Na última sexta feira, dia 11, a Pizzaria e Água na boca, estava lotada. Um grande público se fez presente para prestigiar o show de humor - Delírius de uma SociaLIGHT e sua amiga DIET - O show foi escrito e dirigido pelo competente Israel Vianey!

O evento foi tão organizado, que até uma mesa foi reservada para a imprensa, e por la tivemos o prazer de dividir a mesma com Lisboa Batista, Yalisson Fontes, Erickson Queiros, Meire Oliver e seu namorado Armando Júnior.

Parabéns para todos os que estavam envolvidos nesse maravilhoso show, que fez todo mundo rir muito. Lembrando que domingo, dia das mães, o show será apresentando novamente, no mesmo local. Vale a pena conferir.

Katisson, e as duas atrizes, acompanhados do diretor do show, Israel Vianey



EM DEFESA DA UERN

O papel de uma universidade é o de responder às demandas da sociedade. Garantindo ensino, pesquisa e extensão de qualidade em função da própria transformação dessa sociedade. A universidade precisa ser vista pela sociedade como seu patrimônio, um patrimônio social.


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – é responsável pela formação de profissionais em todo o estado, contribuindo para o desenvolvimento social do RN.


Para garantir essa formação é preciso condições básicas que possibilitem um ensino público de qualidade. Entretanto, o orçamento da UERN sofreu um corte de 30%, impossibilitando que a Universidade cumpra sua função social com excelência.


Ademais, o descumprimento do Plano de Cargos e Salários pelos sucessivos governos, desestimula o trabalho acadêmico e reflete na evasão docente, comprometendo o futuro da Universidade.


Soma-se a isso, a criação de novos cursos com interesses eleitoreiros, cortes sucessivos nas verbas destinadas à infra-estrutura e manutenção da UERN e ausência de uma política efetiva de assistência estudantil. Isso resulta na atual crise da nossa Universidade.


Para mudar essa realidade, professores, estudantes e técnico- administrativos estão em greve. Precisamos defender e lutar por esse patrimônio social. A sociedade não pode se afastar da UERN porque é o apoio que a sociedade lhe dá que permite a sua existência como uma universidade pública, gratuita e de qualidade.


A LUTA EM DEFESA DA UERN TAMBÉM É SUA!

Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – ADUERN

Diretório Central dos Estudantes da UERN – DCE

Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – SINTAUERN

Show de Cavaleiros em Dr. Severiano: Ontem houve o encerramento das festas em comemoração aos 45 anos de Emancipação Política do Município de Dr. Severiano. Um grande público se fez presente na praça de eventos e curtiu o grande show da banda Cavaleiros do Forró! Por lá o imenso prazer de conhecer o prefeito Dr. Nerí, que ao lado da esposa estava recepcioando os convidados no camarote VIP. Como era de se esperar, uma grande galerinha pauferrense marcou presença nessa festa que foi show!

Festas em Água Nova: E como o assunto é festa, hoje começa a tradicional festa de maio, na cidade de Água Nova. Por lá p promoter/colunista Alcimar Almeida é o responsável pela parte social da festa, que é em comemoração a festa de Padroeira. Hoje a banda Carreteiros Turbinado faz a festa no clube Pilquinhos, amanhã é a vez de João Bandeira e João Bandeira Jr, também no clubr, já no domingo para encerrar a festa, a banda Pegada Quente, faz um super show em praça pública. Ao amigo Alcimar, obrigado pelo convite.


A VOLTA DO FURACÃO POTIGUAR: Depois de um carnaval agitado e de muito trabalho, Lane Cardoso tirou um mês de férias merecidas, e agora voltou com tudo. Várias novidades sobre a cantora neste ano de 2007 que promete. A banda de cara nova, novo repertório e sucessos antigos, novo show e a melhor novidade é seu novo visual. A mesma esteve em nossa cidade no último dia 06 e lotou as dependências da AABB. Ela cantou por mais de duas horas e não deixou ninguem parado.

Prazer: No show de Lane Cardoso, o imenso prazer de rever meu grande amigo Bruno de Souza, que agora é back Vocal da Banda, ter conhecido Sillas, o outro Back Vocal, rever Geraldo, Lane e toda galera da banda que sempre me recebe de braços abertos.

Marcelino Vieira: Após se apresentar em Pau dos Ferros, na domingueira do dia 06, Lane Cardoso fez show na cidade de Marcelino Vieira e a convite do seu irmao Geraldo e de Bruno de Souza, eu fui e regitrei tudo confira as fotos no www.zoomrn.com.br

Zoom RN: Por falar em Zoom RN, o site depois de alguns problemas, já está de volta ao ar, cheio de novidades. Uma delas é que agora o site colocou uma equipe em Natal e agora estaremos cobrindo os principais eventos da Capital Potiguar. Por falar nisso confira as fotos do shows de Dr. Severiano. Basta acessar.

GOVERNADORA COM O PAPA: A governadora Wilma de Faria, ao lado dos demais governadores brasileiros, participou hoje, em São Paulo, da missa celebrada pelo papa Bento XVI, às 9h30, no Campo de Marte, na capital paulista. Wilma foi convidada pela Arquidiocese de São Paulo e disse que se sentia honrada com o convite.

Moto usada para matar radialista é encontrada

Começam a surgir pistas que podem ajudar a polícia a elucidar o assassinato ao radialista João Paulo dos Santos, fato este ocorrido no início da manhã de domingo passado, 6. A moto utilizada pelos dois desconhecidos foi encontrada abandonada em uma rua localizada no centro da cidade de Marcelino Vieira, próximo à delegacia de polícia. O veículo, segundo informações, havia sido furtado na noite de sábado, 5.

A moto, de cor verde, pertencia a um mototaxista identificado como ‘Preto’. Tendo em vista o veículo ter sido encontrado na terça-feira à noite, ainda na quarta-feira o seu proprietário foi convidado a prestar depoimento perante o sargento Sigmar, comandante do Destacamento de Polícia Militar (DPM) do município de Rafael Fernandes e que auxilia o bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto a investigar o caso.

A equipe de reportagem tentou contato com o sargento Sigmar, de Rafael Fernandes, e em seguida com o sargento Fransueldo, de Marcelino Vieira, mas nenhum deles foi encontrado em seu posto de serviço. Um policial de plantão informou que o conteúdo do depoimento prestado por ‘Preto’ estava sendo mantido em sigilo. Enquanto isso, continuam as dúvidas e incertezas por parte de toda a população com vistas ao que realmente veio a acontecer na manhã de domingo. A hipótese de assalto não chega a ser cogitava, em virtude de nenhum dos pertences da vítima ter sido levado.

Uma fonte de estreitas ligações com a polícia disse à equipe de reportagem que um trabalho investigativo vem sendo realizado sob o mais perfeito sigilo e que deverá num breve espaço de tempo acarretar na resolução do caso. Acerca de qual a linha de investigações que o trabalho estaria seguindo, o informante limitou-se a não querer se pronunciar. “Vou deixar que o delegado lhe forneça alguma informação mais precisa”, disse.

João Paulo, que era apresentador de dois programas na Rádio Cultura do Oeste AM, de Pau dos Ferros, foi executado com cinco tiros disparados à queima-roupa, isso na presença de um irmão, fato este ocorrido por volta das 6h de domingo. Ele se encontrava na localidade de Malhada Alta, propriedade localizada na zona rural de Rafael Fernandes, onde residiam seus familiares. Os desconhecidos se aproximaram em uma moto, um deles sacou da arma e efetuou os disparos.

Fonte: Gazeta do Oeste

Festas em Dr. Severiano

Iniciada no último dia 8, culmina nesta quinta-feira, 10, a festa em comemoração aos 45 anos de emancipação política e social do município de Doutor Severiano. O ponto alto da programação ontem, 9, foi concurso para escolha da Rainha Severianense, com premiação de um salário mínimo por 12 meses para a jovem ganhadora. Às 22h, houve show em praça pública com a banda Solteirões do forró.

Nesta quinta-feira, data do aniversário de emancipação política da cidade, a programação festiva começa às 17h, com missa solene. Em seguida, será feito o corte simbólico, pelo prefeito, de bolo comemorativo aos 45 anos do município na praça, para todos os presentes e show pirotécnico. Às 22h, fechando a programação, show com a banda Cavaleiros do Forró.

Fonte: O Mossoroense
A polícia de Pau dos Ferros mantém as investigações sobre o assassinato do radialista João Paulo dos Santos, da Rádio Cultura, mas até hoje não têm pistas que possam levar aos assassinos. As investigações estão sendo realizadas pelo competente delegado Inácio Rodrigues.
O prefeito Leonardo Rêgo, recebeu hoje pela manhã, na Secretaria do Bem Estar Social, o presidente da CDL de Pau dos Ferros, Raimundo Rêgo e o publicitário Suzano Mota, da TOP 10 propaganda, para tratar de fechar uma parceria entre a CDL e a Prefeitura para juntos realizarem a 2ª edição da liquida interior.

Suicídio

Mais um caso de suicídio em Pau dos Ferros deixa a cidade chocada. Hoje pela manhã a comerciante Wilma Marcelino, tirou a sua própria vida por enforcamento. Ela residia na Avenida da Independência, e tinha uma loja em frente ao esquinão das frutas. A mesma era casada com Assuéro Costa e era mãe de dois filhos.

Visita do PAPA ao Brasil

Nessa quarta dia 09 de Maio, o Papa Bento 16 chega ao nosso País! Mas sinceramente, lendo uma reportagem no Folha On line, na qual destacava todas os mordomias que estão sendo oferecidas ao Papa, eu acabei me indagando. Será que precisava mesmo de tudo isso? Eu sei que ele é o Líder da igreja Católica, mas pra quer tanto luxo? Jesus era tão humilde e simples. O que me revolta é que essas coisas só acontecem devido a doença do povo, parece que o povo é cego, é fanático demais, parece que quem vai vir ao brasil é próprio Deus, em carne e osso.

Para se ter idéia de tudo o que está sendo preparado para receber o Papa, eu vou por aqui alguns trechos da matéria que acabei de ler e que me casou esse questionamento!

* Cerca de 10 mil homens da Marinha, Exército, Aeronáutica, das polícias Civil, Militar e Federal, além da GCM (Guarda Civil Metropolitana), cuidarão da segurança do sumo pontífice durante sua passagem de cinco dias pelo país. Neste período --desta quarta-feira a domingo.

*
O espaço aéreo também sofrerá restrições pontuais durante os deslocamentos que o papa fará em São Paulo e em Aparecida. Segundo o Comando da Aeronáutica em Brasília, qualquer aeronave que estiver seguindo ou cruzar a mesma rota do sumo pontífice, sofrerá desvio. A distância mínima de segurança será de dois quilômetros.

*O Vaticano e o Comando do Exército brasileiro também proibiram as
emissoras de TV de usarem helicópteros para acompanhar os deslocamentos do papa. O uso da aeronave foi vetado por questões de segurança. Nas missas e eventos abertos de Bento 16 os canais poderão usar helicópteros desde que eles fiquem à uma distância que não prejudique o sistema de som.

*O aeroporto
Campo de Marte (zona norte de SP) ficará fechado para pousos e decolagens durante a missa de canonização do frei Galvão, que será celebrada na sexta-feira, às 9h30.

População

O esquema de segurança montado pelo Cosi (Centro de Operações de Segurança Integrada) impedirá que a população se aproxime do papa. A previsão é que o sumo pontífice fique a pelo menos quatro metros de distância das pessoas durante os deslocamentos feitos com o papamóvel.

"Em nenhum momento o papa ficará diretamente exposto", afirmou o coronel César Augusto Moura, chefe da comunicação social do Comando Militar do Sudeste, responsável pela segurança de Bento 16 em São Paulo.

Para reforçar a segurança, o Comando de Aviação do Exército cederá seis helicópteros --dois Esquilo e quatro Pantera-- equipados com câmeras de vigilância para monitorar todos os eventos do papa, inclusive os seus deslocamentos terrestres.

As imagens captadas pelas câmeras serão encaminhadas para um retransmissor e direcionadas para o Cosi por satélite ou intranet.

Cidade

A visita do sumo pontífice vai mudar a rotina da cidade a partir das 16h30 desta quarta-feira, quando ele desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (região metropolitana de SP).

Ruas e avenidas serão interditadas, linhas de ônibus serão alteradas, cartórios eleitorais mudarão o horário de funcionamento.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) preparou um esquema de trânsito com ao menos 2.000 agentes trabalhando nas operações de bloqueio, interdição, desvio, orientação e monitoramento do trânsito.

O Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizam esquema especial entre esta quarta-feira (9) e a sexta (11), quando o papa estará em São Paulo.

O metrô vai aumentar o número de funcionários em serviço e manterá a oferta máxima de trens horas antes e horas depois dos eventos que tiverem a participação do sumo pontífice.

Nesta quarta-feira, o reforço será feito nas três linhas do Metrô --verde, vermelha e azul. Na noite de quinta-feira (10), quando Bento 16 se encontra com jovens no estádio do Pacaembu, o metrô espera maior concentração de pessoas nas estações Clínicas (linha 2-verde) e Marechal Deodoro, na linha 3-vermelha.

Para a missa de canonização de frei Galvão, na Campo de Marte, o metrô deve funcionar durante toda a madrugada. A missa acontece às 9h30 de sexta-feira (11). As estações Tietê, Carandiru e Santana, terão reforço no número de funcionários.

Já a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai operar na madrugada de sexta-feira para atender quem pretende se ver a canonização de frei Galvão. Os trens devem passar a cada uma hora e meia. No dia anterior, os intervalos entre os trens também serão menores até as 21h.

A Prefeitura de São Paulo informou que criou uma linha de ônibus especial para quem vai assistir à missa que o papa Bento 16 realiza na sexta-feira (11), no Campo de Marte (zona norte da cidade).

A linha --batizada de Barra Funda-Missa Campo de Marte-- circulará entre os bolsões de estacionamento e as proximidades do aeroporto. A tarifa será de R$ 2,30, mesma cobrada nas linhas regulares.

Os dez coletivos que vão operar na linha começam a circular às 23h de quinta-feira (10) e param depois da missa.

Sinceramente, precisava de tudo isso? eu creio que não!



Show de Lane Cardoso!!!

No último domingo, a AABB de nossa cidade estava repleta de gente bonita. Por lá o "furacão" potiguar Lane Cardoso fez um grande show e não deixou ninguém parado! Lane, depois de 2 meses de férias, voltou a maratona de shows e as cidades escolhidas foram Pau dos Ferros e Marcelino Vieira. Primeiro ela se apresentou em nossa cidade, o show começou por volta das 18 horas e terminou quase as 21 horas... durante esse tempo, a galera dançou e se divertiu pra valer. Com sua simpatia e carisma, Lane agradou a todos que estavam presente, se apresentou com um novo repertório, com a banda reformulada, ou seja a cada dia se tornando mais profissional. Depois de fazer um grande show em nossa cidade, ela se apresentou na cidade de Marcelino Vieira!

No show de Lane Cardoso foi muito prazeroso rever a galera da banda, em especial meu grande amigo Bruno de Souza, que agora faz Back vocal na banda, rever também o brother Geraldo, que é irmão e produtor de Lane. Por falar neles, quero aqui agradecer a todos eles, pela receptividade, pela consideração, pelos cd´s, por terem me convidado pra ir curtir o show de Marcelino Vieira. A todos valeu mesmo. Adorei ter participado desses shows com vocês. Foi muito legal, passar o dia junto dessa galera que a cada dia se torna mais especial Quem quiser acompanhar a cobertura completa dos shows acesse www.zoomrn.com.br.

Confira alguns clicks dos shows:

Lane Cardoso
Lane e Bruno

Show em Pau dos Feros
Eu e Bruno
Lane e Bruno
Eu e Geraldo

É notícia nos jornais!

Recurso: Os vereadores pau-ferrenses Ismael Mendes e Socorro Cunha entraram com recurso ontem no Tribunal de Justiça do Estado na busca dos mandatos cassados pelo parlamento local em função da aplicação das regras de infidelidade partidária. O resultado deverá sair em 72 horas. (Márcio Costa - Jornal O Mossoroense)

Expectativa: Diante da informação, fica a expectativa em torno da decisão. É possível que os novos vereadores nem participem da próxima sessão, caso o desembargador que cuidará do caso se pronuncie em favor do retorno dos vereadores afastados. A guerra continua em solo pau-ferrense. (Márcio Costa - Jornal O Mossoroense)

Morte: A cidade de Pau dos Ferros foi surpreendida com a morte inesperada de mais um profissional de comunicação. Assassinado a tiros, o radialista João Paulo deixa saudades para os amigos que de alguma forma compartilharam do seu trabalho nas emissoras de rádio da cidade oestana. Aos familiares do radialista nos votos de pesar. ((Márcio Costa - Jornal O Mossoroense)


IDOSOS - Uma pesquisa divulgada ontem pela Fundação Perseu Abramo, mostra que 49% da população idosa brasileira são analfabetos funcionais (escrevem pouco mais que o próprio nome) e 35% já sofreram maus-tratos como ofensa, ironia, humilhação ou gressões físicas. A pesquisa "Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade" entrevistou 2.136 pessoas acima de 60 anos, e 1.608 com idade entre16 a 59 anos em 204 municípios do país. (Fonte O Mossoroense)

EDUCAÇÃO NO BRASIL: Durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação, semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a implantação do plano vai ser um grande marco do seu governo, prometendo um aumento na verba para a educação pública, com melhorias na remuneração de professores. Dobrar o número de vagas em universidades públicas e a instalação de 150 escolas técnicas em cidades-pólo escolhidas pelo Ministério da Educação é um dos planos que o presidente pretende desenvolver. Ele afirmou também que não é necessário apenas esse aumento significativo para os problemas serem solucionados. (Lizana Lima no Jornal O Mossoroense)

VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO: A violência está em todos os lugares, não apenas nas capitais do Brasil como muitos pensam. Em São Paulo, o drama da violência chega a ser assustador para os habitantes daquele Estado. No último sábado, milhares de pessoas foram conferir a terceira edição do projeto Virada Cultural, que é apresentado em 80 pontos da capital paulista, mas durante show em um dos locais, uma grande prova de violência se alastrou, quando começou uma confusão deixando centenas de pessoas em pânico, onde carros foram depredados, incendiados, pessoas feridas, furto de lojas e pessoas detidas. No domingo, o evento foi encerrado com tranqüilidade e artistas como Moraes Moreira, Zélia Duncan e Fernanda Takai (Pato Fu) lamentaram o fato ocorrido no dia anterior. (Lizana Lima - Jornal O Mossoroense)

Banda Capitão Axé

A banda Capitão Axé é uma das atrações do Carnapau 2007! Conheça um pouco mais sobre a banda:

A Capitão Axé e seu Trem do Amor.

A Capitão Axé está Próxima de completar seu primeiro ano de vida, e durante este tempo vem se destacando no cenário musical pela sua qualidade e irreverência nos eventos por onde passa.

Composta por grandes e experientes músicos, a Capitão Axé agora coloca sua identidade musical marcante na regravação de um grande sucesso nacional dos anos 90, "Nayambing Blues – O Trem do Amor" (Sine Calmon) interpretado agora pelos vocalistas Moema Bartira e Felipe Pezzoni, que fazem um belo duo de vozes com astral contagiante.

O Projeto Capitão Axé foi consolidado em maio de 2006, lançando em julho do mesmo ano a sua primeira balada romântica "Amor, Fogo e Paixão", executada nas principais rádios de Salvador. Na oportunidade Moema Bartira dividia os vocais com o cantor Marinhho Lopes. Em novembro a banda presenteou seu público com um super hit dançante "O Movimento" que embalou o público no verão 2006/2007.

Tudo isso fez com que as portas se abrissem para que a Capitão Axé levasse sua musicalidade para os shows que aconteceram em Mirante de Paranapanema (SP), Patos (PB), Cajazeiras (PB), João Pessoa (PB), Pau dos Ferros (RN), Santa Cruz do Capibaribe (PE). Na Bahia agitou lugares como Porto Seguro, Barreiras, Itacaré, Mutuipe, Caetité, Bom Jesus da Lapa, Muritiba e nos grandes ensaios do verão de Salvador tais como Guig Ghetto, Vixe Mainha, Cor de Mel, Festa do Bloco Happy, Lavagem da Vila e Festa de Iemanjá no Complexo Costa do Sauípe, e no Festival de Verão, contando também com a participação de Cláudia Leitte no show do Bonfim Total.

Durante o carnaval as apresentações começaram na quinta-feira com a abertura do circuito Barra/Ondina agitando os foliões do bloco alternativo A Novidade, seguindo depois para Barreiras-BA no bloco Curto Circuito, Palmas-TO, Correntina-BA (Festa das Águas), Itacaré (Ecofolia) e Brumado-BA no bloco Tô Legal.

Para esquentar ainda mais o cenário musical, a banda prepara o primeiro CD de carreira, com canções inéditas e duas regravações para o segundo semestre de 2007.

Enquanto isso a banda segue sua agenda de shows, deixando por onde passa uma legião de Fãs.

A Capitão Axé é formado por: Moema Bartira (Voz), Felipe Pezzoni (Voz), Fabio Longo (Bateria), Henrique Carvalho (Guitarra), Adelmo Ricardo (Contra Baixo), Luciano Serravalle(Teclados), André Negão (Percussão), Beto Lelê (Percussão), Patrícia Dantas (Backing Vocal), Lázaro Araújo (Backing Vocal).



Golpe do vigário - faz parte do cotidiano e aterroriza população

Quando a esmola é demais o cego desconfia, infelizmente nem todo mundo é santo, e muitos ao tentar conseguir lucros imediatos acabam caindo no velho e também atual conto-do-vigário. É cada dia mais difícil achar alguém que não tenha caído pelo menos alguma vez em um conto-do-vigário. Os registros policiais dessas práticas são constantes, sendo lembrado que nem todas as vítimas se sentem confortáveis para reclamar desse tipo de delito. Existem dezenas de golpes sendo aplicados na praça e o número de vítimas aumenta a cada ano. Mas aí surge a questão: qual era a intenção da vítima? Conseguir vantagens do golpista ou ajudá-lo.
Esse questionamento é apontado pelo escrivão da Delegacia Especializada em Defraudações como o principal motivo que leva as vítimas a não denunciarem, envergonhadas com o gesto de tentar conseguir vantagem e por fim ser passadas para trás, os fazem imaginar que - assim como o ditado popular diz: "ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão" - eles são culpados pelo golpe tanto quando o estelionatário.
Certamente esse não é o único sentimento apresentado entre as vítimas, e nem é o único formato dos golpes aplicados. O que é mais impressionante é que diversos desses calotes são muito antigos e extremamente eficientes. Esse dado é visto pela polícia como algo admirável, mesmo sabendo-se que os golpes antigos retornam com nova roupagem, como os que estão sendo praticados com a ajuda da tecnologia. Antigamente, bastava uma boa lábia para ludibriar alguém, agora os bandidos usam celular, computador, internet, fax, anúncios classificados".
Ranking: Os 20 mais
Cair no "conto-do-vigário" significa levar um golpe, ser passado para trás e perder dinheiro. Pensando em como a mídia pode contribuir socialmente para evitar esse mal que está assolando nossa sociedade, catalogamos os golpes mais comuns que estão sendo aplicados em nossa região.
1º Seqüestro virtual
Uma pessoa liga para o celular da vítima (algumas vezes já sabendo o nome de um parente, outras vezes somente dado a entender quem seria). Amedrontado, quem atende logo começa a fornecer os dados familiares para o golpista. Ele se apresenta como seqüestrador e pede para que no horário e local marcados a vítima vá deixar o resgate do parente. Desesperado, sem checar onde o parente se encontra na verdade, a vítima segue até o banco, saca o dinheiro e vai em seguida deixar o dinheiro onde o "seqüestrador" exigiu. Esse tipo de golpe está sendo aplicado diariamente na cidade.
2ª Carro estacionado
Uma pessoa bem vestida chega em um determinado local onde estão pessoas aparentemente de nível elevado de vida, e pede para que o dono de "tal automóvel" (informando a placa e o modelo - sempre escolhido por ser de alto custo) retire o carro para que outro possa sair. Ao chegar no estacionamento a vítima é rendida e levada até a própria casa, onde tudo será roubado. A vítima também pode ser obrigada a efetuar saques em caixas eletrônicos.
3º O Golpe do Bilhete Premiado
Esse é um dos mais antigos que se tem notícia. A vítima está andando pela rua e é abordada por uma pessoa com aspecto bem simples; roupas semi-rasgadas, dentes estragados e cabelos malcuidados. Esse "mendigo" diz que achou um bilhete de jogo premiado e lhe pergunta onde e como se faz para trocar o prêmio. A vítima oferece ajuda e o vigarista argumenta que não pode ir até à lotérica por algum motivo e então propõe a venda do volante premiado por um valor bem alto. A vítima aceita, pois o valor do prêmio será bem maior do que pede o vigarista. Ao chegar na lotérica, a vítima descobre que o bilhete não estava premiado e que perdeu dinheiro.
4º Seguro do falecido
O golpe foi denunciado na semana passada. Após a morte de um aposentado, os malandros procuram algum parente para dizer que a pessoa tem direito a receber um determinado valor do INSS, como se fosse um seguro de vida. Prometem liberar o dinheiro mediante comissão. Depois, depositam um cheque roubado na conta da vítima e pedem a ela para consultar o saldo. Nesse momento, o depósito aparece como "valor bloqueado". Então exigem o pagamento da comissão para desbloqueá-lo. Recebem o dinheiro e somem.
5º O golpe do seguro
Todo automóvel deve ter um seguro obrigatório por danos pessoais (DPVAT) para indenizar a família das vítimas de acidentes. O golpe consiste em falsificar o boletim de ocorrência, o laudo médico, o atestado de óbito e os documentos de carros envolvidos num acidente para receber o seguro.
6º Carro novo
Um anúncio promete um carro novo com preço abaixo da tabela. As condições de pagamento são irresistíveis e o golpe é feito por intermédio de um telefone celular, onde o estelionatário se passa por empregado de uma montadora e dá um telefone falso da empresa, no qual atende uma secretária eletrônica como se fosse um escritório. O interessado recebe um documento (falso) por fax com o logotipo da empresa e as especificações do veículo e cobra um depósito urgente para garantir o negócio. Depois que o dinheiro entra na conta, o malandro desaparece.
7º Aplicação financeira
Acontece, em geral, às sextas-feiras. Uma moça simpática telefona avisando que você foi premiado em um sorteio de uma aplicação bancária. Ela diz que pode transferir o dinheiro do prêmio para a sua conta. Basta confirmar alguns dados. Sem perceber, no meio de um longo questionário, você passa também a senha bancária, que os bandidos usam para sacar dinheiro da sua conta.
8º Dinheiro falso
Notas de 10, 50 e 100 reais são as mais falsificadas no Brasil. Preste atenção no tipo de papel e se há borrões de impressão. Ter marca d`água é garantia de valor.
9º Seus números em troca de um cartão
A vítima recebe uma ligação de um falso funcionário do banco dizendo que precisa atualizar dados para abrir uma conta especial ou fornecer novo cartão de crédito. Depois, vai até a agência e tenta checar a senha, começando pela data do nascimento do cliente ou pelos números de telefones ou documentos fornecidos.
10º Cartão clonado por chupa-cabra
Muito comum em Mossoró. Máquinas falsas de leitura magnética, as populares chupa-cabras, são instaladas em caixas eletrônicos ou terminais de cartões de crédito e, com a ajuda de um chip, grava os dados de cartões do cartão. Para a duplicação é um passo.
11º Aposentados
Pessoas que se dizem funcionários de associação de servidores aposentados abordam velhinhos na saída de bancos, agremiação de categorias e até mesmo na casa do pensionista e dizem que o aposentado tem direito a receber reajustes atrasados. Para agilizar o processo, basta que ele faça um depósito de 10% do valor.
12º Emprego
O estelionatário descobre o endereço ou o telefone de uma pessoa desempregada e entra em contato dizendo que ela foi indicada para uma vaga. O salário é bom, R$ 2 mil. O golpista dá o endereço da falsa empresa e diz para o candidato depositar R$ 500 para a compra dos uniformes e cursos de especialização.
13º Arara
O golpista abre uma firma fantasma em endereço alugado e começa a comprar produtos de uma empresa qualquer. Os primeiros pagamentos são feitos corretamente e os pedidos aumentam. O último pedido é fenomenal. Animado com o novo comprador, o empresário manda entregar a grande compra na "empresa" do oportunista e facilita o pagamento. Só que o depósito, dessa vez, é feito com cheques roubados.
14º Prestador de serviço
Na maior parte das vezes, os bandidos se disfarçam de carteiros, leitores de luz e funcionários de telefônicas para entrar em casas, condomínios e prédios. Para evitar golpes como esse, é melhor ligar para a empresa e se certificar do serviço.
15º Boa noite, cinderela
Para roubar, o criminoso mistura remédio para dormir na bebida da vítima, geralmente em bares. Quando a pessoa está desacordada, ele saqueia a casa ou a carteira e a vítima só vai perceber no dia seguinte que foi roubada.
16º Falso mecânico
O golpista interpela um motorista e diz que há um defeito no carro da vítima ou por causa de uma "estranha fumaça". Há casos, por exemplo, de pessoas que colocaram sacos de estopa no escapamento do carro. Na seqüência, surge um falso mecânico, que se oferece para resolver o problema que não existia.
17º Troca de cartão
O espertalhão fica próximo ao caixa eletrônico para escolher as vítimas que se atrapalham ao usar a máquina. Ele se oferece para ajudar, pede que a pessoa digite a senha e memoriza os números. Quando devolve o cartão, troca-o.
18º Cheque resgatado
O golpista fica de olho em mulheres que entram em cabeleireiros e lojas. O bandido espera a pessoa sair e entra no estabelecimento, se apresenta como motorista da vítima, e diz que a patroa se enganou ao fazer cheque, dando um outro (roubado) em troca. O dono do salão ou da loja entrega o cheque bom e fica com o falso.
19º Sujeira
Um malandro esbarra ou deixa cair alguma substância na roupa da vítima. Um segundo se oferece para ajudar na limpeza e, como a vítima se distrai, o primeiro aproveita para bater a sua carteira.
20º Sapato
Muito comum na cidade, é sempre aplicado por uma dupla. Um dos golpistas deixa cair "ingenuamente" um cheque do bolso. A vítima avisa para o golpista que o dinheiro caiu. Se mostrando muito agradecido, o farsante pede para que a vítima o acompanhe para presenteá-lo com um sapato ou outra coisa qualquer, no caminho outro aparece e toma a bolsa da vítima, que sempre é escolhida a dedo por realizar pagamentos bancários ou trafegar com muito dinheiro.
Fonte: Jornal O Mossoroense