Dependência do tabagismo é maior depois dos 35 anos

O tabagismo e os seus efeitos para a saúde da população são preocupações constantes dos governos públicos que investem, cada vez mais, em técnicas, clínicas e trabalho de conscientização a fim de reduzir o número de dependentes do cigarro.
Essa preocupação pode ser justificada nos gastos que o Governo Federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS), possui para cuidar de pessoas que, anos depois, apresentam problemas crônicos devido aos anos de fumo. No site do Ministério da Saúde, o governo divulga que, computando-se apenas os gastos diretos com internações hospitalares, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, sem incluir custos de prevenção, reabilitação e cuidados paliativos, o SUS paga para pacientes com câncer mais de R$ 410 milhões por ano.
Para completar o que já se sabia em relação aos fumantes, a Universidade Federal de São Paulo divulgou na última sexta-feira os resultados de uma pesquisa nacional sobre o vício. De acordo com os dados da Unifesp, a prevalência de fumantes é maior nas faixas etárias entre 35 anos e 44 anos (24,4%) e de 45 anos a 59 anos (24,8%).
Foram entrevistadas 3.007 pessoas no ano passado, por meio de sorteio. Dessas, 66% chegaram a fumar em algum momento da vida – sendo que 21,3% só experimentaram e 15,4% não tinham o hábito de fumar na ocasião da entrevista. Cerca de 20% fumam até hoje e desse universo, 80% são fumantes ativos, ou seja, consomem cigarros por pelo menos 20 dias ao mês.
A questão do tabagismo vai ter sua discussão ampliada com mais intensidade a partir deste mês de agosto. No próximo dia 29, Dia Nacional de Luta contra o Tabagismo, o Ministério da Saúde estará orientando uma série de ações para ser repassadas à população a fim de conscientizar para os malefícios que este vício causa à saúde.

Governança

A ação de governar consiste,mais do que tudo, na correta aplicação do dinheiro público, isto é, na prioridade da despesa com os serviços públicos essenciais ao tipo de vida da ´população como um todo, do que sejam exemplo os países adiantados. Educação, saúde, segurança, saneamento, este último em condições de eficiência plena. Mede-se o grau de civilização de um povo pela governança que aplica, majoritariamente, a receita pública na prestação de serviços públicos de qualidade, em todas as áreas administrativas. No Brasil, mais da metade da arrecadação social vai para despesas que não dizem respeito às condições de vida da coletividade.
(Fonte Jornal de fato)

Discriminação

A mulher latino-americana recebe salário entre 20% e 30% menor do que o homem para desempenhar as mesmas atividades, atribulando-se também com uma dupla jornada de trabalho – as tarefas realizadas também em casa. A afirmação é de Marcela Suazo, da diretora regional do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA). Suazo afirma que algumas vezes essa diferença pode chegar a 46%. E ainda tem gente que acha que não precisa haver movimento para garantir compensações a mulheres, negros e índios no Brasil. (Jornal de Fato)

Felipão & Forró Moral


UM ARTISTA ALÉM DO SEU TEMPO, UMA CARREIRA METEÓRICA

Felipão pode ser considerado o maior fenômeno da música nordestina. Em menos de três anos de estrada, Felipão com seu Forró Moral conquistou a região mais forrozeira do país, o Nordeste brasileiro.

Mais o que diferencia Felipão das mais de três mil bandas que formam o exército eletrônico do forró nordestino?

Quando sobe ao palco Felipão leva junto a base familiar, o respeito a profissão, o caráter. Ele é o marco de uma nova etapa do forró eletrônico, a variação que nasceu da necessidade de divulgar o som nordestino ganhou um toque de ousadia. Felipão introduziu instrumentos característicos de bandas de pagode e axé no forró, criando um swing diferente.

Swing cheio de estilo, personalidade, sensualidade, Felipão é o showman do forró. Felipão inovou, rejuvenesceu o forró com esse jeito diferente de dançar, de cantar, de se relacionar com a platéia, com os fãs, ele se tornou um líder forrozeiro. Essa integração com o publico conseguiu mudar o perfil dos shows de forró.


Com agenda de 25 apresentações mensais e média de 10 mil pessoas na platéia, os shows de Felipão são verdadeiras epopéias com a multidão cantando junto com o artista. Algo inusitado no forró, onde antes as pessoas só dançavam, não interagiam com o cantor. Felipão mudou o conceito do forró.


O estilo caricato e cativante do Felipão também conquistou os futuros forrozeiros - as crianças - elas estão na platéia, no palco, vestem-se como Felipão, dançam como Felipão.






Quem testou e sentiu de perto a força musical e a popularidade de Felipão foi a atriz e apresentadora do programa central da Periferia da Rede Globo, Regina Casé. Quarenta mil pessoas dividiram com eles, uma emoção única, cantar e dançar no berço da capital cearense, a Barra do Ceará.

Felipão também foi convidado para contar ao Brasil a história do forró eletrônico no projeto São João do Nordeste da Rede globo.

O swingueiro também é atração permanente da programação da TV Diário, emissora que divulga em toda sua programação o forró nordestino, se tornando referência nacional.
Por traz do fenômeno Felipão está a base familiar, principal fonte de energia para o seu sucesso. Pai, mãe e os três irmãos ajudam na empreitada. A empresa têm mais de 32 membros, são os componentes da banda, pessoal de apoio e produtores. É a familia moral.

E o trabalho é cada vez maior, é preciso suar a camisa para acompanhar a evolução da banda, são apenas 2 anos e 9 meses de estrada, pouco tempo para tantos acontecimentos.

A gravação do segundo DVD mostra a velocidade das mudanças e a consolidação do estilo moral. Nos dois dias de gravação foi montado uma mega estrutura. Dois locais foram escolhidos, o Hotel Marina Park, área nobre de fortaleza, a beira mar e o Parque do Vaqueiro, umas das maiores casas de show do Nordeste.







O resultado foi surpreendente, jogo de luzes, figurino rico, cenário futurista! É a tecnologia do forró.

Evolução também na musicalidade, o 2º DVD de Felipão, levou a diversidade ao palco sem perder as raízes. Forró eletrônico, forró romântico, forró com pagode, forró pop, forró no morro.
O funkeiro carioca Fat Boy, foi ao Ceará e junto com DJ´s fez um som especial! A mistura de ritmos? A harmonia? O rebolado? O carisma? Para os especialistas, o sucesso de Felipão tem uma só explicação: Ele carrega no coração o amor pelo mais empolgante ritmo musical do momento, o Forró!

O Nordeste já conhece o estilo Felipão Moral que se prepara agora para invadir os 4 cantos do país, o sucesso foi projetado o futuro chegou.

Escolas de 14 cidades participam do Festuern 2007

Escolas da rede pública de várias regiões do Estado estão entre as selecionadas para participar, este ano, da quinta edição do Festival de Teatro Amador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Festuern.

O evento, realizado pela instituição de ensino superior, está programado para começar amanhã prosseguindo até o dia 19 de agosto, em Mossoró, mais precisamente no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A edição do Festuern contará com a participação de 40 escolas de 14 cidades, sendo que a maior quantidade é justamente de Mossoró: 18 escolas públicas.

Pendências está em segundo lugar, com cinco escolas participantes. Há ainda escolas de Angicos, Apodi, Areia Branca, Assú, Currais Novos, Florânia, Macau, Olho D'Água dos Borges, Patu, Portalegre, São Rafael e Viçosa. Considerado o maior evento do gênero teatral amador do Estado, o Festuern tem outra vez o patrocínio cultural da Petrobras, segundo a informação dada pela agência de comunicação universitária da instituição de ensino superior, em Mossoró. A cidade de Angicos se fará representada pela Escola Municipal Professora Maria Odila.

PF apreende de uma só vez oito toneladas de maconha no Brasil

A Polícia Federal (PF) apreendeu mais de oito toneladas de maconha em Presidente Epitácio, a 655 km de São Paulo, região Oeste do Estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul. A droga, que estava numa carreta, debaixo de uma carga de madeira, foi apreendida na rodovia Raposo Tavares. A droga saiu de Sapucaia (MS) e seria levada para a cidade de São Paulo. Somente o motorista da carreta foi preso.

Em Dracena, a 647 km de São Paulo, também na região Oeste de São Paulo, 120 kg de cocaína foram apreendidos. A droga estava numa caminhonete e em dois carros num posto de combustíveis da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Sete pessoas foram presas, entre elas um piloto da reserva da Aeronáutica.

O Curso de Manicure e Pedicure

Local Escola Profissionalizante Catarina de Siena
Nos dias: 27, 28, 29,30 e 31 de agosto de segunda a sexta.
Carga horária de 40 horas e com direito a Certificado
horário manhã: das 8:00 às 12:00h e a Tarde: 13:00 às 17:00h.
A Instrutora Antonia Kátia de Queiroz Pinheiro
Informações: Rua São João, 553 – São Benedito – Pau dos Ferros, RN Fone: (84)3351-2108 / 9969-3961. E-mail: sorayavieira@servpro.com.br ,
catarinadesiena@servpro.com.br

Melão

Nosso melão será destaque na revista Frutas Y Hortalizas. Semana passada o presidente do Comitê de Fitossanidade do RB, Segundo Paula, recebeu a visita do jornalista espanhol Rafaeli Losilla Borregueiro, que veio ao Estado para produzir a reportagem. O jornalista entrevistou vários empresários que integram a cadeia produtiva do setor fruticultor do nosso estado.

Educação

O esforço do Rio Grande do Norte para melhora a qualidade da Educação é destaque no cenário nacional. Em reportagem publicada no último dia 07 no jornal Estado de São Paulo, o RN foi citado como estado que está empenhado para reverter os baixos índices de aprendizagem. A secretária Ana Cristina Cabral foi ouvida pela equipe do Estadão e a Agenda da Educação do RN, que pretende trabalhar com o índice próprio, foi citada como exemplo pela reportagem.

APAE

No período de 14 a 17 de agosto será iniciada a IX Semana do Excepcional em Pau dos Ferros, com o tema "Participação e autogestão em busca da igualdade de oportunidades", promovido pela Apae de Pau dos Ferros que está completando 10 anos de atividades e serviços prestados aos portadores de necessidades especiais. [Fonte -> Coluna Pau dos Ferros - Jornal O Mossoroense)

You tube

Em setembro, o YouTube vai implantar filtros no seu sistema para impedir que vídeos com direitos autorais não sejam publicados no site. A decisão anunciada em uma audiência refere-se à quantidade de processos de empresas contra o Google, pois autores e associações de músicas vêm sendo prejudicados com seus conteúdos divulgados no site, sem nenhuma autorização, violando os direitos autorais.

Vaquejada em Caraúbas

Os empresários Rivelino Câmara e Edu Licurgo realizam mais uma grande vaquejada no Central Park Show, em Caraúbas. A festa, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de agosto, contará com uma premiação de R$ 30 mil.

Para animar a festa, foram contratadas as bandas Forró Na Tora, que abre a programação no dia 10, Brasas do Forró com participação de Forró na Presença (11) e Forró dos Plays e Chamada Quente (12) encerrando a festa. (Fonte - Márcio Costa - Jornal O Mossoroense)

Assembléia

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) está realizando em Pau dos Ferros uma assembléia sobre o Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES).

O encontro seguirá até o próximo sábado, dia 11, e contará com a presença de representações dos 26 sindicatos fixados no alto Oeste do Estado. O evento tem como meta discutir questões relacionadas a política e a sustentabilidade do movimento sindical. (Fonte: Márcio Costa - Jornal O Mossoroense)

Ex-Vocalista da Banda Collo de Menina lança Cd Evangélico

O ex-vocalista da banda Collo de Menina, Genilson Alves, agora é evangélico e está lançando um CD, no próximo sábado, no BNB Clube de Pau dos Ferros, às 19h30, a entrada será 1 kg de alimento, que será doado p/ a Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos (CREED). O título do CD é Nova vida em Jesus.


Ao amigo Genilson, desejo todo sucesso do mundo, pois ele é um jovem bastante talentoso e agora vai usar o seu talento para louvar a Deus. Parabéns amigos, que Deus te ilumine e que você possa alcançar todos os seus objetivos.

UFERSA

No próximo dia 11, às 10h, no BNB de Pau dos Ferros, haverá encontro de avaliação para a implantação do campus da Ufersa na citada cidade. Na oportunidade, o magnífico reitor prof. Dr. Josivan Barbosa e demais autoridades estarão presentes à frente dos trabalhos, onde prestará as necessárias informações para a implantação do campus. (Fonte: Soraya Vieira - Gazeta do Oeste)

Prefeito Leonardo Rêgo divulga atrações da FINECAP 2007

Prefeito Leonardo Rêgo junto com a população na apresentação das bandas da FINECAP 2007. Créditos: Matheus Ricelly (ASCOM)


Em comemoração ao seu aniversário, o Prefeito Leonardo Rêgo recebeu a população de Pau dos Ferros em praça pública, mais quem recebeu o presente foi a população de Pau dos Ferros, onde foram divulgadas na oportunidade, as atrações que animarão a FINECAP 2007, que será realizado nos dias 31 de Agosto a 03 de Setembro.

Com um clima de muita festa, muitas pessoas foram prestigiar o evento, com a presença maciça dos jovens e adolescentes que vieram conferir todas as atrações do maior evento do Alto Oeste Potiguar, a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP).

O Prefeito destacou a grande importância que a FINECAP trás ao município de Pau dos Ferros, como forma de atrair o turismo, melhorando dessa forma a economia em todos os segmentos do comércio local e regional. Diante de toda a população presente, o Prefeito confirmou a realização da próxima FINECAP na futura praça de evento, um sonho tão almejado por toda população de Pau dos Ferros, com um espaço maior, organizado e próprio para realização de eventos de grande porte como a feira intermunicipal.

Realizar um grandioso evento à população pau-ferrense e a todo o Alto Oeste, integrando a cultura, educação e o negócio é um fator primordial à Prefeitura de Pau dos Ferros na administração Leonardo Rêgo, fortalecendo ainda mais o evento da FINECAP, que já está em sua 11ª edição, colocando como um dos maiores eventos do Estado.

As principais atrações

Garotões do Forró

Mobral (Gravando o seu DVD)

Linderson (Gravando o seu DVD)

Sirano e Sirino

Thábata

Ferro na boneca

Forró dos Plays

Saia Rodada

Cavaleiros do Forró



Agradecimento

Agradeço de coração a querida colunista Geany França, por ter publicado em sua coluna no Jornal Tribuna do Alto Oeste, a foto que segue abaixo:


Agradeço também ao colunista Lisboa Batista, por ter publicado também a mesma foto, alguns dias atrás em sua coluna no Jornal de Fato.

Charge


Elefante do Vento

Um grupo de empresários australianos anunciou na manhã de ontem, em Natal, a pretensão de investir R$ 1,5 bilhão em solo potiguar para a instalação de uma usina eólica que tornaria o RN auto-suficiente com relação ao quesito 'energia'. O mapa de captação eólica do litoral brasileiro aponta pelo menos duas áreas nobres situadas em território potiguar. A primeira na região de Guamaré, onde algumas torres de captação já foram instaladas. A segunda área está situada na divisa com o Estado do Ceará, mais precisamente na cidade de Tibau, que poderá despontar como uma grande produtora de energia elétrica a partir da instalação de um amplo complexo de captação. Sabedora deste potencial, a governadora Wilma de Faria já confirmou que buscará apoio no vizinho Estado com o objetivo de tentar acelerar o processo de concessão que garantirá aos investidores o direito de explorar o potencial eólico. Caso os investimentos se consolidem, o RN abrirá cerca de 1500 novas vagas de emprego. A notícia sem dúvida eleva ainda mais o potencial do 'pequeno elefante', que após anos em posição de destaque no segmento energético com a produção de petróleo, passa a figurar como potencial destaque na produção de 'energia limpa'. Vamos esperar que as articulações caminhem com sucesso.
Fonte -> Colunista Márcio Costa - Jornal O Mossoroense


Lei

Hoje completa um ano que a lei que coíbe a violência contra a mulher entrou em vigor. Batizada de Maria da Penha, em homenagem a cearense que foi vítima de seu marido e chegou a ficar tetraplégica em decorrência de um tiro, a lei será motivo de uma audiência pública amanhã na Assembléia Legislativa.

Crime bárbaro foi registrado nas ruas de Pau dos Ferros

Dando seqüência aos crimes ocorridos no Estado com resquício de crueldade, a polícia de Pau dos Ferros registrou na noite do último domingo um crime considerado bárbaro e extremamente violento. Nas imediações da Praça da Matriz, no Centro da cidade, foi encontrado o corpo de João Peixoto de Queiroz, 43. A vítima foi assassinada a pedradas e deixado sangrar em via pública até a morte.

De acordo com comentário populares, a vítima andava embriagado momentos antes de ser morto. A polícia da cidade declarou que a vítima possuía passagem na polícia por porte ilegal de armas e agressões. "Ele era envolvido com confusões", declarou um policial.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Prefeito anuncia as Bandas da Finecap 2007

No último dia 06, na praça da Matriz, ao lado de alguns assessores, o prefeito Leonardo Rêgo Nunes, anunciou a programação da FINECAP 2007!

O evento esse ano terá início no dia 27 do corrente mês e prossegue até o dia 03 de setembro. Nos dias 27, 28, 29 e 30, no patamar da Igreja da Matriz terá as apresentações culturais. Os shows e a visitação dos Stands terão ínicio a partir do dia 31.

Nove bandas foram contratadas para fazer a alegria do grande público que irá se fazer presente nessa FINECAP. Evento esse, que todos nós sabemos, já se tornou um dos maiores realizados pela cidade.

Confira a programação:

31/08: SEXTA: GAROTOES - MOBRAL

01/09: SABADO: SIRANO E SIRINO - THABATA - LINDERSOM

02/09: DOMINGO: FORRO DOS PLAYS - FERRO NA BONECA

03/09: SEGUNDA: CAVALEIROS - SAIA RODADA

Revista Forrozando

Pela segunda vez, o vocalista do Forró Moral, Felipão, é capa da revista especializada em forró "Revista Forrozando". Na edição desse mês, a revista traz um especial sobre tudo o que aconteceu na gravação do Lual do Moral - Gravação do 2º DVD da Banda. (Em breve posto aqui a capa da Revista).

Aproveito o espaço e agradeço a galera do Forró Moral, em especial a Marina Gurgel, por ter me enviado um exemplar da revista e alguns cd´s pra divulgação!

Participação em DVD



Belo quer gravar seu novo CD e DVD na Bahia

A novidade foi contada com exclusividade para a reportagem de O Fuxico, pela assessora de Belo. O cantor pretende gravar um novo CD e DVD na Bahia, assim que a justiça autorizar a realização de shows fora da cidade do Rio de Janeiro:

"O Belo gosta muito do Nordeste e além de uma turnê pelas cidades de Recife e Fortaleza, existe um planejamento da gravação do CD e DVD", explicou a assessoria.

No novo DVD, Belo prepara uma participação do cantor Felipão, vocalista do Forró Moral, que vai compor uma música para o novo trabalho do cantor.

UERN

Com um déficit de 247 professores, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se prepara para até o final do ano realizar concurso público. A prioridade é para os cursos recentemente criados. A meta é contratar professores com titulação a partir de especialistas, já que a instituição conta com alguns professores apenas graduados. Atualmente a UERN possui 948 professores.

Fonte: Jornal Resenha

TRANSPOSIÇÃO

O diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes, afirmou que o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, prometeu à governadora Wilma de Faria (PSB) e à bancada federal do RN incluir o rio Apodi/Mossoró na primeira etapa da transposição do rio São Francisco. A bacia do Apodi ficou fora da licitação das obras da primeira fase do projeto, mas o Ministro assegurou que abriria licitação complementar para incluir derivação do Eixo Norte da transposição para o rio Apodi.

Fonte: Jornal Resenha Alto Oeste


ANIVERSÁRIO DO RN

Os 506 anos do Rio Grande do Norte serão comemorados neste 7 de agosto, com uma solenidade cívico-cultural no Centro de Convenções de Natal, numa iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico do RN e da Revista Foco. Na noite, será lançado o livro “O Brasil nasceu juridicamente do RN”, de autoria dos historiadores, Marcus César Cavalcanti e Enélio Petrovick, com prefácio da governadora Wilma de Faria e apresentação do deputado Robinson Faria. Este dia marca o fato histórico mais importante ocorrido em território potiguar, a colocação do Marco de Touros, considerado o registro do nascimento do Brasil.
(Fonte: Colunista Lisboa Batista - Jornal de Fato)

Trânsito mata mais de mil jovens por ano

Uma buzina. Gritos. Estrondos. Cenários de acidentes são pavorosos. Esse medo não é exclusividade dos potiguares, e muito menos essa problemática é exclusiva somente do país. Isso é o que afirma um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que revela que 400 mil jovens são mortos no mundo por ano. Ao restringir esses dados, a situação não é menos preocupante.

Somente no primeiro semestre deste ano, os acidentes de trânsito chegaram a vitimar 128 pessoas. Em Mossoró, esse número já passa de 50 vítimas. Os estudos nacionais apontam que pelo menos trinta mil jovens morrem no trânsito todos os dias pelo mundo.

Há uma semana, o Vaticano anunciou os 10 mandamentos do motorista, onde aponta condutas que os católicos de todo o mundo devem adotar ao dirigir. Para a Polícia Rodoviária Federal, do ponto de vista da segurança rodoviária, as recomendações podem ser empregadas a todos os motoristas, independente da orientação religiosa.

Os dez mandamentos dos motoristas católicos e conscientes

A Polícia Rodoviária Federal listou os 10 Mandamentos e apresenta um perfil do trânsito nas rodovias em relação às orientações da "Santa Sé". Nos casos em que não existem estatísticas, a PRF faz recomendações.

1. Não matarás.
Cerca de seis mil pessoas morrem anualmente nos 61 mil quilômetros de rodovias federais. Em 2006, foram registradas 6.116 mortes e 66.061 feridos em 109.268 acidentes. Em 2007, já são 2.989 mortes em 54.719 acidentes. O total de feridos já chega a 33.191. O acidente mais violento nas rodovias é a colisão frontal.

2. A estrada deve ser para ti um meio de conexão entre pessoas e não um local com risco de vida.

De acordo com estudo do IPEA - considerando fatores como perda de produtividade, atendimento médico e de urgência, danos à propriedade pública e privada, faixa salarial, entre outros - o Brasil perde anualmente R$ 22 bilhões com os acidentes de trânsito em rodovias, sendo R$ 6,5 bilhões apenas em estradas federais. Do total de 109.268 acidentes registrados em 2006, 4.996 produziram mortos e 38.708 produziram feridos

3. Cortesia, sinceridade e prudência te ajudarão a lidar com eventos imprevistos.

Levantamentos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam a imprudência como a principal causa da violência nas estradas, em que a maioria dos acidentes acontece em trechos com pista boa (80,75%), nas retas (69,48%), de dia (59,44%) e com tempo bom (67,05%). Falta de atenção é o item mais alegado pelos condutores.

4. Seja caridoso e ajude o próximo em necessidade, especialmente vítimas de acidentes.
A PRF não possui estatísticas sobre omissão de socorro, mas alerta que a melhor maneira de prestar auxílio a vítimas de acidente de trânsito é acionar os órgãos competentes:PRF: 191,BOMBEIROS: 193,SAMU: 192.

5. Carros não devem ser para ti uma expressão de poder e dominação e uma ocasião para pecar.
Excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas são responsáveis pelos acidentes mais graves nas rodovias. São também os campeões de infrações. Em 2006, 445.073 motoristas foram multados por excesso de velocidade, 72.538 deles por excederem em mais de 50% a velocidade máxima permitida. Na realidade das rodovias federais, quanto mais potentes os veículos envolvidos, mais graves os acidentes.

6. Caridosamente convença os jovens e os não tão jovens a não dirigir quando não estiverem em condições de fazê-lo.
Em 2006, a Polícia Rodoviária Federal autuou 2.623 motoristas por dirigirem sob efeito de álcool e 17.914 por circularem com veículos sem as mínimas condições de segurança. Outros 41.625 foram autuados por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mais 61.284 por não não estarem com documentos de porte obrigatório.

7. Ajude as famílias de vítimas de acidentes.
Recomendação: O motorista envolvido em acidente deve se responsabilizar por seus atos. Se ele não foi capaz de evitar a ocorrência do acidente, que pelo menos arque com os custos de seus desdobramentos. Sentir e demonstrar arrependimento pela conduta é a melhor forma de prestar amparo ao vitimado e sua família.

8. Una motoristas culpados e suas vítimas, no momento oportuno, para que possam passar pela libertadora experiência do perdão.
Recomendação: Seres humanos erram. Nem todo acidente, entretanto, é fruto apenas da irresponsabilidade e da conduta inconseqüente. Portanto, perdoar e ser perdoado ajudará a conviver melhor com as lembranças desse momento infeliz.

9. Na estrada, protegeis os mais vulneráveis.
Do total de 2.989 vítimas fatais registradas em 2007, 1.302 (43% do total) eram pedestres, ciclistas e motociclistas. Em 2006, 30.097 motoristas foram autuados por transitar pelo acostamento e 34.287 por conduzirem passageiros sem cinto desegurança. Por medida de segurança, nos feriados e finais de semana prolongados a PRF restringe o tráfego de caminhões longos em rodovias de pista simples entre 6h e 12h e 18h e 22h como forma proteção aos veículos menores.

10. Sinta-se responsável pelos outros.
Das oito principais causas de acidentes, seis têm relação direta com o motorista, conforme levantamentos da Polícia Rodoviária Federal nos locais de acidentes. Veja tabela abaixo:

Fatores contribuintes para ocorrência de acidentes

1. Falta de atenção 31,11%
2. Excesso de velocidade 8,55%
3. Não manter distância segura 7,27%
4. Desobediência à sinalização 4,10%
5. Falha mecânica 3,30%
6. Ultrapassagem indevida 3,19%
7. Defeito na via 2,70%
8. Sono 1,78%

Fonte: Núcleo de Estatísticas/DPRF

OBS: De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos veículos de menor porte, os motorizados pelos não motorizados, e todos pelos pedestres (Art. 29, § 2º).

Pirataria é a maior concorrente das salas de exibição

Desde que surgiu no final do século XIX, o cinema encanta gerações. Passou do status de sétima arte para um negócio bilionário. Mas as cifras não são apenas positivas. O mercado americano, o maior do segmento, perde anualmente 3 bilhões de dólares em receitas mundiais devido a pirataria dos filmes em DVD, sem contar a transferência pela Internet. A pirataria de DVDs vem principalmente de fora dos Estados Unidos. No México, cerca de 70% dos DVDs vendidos são ilegais. No Brasil são 25%, de acordo com a Motion Picture Association da América Latina.



Pilhas e baterias de celular jogadas no lixo oferecem risco à saúde e ao meio ambiente

A população brasileira compra 800 milhões de pilhas por ano, 10 milhões de baterias de celular, 12 milhões de baterias automotivas e 200 milhões de baterias industriais. A maioria desses produtos tem metais pesados na composição - mercúrio, cádmio e chumbo - que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Por falta de informação tudo é jogado quase sempre no lixo. O material leva até 500 anos para se decompor, é extremamente tóxico e ao penetrar no solo alcança os lençóis freáticos e rios.

O hábito tão comum de descartar pilhas e baterias de celular em qualquer lugar da natureza é proibido por lei desde 30 de junho de 1999, pela resolução 257 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O Brasil é o único país da América do Sul que regulamentou a fabricação, venda e destinação final de pilhas e baterias, mas como as leis no Brasil geralmente dependem de costume, pouca gente está preocupada com o destino final desse lixo. Pela lei, baterias e pilhas devem ser devolvidas aos fabricantes e vendedores autorizados e nunca guardados em casa ou misturados ao lixo convencional.

No caso das pilhas, vale lembrar que há a possibilidade de explosão se elas forem colocadas nas lixeiras urbanas, sob o calor do sol e em contato com os gases da decomposição do lixo orgânico. Quanto às baterias de celular, raríssimas operadoras têm caixas de coleta em suas lojas.

Resta para o consumidor ficar atento na hora de comprar e descartar. Em contato com o solo e a água, os metais contidos nas pilhas e baterias entram na cadeia alimentar, podendo causar doenças como o câncer.

Adolescentes são os mais afetados pela timidez

O homem é um ser social e os acontecimentos mais importantes de sua vida costumam ocorrer na interação com outros indivíduos. Quando não consegue se relacionar com outras pessoas e consigo mesmo, há um problema de relações humanas. Isso pode caracterizar em um sério distúrbio de comportamento conhecido como timidez.

A timidez pode ser definida como um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime seus sentimentos e pensamentos. O indivíduo tímido pode se sentir descofortável e inibido em situações de interação pessoal que interferem na realização dos seus objetivos pessoais e profissionais.

A timidez começa a ser definida na infância, sobretudo em virtude das experiências vivenciadas na infância com os pais e pessoas próximas. Porém, é na adolescência que a timidez ganha destaque. Os adolescentes são as maiores vítimas desse comportamento devido às mudanças físicas e sociais.

O tímido é o maior inimigo de si mesmo por ser bastante crítico, sendo até perverso com ele próprio. Geralmente, nos momentos críticos, ele apresenta voz trêmula, mãos suadas, cabeça baixa, olhar voltado para o chão, fica vermelho e tenso em situações inesperadas. A timidez pode vir acompanhada de baixo e auto-estima, ansiedade, depressão, entre outros.

A timidez pode variar do "ficar sem jeito" à fobia social. Existem dois tipos de timidez: a situacional (inibição manifestada em ocasiões específicas) e a crônica (inibição manifestada em todas as formas de convívio social)

Cascas e sementes de frutas são fontes de vitaminas

Normalmente ao consumir frutas as pessoas jogam fora as cascas e as sementes das mesmas. No entanto, ao realizar este ato o indivíduo está jogando no lixo grande quantidade de vitaminas e nutrientes capazes de prevenir e auxiliar no tratamento de inúmeras doenças crônicas, como o câncer, por exemplo.

De acordo com alguns nutricionistas é nas cascas e nas sementes que estão concentradas a maior parte dos nutrientes das frutas. Ao consumi-las o indivíduo estará ingerindo vitaminas e outras substâncias essenciais para aumentar as defesas do organismo e assim prevenir ao surgimento de várias doenças.

A casca da uva roxa, por exemplo, contém o resveratrou, substância que ajuda a aumentar o colesterol bom e modular os lipídios. Além da uva tem também a goiaba, a melancia e o tomate vermelho que tem na suas cascas o licopeno, substância capaz de reduzir e prevenir o câncer de próstata. Essas são algumas dentre outras frutas que tem nas suas cascas e sementes fontes de benefício para a saúde.