Cidade vem sofrendo com redução de áreas Verdes


Nos últimos dias, várias árvores vêem sendo podadas de forma indiscriminada e predatória na cidade de Pau dos Ferros. Espaços verdes são cada vez mais raros na principal cidade do alto oeste potiguar.

O fato parece ser algo comum e de menores proporções, quando nos remetemos à derrubada de dezenas de árvores da rua 13 de maio.

As discussões em torno dos problemas ambientais tem feito com que alguns populares procurem a redação do Jornal Resenha para denunciar a poda exagerada que vem sendo autorizada, segundo denuncia, por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Pau dos Ferros. Com relação à rua 13 de maio que teve as árvores derrubadas, até hoje, nada foi feito com relação a replantação de árvores nos canteiros centrais da rua, que aguada pela queda de braço entre prefeitura e construtora para conclusão da obra.

A pouca atuação do IDEMA em Pau dos Ferros pode ser um dos agravantes na defesa do meio ambiente no município.

A devastação referente à questão ambiental na cidade engloba a derrubada de árvores, a poluição do rio Apodi/Mossoró e mananciais, degradação do açude 25 de março, o lixo hospitalar, a falta de uma coleta seletiva de lixo entre outros agravantes.

Transformar o ambiente num lugar agradável e saudável é um desafio para a sociedade moderna. Entretanto, compreender a questão ambiental como definidora da sociedade deve ser um esforço de todos e todas e não apenas daqueles que defendem o meio ambiente (ambientalistas), isso porque, já podemos perceber fenômenos intensos e graves a nossa volta, tais como: as secas, as chuvas, o frio e o calor descontrolados, queimadas, degelo, que representam um desequilíbrio na dinâmica da natureza.

Fonte -> Jornal Resenha Alto Oeste - www.jornalresenha.com.br

Pau dos Ferros terá Centro de Hemodiálise para atender pacientes do Alto Oeste

O município de Pau dos Ferros deve ganhar nos próximos meses um Centro de Hemodiálise (Clínica de Doenças Renais) com capacidade para atender os pacientes com problemas renais de toda a região do Alto Oeste Potiguar. Com a obra, os dependentes do tratamento não terão mais que se deslocar duas vezes por semana para Mossoró, Caicó ou Sousa-PB.
Com esse investimento da iniciativa privada, as prefeituras não terão mais de custear viagens longas e essa nova conquista amenizará a angústia de pacientes de toda a região.
A estrutura física do Centro de Hemodiálise está concluída e funcionará no bairro Alto do Açude. Acredita-se que o mesmo ainda não está em funcionamento em virtude dos entraves burocráticos junto ao Ministério da Saúde.

Fonte: Jornal Resenha Alto Oeste - www.jornalresenha.com.br

Posto de gás natural de Pau dos Ferros deve iniciar funcionamento no mês de maio

Após meses de preparação, a cidade de Pau dos Feros poderá acompanhar no próximo mês o funcionamento do primeiro posto de Gás Natural Veicular (GNV).

A composição da estrutura física que já foi concluída, aguarda a instalação dos equipamentos que deverá ser iniciada no próximo dia 16, segundo previsões apresentadas pela empresa responsável pelo projeto.

"A previsão é de que dia 16 os equipamentos cheguem para o início da montagem", destaca o empresário Ivansuelton Bessa.

A expectativa se volta para um prazo estimado de 15 dias destinado à montagem dos equipamentos, mas mesmo diante da estimativa, não há uma data confirmada para o início do fornecimento do combustível alternativo.

"Diante do atraso da montagem dos equipamentos não vamos marcar uma data para o início do funcionamento. Não vamos marcar data, mas será no mais breve tempo possível", reforça o empresário.

Diante da expectativa gerada pelo funcionamento da unidade pau-ferrense, vários veículos já buscaram a conversão para o combustível alternativo em cidades como Natal e Mossoró.

De forma paralela foi instalada uma oficina em Pau dos Ferros que deverá iniciar o trabalho de conversão a partir do início de funcionamento da unidade de abastecimento alto-oestana.

Cavaleiros Elétrico

O show elétrico da banda Cavaleiros do Forró, realizado ontem (dia 07) nos salões do Edén Clube, aqui em Pau dos Ferros, foi um sucesso.

Há muito não se via o Edén Repleto de gente bonita e animada. Para se ter idéia, tinha até mossoroenses que vieram somente para a festa. Como o foi o caso do meu amigo Lucas Kassiano e vários amigos que vieram de Mossoró só pra curtir o show. Também encontrei David Almeida e Ewerton Linhares (ex- banda taba).

A galera pauferrense compareceu em peso, sem falar que foi possivel observar a presença de muitas pessoas da região, das cidades próximas e até pessoas do ceará.

Cleanto Bezerra, Normando Mendonça e todos os demais que estavam envolvidos na realização desse evento, estão de parabéns. A festa foi um sucesso.

Além da banda cavaleiros, que foi a primeira a se apresentar, o evento ainda contou com a participação da banda Baculejo, que animou geral. A banda de axé fez uma retrospectiva de algumas músicas antigas e agradou geral a galera presente. Para finalizar o evento, a banda Garotões do Forró, foi a terceira a se apresentar e finalizou o evento com chave de ouro.

Presenças:
Cleanto Bezerra, Normando Mendonça, Lucas Neto, Tássia Polliana, Goiaba, Andréia Fontes, Katiana Santos, Alyany Wagna e o esposo Kleber, Paulo Igor, Sérgio Costa, Lisboa Batista, meus primos Maxuelton e Fábio, Ericksson Queiroz, Kelysson Nunes, Alcimar Almeida, Uvilma, Silvinha e Rafaela Magalhães, Nayana, Márcia, Lili entre muitos outros, marcaram presença nessa festa que foi show.