Prefeitura de Pau dos Ferros e judiciário firmam convenio

Convênio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte com a Prefeitura de Pau dos Ferros no Alto Oeste Potiguar permitira a criação e implementação do Programa de Gratuidade do Exame de DNA nos processos de investigação de paternidade.
A solenidade de lançamento do programa aconteceu na tarde do dia 23 de março no Fórum Juiz Jaime Jenner de Aquino e contou com a presença dos juizes da Comarca de Pau dos Ferros, João Afonso Morais Pordeus e Ricardo Henrique Farias, respectivamente, prefeito da cidade, Leonardo Rego - DEM, secretários e assessores do Governo Municipal.
Durante os trabalhos o juiz João Afonso Morais Pordeus que estava representando o presidente o Tribunal de Justiça do RN, Osvaldo Soares da Cruz, falou da grande importância social do convenio para o município de Pau dos Ferros que hoje conta com 73 processos de investigação de paternidade em curso de pessoas que não dispõe de condições financeiras de arcar com as despesas para realização de um exame de DNA junto aos laboratórios credenciados. "Em nome do Poder Judiciário Potiguar quero destacar a harmonia entre o Executivo pauferense e o judiciário e dizer que a concretização desse convenio é muito importante, pois já ouvi, casos aqui na comarca onde ajudamos a uma pessoa a fazer um exame de DNA através de uma cotinha entre amigos aqui do Fórum", comentou o juiz João Afonso.
O prefeito Leonardo Rego também destacou a importância da criação do Programa de Gratuidade de Exames de DNA e mais uma vez colocou o executivo a disposição do judiciário. "Com esse projeto modelo aqui no Alto Oeste vamos da um bom exemplo aos demais companheiros prefeitos e não tenho duvidas que outros municípios vão buscar essa importante parceira junto ao judiciário, esse é um momento muito importante para a população", finalizou o prefeito Leonardo.
O convenio tem a finalidade de desenvolver a cooperação institucional entre a Prefeitura de Pau dos Ferros e o Poder Judiciário, objetivando a consolidação do "Programa de Gratuidade de Exames de DNA" a partir do qual será assegurada a realização de Exames de DNA gratuitos a pessoas reconhecidamente carentes, que não possam arcar com as tais despesas sem comprometer o próprio sustento.
Através das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, a Prefeitura de Pau dos Ferros disponibilizar a realização de 30 exames gratuitos de DNA ao ano e para isso um profissional, com formação técnica - cientifica em enfermagem mantido pela municipalidade, para fins de coleta do material junto as pessoas envolvidas no processos de investigação de paternidade.
Tanto a Prefeitura quanto o Judiciário colocaram servidores para passar por um curso de capacitação para melhor compreensão dos termos do convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Pau dos Ferros e o Laboratório DNA/Biogenéticas de Fortaleza no Ceara.
O treinamento vai desde a realização dos exames a formação da pauta e agendamento das audiências até a coleta do material genético no interior do Fórum e divulgação dos resultados. O trabalho exigirá uma atuação integrada entre os representantes de ambos os segmentos. A Prefeitura disponibiliza os 30 kits para a realização dos exames de DNA que será feito através da saliva.
Fonte: Jornal Correio da tarde

Pau dos Ferros na disputa do selo Unicef 2008

Se depender da força de vontade da equipe de articuladores do município de Pau dos Ferros que trabalha incansavelmente para conquistar o Selo Unicef 2008, a cidade será mesmo contemplada com o certificado.
A articuladora do Selo Unicef em Pau dos Ferros é Neuma Maria da Costa França que juntamente com uma equipe que envolve servidores das Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Assistência Social vem montando estratégias de ações para conquista o selo.
Recentemente a equipe participou em Natal do Encontro Estadual de Articuladores do Selo Unicef. O encontro serviu para direcionar os articuladores na tomada de decisões e das ações proposta pelo selo em cada município, onde foi debatido o lançamento do Guia de atendimento; Direito da criança e adolescente, Cronograma do selo, Comunicação na participação social, Esporte e Cultura.
Fonte: Correio da Tarde

Apodi e Pau dos Ferros se unem em prol de campus da Ufersa

Os municípios de Apodi e Pau dos Ferros vão se unir juntamente com outros municípios próximos as duas cidades para realizar uma grande mobilização exigindo da bancada federal do Rio Grande do Norte apoio para a construção das unidades da Universidade Federal Rural do Semi-Árido(Ufera) nos dois municípios.
Representantes dos dois municípios estão revoltados com o anuncio de que a primeira das três unidades de extensão da Ufersa será instalado em Angicos, que praticamente não se mobilizou para oferecer condições de instalação de sua unidade.
De acordo com o presidente do Fórum das Entidades Representativas de Apodi, Flaviano Monteiros os representantes da sociedade apodiense e pau-ferrense não vão se curvar diante dessa injustiça. "Nos de Apodi assim como o prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rego trabalhamos para oferecer todas as condições necessárias para que as unidades da Ufersa em Apodi e Pau dos Ferros fossem as primeiras no Estado, e agora o Ministro destina os recursos para Angicos cidade do senador, Garibaldi Filho. Não vamos admitir esse tipo de desrespeito com o nosso povo", acrescenta. Segundo ele, ontem foi mantida uma conversa com o reitor, Josivam Barbosa que disse não concordar com a indicação de Angicos, e que estaria disposto a se aliar com os representantes de Apodi e Pau dos Ferros nessa luta.
Flaviano disse inclusive que tomou conhecimento de que em outros Estados, as unidades dispostas para ampliação das universidades federais estão sendo realizadas ao mesmo tempo. "Se em outros Estados as obras estão sendo realizadas ao mesmo tempo, porque no RN, seria diferente. Vamos lutar por esse beneficio com todas as nossas forças", afirma. Ele disse que no próximo dia 3 de abril será realizada uma reunião com representantes de Apodi e Pau dos Ferros, na qual o prefeito Leonardo Rego de Pau dos Ferros já confirmou presença. Na oportunidade será definida a data do ato publico em prol da construção das duas unidades e a convocação da bancada federal para participarem desse encontro com a população.
Fonte: Fabiano Souza - Jornal Correio da Tarde

Governo disponibiliza telefones para atender a população

Os potiguares castigados pelos efeitos das fortes chuvas têm a partir de agora telefones para informar suas situações e solicitar ajuda do governo. O plantão foi determinado pela governadora Wilma de Faria em atendimento a recomendação feita pela Coordenadoria de Defesa Civil, vinculada à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania. Os números 3232-1187 e 3232-1197 estão sendo disponibilizados durante todo o fim de semana, em horário integral.
(Fonte: Jornal Correio da Tarde)

Fique Por Dentro!!!

PIONEIRO - Por ser o primeiro norte-rio-grandense a presidir o Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB) foi homenageado hoje, às 10h, em sessão solene da Assembléia Legislativa.
BRASIL-MÉXICO - A governadora Wilma de Faria (PSB) participou ontem, em Recife, da abertura do Fórum Brasil-México e, logo depois, de um almoço "privê" com o presidente Lula (PT) e os governadores de Pernambuco, Paraíba, Piauí e Paraná. que contou com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. (Fonte: O Mossoroense)
DOEU! - Responsável pelo lançamento da música "Um tapinha não dói", a empresa Furacão 2000 foi condenada pela Justiça Federal ao pagamento de multa no valor de R$ 500 mil. A Justiça entendeu que a música banaliza a violência contra a mulher, é preconceituosa, além de dividir as mulheres em boas ou más conforme sua conduta sexual. (Fonte: O Mossoroense)

Fortes chuvas danifica a BR 405

Uma das principais BRs do Rio Grande do Norte, a 405, começa a sofrer com o impacto das fortes chuvas registradas no Estado.

A BR-405 já exige o reforço na atenção dos motoristas. Trechos que ligam a cidade de Mossoró a Apodi, Apodi a Itaú e Pau dos Ferros a José da Penha contam com buracos em grande número que ampliam as chances de acidentes e registro de danos nos veículos.

Com a previsão de chuvas mantidas até o mês de junho, a tendência se volta para o comprometimento de alguns trechos da BR que só deverá receber investimentos diante da total interrupção do fluxo ou após a paralisação do período chuvoso.
Na região do Alto Oeste é crescente a preocupação ligada à via que interliga diretamente oito municípios e indiretamente pelo menos outros 20. Reestruturada no decorrer dos últimos dois anos, motoristas contestam o trabalho efetuado pelo Dnit em alguns trechos da rodovia.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Ministro da Educação veta instalação da Ufersa em Apodi e Pau dos Ferros

O anúncio da instalação de uma unidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na cidade de Angicos, pode estar acompanhado de um grave problema para o segmento da educação potiguar.
A decisão de contemplar Angicos com a unidade encontra-se aliada ao veto de instalação de unidades avançadas previstas para as cidades de Apodi e Pau dos Ferros.
O processo de expansão teria encontrado resistência por parte do ministro da Educação, Fernando Haddad, que destaca um cenário de dificuldades para consolidar o projeto.
Surpreendida com a notícia de que não receberá os recursos para a instalação de uma unidade da Ufersa, a sociedade apodiense promete retomar a mobilização na busca por uma solução política para o caso.
Na última quarta-feira o reitor da instituição, professor Josivan Barbosa, destacou as particularidades da decisão que contempla Angicos em detrimento as cidades de Apodi e Pau dos Ferros que encaminharam uma ampla mobilização em torno dos investimentos.
O reitor participou por telefone do programa radiofônico Analisador Político, transmitido por uma rádio apodiense, onde foi montada uma mesa-redonda com integrantes de praticamente todas as linhas políticas do município com o objetivo de discutir o assunto.
SOLUÇÃO - Como justificativa para eliminar Apodi e Pau dos Ferros do projeto de expansão da Ufersa, o ministro Fernando Haddad teria apontado a instalação de unidades do Cefet que devem instalar cursos de graduação no decorrer dos próximos anos nas duas cidades oestanas.
“O ministro alega que os Cefets contemplarão Apodi e Pau dos Ferros com ensino de graduação, mas não vamos aceitar esta justificativa. Vamos mobilizar a classe política do Estado para que uma atitude seja tomada com o objetivo de evitar esta grande perda para o Rio Grande do Norte”, afirma o presidente do Fórum de Entidades de Apodi, Flaviano Monteiro.
Segundo o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, a decisão de canalizar os recursos para a estruturação do núcleo avançado em Angicos foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
“Ele falou das dificuldades em liberar a expansão e destacou que diante deste cenário o ministério garantiria a autorização apenas para Angicos”, destacou o reitor durante a entrevista.
Fonte: MÁRCIO COSTA
Editor do Regional (Jornal O Mossoroense

Ministro da Educação veta instalação da Ufersa em Apodi e Pau dos Ferros

O anúncio da instalação de uma unidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na cidade de Angicos, pode estar acompanhado de um grave problema para o segmento da educação potiguar.
A decisão de contemplar Angicos com a unidade encontra-se aliada ao veto de instalação de unidades avançadas previstas para as cidades de Apodi e Pau dos Ferros.
O processo de expansão teria encontrado resistência por parte do ministro da Educação, Fernando Haddad, que destaca um cenário de dificuldades para consolidar o projeto.
Surpreendida com a notícia de que não receberá os recursos para a instalação de uma unidade da Ufersa, a sociedade apodiense promete retomar a mobilização na busca por uma solução política para o caso.
Na última quarta-feira o reitor da instituição, professor Josivan Barbosa, destacou as particularidades da decisão que contempla Angicos em detrimento as cidades de Apodi e Pau dos Ferros que encaminharam uma ampla mobilização em torno dos investimentos.
O reitor participou por telefone do programa radiofônico Analisador Político, transmitido por uma rádio apodiense, onde foi montada uma mesa-redonda com integrantes de praticamente todas as linhas políticas do município com o objetivo de discutir o assunto.
SOLUÇÃO - Como justificativa para eliminar Apodi e Pau dos Ferros do projeto de expansão da Ufersa, o ministro Fernando Haddad teria apontado a instalação de unidades do Cefet que devem instalar cursos de graduação no decorrer dos próximos anos nas duas cidades oestanas.
“O ministro alega que os Cefets contemplarão Apodi e Pau dos Ferros com ensino de graduação, mas não vamos aceitar esta justificativa. Vamos mobilizar a classe política do Estado para que uma atitude seja tomada com o objetivo de evitar esta grande perda para o Rio Grande do Norte”, afirma o presidente do Fórum de Entidades de Apodi, Flaviano Monteiro.
Segundo o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, a decisão de canalizar os recursos para a estruturação do núcleo avançado em Angicos foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
“Ele falou das dificuldades em liberar a expansão e destacou que diante deste cenário o ministério garantiria a autorização apenas para Angicos”, destacou o reitor durante a entrevista.
Fonte: MÁRCIO COSTA
Editor do Regional (Jornal O Mossoroense

Mega Sena

A Mega Sena está novamente acumulada e poderá pagar R$ 11 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso que será realizado amanhã, dia 26 de março. No concurso 954, realizado no último sábado, os números sorteados foram 05, 08, 18, 24, 33 e 57. Na ocasião 81 bilhetes acertaram a quina e deverão receber R$ 7.848,36 cada. Já outras 5.213 pessoas fizeram a quadra e embolsarão o valor de R$ 121,95 cada uma.

FESTIVAL DE MÚSICA

Músicos, compositores e intérpretes nascidos em qualquer localização do Rio Grande do Norte, ou residentes no Estado há pelo menos dois anos poderão concorrer aos prêmios que serão disputados no III Festival de Música do Beco da Lama - MPBECO. Os candidatos deverão ficar atentos ao regulamento imposto nesta edição do evento que estará com suas inscrições abertas até o dia 25 de abril, no Sebo Balalaika, Disco Fitas e Natal Groove, ambas na capital natalense. O mesmo pode ser feito através dos correios com endereço e informações disponíveis no site www.festivalmbeco.com.br.
(Fonte: Lizana Lima - Colunista do Jornal O Mossoroense)

Major Sales mantém tradição com concurso para escolha dos grupos de caboclos na Malhação do Judas

Seguindo um roteiro distinto ao das demais cidades da região, Major Sales encaminhou na noite do último sábado mais uma edição do concurso de Caboclos na Malhação do Judas.

O concurso, que encontra-se na décima oitava edição, marca a passagem da Semana Santa como uma das mais originais expressões culturais da região do Alto Oeste.

A disputa reuniu 11 grupos no tradicional certame que surgiu antes mesmo da emancipação do município que era atrelado à cidade de Luís Gomes.

Chuva não impediu presença da população local

A disputa travada no último sábado, em praça pública, ocorreu em meio a uma intermitente chuva que não foi suficiente para esvaziar o tablado que manteve-se lotado durante toda a noite do sábado.

Com guarda-chuvas e capas, a população da cidade de Major Sales acompanhou a disputa destinada a escolher o melhor grupo de caboclos do município, seletiva que antecipou um grande show com o cantor Amazan.

Os grupos de caboclos foram julgados por uma comissão especializada que avaliou diversos critérios como coreografia, vestimentas e tempo de ocupação do tablado.
O evento foi acompanhado por representantes da Fundação José Augusto e do Museu Djalma Maranhão que encaminhou a gravação de um documentário destinado a abordar as particularidades da Malhação do Judas da cidade de Major Sales.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Estão abertas inscrições para concurso público da Caern

As inscrições para o concurso público realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), para o preenchimento de 54 vagas, foram abertas e seguem até o dia 13 de abril.

De acordo com o coordenador do concurso, Vicente de Paula, as vagas ofertadas estão distribuídas entre 24 para nível fundamental, 12 para o nível médio e 18 para o nível superior.
Para o nível fundamental será oferecido o cargo de operador de sistema de água e esgoto, com o salário de R$ 584,44. Para as vagas correspondentes a nível médio, estão as funções de programador de computador, técnico de contabilidade, técnico de engenharia, técnico de geologia, técnico de manutenção de computadores e técnico de segurança do trabalho, os salários serão em torno de R$ 1.564,01.

E para o nível superior estão sendo oferecidas vagas para administrador, advogado, analista ambiental, analista de sistemas, analista de suporte, arquiteto, arquivista, assistente social, biólogo, engenheiro, jornalista e químico, todos estes cargos com vencimentos de R$ 3.258,36.

As inscrições podem ser efetuadas no sítio www.comperve.ufrn.br, da Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN), mediante preenchimento do formulário e pagamento da taxa de inscrição.

Os valores das taxas de inscrição variam de acordo com o nível, sendo de R$ 25,00 para nível fundamental, de R$ 50, 00 para nível médio e de R$ 80,00 para nível superior. Os valores devem ser depositados na conta: 9134-0, Ag: 3795-8, Banco do Brasil, até o dia 13 do próximo mês.

Conforme o coordenador Vicente de Paula, os locais das provas somente serão divulgados no dia 28 do próximo mês. Ele informa que as provas objetivas serão realizadas no dia 4 de maio próximo.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Moral Mix foi um sucesso!!!

No último domingo, as dependências do BNB Clube em Pau dos Ferros, se tornaram pequenas para acomodar o grande público que se fez presente para prestigiar o grande show do Dj Cambota e a galera do Moral Mix. Eles que se apresentaram pela primeira vez na região, arrebentaram com os sucessos que estão na boca do povo.
Desde já agradeço a Teka pela gentileza com o blogueiro e com toda a equipe do Paudosferros.com, pra quem nao sabe, ela era uma das organizadoras do evento e sabe tratar a imprensa com todo respeito.
Confira aluns cliques, a cobertura completa você acompanha no www.paudosferros.com
O blogueiro e Dj Cambota
A galera do Moral Mix e o Blogueiro

Dj Cambota

Teka e o esposo Benilson - Organizadores do evento

Chuvas

As chuvas, mesmo chegando atrasadas ao semi-árido nordestino, deverão continuar por todo o mês de abril, segundo previsão dos meteorologistas. O inverno pegou pra valer em todos os estados do Nordeste setentrional, desde Pernambuco até o Ceará. No RN, em alguns municípios do Oeste, as chuvas já cumulam mais de 400 milímetros.

Açudes começam a sangrar no Oeste


O açude do Encanto, no Alto Oeste potiguar, foi o primeiro a sangrar com as chuvas deste ano. Desde a última quarta-feira, 12, que a população da referida cidade contempla o fenômeno, transformando o açude em mais um ponto de lazer para as famílias.

Em Tabuleiro Grande, um dos principais riachos do município tem levado esperança às famílias que precisam do açude Cajá para o abastecimento humano. A constante corrente de água poderá fazer o lago voltar a sangrar depois de quatro anos, devolvendo a tranqüilidade à cidade, que precisa comprar água para beber.

Expectativa também com relação à sangria da barragem Santa Cruz do Apodi, que continua com bom volume de água, apesar das irregularidades do inverno. Com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, a barragem é hoje a esperança para toda a região do Oeste, devido à criação do Sistema Adutor Alto Oeste.

Funcionários do Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) também esperam que as fortes chuvas façam transbordar o açude público de Pau dos Ferros. De acordo com o coordenador da Comissão Gestora do manancial, Sebastião Nunes Guimarães, nesta semana o açude de Chico Cajá, próximo à barragem, já sangrou, o que é um bom sinal, apesar de não desaguar dentro do de Pau dos Ferros. Guimarães afirmou que hoje a capacidade do açude é de 25,5 milhões de metros cúbicos, aproximadamente 45% de sua capacidade. “Pelas nossas previsões, se continuar chovendo assim, é possível que vejamos nova sangria, para o bem de toda a comunidade”.

Depois de um final de semana de fortes chuvas, o município de Luís Gomes começou esta semana com boas precipitações sobre a cidade e zona rural. A semana foi marcada por vários raios que caíram no município. Um deles atingiu a Chácara Jader Torquato, danificando aparelhos elétricos, e um outro acertou um poste da rua da caixa d’água e por pouco não queimou o transformador de energia. No ano passado, neste mesmo período, um raio caiu sobre o campo de futebol e matou duas pessoas da vizinha cidade de Major Sales. As autoridades do município alertam para a população ficar afastada de condutores de eletricidade; árvores, antenas, água, telefone e utensílios domésticos também são precauções para evitar a descarga de raio.

Jotta Paiva - Repórter

Governo estuda limitar crédito ao consumidor

O Ministério da Fazenda quer reduzir o número de prestações no crédito ao consumidor para evitar um crescimento insustentável da demanda, que comprometa o crescimento do País em 2009 e 2010. Uma das idéias em discussão é limitar o financiamento para a compra de veículos em 36 meses. Hoje, um carro pode ser financiado em até 99 meses. Com as medidas de contenção do crédito, o Ministério da Fazenda avalia que será possível desacelerar o consumo e, assim, evitar uma elevação da taxa de juro, medida que já está sendo cogitada pelo Banco Central (BC) para ser adotada em abril.
Fonte: Tribuna do Norte