Coluna: Gastronomia Sem Frescura


GASTRONOMIA SEM FRESCURA

Olá, quero começar a escrever esta coluna em primeiro lugar agradecendo a todos os veículos de comunicação que gentilmente estão nos cedendo espaço para que possamos aqui mostrar um pouco do que realmente é a gastronomia: simples, apreciada por todos e acessível a todos. Quero falar dos eventos gastronômicos e dos restaurantes que freqüento por aí a fora, mas também da gastronomia da nossa cidade Pau dos Ferros e região, teremos ainda receitas, críticas e muito mais. GASTRONOMIA SEM FRESCURA será publicada sempre as quarta-feiras, hoje especialmente estamos escrevendo sobre a nossa ida ao Sexto Festival Gastronômico de Pipa e registrando a oficina do Chef Sandro Bianchini. (Ismaelson Rêgo)

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PIPA

Durante o período de 10 a 18 de Outubro aconteceu o Sexto Festival Gastronômico de Pipa e nós estivemos lá para conferir e captar as novidades do mundo gastronômico para podermos levá-las até você. O Festival “da Pipa”, forma carinhosa como a praia é chamada pelos seus nativos e freqüentadores, é na minha opinião um dos mais interessantes festivais do estado. Primeiro por ter seu próprio pólo gastronômico formado por restaurantes de Tibau do Sul, Sibaúma e pela charmosa rua principal da praia de Pipa repleta de restaurantes de todas as nacionalidades e também por ter um astral bem diferente, uma vez que acontece numa praia. Durante os dias de evento vários Chefs renomados fazem oficinas, acontecem ainda eventos paralelos como: a escolha do melhor feijão da cidade, degusta pipa (onde restaurantes e nativos da região vendem sua comida a preços simbólicos), concurso de alunos e o concurso de melhor prato aonde os jurados vão ao próprio restaurante para degustar o prato concorrente que ainda pode ser votado pelo público através da aquisição de um guia que custa R$ 15,00.

OFICINAS GASTRÔNOMICAS

Quanto à oficina do Chef Sandro Bianchini, eu quero começar explicando que Oficina Gastronômica nada mais é do que Chefs de cozinha, Cozinheiros, ou até mesmo Apreciadores da Gastronomia cozinhando para que a platéia veja e aprenda, uma espécie de palestra. Bom, ainda na semana passada fomos até ao Hotel-Escola SENAC Barreira Roxa conferir a oficina do Chef Executivo de Cozinha do Grande Hotel Campos do Jordão - Hotel-Escola SENAC/SP, Sandro Bianchini, que começou sua oficina nos mostrando algumas de suas medalhas em Competições Gastronômicas pelo Brasil e pelo Mundo, logo em seguida deu início as suas Oficinas de Técnicas de Alta Gastronomia e Cozinha Fusão em Receitas Brasileiras, concluindo com Técnicas de Cozimento Avançado, ou seja, ele simplesmente nos mostrou que a alta gastronomia está na mistura dos ingredientes mais simples e na utilização do que temos de melhor na nossa região. O Chef Sandro Bianchini é um dos Tops na Gastronomia do nosso País.

FOTOS

Trio de pastas e sucos especiais do restaurante Gatos de Rua.

Tradicional Prato de Pipa.

Palco onde se apresentam as atrações.

Lounge do Festival.

Lívia no Lua Cheia onde comemos um ótimo camarão ao molho de maracujá.

Eu no Gatos de Rua, para mim o melhor restaurante de Pipa.

Eu e Lívia no Golfinho.

Degusta Pipa.

Chefs Lula Cabral e Eugênio Cantídio fazendo ensopado de frutos do mar gigante.

Chefs concluindo o ensopado gigante.

Chef Sandro Bianchini.

Chef François Schimitt do renomado restaurante Camarões.

Carne de sol ao mamão verde do restaurante Golfinho - prato que concorreu ao Festival.

Badejo a Gatos de Rua - prato que concorreu no Festival.

Atum com crosta de gergelim.

Últimos dias da campanha Mossoró Mix – Hemocentro. Dê o exemplo, salve vidas.

Se você já é um doador de sangue, mas ainda não cumpriu sua tarefa esse mês, ou se você ainda não é um doador e quer se tornar um, faça isso agora. Até o dia 30 de outubro, o Mossoró Mix em parceria com o Hemocentro de Mossoró, realiza a campanha “Dê o exemplo, salve vidas”.

O doador que comparecer ao Hemocentro para doar sangue até o final deste mês estará concorrendo a dois passaportes pista para o Mossoró Mix 2009. O sorteio será realizado no dia 03 de novembro, na sede do evento. “Nós acreditamos que a melhor maneira de retribuir o carinho que os mossoroenses têm pelo evento é fazer algo que beneficie o próximo, indistintamente. Então encontramos no gesto de solidariedade a resposta”, afirmou Tácio Garcia, diretor da Gondim & Garcia Produções.

De acordo com o Hemocentro a parceria é bem vinda porque estimula os doadores a comparecerem. “As empresas que se preocupam com responsabilidade social estão sempre nos ajudando e esse gesto significa muito para uma vida. Essa atitude é um exemplo para que outros grupos se engajem na luta pela doação de sangue”, esclareceu Denise Morais, assistente social do Hemocentro.

O doador pode comparecer ao Hemocentro, de segunda à sexta, localizado no anexo do Hospital Tarcísio Maia. É importante lembrar que antes da doação o doador passará por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação.

Requisitos para doar sangue:

- Ter mais de 18 anos e menos de 60 anos;

- Ter peso superior a 50 kg;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação;

- Ter dormido pelos menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação;

-Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da Aids.

Outras informações acesse www.mossoromix.com.br.

O mundo todo conhece São Miguel através do novo www.saomiguel.rn.gov.br

Já está no ar o novo site do municipio de São Miguel desenvolvido pela Assessoria de Comunicação municipal. A iniciativa marca mais um período da gestão do Prefeito Galeno Torquato que desde o início da sua administração mantêm um contato constante com a população através deste importante veículo.
O novo site apresenta um layout diferenciado, mais limpo e objetivo, priorizando informação e imagem, o que facilita a navegação e o acesso rápido. Você encontra informações do município, ações e investimentos da Prefeitura, informações sobre as secretarias municipais, estrutura da administração, dados históricos e estatísticos, além do destaque para as publicações oficiais com atualização constante.

Quem busca informações sobre a serra de São Miguel encontra neste novo portal, contatos com instituições municipais e escolas municipais, mapa de como chegar até São Miguel, espaço exclusivo sobre as obras no município, destaques da administração do Prefeito Galeno Torquato, página especial sobre o Parque da Lagoa de São Miguel, espaço interativo através do Fale com o Prefeito, além de notícias, banners, campanhas municipais e muito mais.

O Prefeito Galeno Torquato e toda a sua equipe recebem sua visita a este ambiente virtual com muito carinho. “A reformulação do site do nosso município com novas ferramentas e nova imagem, vai proporcionar à comunidade melhor acesso às informações e serviços gerados pela Prefeitura, além de ser um portal de contato com internautas de todo o mundo”, complementa Galeno Torquato.

FUTEBOL

No próximo domingo, o ponto de encontro da galerinha pau-ferrense será o Estádio 9 de Janeiro. Por lá será realizada a grande final do Campeonato Estadual de Futebol da 2ª Divisão e o nosso Clube Centenário Pau-ferrense irá disputar o título com o Clube Atlético Potengi da Zona Norte de Natal. A partida terá início às 15h30. Vai ser jogão! Estamos na torcida.

GASTRONOMIA SEM FRESCURA

Este será o nome da coluna sobre gastronomia do promotor de eventos Ismaelson Rêgo e que em poucas semanas será postado em vários blog e sites da região. Ismaelson, diretor da Ira Marketing e Eventos, foi o responsável pela organização do I Festival Gastronômico de Portalegre o do II Festival Gastronômico de Pau dos Ferros. A coluna ajudará a desmistificar a ideia que se tem sobre alta gastronomia e levar a população a se interessar com mais profundidade sobre o assunto.

Fique Por Dentro

@ - Hoje estamos em festa pela passagem de aniversário do empresário Paulo Gomes e da minha querida irmã Alyany Wagna.

@ - Foram para Fortaleza prestigiar Elias Fernandes nas comemorações dos 100 anos do Dnocs, o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo; e o empresário Xavier Rêgo.

@ - A Obelisco FM - 90,9, com o seu "time" de profissionais, cai em campo no próximo domingo e vai transmitir ao vivo direto do Estádio 9 de Janeiro a partida entre o Clube Centenário Pau-ferrense e o Clube Atlético Potengi, que disputam a final do Campeonato Estadual da 2ª Divisão.

@ - "Escola e Saber: a sua escolha pode mudar o mundo". Este é o tema da IV edição do Concurso de Redação Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, cujo o lançamento ocorrerá no dia 7 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró.

@ - O escritor e palestrante Edivan Silva lança amanhã, às 19h30, na Livraria Siciliano no West Shopping em Mossoró o seu mais novo livro "Motivação" - A mais forte aliada para enfrentar desafios.

@ - A partir de hoje a Pizzaria Água na Boca terá programação especial todas as quintas-feiras, será a 5ª Universitária, com promoções e atrações musicais.

@ - Hoje à noite, o prefeito de São Francisco do Oeste, Aníbal Lopes, irá recepcionar os munícipes e convidados em um grande evento em praça pública para comemorar a Emancipação Política da cidade. A festa será animada por Vicente Nery.

Supermercado Queiroz


Hoje às 8h, será inaugurado o Supermercado Queiroz na cidade de Pau dos Ferros. A loja fica na rua Pedro Velho, centro da cidade, tendo como vizinhos a Câmara Municipal, Prefeitura, bancos, escolas, emissoras de rádio e várias lojas comerciais. O mais novo empreendimento da Rede de Supermercados Queiroz possui uma estrutura moderna e amplo espaço para setores como padaria, lanchonete, bazar, açougue, hortifrutigranjeiros e frios. Além de levar um moderno espaço de compras para a cidade de Pau dos Ferros e região, a loja da Rede Queiroz ainda gerou 70 empregos diretos e mais 120 indiretos.

Campanha ensina população a identificar notas falsas

O Banco Central (BC) lança hoje, em todo o país, uma campanha para ensinar a população a identificar dinheiro falso e também para incentivar o uso das moedas, intitulada "Nosso Dinheiro". A campanha se concentrará em informes publicitários veiculados na TV, rádio e internet e veículos impressos como revistas, folders e cartilhas para alertar as pessoas sobre os elementos de segurança existentes nas notas e que devem ser conferidos na hora dos pagamentos e trocos. O BC quer criar o hábito nas pessoas de conferirem o dinheiro e que não se sintam constrangidas com isso.

O BC acredita na eficiência da campanha, pois segundo o órgão o dinheiro falso pode ser detectado justamente através da visão e do tato. Segundo a instituição, "a maioria das pessoas desconhece os elementos de segurança presentes nas cédulas, conforme demonstrado em pesquisas realizadas pelo BC sobre hábitos de uso do dinheiro. Isso dificulta o combate à circulação de cédulas suspeitas, pois os falsários contam com esse desconhecimento e com a falta de atenção das pessoas".

Segundo o BC, as notas de R$ 50 são as mais falsificadas. Das cédulas falsas registradas no BC este ano, cerca de 60% eram deste valor. O BC informou que com a atual campanha, pretende ampliar esse conhecimento para toda a população e simultaneamente incentivar e disseminar o hábito de se verificar as cédulas para checar sua autenticidade. A recomendação é que a população entregue as notas falsas em qualquer agência bancária.

O banco pretende também incentivar a população a resgatar as moedas esquecidas nos cofrinhos, um fenômeno definido pelo banco como "entesouramento". Existem atualmente 15,1 bilhões de moedas metálicas do real em circulação, ou seja, uma proporção de cerca de 79 moedas metálicas para cada brasileiro. No entanto, o BC estima que menos de 50% desse volume esteja efetivamente circulando, o que gera transtornos nas transações comerciais de varejo, ou seja, falta de troco em praticamente todas as regiões brasileiras.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Compre seu abadá do JegueFolia 2010

Formas de Pagamento.

Abadá Oficial
Site - R$ 95,00 ATÉ 10 X
Carnê - R$ 90,00 ATÉ 3 X
Cartão - R$ 90,00 ATÉ 3 X
PROMOÇÃO PRIMEIRO LOTE - R$ 85,00 EM ESPÉCIE.

ABADÁ VIP
Site . R$ 115,00 ATÉ 10 X
Cartão R$ 115,00 ATÉ 3 XC
Carnê R$ 110,00 ATE 3 X
Avista R$ 110,00

ADQUIRINDO ABADÁ VIP GANHA UMA CANECA

Mais informações
Acesse

Hallowen Seleto (Mossoró)

No sábado, 31 de outubro, o casarão do Seleto recebe uma decoração eletrizante para o primeiro Hallowen Seleto! Com muito pop rock das bandas VNV de Natal, MP3 e participação do Dj Filho. Garanta já sua senha antecipada no Seleto, CCAA ou Chilli Beans. Entre no clima você também!

O blogueiro/colunista agradece o convite!

Assessoria de Imprensa do JegueFolia 2010

Estou muito feliz por ter sido convidado pelo meu grande amigo Ewerton Laércio, para ser o assessor de imprensa do Jegue Folia. Micareta da cidade de Marcelino Vieira/RN que será realizada no período de 08 a 10 de Janeiro de 2010 e que vai ser animada pelas seguintes atrações --> Tomate, Cheiro de Amor e Banda Inala. Aproveito esse espaço apara agradecer de coração a todos os colunistas que estão sempre colocando notinhas em suas colunas, falando sobre esse maravilhoso evento.

Sessão solene marca 100 anos do DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - Dnocs, comemorou hoje seu centenário em solenidade no auditório do Banco do Nordeste do Brasil em Fortaleza (CE).

Diversas autoridades políticas, empresariais e de instituições públicas estiveram presentes, entre elas, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o ministro da Previdência, José Pimentel; o diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto e o presidente do BNB, Roberto Smith.

Na ocasião, foram lançadas publicações como a edição especial da revista Conviver, em seu número 6, que traz matérias importantes sobre a problemática nordestina em artigos e depoimentos de grandes pensadores da região.

A solenidade marcou o lançamento de outras publicações. Na solenidade, foi apresentado o trabalho de restauração da coleção Flora Brasiliensis, uma das poucas coleções com as obras completas desse precioso documento produzido no século XIX e em processo de restauro pelo Laboratório do Iphan, 4ª SR do Ceará.

Todas essas publicações têm o apoio do Banco do Nordeste, do Etene e do Cetrede.

O Dnocs foi criado em 21 de outubro de 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS. Em 1919 passou a denominar-se Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - Ifocs, recebendo o nome atual em 1945. Sua área de atuação abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.

Foi o primeiro órgão do Governo Federal a estudar a problemática do semiárido, marcando, nesse período de quase 100 anos, sua presença em todo o solo nordestino. Seu acervo de obras envolve a construção de rodovias, ferrovias, campos de pouso, aeroportos, portos, implantação de redes de energia elétrica, ações de abastecimento, açudagem, irrigação, piscicultura, entre outros.


Minha coluna de hoje no Jornal O Mossoroense

SUPERMERCADO -Próxima quinta-feira, às 8h, será inaugurado o Supermercado Queiroz na cidade de Pau dos Ferros. A loja fica na rua Pedro Velho, centro da cidade, tendo como vizinhos a Câmara Municipal, Prefeitura, bancos, escolas, emissoras de rádio e várias lojas comerciais. O mais novo empreendimento da Rede de Supermercados Queiroz possui uma estrutura moderna e amplo espaço para setores como padaria, lanchonete, bazar, açougue, hortifrutigranjeiros e frios. Além de levar um moderno espaço de compras para a cidade de Pau dos Ferros e região, a loja da Rede Queiroz ainda gerou 70 empregos diretos e mais 120 indiretos.

ANTÔNIO MARTINS - A Prefeitura Municipal de Antônio Martins e a Secretaria Municipal de Cultura convidando para participarmos da I Conferência Municipal de Cultura do município, com o tema: Cultura, Desenvolvimento, Diversidade e Cidadania, que acontecerá dia 28, com início às 7 horas, no Complexo Turístico Cultural (Terminal Turístico). Agradecemos a Edmilson Fernandes de Amorim, prefeito, e Francisco das Chagas Fernandes Reinaldo, secretário municipal de Cultura, pelo convite.

IFRN - O vice-governador Iberê Ferreira de Souza inaugurou na sexta-feira (16), em Pau dos Ferros, a unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Estiveram presentes à solenidade de inauguração a deputada federal Fátima Bezerra, o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, o ex-prefeito do município e secretário adjunto de Articulação dos Municípios, Nilton Figueiredo. Também compareceram o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha; o reitor da Uern, Milton Marques, e o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, José Rufino Júnior.

O MOSSOROENSE - O conceituado jornal O Mossoroense, no qual eu tenho o prazer de fazer parte como colunista de minha cidade, completou no sábado passado 137 anos de existência registrando a História de Mossoró, do Rio Grande do Norte, do País e do mundo. O matutino mostra que mantém a vitalidade, energia e espírito crítico que marcaram a sua fundação nos idos 17 de outubro de 1872, por Jeremias da Rocha Nogueira. A todos que fazem o jornal O Mossoroense os nossos parabéns e acima de tudo os votos para que o jornal continue firme cumprindo o seu papel de informar bem o leitor.

FIQUE POR DENTRO

@ - Ainda vale parabenizar e desejar felicidades para o ilustre aniversariante do último dia 12, o meu grande amigo Nicó Jr. O jovem prefeito da cidade de Rafael Fernandes.

@ - Parabéns e felicidades para Geraldo Filho, aniversariante de ontem, produtor e irmão da cantora Lane Cardoso. Hoje estamos em festa pela passagem de aniversário do jovem Lucas Neto.

@ - O colunista Paulo Pinto cai em campo e já começa a divulgar a sua festa "Caminhos do Prazer" na qual irá comemorar aniversário. O evento será realizado no dia 31 de outubro no Requinte Total e animado por Eliane, a rainha do forró, DJ Filho e a banda brasiliense Kentucky. Desejamos sucesso.

@ - A Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no dia 22 de outubro a I Conferência Municipal de Cultura de Portalegre, com o tema geral "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Agradecemos a gentileza do convite.

@ - Não perca o maior festival de música do interior do Estado. Vá agora mesmo à sede do Mossoró Mix e adquira já o seu passaporte para curtir Capital Inicial, Asa de Águia, Forró do Muído, Forró do Bom e Kátia Cilene, Forró Sacudido, Tomate, Banda Bakulejo, Banda Inala e Banda MP3 nos dias 13 e 14 de novembro. Maiores pelo telefone 3316-5366 ou no site: www.mossoromix.com.br.

@ - Fique por dentro de tudo o que acontece em Pau dos Ferros e em todo o Alto Oeste potiguar. Acesse o www.clistenescarlos.blogspot.com.

@ - Acesse o www.jegue.com.br e adquira o passaporte para curtir Tomate, Cheiro de Amor e Banda Inala no Jegue Folia 2010.

Departamento de Letras da Uern abre inscrições para exame de proficiência em Pau dos Ferros

O Departamento de Letras do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam) anuncia a realização de exame de proficiência em Línguas Estrangeiras (inglês e espanhol) considerando solicitação do Curso de Mestrado em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que demanda a comprovação de proficiência leitora instrumental em língua inglesa e língua espanhola de seus alunos ingressantes.

Os requerimentos de inscrição no exame de proficiência ocorrerão no Departamento de Letras/Cameam/Uern, até o próximo dia 22, nos horários das 8h às 11h e das 19h às 21h30. A inscrição se dará mediante requerimento em documento próprio, que se encontra disponível naquele departamento, e pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 20 por cada exame.

O candidato que requerer a inscrição nos exames de proficiência em Língua Inglesa e em Língua Espanhola deverá efetuar o pagamento de R$ 40 correspondentes aos dois exames. O valor da taxa deverá ser pago por meio de depósito bancário ou transferência para a conta corrente da Uern (Agência: 0036-1 conta corrente: 49382-1 - Banco do Brasil - Pró-Reitoria de Extensão - Proex).

No ato da inscrição, deverá ser entregue o recibo de transferência ou depósito. Os valores pagos não serão devolvidos, mesmo em casos de indeferimento da inscrição, não comparecimento, desistência ou reprovação no exame. Para efeito de comprovante de depósito, não serão aceitos recibos de depósitos em envelopes, realizados em terminais de autoatendimento.

A lista nominal dos candidatos aptos a realizarem o exame será divulgada no dia 23 deste mês, nas dependências do Departamento de Letras, bem como nas principais dependências do Cameam. O candidato cujo nome não for divulgado poderá se dirigir à secretaria do Departamento de Letras, impreterivelmente, até as 21h do dia 26, para esclarecimentos e possível resolução de problemas relativos ao indeferimento da inscrição. O candidato cuja inscrição for indeferida após o prazo de correção de inscrições, que se encerrará no dia 26, não poderá realizar o exame de proficiência.

Os resultados dos exames de proficiência serão publicados até o dia 13 de novembro, por meio de listas nominais a serem afixadas em quadros de avisos da sala do Departamento de Letras e nas principais dependências do Cameam. Será considerado aprovado no exame o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7. O Departamento de Letras emitirá documento de certificação da proficiência em língua estrangeira dos candidatos aprovados.

Novidades JegueFolia 2010!

Confira a programação:
Dia 08/01 (Sexta): TOMATE (Salvador/BA)
Dia 09/01 (Sábado): CHEIRO DE AMOR (Salvador/BA)
Dia 10/01 (Domingo): BANDA INALA (Mossoró/RN)

JEGUEFOLIA TA BOMBANDO TUDO

A repercussão do JEGUEFOLIA 2010 já mostra o grande sucesso do evento, a próxima edição será a maior e melhor realizada nos 9 anos de festa, muitos grupos de diversas cidades estão alugando casas e preparando excursões para a micareta mais esperada do ano. Temos muitos comissários espalhados em mais de 20 cidades e o folião tem a opção de comprar seu abadá na internet, on-line, de forma fácil, rápida e segura, e ainda poderá usar qualquer cartão de crédito em até 10 vezes para pagar. Acesse agora www.jegue.com.br e saiba tudo sobre o evento, como ir? Onde ficar? E onde comprar? Garanta seu lugar na primeira micareta do Brasil!


CHEIRO DE AMOR

A banda CHEIRO DE AMOR fez um grande show na sexta-feira, dia 17, na FESTA DO BOI EM NATAL. A banda AGITOU TODA GALERA no show e Aline Rosa como sempre alegre e simpática deixou recadinho convidando a todos para curtir o seu show no JEGUE FOLIA, dia 09 de Janeiro de 2010 na cidade Marcelino Vieira - RN.


O PRIMEIRO LOTE DA PRIMEIRA MICARETA MAIS ESPERADA DO ANO COMEÇOU A SER VENDIDO COM UMA MEGA PROMOÇÃO: ATÉ DIA 15/11 CUSTARÁ R$ 85,00 AVISTA. Procure seu comissário e adquira logo o PASSAPORTE para curtir o evento. Mais informações acesse – www.jegue.com.br


Clístenes Carlos
Assessoria de Imprensa JegueFolia 2010
Produção JEGUE FOLIA

PRODUÇÃO

FILGUEIRA PROMOÇÕES

www.jegue.com.br