FIQUE POR DENTRO

@ - FRASE - "O amor é muito mais do que um simples sentimento, é algo muito complexo para ser compreendido por nós seres humanos, que vai muito além do nosso conhecimento e que se encontra fora do nosso alcance, porém o que sabemos sobre ele é que tal mistério ainda a ser desvendado, é capaz de unir dois corpos em um só, em uma só alma, em um só coração." Rogério Boldori

@ - JEGUE FOLIA - Ewerton Laércio, organizador do Jegue Folia 2010, reunirá neste fim de semana na cidade de Tibau a equipe de produção do Jegue Folia, para comemorar o sucesso do evento que agitou a cidade de Marcelino Vieira no mês de janeiro. Aqui agradeço o convite e desde já confirmo presença. O fim de semana promete ser muito divertido.

@ - PAPO DE BUTECO - O empresário Wagner Aquino informa as novidades do seu Papo de Buteco Beach em Tibau. Para esse final de semana, além do delicioso cardápio, o bar e restaurante mais badalado do verão se transforma em um camarote vip. Os clientes terão uma visão privilegiada dos shows do Cavalo de Pau e Sorriso Maroto no Clube Álibi. Todos são convidados de Wagner Aquino, a entrada no Papo de Buteco Beach é free.

@ - CARNAVAL DE ALEXANDRIA - O Carnaval Tradição de Alexandria vem se consolidando como um dos melhores da região. Realizado em praça pública, torna-se uma festa inclusiva, uma vez que todos os públicos e camadas sociais participam. Alexandria já tem definidas as bandas que animarão o seu tradicional Carnaval: Bafafá, Prabalá, Feras, Circuito Musical, Salgado Elétrico, Axé Power, Baby Mel Eletric, Fabiano Show e Orquestra de Frevo Canaã.

@ - CAMAROTE ALEFOLIA - Agradecemos a George Maia e toda equipe do Alefolia, micareta da cidade de Alexandria, pelo convite para marcamos presença no camarote que será instalado no Carnaval da cidade de Alexandria.

@ - MAJOR SALES - A vizinha cidade de Major Sales, com sua tradicional festa carnavalesca, já se prepara para o Carnaval 2010 com uma grande estrutura de palco e bandas.

@ - AMORN - A Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (Amorn) definiu o comandante da entidade para a próxima gestão. Após o fim do mandato de Carlos José Fernandes, o Dedezinho, de Luís Gomes, assumirá a entidade o prefeito de Riacho da Cruz, Marco Aurélio Rego.

@ - CCP - Fim de semana movimentado para os pauferrenses que gostam de esporte. Amanhã à noite terá jogo Clube Centenário Pauferrense e ABC no Nogueirão em Mossoró pela terceira rodada do Estadual de Futebol.

@ - PRÉVIA - Ailton Farias e Leônia Farias comunicando que a prévia do Carnaval em Umarizal será na AABB, com Municipal Santos e muita gente bonita, no dia 12 de fevereiro.

@ JOSÉ JÚLIO - O pré-candidato a deputado estadual, ex-prefeito de Antônio Martins, José Júlio (PT), teve sua administração premiada entre as 20 melhores do Brasil, sendo inclusive indicada para concorrer entre as melhores do mundo. Zé Júlio espera que o povo da região Oeste reconheça sua competência e seu trabalho para chegar à Assembleia Legislativa.

Programação do Carnaval de Apodi


O Carnaval de Apodi promete mais uma vez ser um dos maiores do interior do Rio Grande do Norte. Organizado pela Prefeitura do Apodi, via Secretaria de Turismo, a festa terá nove bandas que animarão os foliões no corredor da folia. O Carnaval de Apodi contará com variadas atrações musicais como Garota Safada Elétrico, Inala, Bakulejo, Remelexo Elétrico, Arretado, Municipal Santos, Metal Elétrico, Bonde do Maluco, Maluketo, Zuada Boa e os arrastões com o trio elétrico pelas principais ruas da cidade e Corredor da Folia. Além de som, palco, luz e camarotes.

Coluna Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo


Restaurante especial em Barra de Tabatinga.

Lounge Hellenus Falésias

Estive este final de semana em Barra de Tabatinga no litoral sul a 40 km de Natal, praia onde veraneio desde criança, e por lá visitei o restaurante Hellenus uma espécie de ambiente árabe com vista para o mar por estar localizado em cima das falésias que tem abaixo o mar de Tabatinga. Comida exótica com raízes árabes como o bolinho de batata doce e camarão, funcionários a caráter e o ambiente também como mostra a foto. O Hellenus só funciona nos meses de Janeiro e Fevereiro, para mim é sempre um prazer visitá-lo todo ano.



Moqueca à Maria de Macário vence Festival da Boa Mesa de Verão

Concurso chega à terceira edição e acontece na praia de Pirambúzius



Prato com origens em Muriú foi a grande atração da terceira edição do concurso


Eduardo Patrício (centro), durante divulgação do festival, ao lado dos concorrentes Décio Holanda, Sérgio Andrade, Marcolero Emerenciano e Gutto Barreto

O funcionário público Décio Holanda foi o vencedor deste ano do III Festival da Boa Mesa, competição gastronômica realizada na casa de praia do casal de empresários Eduardo e Cintya Patrício (donos da Nutriday), em Pirambúzios, litoral sul do Rio Grande do Norte.

Décio apresentou a Moqueca à Maria de Macário, originário de uma história que ele conheceu na praia de Muriú, no litoral norte potiguar. “Foi um prato servido por dona Maria de Macário ao padre Rui”, conta. Maria era esposa de um dos pescadores da praia e o padre Rui Miranda é personagem histórico da igreja local.

O funcionário público Décio Holanda fez o prato vencedor; vereador Sérgio Andrade chegou quase lá, mas a empresária Cintya Patrício aprovou todos eles

Também concorreram no festival deste ano o advogado Marcolero Emerenciano, que fez uma tortilla espanhola; o diretor comercial da TV Ponta Negra, Gutto Barreto, que produziu carré Bordeaux (carne feita a base de vinho), e o vereador de Parnamirim, Sérgio Andrade, que fez um peixe batizado de Sirigado 100% Parnamirim.
A entrega dos prêmios foi acompanhada pela própria prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que é amiga do casal Cintya e Eduardo Patrício, e passou às mãos de Décio Holanda os troféus pela vitória.

Esse tipo de matéria só mostra a febre que é hoje a realização de Festivais Gastronômicos, tanto no nosso Estado, como em todo o mundo, é um tipo de evento que além de ter um propósito cultural reúne tudo que existe de melhor na vida.

Fique Por Dentro

@ - Trânsito - 72% dos casos de óbito dos acidentes de trânsito, este ano, nas rodovias federais potiguares envolvem veículo de duas rodas. Cinco das oito mortes ocorridas, no Estado, foram com motoristas deste tipo de veículo. Eles representam 24% das colisões registradas nos primeiros 17 dias deste ano. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

@ - Bebidas alcoólicas - Dentre as principais causas dos acidentes graves, o consumo excessivo de álcool continua a ser uma das principais causas, onsiderando todos os tipos de transporte. De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2009, no Rio Grande do Norte, foram pouco mais de 20 mil testes de bafômetro. Quase dois mil deles resultaram em positivo. Houve, contudo, melhora nas estáticas após a implementação da chamada Lei Seca. Segundo dados da PRF, houve redução de 28,8% no número de acidentes entre os anos de 2008 e 2009. Além disso, também caiu em 29,3% o número de feridos e em 4,6% o de mortos.

@ - Cartão - Os candidatos inscritos ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já podem tirar o cartão de inscrição. A nova empresa, a Consultec, já disponibilizou o material no endereço eletrônico da universidade: www.uern.br.

@ - Transmissões - As emissoras de rádio da região investiram pesado para garantir a transmissão dos jogos do Campeonato Estadual de futebol. Além da 93 FM de Mossoró, a Obelisco FM de Pau dos Ferros e a Princesa do Vale do Assú capricharam na estruturação das equipes. Além destas, emissoras do Seridó e Natal garantem a difusão dos detalhes de todas as partidas realizadas no Estado.

@ - Almino Afonso - De curtir o melhor e maior Carnaval da região em Almino Afonso, que contará com a animação das bandas: Bonde do Maluco, Prabalá, Thábata, Dona Doida, Municipal Santos, Los Pepas, Flor Mania e muito mais. Carnaval, já sabe, é em Almino Afonso! Organização da Leão Produções e Eventos.

Apodi realizara o maior carnaval do Médio e Alto Oeste

O carnaval de Apodi no Médio Oeste promete mais uma vez ser uma dos maiores do interior do Rio Grande do Norte. Organizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Turismo, a festa será animado por nove bandas que animara os foliões no corredor da folia.

A prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), implantou uma estrutura considerada por ele simples, mas que contou com 20 camarotes, banheiros químicos, uma praça de alimentação e caprichou em um item de extrema importância que é a segurança.

O carnaval de Apodi contara com varias atrações musicais como Garota Safada Elétrico, Inala, Bakulejo, Remelexo Elétrico, Arretado, Municipal Santos, Metal Elétrico, Bonde de Maluco, Maluketo, Zuada Boa, e os arrastões com o trio elétrico pelas principais ruas da cidade e corredor da Folia. Além de som, palco, luz e camarotes.

A segurança será feita pela 3ª Companhia de Policia Militar, comandada pelo capitão, Marcos Carvalho Honorato, que contara com 150 policias, Delegacia Regional de Policia Civil, que tem o bacharel, Luis Antonio que também recebera reforço em seu policiamento através da Operação Oeste, Guarda Municipal de Apodi e mais 100 homens contratados que aturarão nos estacionamentos e em pontos estratégicos da grande festa, Juizado da Infância e Adolescência e o Conselho Tutelar também vão atuar.

O carnaval de Apodi também é sinônimo de faturamento para vários segmentos comerciais da cidade. Postos de combustíveis, restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas, hotéis, pousadas e vários outros setores aquecem suas vendas nesse período. Na cidade varias pessoas estão disponibilizando casas para alugar que podem ser encontradas pelo fone (84) 9919 – 0383.

A festa de momo apodiense a cada ano tem crescido e atraído foliões de outras cidades e regiões como do Vale do Jaguaribe no Ceara e Alto Sertão na Paraíba. A expectativa entre os organizadores do Carnaval de Apodi é que durante o período carnavalesco a cidade receba uma média de 25 mil pessoas todas as noites, durante os cinco dias de festa, o que vai garantir ao município uma população flutuante de foliões em torno de 100 mil pessoas.

Toda a estrutura assegurada pelos organizadores com o apoio da prefeitura municipal, já está sendo preparada. Ao todo, serão nove bandas que vão garantir aos foliões muita alegria com a presença de trios elétricos. Além disso, os foliões contarão com som, gerador, palco, banheiros, mídia e decorações, além das bandas que já estavam contratadas. A estrutura do evento vai contar com 33 camarotes com capacidade para até 20 pessoas. Os organizadores já confirmaram que todos os camarotes já foram comercializados.

Durante os dias de folia o carnaval de Apodi passa a gerar muitas oportunidades de emprego e renda com a criação de centenas de empregos temporários, que começam com a contratação de 100 seguranças particulares, barraqueiros, vendedores ambulantes, churrasqueiros, sorveterias, bares e restaurantes, hotéis, que ficam lotados. Além disso, muitas casas são alugadas por particulares gerando renda extra para os seus proprietários.

Edital de Seleção para Professor Substituto de Espanhol para atuar no Departamento de Letras do Campus da UERN de Pau dos Ferros

O Chefe do Departamento de Letras/CAMEAM, no uso de suas atribuições acadêmico-administrativas, torna público o processo seletivo para cadastramento e classificação de professores para lecionar, em caráter provisório, as Disciplinas Estágio Supervisionado Turma “A”, Estágio Supervisionado Turma “B” Metodologia I (Espanhol), Literatura Espanhola I, Literatura Espanhol III, Literatura Hispanico-Americana e Seminário de Monografia I (Espanhol), conforme especificações a seguir.

DO CRONOGRAMA

  1. Inscrições: 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2010, no Departamento de Letras/CAMEAM, das 08h às 11h e das 18h às 21h30min, com Marta Jacinto.
  2. Homologação das Inscrições: 03 de fevereiro
  3. Análise de Currículos: 04 de fevereiro de 2010.
  4. Resultado final: 05 de fevereiro de 2010, disponível na secretaria do curso de Letras.

DA INSCRIÇÃO:

1. As inscrições deverão ser feitas pelo próprio candidato ou por procurador, no período de 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2010, no Departamento de Letras/CAMEAM, das 08h às 11h e das 18h às 21h30min, com Marta Jacinto.

2. O candidato(a) ou seu/sua procurador(a) deve preencher formulário próprio de Inscrição disponível na Secretaria do Curso Letras CAMEAM, Sala “Professora Maria Alvandir da Costa Fontes”.

DAS VAGAS: Os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade do Departamento de Letras/CAMEAM, com contrato de 40 horas semanais para o semestre 2009.2. De imediato serão convocados os dois primeiros selecionados.

DAS DISCIPLINAS E DOS HORÁRIOS:

SELECIONADO 01:

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

METODOLOGIA I

METODOLOGIA I

XXX

XXX

XXX

LIT. HISPANO-AMERICANA I

XXX

XXX

LIT. ESPANHOLA III

SELECIONADO 02:

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA I

XXX

LIT. ESPANHOLA I

LIT. ESPANHOLA I

XXX

XXX

XXX

XXX

XXX

DOS CRITÉRIOS:

  1. Podem concorrer graduados em Letras com Habilitação em Língua Espanhola.
  2. Os professores selecionados deverão estar aptos a trabalhar as disciplinas de Línguas (comunicação) e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana;
  3. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar Curriculum Vitae com documentos comprobatórios;
  4. Para efeito de pontuação só serão consideradas na análise do Currículo as experiências efetivamente comprovadas.

DA CLASSIFICAÇÃO:

  1. Será considerado classificado e cadastrado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 7.0.
  2. A classificação obedecerá a sequência da maior para a menor nota do currículo que constituirá lista de classificação em ordem decrescente.

OBSERVAÇÃO: O cadastramento de que trata este Comunicado terá efeito apenas para o semestre 2009.2, podendo os contratos ser renovados conforme necessidade Departamental e anuência da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UERN. O candidato desenvolverá atividades docentes no Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM, com disponibilidade nos turnos matutino e noturno, e ainda, disponível para a reunião Departamental no turno vespertino (um dia da semana).

Pau dos Ferros, RN, 27 de janeiro de 2010.

Prof. Jailson José dos Santos

Chefe de Departamento de Letras/CAMEAM.

Obras que valorizam e fazem Pau dos Ferros crescer

Nos últimos anos, Pau dos Ferros vem passando por uma onda de crescimento, até então, nunca visto em seus mais de 150 anos de história.

O número de obras em execução no município é imenso. Segundo o Secretário de Tributação, Francisco Correia, a cidade tem aproximadamente 60 obras de médio e grande porte, que são fiscalizadas pela Secretaria.

Nas obras públicas de Pau dos Ferros, estão inclusas obras da Prefeitura, como a construção da Unidade Escolar de Educação Infantil, no bairro São Geraldo, a drenagem e pavimentação do antigo beco da lama, além das nove ruas no bairro Princesinha do Oeste,e somam-se, também, as obras da Sede do TRE-RN e OAB, que estão sendo construídos em terrenos doados pela Prefeitura.

Em breve, outras obras terão início. Serão as duas quadras poliesportivas, além da reforma e modernização do Ginásio Prof. ‘João Faustino’ e a pavimentação do prolongamento da Av. Joaquim Torquato. Obras que passaram pelo processo de licitação e que aguardam liberação por parte da Caixa Econômica Federal.

E um investimento atrai outro. É com esta nova mentalidade, que o Prefeito Leonardo Rego busca executar obras para que a cidade conquiste empresas e mais moradores. O que significa mais moradores, aliado a novas oportunidades.

Prova que esta nova política de investimento, que foi implantada em Pau dos Ferros, vem dando certo, é a valorização dos imóveis localizados próximos a Praça de Eventos. Além da eliminação de um espaço utilizado para acumulo de lixo e esgoto, o novo espaço agregou valor aos imóveis e mais qualidade de vida aos moradores do bairro.

As obras de drenagem e pavimentação do Beco da Lama, que erradicou os esgotos a céu aberto, valorizou os terrenos e casas próximas à obra. Além desta valorização, foi a contra partida do município para atração do Supermercado Queiroz, que ofereceu mais de 70 empregos diretos e mais de 120 empregos indiretos. O que significa quase 200 famílias que passam a possuir a sua renda, fruto do seu trabalho.

Esta onda de crescimento que Pau dos Ferros vem passando, tende a continuar. Afinal, ela é fruto do planejamento e da racionalidade que vem sendo empregada no uso dos recursos públicos.

Enquanto o mundo enfrentava a crise financeira e municípios reclamavam pela perda de arrecadação, nós realizávamos investimentos. Tínhamos nossas contas em dia e uma ótima saúde financeira. O esforço empregado nesse sentido reflete-se, agora, na presença de vários postos de empregos abertos e a falta de trabalhadores para assumir” comemorou o Prefeito Leonardo Rego.

Ainda segundo o Prefeito Leonardo Rego, a dificuldade de se iniciar obras em Pau dos Ferros é encontrar trabalhadores para tocar as obras.

A dificuldade é confirmada pelo Mestre-de-obras, Valdomiro Ferreira, responsável pela obra da Sede do TRE-RN. Segundo ele, há vagas abertas para Pedreiros e auxiliares. No entanto, mesmo com as oportunidades, faltam homens para o trabalho. Segundo ele, na obra do TRE, há trabalhadores de outros municípios, pois apenas de Pau dos Ferros não foi possível preencher o quadro de empregados.

Assim, com estas oportunidades abertas, é possível abrir mercado para construtoras, lojas de materiais de construção, além de movimentar o mercado de alugueis de casas, colocando a economia em um ciclo virtuoso.

Prefeito em uma das importantes obra da cidade, a drenagem do antigo Beco da lama