Dinheiro

No dia 13 de Outubro é o Dia Nacional do Dinheiro. Nos primeiros tempos da civilização, ninguém precisava de dinheiro. Os problemas começaram a surgir quando os homens passaram a viver em sociedade. Valia tudo: sal, tijolos, dentes de cachorro ou pedaços de bambu. Há 2 mil anos, na Lídia, um pequeno país da Ásia Menor, alguém iniciou a cunhagem da moeda, em ouro, prata, cobre, bronze e outros metais. Outros países copiaram e aperfeiçoaram o sistema. Grécia e Roma colocaram símbolos nacionais nas moedas. A primeira moeda de prata de valor e peso definidos surgiu no século VII a.C. na ilha grega de Egina.
Fonte : Guia dos Curiosos

Justiça

A Comarca de Pau dos Ferros da 40ª Zona Eleitoral, que tem sete municípios da região sob sua jurisdição, está com nova juíza titular, trata-se da dra. Cíntia Cibele Dantas de Medeiros, em substituição ao juiz dr. Ricardo Henrique de Farias, transferido para Nova Cruz após as eleições de 5 de outubro, obedecendo ao rodízio da Corte Judiciária. Seja bem-vinda, doutora!
Fonte: Lisboa Batista

EXPOSIÇÃO DE ARTE

A cidade de Pau dos Ferros está incluída no roteiro da exposição "Maravilhas Mecânicas de Leonardo da Vinci" para o período de 9 de março a 9 de abril de 2009. Atualmente, a exposição que pertence ao Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro se encontra na Biblioteca Municipal de Mossoró até o dia 11 de novembro e percorrerá, até junho/09, as cidades de Caicó, Natal, Santa Cruz e Nova Cruz, já tendo percorrido o mundo e agora vários estados do nosso país. O grande pintor Da Vinci mostra agora o seu lado de inventor e cientista. Vamos aguardar com ansiedade as grandes obras de arte em nossa cidade. (Fonte: Lisboa Batista - Jornal Defato)

Sentimentos de Pesar

Sentimento de prece para os familiares de Ubiranilton Deodato (Gordo da Farmácia) que faleceu na madrugada de ontem em sua residência, vítima de um ataque cardíaco.

Jornal O Mossoroense completa 136 anos de circulação

O conceituano jornal O Mossoroense, no qual eu tenho o prazer de fazer parte, como colunista de minha cidade, comemora hoje mais um ano de existência. O matutino completa 136 anos registrando a história da urbe amada por todos nós, do Rio Grande do Norte, do País e do mundo. A todos que fazem o jornal O Mossoroense os nossos parabéns e acima de tudo os votos para que o jornal continue firme cumprindo o seu papel de informar bem o leitor.

X Edição - HallowIRC by CCAA


O amigo Miquéias Melo, diretor geral do portal www.clickvip.com.br, da cidade de Mossoró, enviando o seguinte e-mail:

Venho através deste e-mail informar-lhes sobre a X Edição do Tradicional HALLOWIRCby CCAA. O evento acontecerá no próximo dia 01 de novembro na AABB de Mossoró - RN (Sábado véspera deferiado).

ATRAÇÕES:

BANDA INALA - no primeiro ambiente

HEAVY METAL - AMENKHARYS / SEYFER - DUB REAGGAE - DJ YURE ROOTS - DJ'S BALINHA / SECOND / BROWN JUNIOR

SENHAS ANTECIPADAS (NA SEMANA DO EVENTO) NA SKYLER - MODA MASCULINA (MOSSORÓ WESTSHOPPING)

Professores da Uern são destaque na Argentina

Professores do NUDESP/CAMEAM/UERN tiveram artigos aprovados no IV Coloquio Internacional de Economia Política y Pensamiento Critico promovido pela Sociedade latino americana de Economia Política - SEPLA, o qual acontecerá em Buenos Aires- Argentina no período de 22 a 24 de outubro deste.

Participarão do Evento a professora Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas e o professor José Elesbão de Almeida, ambos do Departamento de Economia de Pau dos Ferros.

Os artigos aprovados foram:
Informalidade e precariedade laboral: o que mudou com a acumulação flexível?
Franciclézia de Sousa Barreto Silva e Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas

Crescimento econômico e distribuição de renda no Brasil: conflitos e perspectivas.
Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas e Franciclézia de Sousa Barreto Silva

O desejo pela autonomia e a vocação para o desenvolvimento dependente-associado.
José Elesbão de Almeida

É importante ressaltar que docentes das maiores universidades do Brasil e da América Latina estarão neste evento discutindo temas importantes para a Economia Mundial, especialmente neste período de crise do modelo econômico vigente.

CENTRO RENASCER

A Federação Espírita do Rio Grande do Norte está convocando todos os presidentes dos Centros Espíritas do RN para a reunião ordinária do Conselho Federativo Estadual da Fern, quando a mesma acontecerá em Pau dos Ferros, no Centro Espírita Renascer, na manhã do próximo dia 19, domingo. No mesmo período acontecerá o XII Encontro dos Centros Espíritas do RN - ECERN, no auditório da Escola de Enfermagem "Catarina de Siena", reunindo lideranças do movimento espírita estadual. Informações pelos fones: 9981-0751 e 3232 -4799. Soraya Vieira, presidente do Centro Renascer, anfitrionará a família espírita do estado em Pau dos Ferros.

Fonte: Colunista Lisboa Batista - Jornal Defato

JEGUE FOLIA 2009 - UMA PAIXÃO


A oitava edição do JEGUEFOLIA é muito especial. Grandes bandas já estiveram nas estreitas ruas de Marcelino Vieira, Cláudinha e Babado Novo, Aline e Cheiro de Amor, Ricardo Chaves, Xandy e Harmonia, e outras levaram muita alegria para a grande galera do JEGUE vinda de todos os cantos e recantos desse Brasil. São anos marcados pelo sucesso, crescimento, e respeito ao folião, e assim será o JEGUEFOLIA 2009.
SAULO FERNANDES E BANDA EVA é a maior atração de Axé já trazida para a região, sua presença em Marcelino Viera dia 09 de janeiro fará história e ficará marcada e será inesquecível para os que curtirem esse grande momento.
No dia 10 é a vez da banda VOADOIS, dos vocalistas Katê e Fred, a melhor banda surgida os últimos anos e que já marca fortemente seu espaço no Axé.
No domingo tem a banda que sempre faz sucesso deixa saudades no tradicional encerramento do evento, a banda INALA. VENDA DE ABADÁS EM BREVE.
Como Ir? Onde Ficar? Onde Comprar? www.jegue.com.br, com seu comissário e (84) 9984.1098

MOSSORÓ MIX TERÁ ESTRUTURA DE GRANDES FESTIVAIS DE MÚSICA

Em novembro a GONDIM & GARCIA PRODUÇÕES realiza a segunda edição do Mossoró Mix. Para este ano, uma megaestrutura foi projetada visando o conforto e bem estar do folião. O melhor do rock nacional, o tempero baiano e o autêntico forró nordestino estarão juntos nessa festa. São atrações de renome nacional, regional e local.

Inovador no Rio Grande do Norte, com estrutura de um grande festival musical para um público ávido por diversão, entretenimento, novidade e claro, muita música, o Mossoró Mix se consolida como o maior evento no segmento Mix do interior do estado e contribui diretamente para o desenvolvimento da economia local.

Vários empregos diretos e indiretos são criados, hotéis ficam lotados, comércio tem vendas aquecidas, agências de turismo de vários estados promovem excursões, em fim, o Mossoró Mix influencia diretamente no desenvolvimento da cidade.

O organização do evento escolheu a Estação das Artes Eliseu Ventania para realizar o Mossoró Mix 2008 e acredita que a mudança trará benefícios para o folião. "Perto de casa, quem não quiser ir de carro (o que eu acho até melhor) pega um táxi faciomente e ainda tem a estrutura que poderemos montar sem problemas lá", esclarece Tácio Garcia, diretor da Gondim e Garcia Produções.

A Estação das Artes será totalmente fechada com uma estrutura que possui 3,20 metros de altura. Mais de cem seguranças particulares estarão circulando dentro e fora do local, 12 Câmeras de segurança farão o monitoramento de toda a festa, policiais do II Batalhão de Polícia Militar ficarão estrategicamente posicionados, além de realizarem a ronda externa com motos e carros. A equipe da polícia de trânsito também estará ajudando a manter a tranqüilidade do evento. "Tudo pensado com muita responsabilidade para garantir a alegria do folião", enfatiza Tácio.

A estrutura terá ainda postos de atendimentos como enfermaria, juizado de menores, corpo de bombeiros e posto policial disponível no local até o final da festa. O layout conta com 2 palcos, 2 camarotes, pista, serviço de bar, praça de alimentação, espaço reservado para mesas, banheiros exclusivos e front stage.

O acesso dos foliões que optarem pela pista se dará através do portão principal da Estação das Artes, localizado na Avenida Augusto Severo. Para quem optar pelo camarote o acesso será pela lateral da Estação das Artes, na Avenida Rio Branco. Várias saídas de emergências estarão disponibilizadas.

O Mossoró Mix acontece nos dias 14 e 15 de novembro com horários definidos para início e término.

14/11
21h00min às 22h10min – Banda Inala
22h20min às 23h40min – VoaDois
23h50min às 01h20min – Biquíni Cavadão
01h30min às 03h00min – Aviões do Forró

15/11
21h00min às 22h00min – DJ's
22h00min às 23h30min – Ferro na Boneca
23h45min às 01h00min – Paralamas do Sucesso
01h10min às 02h50min – Psirico
03h00min às 04h00min – Bakulejo
*outras informações através do site
www.mossoromix.com.br ou pelo telefone 3316.5366

Parabéns Cid Augusto

O diretor de redação do Jornal O Mossoroense, Cid Augusto, teve sua monografia de mestrado pela UFRN aprovada com louvor. A banca fez questão de – por escrito – sugerir a publicação do texto. Parabéns.

Curso de Odontologia da UFRN é considerado o melhor do Brasil

Entre os 3.239 cursos superiores brasileiros avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2007), o de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi considerado o melhor na área odontológica em todo o País.

Para alcançar essa colocação, o curso de Odontologia da UFRN obteve nota máxima nos três principais conceitos do exame – a nota do Enade, IDD (Índice de Desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e o CPC, nova modalidade que faz uma média entre a prova, o índice de desempenho e inserindo uma avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Governador do Piauí visita região serrana do RN

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), visitou a região serrana do Rio Grande do Norte no último fim de semana.



Acompanhado do secretário estadual de Turismo, Sílvio Leite, que é natural de Martins, e da primeira-dama, Rejane Dias, o governador visitou neste fim de semana pontos turísticos e museus do município serrano.


A equipe se mostrou impressionada com as belezas naturais do município de Martins e seu valioso acervo cultural, que inclui dois museus, sítio arqueológico e outros pontos importantes da cidade.


Wellington Dias, que pernoitou em Martins, visitou também as cidades de Portalegre e Apodi.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Briga de família termina em assassinato na cidade do Encanto

Uma briga de família, segundo a polícia, terminou em tragédia na tarde do último domingo, no município de Encanto. O agricultor José Fábio Pinheiro de Lima, 21 anos, foi morto a facadas, por volta das 16h20, e o acusado é José Arioberto da Silva Oliveira, 21 anos, cunhado do irmão da vítima.



Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Encanto, que está investigando o caso, os três estavam bebendo na casa do acusado, quando resolveram ir para um bar. Depois de sair do estabelecimento, começaram uma discussão.


A briga aconteceu na rua Francisco Jerônimo, em Vila Nova. Segundo a polícia, José Arioberto teria desferido vários golpes de faca contra José Fábio e depois fugido. A vítima foi socorrida e levada, com o auxílio do irmão, ao hospital local. De lá, foram encaminhados a Pau dos Ferros.


O agricultor não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Ainda não há pistas do paradeiro do acusado, que reside na própria cidade de Encanto. Já a vítima e o irmão moravam, segundo a polícia, em São Miguel. O delegado titular Inácio Rodrigues de Lima deve investigar o crime.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Agricultora é esfaqueada e morta pelo marido na cidade de Pilões

A agricultora Kátia Souza Guilherme, 23 anos, foi assassinada a facadas na noite do último domingo, dentro de sua própria residência, no município de Pilões.



O acusado, preso em flagrante, é o próprio esposo da vítima, Francisco das Chagas Costa, 28 anos, conhecido como "Neguinho de Zé Viola".


Segundo o testemunho de vizinhos à polícia, gritos foram ouvidos de dentro da casa, por volta das 23h50. Depois disso, o esposo da agricultora saiu da residência com a faca em punho, afirmando ter matado a mulher. "E ele ainda disse que quem saísse de casa seria morto também", contou um policial.


Um dos vizinhos conseguiu acionar a polícia. A equipe localizou "Neguinho de Zé Viola" a poucos metros da cena do crime, mas quando percebeu que seria abordado, ele tentou reagir usando a faca. Os policiais dispararam alguns tiros e um deles atingiu Francisco na perna esquerda.


O assassino foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Pau dos Ferros. Após ser liberado, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Alexandria, onde está custodiado. Segundo policiais, ainda não se sabe o que teria motivado o crime, mas os vizinhos afirmaram que o casal sempre discutia.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Curiosidade

Palavras-cruzadas
Passatempo era publicado somente em jornal
As palavras cruzadas surgiram nos Estados Unidos em 1913 publicadas como um exercício mental no jornal New York World. Atualmente, o jogo é atração tanto para crianças como para adultos.