vale a pena ler. Lembrando que o mesmo é gratuito e pode ser adquirido na sede do jornal que fica na Avenida Getulio Vargas, vizinho a Pizzaria Água na Boca.

:::::::::: Zoom ::::::::::

:::::::::: Zoom ::::::::::

@ - REFLITA – Há pessoas que na tentativa de parecer ser e ter o máximo, acabam vivendo com o mínimo... O mínimo de paz de espírito... O mínimo de amor... (Extraído do Livro: Heróis de Verdade).

@ - INDEPENDÊNCIA - O Dia da Independência, comemorado hoje em todo o País, é considerado um dos fatos históricos mais importantes, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política do Brasil. Há exatos 185 anos, o então Príncipe Regente D. Pedro I anunciava "O Grito do Ipiranga", marco do 7 de Setembro de 1822.

@ - GUERRA CONTRA FALSIFICADORES - A Agência Senado noticia que em audiência pública na Comissão de Educação e na Subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social sobre os 50% de desconto para estudantes e idosos nos ingressos para espetáculos artísticos, culturais e esportivos, o senador Flávio Arns (PT-PR) propôs que a comissão acione a Polícia Federal para investigar a falsificação de carteiras de estudante em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, a questão é preocupante.

@ - CELULAR - Usar o telefone celular próximo ao leito ou equipamentos de hospitais poderia desligar exaustores ou causar mal funcionamento de marca-passos, afirmou um estudo holandês nesta quinta-feira. Pesquisadores da Universidade de Amsterdã registraram cerca de 50 incidentes resultantes da interferência eletrônica pelo uso de telefones celulares em hospitais, e classificaram 75 por cento deles como significativamente perigosos. Por conta disso, aparelhos celulares devem ficar a pelo menos um metro de distância de leitos e equipamentos hospitalares, aconselham os pesquisadores, que publicaram estudo no jornal online Critical Care, do BioMed Central.

@ - ÁGUA - Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe. O líquido constitui 66% do corpo humano e está presente no sangue e nas células, além de preencher os espaços entre eles. O corpo perde água a todo o momento por meio do suor, da urina, fezes e expiração, entre outras “rotas de fuga”. Reabastecer os estoques é essencial, mas a reidratação também pode ser excessiva. Uma overdose de água pode ser fatal. Água mortal: beber água mais rapidamente do que seu corpo consegue eliminar por meio do suor, urina ou expiração pode matar você . (Extraído de uma reportagem da Revista Scientific American Brasil)

:::::::::: Zoom :::::::::

@ - Uma mulher viu seu próprio coração em exibição durante uma exposição científica. A britânica Jennifer Sutton, 23, submeteu-se a um transplante de coração em meados deste ano. Ela tinha uma doença potencialmente fatal (cardiomiopatia restritiva) na adolescência. Agora, o coração que batia em seu peito --e que quase causou sua morte-- foi colocado em uma mostra temporária pela Wellcome Collection, no centro de Londres.

@ - DENGUE - O Ministério da Saúde revela, por meio da Agência Brasil, que a dengue está avançando no país. De janeiro a julho, foram registrados 438.949 casos em todo o território nacional, contra 302.461 no mesmo período do ano passado, o correspondente a , 45,13% .

@ - ÁLCOOL - O governo está lançando mais um projeto de largo interesse público pelas suas repercussões na família, no trabalho e, acima de tudo, na saúde pública. Trata-se da prevenção do alcoolismo. Um conjunto de medidas para inibir o consumo excessivo do álcool está em andamento. Melhor assim.

@ - PROJEÇÃO - O Natal Fashion Week foi notícia na editoria de moda do portal de notícias Terra na última segunda-feira. A matéria destacou os biquínis com brilho da grife Maracaju - aposta do Sebrae/RN nos novos talentos da terra. O evento cresce a cada ano e abre novos mercados para a indústria da moda potiguar.

@ O Festival Aéreo de Mossoró (FAM), que acontecerá em novembro, contará com a presença da Esquadrilha da Fumaça. Os contatos já foram feitos e acertados. O evento tem tudo pra ser um sucesso.

@ - ALTA - O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal e ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo (PP), já se encontra em seu apartamento, em Natal. Ficará em repouso absoluto enquanto aguarda uma nova angioplastia que será realizada na próxima semana. Nilton passou seis dias internado no hospital Natal Center, após ter sofrido um infarto e se submetido a um cateterismo e uma angioplastia.

@ - SINALIZAÇÃO EM PAU DOS FERROS - Ontem, o deputado Gustavo Carvalho entrou com requerimento na Assembléia Legislativa solicitando ao Detran a sinalização horizontal e vertical da cidade de Pau dos Ferros. Grande feito, no momento em que a população clama para que seja minimizado o problema enfrentado na Avenida Independência, onde os registros apontam várias vítimas fatais. (Fonte: Gilberto de Souza – Colunista do Gazeta do Oeste)

@ - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um pronunciamento à nação na noite desta quinta-feira, no qual afirmou que o país está melhorando, mas pode crescer mais rápido. "O Brasil vive hoje um período de solidez econômica e política. Mais do que isso: vive um amplo movimento de inclusão social, de uma intensidade nunca vista", disse o presidente. Ele afirmou também que "há motivos de sobra para ter fé no Brasil".

@ - TRAUMATOLOGIA -Os hospitais de Natal (RN) que fazem cerca de 90% das cirurgias ortopédicas gratuitas em pessoas que sofreram traumas no Estado pararam na quarta-feira novamente de atender pacientes do interior do Rio Grande do Norte. Somente quem mora na capital continuou a ser atendido. As três instituições afirmam que os convênios que mantêm com a Prefeitura de Natal não são pagos há cinco meses, o que resultou em dívida de cerca de R$ 1,2 milhão.A Secretaria da Saúde do Estado --responsável pelos repasses ao município-- diz que a dívida corresponde a R$ 620 mil --três meses sem pagamentos.


Empresário é esfaqueado em Pau dos Ferros

Na madrugada de hoje, dois delinqüentes invadiram a residência e a loja Playboy Sports, do empresário José Alcieudo de Morais – mais conhecido como Sueldo da Playboy. Durante o assalto, um dos deliquentes foi reconhecido por Sueldo. Ao perceber a reação da vítima, os assaltantes amarraram Sueldo e desferiram no mesmo várias cutiladas de faca-peixeira.

Os indivíduos que feriram a facadas o proprietário da loja já se encontram detidos na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil – DRPC.

Graças a agilidade da Polícia Militar, os dois homens foram presos ainda em flagrante delito e depois levados para a Delegacia Civil.

Trata-se dos desocupados Erilando de Souza Soares, 18 anos e Gutemberg Feitosa Botelho, 22 anos. (Foto abaixo) O primeiro reside na rua Rafael Fernandes, Centro e o segundo na rua Antístenes Diógenes, também no Centro dessa cidade.

De acordo com o médico Thiago Abrantes, responsável pelo plantão da Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I), do Hospital Regional de Pau dos Ferros, o estado de saúde do empresário que se encontra na U.T.I, ainda inspira cuidados, porém não vê necessidade de transferi-lo para outro centro de saúde na Capital do Estado.

Sueldo foi cirurgiado pelo médico-cirurgião Etelânio Vieira de Figueiredo e logo em seguida levado para a U.T.I, onde se encontra nesse exato momento.

FINECAP 2007

@ - SUCESSO - A FINECAP edição 2007, que foi realizada no período de 31 de agosto a 03 de setembro em Pau dos Ferros, foi um sucesso. Durante os 4 dias de feira a cidade recebeu inúmeros visitantes que todas as noites lotavam a Avenida Getúlio Vargas, onde os stands estavam expostos. Por falar em Stands, era notório que o numero deles era bem menor em quantidade do que em anos anteriores. Não sei o motivo, mas parece que algumas empresas não estão satisfeitos com a feira, vistos que muitas não colocaram stands esse ano.

@ - SHOWS – Como já é tradição, todos os anos durante a FINECAP, no largo da cultura acontece os shows, onde uma grande estrutura foi montada para acomodar e garantir tranqüilidade a todos que por lá passaram. Esse ano os agitos ficaram por conta das seguintes bandas: Mobral e Garotões do Forró, Forró dos Plays, Sirano e Sirino, Thábata Mendez, Carimbo Nela, Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e Ferro na Buneka. Durante todas as noites um “mar” de gente superlotava o largo da cultura.


@ - CAMAROTES - Muita gente preferiu curtir a folia da FINECAP no Alto dos Camarotes, todas as noites era possível observar que por lá uma grande galerinha acompanhava os shows com bem mais conforto e tranqüilidade. Por falar em Camarotes aproveito o espaço para agradecer a colunista Soraya e o seu esposo José Vieira que tão bem nos recebeu no camarote do jornal Gazeta do Oeste, como também ao meu amigo Marcelo Conrado – organizador do Jegue Folia – que junto com seu irmão Conrado Júnior e da esposa Priscila estava recepcionando os convidados no camarote dessa Micareta que vai fazer a cidade de Marcelino Vieira “tremer” no mês de Janeiro. Agradeço também a galera da Luciano Ótica, Skol Beats, Lucizete Variedades, Sandálias Tyo-Tyo e da Obeliso FM. Sem dúvidas esses foram os camarotes mais badalados do evento.

Colunista Soraya Vieira e o esposo Vieira recepcionando os amigos no camarote do Jornal Gazeta do Oeste

@ JEGUE FOLIA – O meu brother Marcelo Conrado e o irmão Conrado Júnior, mais uma vez aproveitaram a folia da FINECAP e fizeram o lançamento do Jegue Folia 2008, que será realizado no mês de Janeiro na cidade de Marcelino Vieira e contará com as seguintes atrações: Ricardo Chaves, Banda Inala e Cheiro de Amor.


Marcelo Conrado e a esposa Priscila recepcionando os amigos no camarote do Jegue Folia

@ - PRENSENÇAS - Circulando pela Finecap 2007, foi um prazer rever vários amigos, entre eles os colegas de imprensa Lisboa Batista (Jornal de Fato), Soraya Vieira e Alcimar Almeida (Gazeta do Oeste), Normando Mendonça, Cinilton Silva (Obelisco FM), Círios Vanucci (FM portalegre e http://naserradeportalegre.blogspot.com/).

@ - FEIJOCAP – O amigo Cleanto Bezerra feliz da vida com o sucesso que foi a FEIJOCAP – Feijoada Oficial da FINECAP – que mais uma vez foi realizada na AABB de nossa cidade. Por lá uma grande multidão dançou e se divertiu a bessa ao som da banda Pawlêra do Brasil. Ao amigo obrigado pela recepção calorosa e parabéns por mais um evento consolidado.

@ - FOTOSA cobertura completa da FINECAP 2007 e da FEIJOCAP já está disponível no portal www.zoomrn.com.br, acesse e veja quem foi destaque.

:::::::::: Zoom ::::::::::

@ - CEFET - O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 31 a viabilização da primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Das seis novas unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) pleiteadas pelo RN para serem implantadas até 2010, três terão suas obras iniciadas em janeiro do próximo ano: Pau dos Ferros, Macau e Apodi. As unidades de João Câmara e Santa Cruz estão previstas para 2009, e em 2010 será a vez de Caicó.

@ - PRAÇA DE EVENTOS - Sábado, dia 1º, foi assinada a ordem de serviço pelo prefeito Leonardo Rego, para construção da Praça de Eventos que fica na Rua Jaime de Aquino, no bairro São Judas Tadeu, na zona urbana da cidade. Na primeira etapa do projeto consta a execução dos pisos, jardineiras e iluminação. Já a segunda etapa contém a construção dos quiosques, banheiros e pórtico conforme projetos e especificações técnicas. O valor com da obra foi orçado num total de R$ 643.125,71 mil.

@ - HOMENAGEM - A Assembléia Legislativa realizará sessão solene Para homenagear os paratletas do Rio Grande do Norte. A sessão acontecerá no dia 11 de setembro, na sede do Legislativo.

@ - TERRA DE CONTRASTES - Apesar de crescimento econômico visível e até aumento no número de empregados com carteira assinada nos últimos levantamentos realizados por instituições de credibilidade, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado com pior distribuição de renda do Brasil. São dados recentes do IBGE. Uma realidade cruel e preocupante. Estamos atrás apenas de Alagoas e quem diria, do rico Ceará. Contrastes brasileiros. (Fonte: Bruno Falcão – Colunista do Jornal Gazeta do Oeste)

@ - AQUECIMENTO GLOBAL - Os efeitos do aquecimento global sobre as paisagens da Terra, principalmente sobre as regiões litorâneas, já são visíveis provocando inclusive modificações nos mapas, segundo cartógrafos responsáveis pelas referências mundiais do "Atlas Completo do Mundo Times 2007". Seus autores afirmaram nesta segunda-feira, durante o lançamento da publicação, que tiveram de redesenhar rios e mudar de classificação algumas regiões em relação à última edição de 2003.

@ - SONO - Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que a jornada de trabalho é o fator de maior impacto na quantidade de sono. Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Sleep, quanto mais uma pessoa trabalha, menos horas de sono ela terá. O tempo gasto no trânsito ou no transporte público foi descoberto como sendo o segundo maior "vilão", seguido das horas de lazer.
Os pesquisadores analisaram 50 mil voluntários nos Estados Unidos, entre os anos de 2003 e 2005.

@ - DOENÇAS MENTAIS - Apesar de ser considerado um país de recursos financeiros modestos, o Brasil é apontado como exemplo positivo no tratamento de doenças mentais em uma série de estudos publicados nesta terça-feira pela revista científica "The Lancet". O país é elogiado por ter, nos últimos dez anos, diminuído o papel dos hospitais psiquiátricos e asilos no tratamento de doentes mentais.

@ - BEIJO - O primeiro beijo de um casal pode determinar o sucesso da relação no futuro, indica um estudo sobre o ato de beijar realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York. A equipe analisou reações e percepções de 1.041 pessoas sobre o beijo. Dessas, 59% dos homens e 66% das mulheres disseram já ter descoberto, após o primeiro beijo, não estarem mais interessados por quem se sentiam atraídos anteriormente.

@ - ÁLCOOL - Levantamento feito em unidades públicas de saúde mostra que o número de mulheres dependentes do álcool que procuram tratamento cresceu 78% nos últimos três anos no Estado de São Paulo, revela reportagem publicada nesta segunda-feira pela Folha. Ao mesmo tempo, pesquisas indicam que, em 20 anos, aumentou a proporção de mulheres alcoólatras no país --era uma mulher para cada dez homens e, agora, é uma para três--, aponta a reportagem. O fenômeno é preocupante porque a mulher é mais vulnerável ao álcool e tem problemas mais cedo; e porque a indústria de bebida tem investido em propagandas para elas.

Confira o que o cigarro pode fazer com seu corpo

da Folha de S.Paulo

Cérebro
A nicotina inalada no cigarro atinge o cérebro em 8 segundos, onde tem um potencial comparável ao da heroína para viciar. De 30% a 50% das pessoas que fumam desenvolvem algum tipo de dependência e 70% a 90% dos fumantes regulares sào viciados. Apenas 6% dos que tentam parar conseguem ficar mais de um mês sem fumar.

Pele
O cigarro diminui o calibre das veias, o que diminui a irrigação sangüínea da pele e diminui a chegada de oxigênio e nutrientes para as células. O resultado é um envelhecimento precoce da pele, com rugas em média 20 anos mais cedo que não fumantes.

Olho
Estudos mostram que fumar aumenta em até 3 vezes o risco de catarata, doença nos olhos que diminui progressivamente a visão e é a principal causa de cegueira no mundo.

Pele
Entre as mulheres, o cigarro aumenta em mais de 3 vezes o risco de desenvolver psoríase, doença sem cura que causa feridas na pele. Entre os homens, ela não chega a causar a doença, mas agrava os sintomas naqueles que já sofrem com ela.

Boca
Além de dar mau hálito e dentes amarelados, fumar aumenta de 4 a 15 vezes a chance de ter câncer de boca, dependendo do quanto se fuma. E mais de 60% das pessoas que diagnosticam esse câncer não tem chance de curá-lo.

Garganta
Pigarro não é a única coisa que o cigarro traz para a garganta. Ele também é o principal fator de risco para o câncer de garganta, que só no Brasil registra 6 600 novos casos e é causa de 3 500 mortes por ano.

Pulmão
Quem fuma muito tem 20 a 30 vezes mais chances de ter câncer de pulmão. Ele é o câncer que mais mata homens no Brasil, e, desde 2002, o segundo que mais mata mulheres. De 80% a 90% dos casos da doença matam em menos de 5 anos. Além disso, o fumante diminui sua capacidade respiratória e tem maiores chances de ter qualquer doença respiratória, como bronquite e enfisema.

Estômago
A nicotina aumenta a acidez do estômago e, conseqüentemente, as chances de gastrite e úlcera. As úlceras demoram mais para cicatrizar e voltam com mais facilidade nos fumantes. Ah, e o tabaco também é fator de risco para o câncer de estômago, que atingiu cerca de 26 mil pessoas no Brasil em 2006.

Coração
O fumo aumenta a pressão arterial, diminui a capacidade respiratória e aumenta a coagulação sanguínea. Resultado: chances 2 a 3 vezes maiores de morrer por doenças cardiovasculares, como derrame e enfarto. Estudos mostram que o risco de enfarto é ainda maior entre mulheres, especialmente para as que usam anticoncepcionais orais.

Ossos
A osteoporose é um processo de perda de minerais e enfraquecimento dos ossos, que os deixa muito mais fáceis de quebrar. O cigarro é um dos fatores que mais acelera esse processo, mais comum entre as mulheres. Estima-se que uma em cada oito fraturas da cintura são causadas pelo fumo.

Sistema reprodutor
O fumo causa problemas vasculares que aumentam a chance de impotência nos homens. Entre as mulheres fumantes, ele aumenta as chances de menopausa precoce, infertilidade e problemas com a menstruação.

Fumo passivo
A fumaça que deixa seu cabelo fedorento na balada é bem mais perigosa do que parece. Ela contém uma concentração maior de substâncias cancerígenas que a inalada pelos fumantes. O risco de câncer de pulmão é 30% maior entre não-fumantes expostos ao cigarro do que entre os que não têm contato com a fumaça.

Tem o lado bom
A nicotina é uma droga estimulante que estimula a produção de substâncias no cérebro ligadas ao prazer. Por isso, ela diminui o estresse e a ansiedade, e, nos dependentes, essa sensação é especialmente maior por causa do desconforto causado pela abstinência.

Várias pesquisas mostram que fumantes têm menos chances de ter Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson. Elas tentam entender como esse processo funciona em busca de novas terapias para as doenças.

Também existem estudos mostrando que algumas pessoas têm uma capacidade maior de memória e concentração quando estão sob efeito da droga.

Pau dos Ferros comemora 151 anos de emancipação

O município amanheceu hoje em festa, com alvorada às 6h e hasteamento do pavilhão nacional, marcando a abertura da festa de emancipação política do município, que comemora 151 anos de história. A programação, que acontece durante todo o dia, com encerramento às 19h na igreja matriz, onde haverá missa de ação de graça, acontece um dia depois do encerramento da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP).

A história do município começa em 1733. Por ocasião da morte do coronel Antônio da Rocha Pita, foi doada a sesmaria de Pau dos Ferros a seus filhos e herdeiros, Francisco da Rocha Pita, Luiz da Rocha Pita Deusdará, Simão da Fonseca e Maria Joana. Mas foi Francisco Marçal o grande pioneiro da história de Pau dos Ferros, com seu esforço e com sua capacidade de mobilização, que em 1738, no núcleo populacional já existente, ergueu a capela que mais tarde, no ano de 1756, veio a ser matriz de uma grande freguesia.

O nome Pau dos Ferros, segundo seus historiadores, vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e conseqüentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho de campear reses tresmalhadas.

Exatamente por ser um costumeiro local de parada, os vaqueiros decidiram gravar no tronco da grande árvore, com ferro em brasa, as marcas de seus patrões, com a finalidade de que todos passassem a conhecer os carimbos, uns dos outros, para poderem identificar as reses perdidas nos pastos e fazê-las retornar ao seu dono.

O povoado cresceu rapidamente, favorecido por sua estratégica localização no centro da região oestana e pelo desenvolvimento de sua pecuária e de sua agricultura. Em 1841, começava uma série de tentativas para fazer de Pau dos Ferros um município. Era uma luta que unia todo o povo e estendeu-se por vários anos. A resolução provincial 344, de 4 de setembro de 1856, tornou Pau dos Ferros município, desmembrado de Portalegre.

Em 1956, a festa comemorativa em uma mesma data do bicentenário da paróquia marcou a história do município. Na época, administrava a cidade o prefeito José Fernandes de Melo e o monsenhor Manoel Caminha Freire de Andrade comandava a paróquia. Juntos, Prefeitura e paróquia promoveram a maior festa cívico-religiosa já registrada no município. Uma vasta programação foi elaborada de 14 a 19 de dezembro daquele ano, constando eventos religiosos, cívicos e sociais.

Nessa festa foi construído o monumento nominado de “obelisco”, para ser através do tempo o marco vivo daquele acontecimento. O projeto que o originou foi feito em Natal, pelo arquiteto Souza Lelles, ficando a sua construção sob a responsabilidade de José Florêncio de Queiroz, mestre-de-obras da cidade.

Cidade é considerada o pólo do Alto-Oeste

Com base no trabalho de pesquisa do economista José Divanelson Gomes Alves, publicado em sua monografia, o município de Pau dos Ferros teve sua emancipação em 4 de setembro de 1856, já tornando-se a principal cidade do Alto Oeste rio-grandense. O município recebeu o nome “Pau dos Ferros” por ter sua origem marcada pela atividade pecuária.

O município está situado na zona homogênea do Alto Oeste Apodi (oestano), a 480km de Natal, limitando-se ao norte com os municípios de São Francisco do Oeste e Francisco Dantas; ao sul com Rafael Fernandes e Marcelino Vieira; ao leste com Serrinha dos Pintos e Antonio Martins; e ao oeste com o município de Encanto e o Estado do Ceará.

Conta uma área territorial de 278km², correspondente a 0,45% da superfície estadual. Privilegiado, dispõe de solo fértil que possibilitou um desenvolvimento econômico significativo, tornando-se fornecedor de gêneros alimentícios, mas seu elemento econômico fundamental era a atividade pecuária. Devido a esse fato, destacou-se como fonte de matéria-prima para a fabricação de produtos de couro da região.

Atualmente, conta uma população superior a 27 mil habitantes, sendo destes, cerca de 85,3% concentrados na zona urbana, e de 14,6% na zona rural, revelando assim o alto índice de concentração urbana do município. Hoje, Pau dos Ferros se caracteriza por ser a cidade-pólo da região do Alto Oeste Potiguar, para onde convergem os 36 municípios que formam a região.

Devido à atividade produtiva predominante no município ser comercial, de prestação de serviços, com pequeno espaço fabril e indústria de confecções e agropecuária, registra-se também uma elevada população flutuante à procura de atendimento nas diversas áreas de atuação que o município dispõe, surgindo daí a necessidade de investimentos que venham a promover a economia do município através de atividades dinâmicas nos campos social, econômico, turístico, educativo e cultural.

(Fonte: Jornal de Fato)

:::::::::: Zoom ::::::::::

@ - CARNATIVA - O segundo maior carnaval fora-de-época do Estado, o Carnativa da cidade de Mossoró, não será mais realizado este ano. De acordo com um dos diretores da Ativa Produções, Karume Nascimento, o evento só ocorrerá em 2008. Foram vários os motivos que levaram os organizadores a cancelar a edição deste ano. Para a organização do Carnativa, o evento vinha nos últimos três anos sofrendo em questões burocráticas, o que dificultava cada vez mais sua realização.

@ - DAI - A Receita Federal começa hoje a receber a Declaração Anual de Isento (DAI) 2007, referente ao ano calendário de 2006 e prossegue até o dia 30 de novembro. A declaração tem como objetivo eliminar inscrições de contribuintes mortos, duplos e falsos. A DAI permite que o contribuinte mantenha a regularidade do CPF e a certeza que seu documento não está sendo usado por terceiros. São obrigadas a promoverem a DAI quem teve renda tributável inferior a R$ 14.992,32 em 2006, as pessoas físicas inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e que foram dispensadas da apresentação da DAI do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2007.

@ - TÍTULO ELEITORAL - O eleitor brasileiro tem até 7 de maio de 2008 para requerer inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou alterações em seu título eleitoral. Também é o último dia para o portador de deficiência solicitar sua transferência para seção eleitoral especial.

@ - BRAZILIAN DAY - No domingo passado, a 6ª Avenida em New York se vestiu de verde e amarelo para celebrar, ao som da música brasileira, o Brazilian Day. O evento começou em 1984, nas proximidades da Rua 46, conhecida como a "rua dos brasileiros" em New York. Assim, começou como umas pequenas festas de brasileiros que se reuniam para matar as saudades da terra natal. O Brazilian Day in New York cresceu, se mudou da Rua 46 para a 6ª Avenida, bem mais espaçosa, e se tornou a maior festa brasileira realizada fora do Brasil. A comunidade brasileira nos EUA aproveita o feriado prolongado do Dia do Trabalho e vai a New York para matar a saudade do Brasil, saborear comidas típicas, comprar livros e CDs, dançar capoeira e curtir os shows. São cerca de 20 ruas tomadas pela multidão. Este ano as atrações da festa foram Bruno e Marone, Jota Quest e Asa de Águia.

@ - MULHER X BEBIDA - De acordo com levantamentos de estudos realizados nos últimos três anos, foi comprovado que uma mulher a cada três homens passou a ser dependente do álcool. O que mostra esse crescente número é a procura por tratamento e o de proporção entre os sexos, principalmente no Estado de São Paulo onde as estatísticas revelam que subiu 78% o hábito da mulher à bebida alcoólica.

@ - LEMBRANÇA DOLOROSA - Entre os destroços do trágico acidente da TAM, os peritos encontraram algumas utilidades dos passageiros que estavam a bordo, como a câmera digital de uma jovem que passou dias em Gramado com seu namorado. Na câmera, imagens de três horas antes do acidente quando o casal esperava o vôo no aeroporto. O vídeo além de ser encontrado no YouTube, está no Orkut da mãe da vítima do acidente.

@ - RECORDE - De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o mês de agosto bateu o recorde das exportações e as importações brasileiras, somando US$ 15,101 bilhões de produtos nacionais vendidos ao exterior. O maior valor mensal já registrado, obtendo um crescimento de 6,5 das vendas.

@ - ARRASTA-PÉ - Próxima sexta-feira na cidade de Caraúbas na Amorim Casa Show tem arrasta-pé dos bons com Dorgival Dantas, Cesão do Forró e Banda que prometem botar todo mundo pra dançar coxa com coxa e fazer aquele auê.

Filho de vice-prefeito é detido

O funcionário público Eliakim Oliveira de Melo, 28 anos, filho do vice-prefeito de Pau dos Ferros, pastor Alfredo Luiz de Melo (PSB), foi preso no fim da tarde de domingo passado em uma barreira montada na entrada da cidade do Itaú. Segundo relatório da Polícia Militar, ele atropelou uma criança na RN-117, entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado, e fugiu sem prestar socorro - ação que é caracterizada como crime. O motorista foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Apodi, onde foi autuado em flagrante, mas pagou a fiança e foi liberado.

Segundo informações colhidas junto à 3ª Companhia da Polícia Militar de Apodi, a criança, que tinha seis anos e se chamava Emerson Douglas Morais Freitas, foi colhida por um veículo tipo Vectra de cor prata e placas MYK-8877, Pau dos Ferros, mas o motorista fugiu, temendo complicação com a Justiça. O carro, que pertence ao vice-prefeito de Pau dos Ferros, foi localizado em uma barreira feita pelos policiais de Apodi, na entrada de Itaú. Além do motorista, estavam ainda o seu pai, a sua mãe e uma quarta pessoa - provavelmente filha do casal.

Como a prisão ocorreu na BR-405 - rodovia federal -, a Polícia Militar, que estava sob orientação do comandante de Apodi, tenente Aderlan, achou por bem acionar a Polícia Rodoviária Federal, que foi até o local para realizar o procedimento adequado. Tanto o veículo quanto o motorista foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Apodi. Eliakim foi autuado em flagrante pela morte do garoto, mas foi liberado logo em seguida, mediante o pagamento da fiança, que foi arbitrada pelo delegado Célio Fonseca, que responde pela distrital local.

(Fonte Jornal de Fato)

Vai começar a obra da Praça de Eventos

Os senadores democratas José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini prestigiaram o prefeito Leonardo Rêgo (DEM) na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção da Praça de Eventos da cidade. A praça ficará localizada no bairro São Judas Tadeu, onde antes era um lixão.
Segundo Leonardo Rêgo, a previsão é de que em oito meses a obra, que é um sonho da população pau-ferrense, seja entregue. O investimento é de R$ 973 mil, adquiridos através de emendas parlamentares. E tem a parceria da Caixa Econômica Federal.
Para a senadora Rosalba participar deste momento é importante porque a obra faz parte do desenvolvimento da cidade, que precisa de obras estruturantes para atrair feiras de serviços, negócios e turismo, além de propiciar qualidade de vida para os moradores. “Aqui era o lixão, em menos de um ano será uma praça, a comunidade poderá trazer seus filhos para brincar, praticar atividade física e ainda contará com um excelente espaço para eventos”.
O prefeito anunciou que em 2008 a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura e Negócios do Oeste Potiguar (FINECAP) será realizada na Praça de Eventos. Com isso, o trânsito ficará melhor, já que hoje a Finecap é realizada nas ruas do centro da cidade. No entorno da nova praça também serão abertas sete novas ruas para facilitar o tráfego.
O senador José Agripino garantiu à população pau-ferrense que a tropa de choque em Brasília, formada pelos três senadores do RN, está trabalhando por Pau dos Ferros e por isso essa obra, que é tão esperada pela população, virará um sonho real.
Também estiveram presentes à solenidade de assinatura da ordem de serviço o diretor- geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Elias Fernandes, o gerente-geral da Caixa Econômica, Alberi Martins, e o deputado estadual do Ceará, Neto Nunes, entre outras lideranças locais.
Durante sua estada em Pau dos Ferros, a senadora Rosalba Ciarlini elogiou o prefeito Leonardo Rego pelo empenho de sua administração. Pau dos Ferros será a primeira cidade do RN a receber o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). “Aqui se percebe o cuidado com o desenvolvimento sustentável da cidade. O crescimento está vindo através da educação. A cidade só receberá o Cefet porque o prefeito trabalhou e se empenhou cumprindo todas as exigências do Ministério da Educação. Isso é responsabilidade e compromisso”, disse.

Educação
Outro benefício garantido a Pau dos Ferros é a instalação de uma unidade do Cefet, confirmada para o primeiro semeste de 2008. A senadora Rosalba Ciarlini enalteceu a luta em Brasília para que os jovens estudantes pau-ferrenses fossem contemplados.
O prefeito não escondia de ninguém o orgulho de ter feito o dever de casa e por isso ter sido contemplado com o Cefet. “Tenho dois anos e meio de mandato, sempre admirei a postura e modelo Rosalba de administrar Mossoró. Estou me espelhando na sua conduta e por isso trago outra boa notícia para ela: já foi anunciado pelo governo que o RN receberá três unidades da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-árido), e as cidades contempladas serão Pau dos Ferros, Apodi e Angicos”, afirmou Leonardo.
(Fonte: Jornal de Fato)

Camões

Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões:

“Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer”.

Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação:

“Ah! Camões, se vivesses hoje em dia,
tomavas uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.
Compravas um computador,
consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
Essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo!”

A menina ganhou nota dez. Foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era falta de mulher.

ATUALIZAÇÃO

E ai galera tudo bom?
Hoje termina a FINECAP e durante a semana irei postar as novidades... infelismente devido a correria, festas em cima de festas, visitas la em casa, fiquei sem tempo de atualizar o blog esses dias.... mas em breve eu volto com tudo o que foi noticia na finecap 2007

Transferida para o dia 20 de setembro cerimônia de inauguração das novas estruturas do Hospital Regional de Pau dos Ferros

Transferida para o dia 20 de setembro a cerimônia de inauguração das novas estruturas do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, nesta cidade. Uma mudança inesperada na agenda do governo do Estado motivou o adiamento da data. Mas isso não impediu que o serviço ambulatorial passasse a funcionar desde sexta-feira, 31 de agosto.

As reformas seriam entregues oficialmente pela governadora Wilma de Faria (PSB) e o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcante Cunha Júnior. No entanto, em função da incompatibilidade da agenda do governo do Estado, a cerimônia foi transferida para o próximo dia 20.

A diretora geral do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, Neuma Azevedo, informa que o novo método de atendimento será antecipado em função da mudança que isso trará para a população do Alto-Oeste do Estado. "A orientação da Sesap é que não se deixe o maquinário novo e as novas instalações paradas. Temos que colocá-los à disposição dos pacientes", disse.

Desde sexta-feira passada, com o Acolhimento com Classificação de Risco entrando em funcionamento, a população será responsável por avaliar as mudanças que estão sendo implantadas de forma gradativa no hospital. Entre elas, um serviço de Ouvidoria em que os usuários do hospital poderão reclamar ou sugerir mudanças.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através da diretoria do Hospital Regional, tem desenvolvido uma seqüência de eventos para implantar o Atendimento com Classificação de Risco. O objetivo é preparar a equipe médica que atua na urgência de Pau dos Ferros.

O primeiro deles, a I Oficina de Humanização, aconteceu na última segunda-feira e contou com a participação de todos profissionais de saúde que atuam no atendimento de emergência. O segundo evento, a Semana de Sensibilização acontece entre os dias 10 e 14 de setembro durante o horário de almoço dos funcionários do hospital. Os eventos têm logrado êxito no que se refere a despertar o interesse dos envolvidos.

Ambos têm o objetivo de aprimorar o novo tipo de atendimento de urgência que passou a funcionar na sexta-feira. As equipes médicas passarão a se dividir de acordo com os setores nos quais atuam para, assim, agilizar a assistência médica. A divisão de equipes e o Atendimento com Classificação de Risco só passarão a ser desenvolvidos em função das reformas no ambulatório do hospital, feitas pela Sesap.

(Fonte: O Mossoroense)

O Rio Grande do Norte está na rota dos investimentos para atingir padrao de qualidade internacional no turismo

Williams Vicente
williamsvs@hotmail.com

O Rio Grande do Norte atrai turistas do mundo inteiro pela beleza natural das regiões. Paisagens bucólicas, oníricas e até recantos que nem mesmo o potiguar conhece estão cravados nesta terra do camarão. Do chão seco do sertão às chapadas da Praia do Amor em Pipa, cada pedaço de terra merece ser apreciado. Mas para ir mais longe, o Rio Grande do Norte precisa se redescobrir e se profissionalizar, mantendo a preservação do ambiente, as relações com mercado turístico. O que já acontece e ainda pode melhorar.

Se depender do Ministério do Turismo, o Rio Grande do Norte em breve ocupará lugar de destaque no cenário internacional, atingindo padrão de qualidade dos serviços assim como em qualquer outro ponto do planeta. A preocupação com investimento nesse caso não é mero narcisismo patriótico. O turismo pode, se as metas forem cumpridas, promover a correção do desequilíbrio social.

"A melhor forma de combater as desigualdades sociais é gerando emprego e a área mais promissora para isso é o turismo". Disse o secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes, em encontro com a ministra do Turismo, Marta Suplicy. A ministra reuniu-se, na última quarta-feira, na Câmara dos Deputados, com a bancada do Estado para apresentar e debater projetos para o turismo na região.

Ações de infra-estrutura, qualificação e promoção estavam na pauta da ministra: "Espero que essa proposta de projetos para o desenvolvimento do Rio Grande Norte, em 2008, da ordem de R$ 220 milhões, auxilie vocês, parlamentares, a se organizarem e apresentarem ações para possibilitar o crescimento do turismo na região", disse.

Em 2002, o Rio Grande do Norte recebeu cerca de 550 mil turistas, em 2006 esse número foi para 2,2 milhões. Foram cerca de 300 mil estrangeiros, 253 mil empregos gerados. De cada 4, um envolveu a cadeia produtiva do turismo.

No período de 2003 a 2006, o Ministério do Turismo investiu no Rio Grande do Norte cerca de R$ 120 milhões em projetos de infra-estrutura, qualificação, campanhas promocionais e em programa regionais de desenvolvimento.

Natal e Tibau do Sul (Pipa) especialmente estão inseridos no projeto dos 65 destinos indutores de desenvolvimento regional do Ministério. Marta Suplicy assinou sexta-feira um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização de estudos com o objetivo de mensurar o nível de competitividade dos destinos selecionados por meio do Programa de Regionalização do Turismo.

"Eram 200 regiões e 3.189 municípios identificados com potenciais turísticos. Desses todos, 65 ficaram com essa missão de impulsionar o turismo e, conseqüentemente, a economia regional. Podemos dizer que são as nossas 65 maravilhas, e, como tal, devemos cuidar muito bem delas para que desenvolvam ainda mais seu potencial. São 35 mil pessoas envolvidas numa rede em defesa do turismo. Portanto, vamos ter a colaboração de muita gente nesse trabalho", disse a ministra Marta Suplicy, para uma platéia composta por prefeitos, secretários estaduais e municipais de Turismo e integrantes do Conselho Nacional do Turismo (CNT).

Cada Unidade da Federação teve pelo menos um destino escolhido. A idéia é tornar essas regiões pólos de referência em qualidade para o turista. A metodologia desenvolvida pela FGV vai analisar vários itens da atividade turística, desde acesso ao local, preservação do meio ambiente, promoção, infra-estrutura geral até capacidade empresarial da região. De acordo com o estudo, a médio prazo, o ministério terá uma ferramenta para avaliar se o destino escolhido aprimorou ou não desenvolveu seu potencial em cada um dos quesitos avaliados.

A seleção dos 65 destinos seguiu critérios técnicos: o município deveria possuir infra-estrutura básica e turística, além de ter atrativos qualificados e ser um núcleo receptor e distribuidor de fluxos turísticos. Pipa, por exemplo, é uma vila de pouco mais de dois mil habitantes e oferece cerca de 150 pousadas e hotéis. As regiões escolhidas também podem se beneficiar da articulação do MTur com outros ministérios e instituições. "Os destinos indutores terão a responsabilidade de propagar o desenvolvimento nos roteiros e nas regiões turísticas das quais fazem parte", disse o secretário nacional de Políticas de Turismo e responsável pelo Programa de Regionalização, Airton Pereira.

Dentro do processo de aperfeiçoamento dos destinos, a ministra Marta Suplicy também anunciou para o dia 25 de setembro a assinatura de parceria com o Sebrae. A intenção é que o convênio, da ordem de R$ 20 milhões, faça a certificação e normatização das atrações turísticas no país.

(Fonte: O Mossoroense)

Polícia Federal investiga pirataria do filme nacional Tropa de Elite

Virou uma bagunça. Isso é o que acreditam alguns artistas que fazem parte do elenco do filme Tropa de Elite. Segundo o Ministério da Justiça, a polícia já apreendeu cópias ilegais com camelôs do Rio e São Paulo. E em mercados de Brasília, Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), como também aqui no rio Grande do Norte foram abastecidos com a versão pirata do filme que ainda nem estreou.

O MJ informou na última quinta-feira que determinou, a pedido da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que a Polícia Federal contribua para investigar a pirataria do longa-metragem nacional "Tropa de Elite", do diretor José Padilha, o mesmo do filme "Ônibus 174".

Além de tudo, algumas cenas do filme estão disponíveis no site YouTube. Na quarta-feira passada, a Delegacia de Repressão Contra Crimes de Propriedade Imaterial do Rio já prendeu suspeitos de terem 'vazado' as cópias do filme. A cópia criminosa de filmes é uma das preocupações do CNPC, criado em 2004 pelo governo brasileiro. Segundo o secretário, esta modalidade tem se proliferado bastante "graças às altas velocidades das bandas largas de Internet que agilizam o processo de dowload de uma obra."

Prejuízos

Segundo dados da Motion Pictures Association (MPA), que reúne os principais estúdios cinematográficos do mundo, a pirataria está em 59% do mercado brasileiro. Ou seja: de cada dez DVDs vendidos, quase seis são ilegais. O prejuízo chega a US$ 198 milhões por ano. "A pirataria provoca perdas de empregos e receita em todas as etapas de uma produção cinematográfica: da montagem à bilheteria das salas de exibição e locadoras de vídeo", diz Luiz Paulo.

Mau humor prolongado pode ser uma doença

Uma pessoa que vive mal-humorada, triste, pessimista, que come demais ou muito pouco tem compulsão por compras, vive cansada e sofre com freqüente falta de memória é séria candidata a sofrer de distimia.

A doença é um distúrbio psicológico que tem ligação com a falta de serotonina no corpo, substância responsável pela sensação de bem-estar e prazer. É uma espécie de estado depressivo leve, mas prolongado, também chamado de doença do humor.

A doença pode ser genética, mas também a pessoa pode adquiri-la no decorrer da vida, com o acúmulo de tristezas e decepções, ou seja, vários fatores podem acarretar o seu aparecimento.

Apesar de ser um estado depressivo, a distimia é diferente da depressão. "Um indivíduo que apresenta um quadro de depressão grave paralisa a vida, e quem tem distimia continua levando a vida, embora não pare de reclamar", afirma o psicólogo. O distímico possui 30% mais chances de desenvolver quadros depressivos graves.

O tratamento é realizado com o auxílio de psicoterapia. A mais indicada é a terapia comportamental, pois trabalha as mudanças de comportamento e pensamentos, modificando a percepção do paciente com relação à vida, o terapeuta mostra que tudo tem o lado positivo, elevando a auto-estima do paciente. Em alguns casos também há necessidade de utilização de medicamentos antidepressivos.

Lesão por Esforço Repetitivo

Os hábitos levam muitas vezes a sérios riscos. Um exemplo é trabalhar usando muito o computador realizando esforços repetidamente sem nem mesmo perceber. Mesmo não notando, você pode estar sendo vítima da Lesão por Esforço Repetitivo, mais conhecida como LER.

A LER representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso das extremidades superiores em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas.

A síndrome atinge principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, antebraço, ombros e coluna cervical. Típica do trabalho intenso e repetitivo, a LER é causada por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.

Existem algumas formas de se prevenir contra a LER. Quem fica sentado durante todo o tempo de trabalho procure movimentar-se para evitar não só a LER como outros problemas mais sérios relacionados à saúde. O primeiro passo para evitar essa e outras tantas doenças é utilizar as escadas sempre que possível.

Além disso, evite ficar durante todo o expediente sentado. Em intervalos de tempo, levante e faça uma pequena caminhada: beba água, vá ao banheiro. Caso seja impossível caminhar, pelo menos estique sempre as pernas.

Um dos principais cuidados é com a postura. Ao sentar, muitas pessoas querem relaxar e sentam de forma que força a coluna, prejudicando-a seriamente. Portanto, evite posturas inadequadas e que desfavoreçam a circulação. Sempre apóie o antebraço ao mexer no mouse e encoste as costas por inteiro no encosto da cadeira.

(Fonte: Jornal O Mossoroense)