Próxima semana a cobertura completa do São João de Rafael Fernandes, aqui no blog!

Agradeço de coração ao Prefeito de Rafael Fernandes, Nicodemo Júnior e a toda sua equipe pelo convite feito para participar da organização desse grandioso evento. Claro que o convite foi aceito e como estarei ocupado durante o fim de semana, o blog só será atualizado a partir da próxima segunda-feira, quando estarei postando a cobertura completa desse grandioso evento.


Ponto positivo para o Prefeito de Rafael Fernandes, Nicodemo Júnior, pela iniciativa de promover a primeira edição do Arraía do Seu Anastácio.


Tudo pronto para o 1º Arraía do Seu Anastácio na cidade de Rafael Fernandes


Tudo pronto para a primeira edição do Arraiá do Seu Anastácio. O Evento que será realizado de hoje até o próximo domingo na praça pública na cidade de Rafael Fernandes com certeza será um sucesso. O prefeito Nicodemo Júnior e toda a sua equipe não mediram esforços e montaram uma super estrutura que inclui camarote, praça de alimentação, ornamentação, banheiros químicos, seguranças, ambulância, tudo isso para acomodar e trazer tranquilidade para todos os municípes e visitantes.

O evento está com uma programação bastante diversificada, além de shows musicais com artistas renomados, o 1º Arraiá do Seu Anastácio, terá concursos de Quadrilhas Estilizades, concurso de Rainha do Milho, de Casal Capira, entre outros.

Hoje o evento será animado pelas seguintes bandas: Anízio Júnior e Forró Carreteiros Turbinados, já no sábado a animação ficará a cargo de Waldonys e da banda Veneno Nordestino e para finalizar com chave de ouro, no domingo é a vez de As Nordestinas e de Felipão & Banda!

Minha coluna no jornal O Mossoroense


ARRAIÁ DE SEU ANASTÁCIO - A Prefeitura Municipal de Rafael Fernandes, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Cidadania, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo e Comunicação Social e a Associação Beneficente Antônio Anastácio, realizam, de amanhã até o próximo domingo, o 1º Arraiá de Seu Anastácio. O evento terá uma programação bastante diversificada, que inclui Concurso de Quadrilhas, Rainha do Milho, Casal Caipira e os shows de Anízio Júnior, Carreteiros Turbinados, Waldonys, Veneno Nordestino, As Nordestinas e Felipão & Banda.

CARNAPAU 2009 - A procura por abadás do Carnapau 2009 não para de crescer. Também não poderia ser diferente, pois o evento deste ano está com uma programação grandiosa. Para se ter dimensão do evento, ele será animado pelas bandas Jammil, Chicabana e banda Inala. Tudo isso no período de 24 a 26 de julho.

CAMAROTES - O responsável pelas vendas dos camarotes do Carnapau 2009, Ewerton Laércio, preparou uma superpromoção para os interessados em curtir a folia do Carnapau em um lugar mais tranquilo e reservado. Na compra do camarote, com capacidade para 20 pessoas, ao preço de R$ 1.200,00 à vista ou R$ 1.400,00 em até 18 vezes, você ganha dez dúzias de skol em lata ou então dois abadás da micareta. Maiores informações através do telefone (84) 8814- 1510.

E-MAIL - Chegando e-mail do leitor Deivid Franklin, que nos diz: "Olá, Clístenes, gostaria de lhe parabenizar pela coluna que você é responsável no O Mossoroense. Ela torna-se uma ferramenta muito útil de informação acerca da realidade de nossa terrinha Pau dos Ferros, principalmente para quem mora fora, no caso eu que estudo fora, mas sempre estou por dentro do que acontece aí em Pau dos Ferros. Moro aqui em Cajazeiras-PB e curso o 5º período de Filosofia, mas sou daí e sempre nas férias eu estou aí na terrinha! Continue assim, e, desde já, todos que estamos fora agradecemos! Tudo de bom!".

FIQUE POR DENTRO

@ - Amanhã é dia de cantar parabéns e desejar felicidades para Ígor Licurgo Freitas Nunes. Ele é filho de Licurgo Quinto e Doralice Medeiros, empresários do Hotel e Pousada do Jatobá. Ígor comemorará a data na capital potiguar onde cursa o 3º ano de Direito na Farn.

@ - Agradecemos a gentileza do convite de Galeno Torquato, prefeito de São Miguel, para participarmos do São João na Serra 2009 - 16º Arraiá do Tio Kalika e da inauguração de uma das mais importantes obras realizadas no município, o Parque da Lagoa de São Miguel.

@ - O prefeito Galeno Torquato e demais lideranças políticas do Estado farão a inauguração da obra no dia 20/6, a partir das 19h, com uma bela solenidade comemorativa no Parque da Lagoa. Em seguida, acontece um grande show com a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano e a banda Forró Real, na Praça de Eventos, abrindo oficialmente o São João na Serra 2009.

@ - O evento continua no dia 21/6 com as atrações: Ferro na Boneca, Forró do Mesmo Jeito e Parceiros do Forró. E, no dia 22, com Tiaguinho, Mala Mansa, Cezão do Forró e Garota Safada.

@ - Segue o abraço de agradecimento ao leitor Deivid Franklin. São e-mails como esse que você nos enviou que nos fazem perceber que o nosso trabalho está sendo reconhecido.

Pau dos Ferros e região contam agora com uma concessionária autorizada da Yamaha Motor do Brasil

As regiões do Médio e Alto Oeste agora contam com uma concessionária da Yamaha Motor do Brasil. No dia 5 de maio, a empresa MR Comércio de Motos, Peças e Serviços LTDA foi nomeada como concessionária autorizada da líder mundial no ramo de motocicletas. Para festejar a significativa certificação com seus clientes, na última segunda-feira, a empresa passou a funcionar em novas e modernas instalações.

Empresa do Grupo Recorel, a MR Motos vem se consolidando no mercado de motocicletas (multimarcas) novas e usadas, graças à credibilidade adquirida em mais de mais de 20 anos de atuação no ramo. Com a ampliação da sua estrutura física, a MR Motos objetiva ampliar sua participação no mercado com abrangência nas regiões do Médio e Alto Oeste, chegando aos municípios de Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Apodi, Caraúbas, Cel. João Pessoa, Dr. Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho d'Água do Borges, Paraná, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Venha-Ver e Viçosa.

A loja está instalada numa área de mais de 400m², com showroom, oficina com profissionais qualificados, peças e acessórios, além de atendimento ao consorciado Yamaha Motor. O showroom tem amplo espaço com exposição de toda a linha Yamaha 2009. A oficina, por sua vez, é composta de sala de motores, box de lava jato, 3 rampas para serviços, um box somente para serviços rápidos, onde é feito a checagem de mais de 7 itens de segurança.

Entusiasmado com as perspectivas de conquistar novos clientes, o empresário Aldemir Guedes Rêgo, da MR Motos, afirma que, a partir de agora, todos os usuários de motocicleta Yamaha terão suporte oficial do fabricante. Almejando a excelência no atendimento em vendas, reposição de peças e assistência técnica, a loja conta com profissionais treinados pelo próprio fabricante.

Segundo Aldemir Guedes, o objetivo da empresa é levar pontos de vendas (autorizadas pelo fabricante) em, pelo menos, mais duas cidades-polo do Estado, ainda este ano. O empreendedor disse que trabalhará com todas as financeiras que já atendem à região, como Banco Itaú, Finasa, Panamericano e, também, o Consórcio Nacional Yamaha.

A loja fica localizada em área privilegiada, no Centro de Pau dos Ferros, na rua Quintino Bocaiuva, 281. Fone: (84) 3351-3434.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Casas lotéricas não recebem mais pagamentos de contas de água e luz

A partir deste mês, a Caixa Econômica Federal (CEF) não receberá mais as contas de água em suas agências e casas lotéricas. O órgão explica que o convênio com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) se venceu e não há previsão de que seja renovado.

Desta forma, o pagamento de contas de água pode ser feito nos caixas eletrônicos, agências e correspondentes do Banco do Brasil, Unibanco, Bradesco e Banco Real/ABN e nos agentes arrecadadores Pag Fácil, Crédito Seridó, JR Serviços e postos da Neo Energia Serviços - Cosern.

Com esta mudança, as casas lotéricas deixam de receber o pagamento das contas de água e energia. Desde o mês passado, as casas lotéricas deixaram de receber as contas de energia, por este mesmo motivo.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Fábio Faria conta como Natal chegou a ser cidade-sede da Copa 2014


A história da candidatura de Natal para ser uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo está registrada no livro “Gol de Placa - como Natal chegou à Copa 2014”, de autoria do deputado federal Fábio Faria (PMN). Fábio todos os detalhes da trajetória que começou em 2006, logo que ele foi eleito, e iniciou a defesa do nome da capital do Rio Grande do Norte. Naquela época, nem o Brasil estava definido para sediar o Mundial de 2014.

O lançamento será na livraria Siciliano, inaugurada esta semana no 3º. Piso do Midway Mall, nesta quinta-feira (4), a partir das 19h. Toda a venda do livro durante o lançamento será revertida para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva (CACC).

“A proposta é apresentarmos um documento desse processo que resultou numa grande conquista para o Rio Grande do Norte, mas a partir de agora, é fundamental a união cada vez mais forte do Governo do Estado, Prefeitura, políticos e sociedade para conseguirmos executar os investimentos e ações programadas e asseguradas à Fifa”, diz Fábio Faria ao lembrar que as cidades que não cumprirem o acordado ainda poderão ser desclassificadas.

Emancipação Política do Ererê-CE

Lançamento do Livro Gol de Placa


Chegando convite do Deputado Federal Fábio Fárias para prestigiarmos o lançamento do livro "Gol de Placa - Como Natal Chegou à Copa de 2014", que será realizado hoje, às 18 horas, na Livraria Siciliano - Midway Mall, em Natal. O livro conta a trajetória da candidatura da capital do RN a cidade-sede do mundial de futebol, desde 2006 até o anúncio pela FIFA, no último dia 31.

Toda a venda do Livro no lançamento será revertida para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva (CACC).

Agradecemos a gentileza do convite!!!

CAMAROTE MOSSORÓ WEST SHOPPING, O MELHOR PEDAÇO DA CIDADE JUNINA

Para repetir o sucesso da edição 2008, a Gondim & Garcia Produções está montando um super camarote na Estação das Artes, para o Mossoró Cidade Junina 2009. Este ano o camarote leva a marca do Mossoró West Shopping. A estrutura irá funcionar de quinta a sábado, de 11 a 28 de junho.

O Camarote Junino Mossoró West Shopping, é sem dúvida, o melhor pedaço da Cidade Junina, por que oferece um espaço com visão privilegiada, com muito conforto e segurança, boate climatizada, espaço vip da beleza, serviço de bar, shows exclusivos e a participação de muita gente bonita. Outra novidade do Camarote Mossoró West Shopping este ano é a ampliação da Praça de Alimentação, que receberá uma lanchonete da Rede de Fast-Food Xerifes.

A partir da próxima segunda-feira 08 de junho, os acessos para o Camarote Junino podem ser adquiridos na loja Pólo Play, que fica no Mossoró West Shopping.

Outras informações através do telefone 3316.1688.

Natal Copa 2014




Alefolia Indoor 2009


Está chegando o final da promoção onde pode adquirir o Abadá do Alefolia Indoor 2009 em até 10x através de qualquer cartão de crédito , ainda com os valores de 66.00(OFICIAL) e 88.00 (CAMAROTE) . Basta entrar no site do www.alefolia.com.br em qualquer local do planeta que será realizada esta operação. Em Alexandria, na sede do evento também pode ser realizado este parcelamento. Além disso, como a procura pelo espaço do Camarote está intensa, orientamos ao folião que deseja ficar neste espaço VIP, fazer logo esta opção pois restam poucas unidades. No espaço do Camarote Vip, você terá área reservada com Segurança, WC, Serviço de Bar, DJ além de acesso livre ao Frontstage. Esta quinta edição do ALEFOLIA promete ser a maior de todas em virtude da enorme estrutura que será montada e das super atrações HAMONIA DO SAMBA; GAROTA SAFADA; INALA; BAKULEJO; FORRÓ SALGADO E DJ BALINHA. Maiores informações : 9424-8292--33812352. Em Alexandria, dias 3,4 e 5 de Julho: ALEFOLIA INDOOR ,Muito mais Alegria !!!

Mossoroense estava entre os 228 passageiros do avião da Air France

POR ADRIANA MORAIS - JORNAL O MOSSOROENSE - adriana.morais20@hotmail.com

Entre os 228 passageiros do voo 447 do Airbus 330, da Air France, estava o mossoroense Solueliton Vieira de Sá, 40. A informação foi repassada pela família da vítima, que reside em Juremal,comunidade distante nove quilômetros de Baraúna (RN).

Solineide de Sá, irmã do passageiro mossoroense, relata que, no último domingo, antes de embarcar no voo com destino à França, Solueliton Vieira telefonou para a família dando notícias, como sempre costumava fazer. "Nunca podia imaginar que essa poderia ser a última vez que eu falava com meu irmão", diz.

Solueliton Vieira viajava à França, rumo ao Cairo, no Egito, onde era comandante de navegação e pesquisa de petróleo da Grant Geophisycal há seis anos. A irmã da vítima informa que ele trabalhava 45 dias e folgava 15 dias. "Sempre nas folgas ele vinha para a cidade", complementa Solineide de Sá.

Ela relembra que soube do desaparecimento do airbus na segunda-feira passada, acompanhando o noticiário na TV. No mesmo dia, a empresa a qual seu irmão prestava serviços entrou em contato com a família, para confirmar a presença do potiguar no voo.

Desde então, a família acompanha o desenrolar do caso, com esperanças de receber alguma boa notícia. No entanto, quando, na tarde de ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que os destroços, encontrados durante a madrugada de ontem no Oceano Atlântico, são do Airbus, a esperança de encontrar Solueliton Vieira com vida ficou cada vez mais reduzida.

Todavia, D. Francisca Vieira de Sá, mãe de Solueliton, disse que, embora as chances sejam mínimas, ainda alimenta a esperança de que seu filho esteja vivo. "Enquanto não for encontrado o corpo dele, não vou perder as esperanças de ter meu filho de volta", diz.

Natural de Mossoró, Solueliton Vieira residia em Baraúna (RN), era casado e tinha duas filhas, sendo uma de quatro anos e outra de nove. Ele morava em Areia Branca e há cinco meses havia se mudado para Baraúna.

Na manhã de ontem, a esposa Regiene e o irmão Sólon Filho foram, com passagens custeadas pela Air France, ao Rio de Janeiro, para acompanhar o caso de perto.

São João na Serra de São Miguel


Clístenes Carlos, tudo bem?
É um prazer mais um ano contar com a sua colaboração na divulgação do São João na Serra de São Miguel/RN, destaque a cada ano como um dos maiores festejos juninos do Alto Oeste.
O nosso mês de festividades já começou e da mesma forma que estamos trabalhando a divulgação da programação em várias mídias, espero contar também com a sua contribuição pessoal através do prestigio que detêm nos espaços da mídia impressae virtual sob o seu comando.
Começo este período adiantando um convite especial para sua participação no São João na Serra 2009 - 16º Arraiá do Tio Kalika e da mesma forma destaco a importância da sua presença na inauguração de uma das maiores obras recentemente construída no municipio, o Parque da Lagoa de São Miguel.
O Prefeito Galeno Torquato e demais lideranças politicas da região e do estado farão a inauguração da obra no dia 20/06 a partir das 19h com uma bela solenidade comemorativa no Parque da Lagoa. Em seguida acontece um grande show com a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano e a banda Forró Real, na Praça de Eventos, abrindo oficialmente o São João na Serra 2009.
O evento continua no dia 21/06 com as atrações: Forró Ferro na Boneca, Forró do Mesmo Jeito e Parceiros do Forró e no dia 22/06 com Tiaguinho e Mala Mansa, Cezão do Forró e Garota Safada.
Estou a disposição de toda a mídia regional e estadual para maiores contatos sobre a cobertura da festa.
Atenciosamente,
Suyane França
Assessora de Comunicação e Marketing
(84) 3353.2123/ 9126.4414
Prefeitura de São Miguel/RN
Administração Galeno Torquato - Trabalho de Verdade

Campanha LBV - Diga SIM!!!


“Quando a LBV chamar, atenda com o coração: diga SIM!” Esse é o slogan da campanha Diga SIM!, lançada, no dia 1º de abril, pela Legião da Boa Vontade em todo o Brasil, com o objetivo de angariar recursos para a manutenção dos programas socioeducacionais que ela desenvolve no País.

A iniciativa favorece, diretamente, milhares de pessoas amparadas pela Instituição, por meio de suas escolas de Educação Básica, de seus lares para crianças e adolescentes e para a terceira idade e de seus Centros Comunitários e Educacionais. Nesses locais, a LBV realiza diversas ações, que visam a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e das comunidades em que vivem, como, por exemplo, cursos de capacitação profissional; oficinas de geração de renda; palestras educativas; aulas de alfabetização; atividades esportivas, lúdicas, pedagógicas e culturais; atendimentos médico, de enfermagem, odontológico, jurídico, psicológico, entre outros; e distribuição de alimentos.

Para que se tenha idéia da abrangência da atuação da LBV, vale destacar que a Entidade prestou, em 2008, o total de 7.487.023 atendimentos e benefícios a populações em situação de vulnerabilidade. Cerca de 120 mil pessoas receberam educação, cultura, alimentação, apoio nos campos da segurança, da saúde e do trabalho, com um diferencial: a Espiritualidade Ecumênica, que a LBV aplica em tudo o que empreende.

Todos estão convidados a participar da campanha Diga SIM! e, dessa forma, colaborar para que a Legião da Boa Vontade não só continue a prestar auxílio àqueles que a procuram, mas, principalmente, aprimore, cada vez mais, a qualidade do que oferece a seus atendidos. As doações também podem ser feitas no Centro Comunitário e Educacional da LBV em Natal/RN, localizado a Rua dos Caicós, 2148 - Dix-Sept Rosado. Informações pelo fone: (84) 3613-1655 ou acesse o Site: www.lbv.org.br.

SÃO JOÃO DO ASSÚ

Várias entidades e instituições, como a Petrobras, o Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e muitos outros, patrocinam o tradicional São João do Assú, realizado pela prefeitura da cidade, com uma vasta programação sociorreligiosa e cultural, a partir do dia 13 deste mês, encerrando as festividades no dia 24 de junho. Entre as bandas anunciadas para animar a festa, estão: Forró do Muído, Leonardo, Wanessa Camargo, Zezé di Camargo e Luciano e Cinzeiro de Motel. (Fonte: Lizana Lima - O Mossoroense).

Vídeos Legais

Uma das melhores distrações para quem passa horas na internet é, sem dúvidas, os videos engraçados do Youtube. Esse post é dedicado aos internautas que estão morrendo de tédio e querem ver bons vídeos do Youtube. Agora chega de BlaBlaBla e vamos pra listinha! Assistam todos

Nomes Estranhos

Nesse posto estão relacionados alguns nomes estranhos de pessoas, registrados em cartórios de todo o Brasil. Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados. Vejamos os Nomes!

Adoração Arabites
Aeronauta Barata
Agrícola Beterraba Areia
Agrícola da Terra Fonseca
Alma de Vera
Amado Amoroso
Amável Pinto
Amazonas Rio do Brasil Pimpão
América do Sul Brasil de Santana
Amin Amou Amado
Antonio Buceta Agudim
Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado
Antônio Querido Fracasso
Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete
Antônio Veado Prematuro
Armando Nascimento de Jesus (nome de montador de presépio)
Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide)
Chevrolet da Silva Ford
Comigo é Nove na Garrucha Trouxada
Dolores Fuertes de Barriga
Inocêncio Coitadinho
Joaquim Pinto Molhadinho
Marciano Verdinho das Antenas Longas
Um Dois Três de Oliveira Quatro
Vicente Mais ou Menos de Souza

Estudos Agrários

O curso de Geografia do campus avançado da Universidade Estadual (UERN) em Pau dos Ferros promoverá de amanhã até sexta-feira, 5, a segunda “Jornada de Estudos Agrários do Rio Grande do Norte”. (Roberto Guedes - Jornal Defafo)

Jornada Geográfica

Serão abertas hoje, aqui em Pau dos Ferros, a V Jornada Geográfica e a II Jornada de Estudos Agrários do Rio Grande do Norte. A realização é do curso de Geografia do campus da Uern na capital do Alto Oeste.

Destaques 2009

No sábado, dia 30 de maio, o colunista Lisboa Batista, do Jornal de Fato, reúniu a sociedade de todo o Alto-Oeste potiguar em mais uma edição da Festa dos Destaques. O evento foi realizado na AABB de Pau dos Ferros e teve o intuíto de agraciar os vencedores de uma pesquisar popular realizada no mês de março. Os Destaques Profissionais do ano de 2008 receberam das mãos do colunista Lisboa Batista o troféu Dr. José Torquato de Figueiredo. Confira os clicks de alguns destaques.

Festa dos Destaques 2009

Brasil conhece as 12 cidades que receberão partidas da Copa de 2014


Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá verão ao vivo a Copa do Mundo de 2014. As 12 cidades-sede foram anunciadas pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, em reunião do comitê da entidade em Nassau (capital das Bahamas), neste domingo.

Esta é a segunda vez que o Brasil recebe uma Copa do Mundo. Em 1950, o país foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Uruguai na decisão, no Maracanã, estádio que mais uma vez deverá receber o jogo final.


Projeto da Arena das Dunas (RN) para a Copa de 2014

MACHADÃO/ARENA DAS DUNAS

PRINCIPAIS MUDANÇAS: A mesma empresa criou o projeto da Arena das Dunas e de Webley (Londres). O estádio terá também hotéis, teatro, prédios comerciais e um shopping center, além de estacionamento para 6 mil veículos.

DURAÇÃO DA OBRA: Três anos, tempo em que a cidade já não terá o Machadão, a ser demolido. A alternativa para esse período é o Frasqueirão.

CAPACIDADE: Passará de 32 mil para 45 mil lugares.

CURSTO: R$ 300 Milhões (por meio de parceria público-privada).

FOTOS DO PROJETO
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO)





Expectativa

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Natal, está organizando uma mobilização hoje para aguardar a divulgação pela Fifa dos nomes das cidades brasileiras que irão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Para aguardar o comunicado oficial da Fifa sobre as cidades escolhidas uma estrutura está montada na praia de Ponta Negra com concentração a partir das 11h. Haverá apresentações culturais e shows musicais.

A governadora Wilma de Faria, otimista, acredita que Natal será indicada pela Fifa, como uma das cidades a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Wilma acompanhará, em sua casa, o anúncio marcado para o começo da tarde de hoje. Ela foi convidada para ir às Bahamas ver o anúncio, mas preferiu cair nos braços do povo por Natal mesmo caso o feito se confirme.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Brasil é o segundo país com maior número de fumantes que querem largar o vício


Uma pesquisa realizada em 17 países sobre o efeito das imagens nos maços de cigarro revela que o Brasil é o segundo com maior número de fumantes que querem largar o vício. A pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que 39,1% dos fumantes admitiram que deixaram de pegar pelo menos um cigarro nos últimos 30 dias ao ver as imagens no maço e 61,6% disseram que as advertências os fizeram pensar sobre os riscos à saúde. Do total de entrevistados, 91,8% dos fumantes dizem que se pudessem voltar atrás não teriam começado a fumar.



Cerca de 90% dos dependentes começaram a fumar antes dos 20 anos de idade

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo e os jovens são o alvo principal das campanhas contra o tabagismo. O motivo da preocupação é que 90% dos fumantes mundiais começam a fumar antes dos 20 anos de idade.

O tabagismo, bob todas as formas é maléfico à saúde e causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares como hipertensão, infarto, angina e derrame, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de diversos tipos e de diminuir as defesas do organismo aumentando a incidência de doenças como a gripe e a tuberculose.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo deve ser considerado uma pandemia ou epidemia generalizada, que por sua vez deve ser combatida. O tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares. O fumo aumenta em até 300% o risco de um ataque cardíaco, além de provocar inúmeras outras doenças.

No Brasil, 200 mil pessoas morrem todos os anos por causa do cigarro e, segundo estudos internacionais, o tabaco mata um em cada dois usuários. O fumo não prejudica só os que têm o vício, o fumante passivo, ou seja, aquele que não fuma, mas está próximo de um fumante, têm contato direto com 30 substâncias cancerígenas, presentes na fumaça do cigarro. O fumo passivo é responsável por 40% dos infartos, matando 6 pessoas por dia, no Brasil, causa ainda 30% de cânceres de pulmão, entre outras doenças.