Sexta-feira, dia 20, foi dia de cantar parabéns e desejar felicidades para a jovem Mayara Freitas. Ela, que é filha do ex-vereador Manoel Gomes/Gizeuda Freitas, comemorou seus 15 anos no clube Assec. A animação da festa ficou a cargo do DJ Netinho. Marcamos presença e registramos tudo para o portal www.paudosferros.com e para o jornal O Mossoroense







A governadora Wilma de Farias assina ordem de serviço em Pau dos Ferros

A governadora Wilma de Faria assinou ontem, em Pau dos Ferros, ordem de serviço para o início das obras de implantação da Adutora do Alto Oeste. O maior sistema adutor do Rio Grande do Norte vai levar água de boa qualidade para 207 mil pessoas em 26 municípios e 65 comunidades rurais da região, totalizando investimento de R$ 128 milhões.

A previsão do Governo do Estado é de que o sistema adutor seja totalmente concluído até o final do ano que vem.

Ao discursar para uma plateia que contava com a presença do vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza; dos deputados federais Henrique Alves, João Maia e Sandra Rosado; além de 21 prefeitos da região do Alto Oeste a governadora lembrou que o atual governo já construiu mais de 500 quilômetros de adutoras e está implantando novos sistemas adutores como a terceira etapa da Adutora Serra de Santana, que vai garantir o abastecimento de água de comunidades rurais de Santana do Matos e São Rafael, e a do Alto Oeste. “Estamos garantindo o acesso à água de boa qualidade não apenas para quem mora nas cidades, mas também para as localidades de difícil acesso”, destacou Wilma de Faria.

De acordo com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, além de implantar o sistema adutor, que terá 307 quilômetros de tubulação, o governo do Estado vai realizar o Consórcio de Saneamento do Alto Oeste para gerenciar o uso da nova adutora e implantar aterros sanitários, em parceria com os municípios. “De nada adiantaria construir adutoras e o lixo a céu aberto contaminar o subsolo. Por isso vamos realizar um programa para construção de aterros sanitários em diversos municípios”, anunciou.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves classificou a obra da adutora como uma das mais importantes ações realizadas pelo governo do Estado. “Estou aqui para aplaudir a governadora por esta obra importantíssima para o Alto Oeste e para todo o Rio Grande do Norte”, comentou o parlamentar. Tenho certeza que esta é considerada a obra mais aguardada pela população do Alto Oeste, completou a prefeita de Rodolfo Fernandes, um dos municípios que será beneficiado pelo sistema adutor. Segundo ela, os moradores da cidade precisam comprar água mineral uma vez que a água do açude que abastece o município é imprópria para o consumo humano.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Mega-Sena acumulada pode pagar três milhões neste sábado

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal (CEF), quem acertar as seis dezenas do concurso de hoje poderá levar sozinho cerca de R$ 3.000.000,00.

Repelente natural em formato adesivo promete eficácia contra a dengue

Mais uma arma no combate à dengue deve chegar às farmácias em breve. Dessa vez um repelente natural em forma de adesivo.  A principal característica do novo repelente é que ele não contém uma substância conhecida como DEET (dietil-meta-toluamida), utilizado na fabricação de outros repelentes. Essa substância é agressiva para crianças e gestantes.

O medicamento ainda não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apesar de ser o repelente natural mais vendido no mundo. Por isso, não há previsão de quando estará disponível para a comercialização nas farmácias da cidade.

O adesivo que promete repelir as picadas do Aedes aegypti a um metro de distância pode ser colocado  na pele ou em outros locais. Ele cria uma camada repelente de até um metro e o seu efeito dura de seis a oito horas.

O Mosquitan é produzido à base de Citronela, uma substância que também está presente em outros produtos para repelir picada de insetos.

A citronela é uma substância retirada de plantas, por isso é considerada natural. A diferença entre o novo remédio e os outros é a concentração da citronela que é maior nesse repelente adesivo. 

Fonte: Jornal O Mossoroense

Homem Perverso

Relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) revela que 42% das matas perdidas em todo o mundo nos últimos cinco anos estão no Brasil. Entre 2000 e 2005, o Brasil perdeu 3,1 milhões de hectares de florestas por ano, numa ação cruel do homem, beneficiado pela falta de combate dos governos. No mundo, a perda florestal chegou a 7,3 milhões por ano, 200 quilômetros quadrados por dia. (César Sntos – Jornal Defato)

 

Centro Vocacional

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é um órgão do Governo Estadual do RN, que através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, tem parceria com a Universidade do Estado do RN (UERN), e está desenvolvendo atividades em Pau dos Ferros desde o ano passado, realizando cursos profissionalizantes em diversas áreas, agora mesmo estão abertas inscrições para o 4º Curso de Informática/básico, devendo formar 4 turmas em três meses próximos a fim de atender o mercado de trabalho daqui e região. O CVT é dirigido atualmente pelo professor Franklin Costa e os cursos coordenados pelo pedagogo Sebastião Fabiano de Souza. (Fonte: Lisboa Batista - Jornal Defato)

Resultado do Vestibular da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) acaba de divulgar a relação dos aprovados no seu Processo Seletivo Vocacionado (PSV) de 2009.

Dado Dolabella

O ator Dado Dolabella foi preso por descumprir determinação judicial? Qual era a determinação? Ele deveria manter uma distância mínima de 250m da ex-namorada, a também atriz Luana Piovanni. A decisão foi baseada na Lei Maria da Penha, após uma briga em outubro passado quando Dolabella chegou a bater em Piovanni. O ator já teve um habeas corpus negado pelo TJRJ e permanecia preso numa cela com mais 13 detentos. Se a moda pega.. (Fonte: Paulo Pinto - Jornal O Mossoroense)

ALZHEIMER

"No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para a virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos teremos velhas de seios grandes e velhos de p...duro, mas que não se lembrarão para que servem" (Dr. Dráuzio Varela).

Minha coluna de hoje no Jornal O Mossoroense

CLIQUE NA IMAGEM PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO

VESTIBULAR - A Comperve divulga hoje o resultado do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Uern. O anúncio será feito às 10h, pelo reitor Milton Marques de Medeiros, no Centro de Convivência da Uern. A instituição está ofertando no geral 2.220 vagas nos seus cursos de graduação. Em Pau dos Ferros, 3.975 estudantes disputam as 342 vagas ofertadas para os sete cursos existentes no Campus Avançado Maria Eliza de Albuquerque Maia (Cameam).  

NILTON FOLIA - Várias lideranças políticas, entre elas o deputado federal Fábio Faria, confirmam presença em nossa cidade no próximo domingo, em virtude da comemoração natalícia do ex-prefeito dr. Nilton Figueiredo. O aniversário será comemorado em grande estilo. Muitos pau-ferrenses irão marcar presença no bairro São Geraldo, onde será servido o tradicional bolo e logo em seguida seguirão pelas principais ruas da cidade, com direito a trio elétrico puxado pela banda Inala.

15 ANOS - Amanhã é dia de cantar parabéns e desejar felicidades para a jovem Mayara Freitas. Ela, que é filha do ex-vereador Manoel Gomes/Gizeuda Freitas, irá comemorar seus 15 anos no clube Assec. A animação da festa ficará a cargo do DJ Netinho e os quitutes serão servidos aos convidados pelo Kandice Buffet. Agradecemos o convite e confirmamos nossa presença.

EMANCIPAÇÃO - No próximo dia 26, a cidade de Paraná, aqui no Alto Oeste, completará 46 anos de sua Emancipação Política. Para comemorar essa data toda especial, o prefeito Geraldo Alexandre Maia elaborou uma vasta programação que inclui: Maratona de Pedestre; Ciclismo, Festival de Jericos, Missa em Ação de Graças, Bolo Comemorativo, Blitz da Saúde e shows em praça pública com Ferro na Boneca e Carreteiros do Forró. Agradecemos a gentileza do convite, que chegou às mãos do colunista através da drª. Neuman Azevedo.

FIQUE POR DENTRO

@ - Hoje é dia de cantar parabéns e desejar felicidades para: Adriana Anastácio - Secretária de Turismo e Comunicação da cidade de Rafael Fernandes; Denis Ulisses; Gliciane Patrícia; colunista Geomar Nogueira e o fotógrafo Véscio Lima.

@ - O casal Aldemir Rêgo/Magmacilene inauguram amanhã, às 20 horas, as novas instalações da Recorel Motos - Concessionária Sundown. A nova sede do "Grupo Recorel" fica localizada à rua Manoel Alexandre, 1730, BR-405, nas imediações da Uern.

@ - A governadora Wilma de Faria cumprirá agenda no próximo fim de semana em Pau dos Ferros, onde participará da solenidade de lançamento da Adutora Alto Oeste.

@ - O colunista da cidade de São Miguel, Leonardo Gonçalves, divulga amanhã a pesquisa que elegeu os melhores profissionais da cidade serrana. Os vencedores serão homenageados com o troféu Nota 10, no dia 18 de abril, quando o colunista realizará uma festa em comemoração a um ano de colunismo social.

@ - A coluna antecipa os parabéns aos aniversariantes: Mayara Freitas, Rafaella Freitas e Cleanto Anastácio - Secretário de Finanças da cidade de Rafael Fernandes (dia 20), drª. Flávia Henriques - esposa de dr. Breno (dia 21), Pammella Vaneyke, dr. Nilton Figueiredo (dia 22), Alexandre Walle, Maicom Dennys (dia 23).

Pau dos Ferros realizará Exposição de Leonardo da Vinci

Incentivar as manifestações artísticas e culturais da principal cidade do Alto Oeste é política permanente da Prefeitura de Pau dos Ferros que através da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN, vai realizar a exposição itinerante “Maravilhas Mecânicas”, trazida do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST- Rio de Janeiro. 

Na exposição os pauferenses terão a oportunidade de contemplar alguns modelos artesanais sobre os desenhos originais de Leonardo da Vinci.

Segundo a secretaria de Educação, Cultura e Desporto, professora, Francisca Dantas de Lima Costa “Neta”, a mostra faz uma constatação de que o talento de Leonardo da Vinci vai muito além da arte e revelam sua grande capacidade inventiva, que faz dele um dos maiores gênios do mundo.

A genialidade de Leonardo da Vinci revela-se em uma exposição que fica aberta ao público de Pau dos Ferros, de 20 de março a 21 de abril de 2009, nos horários: matutino e vespertino, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, Pau dos Ferros.

A Prefeitura de Pau dos Ferros via Assessoria de Comunicação Social esta fazendo uma ampla divulgação da exposição e com isso espera-se a visitação de toda a sociedade pauferrense, visto que é uma oportunidade ímpar para apreciação das obras deste gênio. Sua honrosa presença engrandecerá ainda mais este evento.

Governadora assinará ordem de serviço para maior adutora do RN sexta-feira

A governadora Wilma de Faria dará ordem de serviço, na próxima sexta-feira (20), para a construção do maior sistema adutor do Rio Grande do Norte, realizada em uma só etapa.

A Adutora do Alto Oeste terá 367 quilômetros de extensão, beneficiará 66 comunidades e 25 municípios da região, será concluída em 18 meses e terá investimentos da ordem de R$ 128 milhões.

A obra é do governo do Estado, em parceria com o governo federal, e está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A solenidade de assinatura da ordem de serviço será realizada às 10h, na AABB do município de Pau dos Ferros, e marcará a comemoração do governo pelo Dia Mundial da Água, no próximo dia 22.

A nova adutora solucionará um problema que há muito tempo aflige as comunidades rurais da região, que atualmente é abastecida por pequenos açudes ou por águas subterrâneas.

Agora, os moradores terão acessos à água de boa qualidade para o consumo humano e para o desenvolvimento de atividades agrícolas, por exemplo.

Fonte: Jornal O Mossoroense

VINTE E SEIS MUNICÍPIOS POTIGUARES SERÃO ATENDIDOS

O sistema adutor do Alto Oeste levará água potável e de boa qualidade à população, garantindo o abastecimento de 26 municípios.

O sistema utilizará as águas da Barragem de Santa Cruz, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.

Localizado no município de Apodi. Com capacidade de armazenamento superior a 599 milhões de metros cúbicos, o reservatório tem uma grande importância para o abastecimento da região.

Os trabalhos da adutora incluem estações elevatórias de água tratada; adutora de água tratada, com extensão prevista de 291,62 km, constituindo uma vazão prevista de 270 litros por segundo.

Os municípios contemplados com o projeto serão: Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho D'Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias, 65 comunidades rurais e dois distritos.

No total, serão mais de 207 mil habitantes beneficiados.

Fonte: Jornal O Mossoroense

SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

A Pastoral Familiar convida toda sociedade para participar do Seminário que se realizará no dia 30 de março de 2009, as 19:30h na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, tendo como tema geral  “FRATERNIDADE E SEGURANÇA PUBLICA”, que é o tema da Campanha da Fraternidade 2009. 
 
PROGRAMAÇÃO: 
Abertura: Padre Francisco das Chagas – Pároco Administrativo

Palestras:
Tema: FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA
Palestrante: Geraldo Wanderley – Ouvidor Geral da Policia do Rio Grande do Norte e Coordenador da Pastoral Carcerária no Nordeste.
Sub-tema: SEGURANÇA PÚBLICA
Palestrantes: Drª. Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira – Juíza de Direito/ 
Drª. Patrícia Antunes Martins – Promotora de Justiça/ 
Drº Inácio Rodrigues Lima Neto – Delegado da Policia Civil/          
David Alves Cavalcante – Sub- Comandante da Policia Militar
 
Debate
Encerramento 
 
Participem! 
“A paz é fruto da justiça”
 

UERN DIVULGA QUINTA O RESULTADO DO PSV 2009

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (COMPERVE-UERN) divulga na próxima quinta-feira, 19/3, o resultado do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2009). O anúncio será feito às 10h, pelo reitor Milton Marques de Medeiros, no Centro de Convivência da UERN. A UERN está ofertando 2.220 vagas nos seus cursos de graduação. Estão na disputa mais de 20 mil candidatos.
Fonte: www.uern.br

Minha coluna no Jornal O Mossoroense


RECOREL - O empresário Aldemir Rêgo agendou para a próxima sexta-feira, dia 20, a inauguração da nova sede da sua Recorel Motos. A nova instalação do "Grupo Recorel" fica localizada à rua Manoel Alexandre, 1730, BR-405, nas imediações da Uern, em Pau dos Ferros.

“NILTON FOLIA” - No próximo dia 22, quem amanhece de idade nova é o ex-prefeito de nossa cidade, dr. Nilton Figueiredo. Na ocasião, Nilton visitará a nossa cidade, onde será recepcionado por muitos pau-ferrenses. O tradicional bolo será feito e distribuído para todos que marcarem presença. Ele é tão querido na cidade que a comemoração do seu aniversário já virou festa popular. O "Nilton Folia" este ano será animado pela banda Inala em cima do trio, com direito até a abadás.

EDUCAÇÃO FÍSICA - O curso de Educação Física do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia realiza no período de 2 a 4 de abril a II Semana Científica em Pau dos Ferros. O evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos. Sob a coordenação geral do professor  Francisco Gama da Silva, associado aos professores-mestres Maria Lúcia Lira Andrade e Marcos Antonio da Silva, o evento contará com profissionais de alto gabarito que emprestarão suas competências para uma Educação Física cada vez mais qualificada.

RESTAURANTE POPULAR - A governadora Wilma de Faria (PSB) vai cumprir com a promessa de campanha feita em Pau dos Ferros, ao anunciar o processo de licitação para implantação do Restaurante Popular na capital alto oestana. Pau dos Ferros está na lista dos cinco municípios que receberão o benefício até o segundo semestre deste ano.

Fique Por Dentro

@ - Em tempo, parabenizamos e desejamos felicidades para a gatinha Régia Souza, que apagou velinhas ontem. Hoje o dia será de festa para Lauana Almeida, Emerson Lins, Nilson Diógenes e Silveira Neto.

@ - Antecipamos os vivas para os aniversariantes de amanhã: Cleanto Bezerra, promoter do Carnapau, e o amigo Moisés Henrique. Parabéns e felicidade.

@ - Agradeço a toda galera da produção da cantora Lane Cardoso, em especial ao amigo Geraldo Filho e a Bruno Pimenta pelo material que me foi enviado. Ao ouvir o CD e ao assistir o DVD da cantora, que foi gravado no Carnatal, pude conferir o porquê dela fazer tanto sucesso.

@ - O resultado do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2009.1), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), está cada vez mais próximo. A divulgação da lista com os aprovados está provocando grande expectativa não apenas nos candidatos, mas também nos professores e familiares.

@ - O amigo Ailton Farias avisando que as vendas dos abadás do Umarizalfest estão de vento em popa. A micareta será realizada na primeira semana de maio e contará com as seguintes atrações: Ricardo Chaves, Capilé e Banda Inala.

@ - A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Cidadania da cidade de Rafael Fernandes, com o apoio do prefeito Nicó Júnior, realizou no último sábado, no Centro Cultural, um evento comemorativo ao Dia da Poesia. Agradecemos a gentileza do convite e pedimos desculpa pela ausência.

Entrevista com Gilton Sampaio publicada no blog do jornalista Franklin Jorge

O professor Gilton Sampaio, candidato a reitor da UERN, acaba de nos enviar por e-mail a entrevista que o mesmo concedeu ao jornalista Franklin Jorge para o o blog O SANTO OFÍCIO, no endereço a seguir: http://www.franklinjorge.com/blog

Aqui republicaremos na íntegra: 

UERN: O CANDIDATO QUE FAZ A DIFERENÇA
Por Franklin Jorge, Editor do Blog O Santo Ofício
Candidato a reitor da UERN na chapa de oposição, o professor doutor Gilton Sampaio é licenciado em Letras e especialista em Didática do Ensino Superior pela UERN. Mestre em Linguística Aplicada pela UFRN e doutor em Linguística pela UNESP. Professor e pesquisador da UERN, desde 1994, onde ministra disciplinas na área de Linguística, na graduação e no Mestrado em Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa e lidera o Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto, cadastrado no Diretório 5.0 do CNPq. Nesse grupo já produziu diversos artigos publicados em periódicos especializados, orientou alunos e coordenou vários projetos de pesquisa. Atualmente orienta alunos de iniciação científica e de mestrado. Diretor em exercício do segundo maior Campus da UERN, o Campus Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, e vice-coordenador do Mestrado em Letras. Também vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, ministrou palestras sobre o tema em diferentes estados do Brasil. Foi o coordenador da Comissão que criou e implantou o Mestrado em Letras da UERN, com o reconhecimento da CAPES. Foi militante do Movimento Estudantil, com atuação local e nacional, tendo participado da comissão que criou no RN o movimento estudantil organizado na área de Letras. A seguir, a entrevista em sua íntegra.
 
Franklin Jorge: Por que o senhor quer ser reitor? 
Gilton Sampaio: Considerando a necessidade de a UERN dar um salto qualitativo, do ponto de vista acadêmico e de concepção administrativa, a escolha do candidato a Reitor da Chapa Inovação e Compromisso Acadêmico se deu com base em perfis. Nesse sentido, por apresentar os requisitos para o perfil que atende a esse salto qualitativo, meu nome foi o escolhido, atendendo a vontade de um grande grupo formado por discentes, docentes e técnicos administrativos, advindos de diferentes unidades acadêmicas e setores da UERN, que apresentavam, em comum, o desejo de ver mudanças reais na UERN, com inovação na gestão e compromisso acadêmico, e reconhecida dentro e fora do país. Portanto, não há um interesse pessoal para minha candidatura; ao contrário, ela expressa um sentimento de mudança da comunidade acadêmica. Sendo assim, queremos ser Reitor para conduzir esse processo de mudanças tão desejado pelos que fazem a UERN, efetivando o aspirado salto qualitativo.
 
O que aconteceu com a idéia inicial que contemplava o professor Milton Marques como titular de uma chapa única, enquanto o seu vice seria escolhido em uma lista tríplice da qual o senhor fazia parte? 
Naquele momento de discussões, o grupo acreditava que seria possível avançar na concepção de uma nova universidade, fazendo uma composição com o atual Reitor, levando nossas propostas de gestão, que permitiriam esse salto de qualidade, com uma gestão democrática, autônoma, descentralizada e com compromisso acadêmico. No entanto, a composição não foi possível em virtude da escolha do atual reitor, que não conseguiu romper com um grupo que se perpetuam na administração da UERN, há mais de 20 anos e é sensível a influências externas, tão prejudiciais a Universidade. 
 
O que está por trás dessa reviravolta e o que o fez passar de candidato a vice-reitor a reitor? 
Pela nossa história, o nosso nome sempre foi bem visto pela a comunidade acadêmica, independente de qualquer candidatura, mas não tínhamos uma candidatura a reitor, pois poderíamos fazer a composição com o atual reitor, considerando o que colocamos na questão anterior. No entanto, como o reitor não foi capaz de entender o sentimento de mudança que vive a Universidade, o grupo decidiu pela escolha do meu nome e do professor José Ronaldo para conduzir a UERN nesse novo momento. 
  
Quais os principais desafios que esperam o próximo reitor?
A UERN, em virtude de sua complexidade, enfrenta enormes desafios, mas iremos destacar quatro que comprometem a vida acadêmica de nossa Instituição: (1) concepção de gestão universitária centrada nos órgãos da administração superior, (2) melhoria dos serviços, (3) qualidade de ensino; e (4) verticalização do ensino. Observando atentamente, esses problemas estão intrinsecamente relacionados. A gestão universitária, a qualidade de ensino e sua verticalização são, talvez, os maiores desafios a serem enfrentados pelo próximo Reitor. Nossa Chapa apresenta dez compromissos com a comunidade universitária, sem os quais não poderão ser resolvidos esses problemas e a UERN não poderá dar o sonhado salto acadêmico.

No caso de vir a ser eleito, o que fará para enfrentá-los e resolvê-los?
Nossa Carta Programa traz propostas no sentido de vencer esses desafios. Ela toma por base cinco princípios de gestão: 
.Estrita observação da ÉTICA e da RESPONSABILIDADE, no respeito à coisa pública;
.Compreensão de AUTONOMIA como a alma, o espírito, o princípio essencial da universidade pública;
.Implementação de Gestão DESCENTRALIZADA para fortalecimento da democracia interna e das instâncias deliberativas;
.Percepção dos RECURSOS HUMANOS como o patrimônio mais importante da Instituição;
.Compreensão de que as ATIVIDADES ACADÊMICAS devem sempre pautar as atividades administrativas.
Na prática, propomos, por exemplo, a elaboração de planejamento estratégico de médio e longo prazo para UERN, levando em conta as demandas apresentadas pelos segmentos acadêmicos; Incentivar o intercâmbio efetivo entre todos os campi da UERN; Elaborar um plano de verticalização do ensino na UERN; Promover o intercâmbio de idéias e troca de experiências entre os pesquisadores da UERN e de outras Instituições do Brasil e do exterior; Garantir a Dedicação Exclusiva como regime de trabalho para todos os docentes que queiram se dedicar exclusivamente às atividades acadêmicas; Criar e implementar o plano de capacitação dos técnico-administrativos; Apoiar a participação dos discentes em eventos de ensino, pesquisa e extensão, bem como de política estudantil; Garantir residências universitárias, de acordo com os padrões de qualidade exigidos, em todos os campi e Informatizar os serviços. Mais detalhes sobre nossas propostas estão disponíveis no endereço http://inovacaoecompromisso.wordpress.com/.
 
Quais foram os ganhos e as perdas da UERN nos últimos anos? 
Falar em ganhos e perdas da UERN nos últimos anos implica assumir uma postura avaliativa criteriosa da gestão em todos os sentidos: administrativo, financeiro e acadêmico. Quanto aos ganhos, percebe-se que a UERN vem crescendo em sua estrutura física, na oferta de cursos de graduação, com criação e implementação de novos cursos em Campi e Núcleos. Mas, podemos considerar como um dos maiores ganhos que a UERN conseguiu nos últimos anos, a aprovação dos três mestrados, junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior). São os mestrados em Letras, em Pau dos Ferros, em Física e em Ciência da Computação, na FANAT (Faculdade de Ciências Naturais e Exatas), em Mossoró. Vale ressaltar, desses três, eu e José Ronaldo liderar a implantação de dois deles, o de Letras e o de Física.

Se houve ganhos, as perdas também são evidentes, dentre tantas,  destacamos, entre as maiores perdas da UERN nos últimos anos,  (1) o fechamento do Mestrado em Meio Ambiente,  (2) fracasso do Doutorado em Educação (convênio entre UERN e Universidade de Havana/Cuba), com grande prejuízo para a UERN e para os doutorandos, e (3) a saída de professores doutores para atuarem em outras Instituições de Ensino Superior, pela falta de condições acadêmicas efetivas e pela inexistência de cursos de pós-graduação stricto sensu em muitas áreas do conhecimento. Essa falta de uma política de fixação de doutores mais abrangente é também conseqüência do pensamento que se tem de Universidade hoje, para a qual o administrativo se sobrepõe ao acadêmico, de modo a refletir negativamente também na criação de novos cursos de Mestrados.
 
É importante ressaltar que a UERN, diante da perda expressiva de seus doutores, nos últimos anos, para as Universidades Federais, não deve persistir no discurso de que a saída é por questões meramente familiares e/ou pessoais. A UERN tem perdido oportunidades de crescer academicamente, quando forma quadro qualificado e ela mesma expurga-o. O problema continua seriíssimo, pois, nos últimos meses, a UERN perdeu de seu quadro docente 16 doutores. Enfim, o crescimento acadêmico não se faz dentro de uma cultura institucional voltada praticamente para o ensino de graduação, somente para a horizontalização do saber, mas dentro de uma cultura que valoriza a verticalização do saber como resposta aos profundos desafios sociais, políticos, econômicos, culturais e educacionais da sociedade.  
 
Como o senhor vê a questão da imagem negativa do atual vice-reitor perante a comunidade acadêmica? 
A imagem negativa do atual vice-reitor é fruto de sua própria história na UERN, construída de contradições nas questões acadêmicas, políticas e administrativas, e de sua concepção meritória e centralizadora de universidade. Portanto, não há sintonia entre suas idéias e o que pensa uma parcela expressiva dos segmentos da UERN.
 
Qual o diferencial entre os dois vices que disputam as eleições? 
A produção acadêmica, a capacidade de relações com outros pesquisadores no Brasil e no exterior, o respeito entre e para com seus pares e a concepção de universidade como espaço de produção e reprodução do conhecimento, em que vigora democracia, autonomia, descentralização e inovação que tem o professor José Ronaldo.
 
Quais foram os erros do atual reitorado? 
Entre muitos outros aspectos, podemos citar: (1) a não elaboração de um Plano de Verticalização do Ensino e Internalização da UERN; (2) a não resolução do problema do Doutorado em Educação, no convênio com a Universidade de Havana, atribuindo responsabilidade pelo fracasso aos próprios doutorandos; (3) o não cumprimento de um plano de capacitação dos técnicos administrativos de contratos provisórios para que os mesmos possam se submeter ao concurso público (já anunciado para maio de 2009 pelo próprio Milton Marques); (4) o não cumprimento de muitas propostas da CARTA PROGRAMA da eleição anterior, com ênfase para AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA (proposta principal da Chapa, mas não cumprida) e a OUVIDORIA; (5) a pouca sensibilidade aos problemas do segmento estudantil. Por exemplo, a UERN, com mais de onze mil alunos e 40 anos de existência, tem somente 01 único ônibus para atendimento aos alunos. Também até hoje não se construiu nenhuma residência universitária em nossa instituição. As que existem são alugadas. Nos campi avançados, isso ainda é só promessa; (6) a implementação de uma gestão EXTREMAMENTE CENTRALIZADORA. Por exemplo, os diretores de unidades acadêmicas não têm nenhuma autonomia administrativa ou financeira para resolver qualquer problema que apareça em sua unidade, nem sequer a compra de material de limpeza, por exemplo. Tudo tem obrigatoriamente de ser pedido ao Epílogo de Campos (Setor da administração central). A UERN é, hoje, uma das instituições mais centralizadoras do Estado do Rio Grande do Norte. As escolas estaduais da Educação Básica, por exemplo, estão bem mais avançadas na descentralização, autonomia e democracia, embora não se tenha chegado ainda ao que os educadores desejam; (7) o não investimento em alguns Campi Universitários e em algumas faculdades, que foram deixadas à margem da administração central. O Campus de Patu, por exemplo, necessita de investimentos imediatos e grande parte de seus segmentos acadêmicos alegam total abandono por parte da administração central; (8) a formação de grande parte do quadro de assessores sem definição de perfil. Há assessorias em que os titulares não têm a mínima condição de ali estarem. A escolha da equipe do atual reitor não foi feita seguindo critérios de competência e habilidade para o cargo. Em algumas dessas assessorias, os titulares já têm 12 ou mais anos na função, recebendo altas gratificações como se fossem eternos salários. Já se sentem donos dos setores.
 
Como vê a questão dos 413 contratos provisórios num universo de pouco mais de 900 servidores? Este número não lhe parece excessivo?
A primeira coisa que devemos considerar é que os servidores de contratos provisórios não são os responsáveis por esta situação e sim as sucessivas administrações, incluindo a atual. Eles estão aqui porque foram contratados pela UERN, por isso cabe à própria administração explicar os seus atos administrativos e buscar meios para resolver esse desafio. Caso ele não resolva, a nossa Chapa tem uma proposta concreta para a questão dos contratos provisórios.

Um concurso público, para legitimá-los nas funções que exercem atualmente, não iria prejudicá-los depois de tantos anos de serviço, já que, como disse o próprio Reitor, por ser público o concurso está aberto a todos aqueles que desejarem concorrer?
Com certeza irá prejudicar uma grande parte desses servidores. E os responsáveis pelo agigantamento desse problema é a própria reitoria. Ao invés de se deixar claro para todos os funcionários de contratos provisórios a necessidade de se qualificarem e concorrerem a um concurso público de provas e títulos em condições equivalentes a de outros concorrentes, e com antecedência, optaram por maquiar a situação, renovando-se os contratos a cada onze meses. Com isso podaram o futuro profissional de muita gente boa que temos hoje na UERN, na condição de servidor de contrato provisório, pois o concurso foi anunciado na imprensa pela reitoria para maio próximo (depois das eleições) e, como o próprio reitor afirmou, em entrevista a esse próprio Blog, o concurso será aberto a todos. Aí quem vem se preparando permanentemente para concursos ou quem está saindo agora do nível médio levará uma grande vantagem em relação aos nossos servidores, apesar destes terem bem mais experiência em seus respectivos cargos.

Havia, a seu ver, uma solução melhor para o caso?
Havia, e ainda podemos fazer, com vontade política e bom senso, contribuir para que os efeitos sejam menos prejudiciais aos nossos servidores de contratos provisórios do que aquilo que se desenha. Primeiro, temos que oferecer imediatamente cursos de qualificação, de formação também, em suas respectivas áreas e funções, para os nossos servidores. Segundo, esses cursos devem ter uma carga horária suficiente para que se melhorar os seus currículos e lhes uma formação consistente e também teórica de sua função. Terceiro, esses cursos, ao mesmo tempo, devem prepará-los melhor para enfrentarem um concurso de provas e títulos, uma vez que muitos deles nunca se submeterem a esse tipo de avaliação.

Como se coloca para o senhor a questão do convênio UERN-Cuba? Por que não deu certo? 
O convênio UERN-Cuba consiste num dos gargalos de nossa política de pós-graduação. A UERN tinha a intenção de formar quadro docente qualificado e acabou não formando/qualificando nenhum professor. Aliás, muitos de nossos professores já fizeram seus mestrados e já estão fazendo seus doutorados. Outros estão se preparando. Infelizmente, o quadro é este. A sociedade e, mais particularmente, a comunidade universitária está exigindo uma resposta plausível para esclarecer o problema. O investimento foi alto para não se obter nenhum resultado. No nosso entender, a qualificação de professor em nível de doutorado é um momento da vida do professor que deve ter aproveitamento acadêmico máximo, o que não acontecia no convênio supracitado. Tal aproveitamento pressupõe envolvimento e articulação com os pesquisadores, com as pesquisas nacionais e internacionais na área objeto de estudo do pós-graduando. Na realidade, os doutorandos acabaram não vivenciando isto, o que contribuiu com o esvaziamento do grupo logo nos primeiros anos. Para se ter uma idéia: o professor era liberado parcialmente de suas atividades e como estava parcialmente liberado acabava assumindo atividades outras, que não cabe aqui esmiuçá-las. Na condição de doutor que se qualificou com afastamento integral de minhas atividades, defendo a liberação total do docente para potencializar cognitivamente este momento da formação continuada. Além disso, o problema foi se agravando quando nacionalmente a validação dos diplomas dos cursos em universidades estrangeiras passou a ser cada vez mais difícil e quando o atual reitor resolveu atribuir aos doutorandos (nomeando-os de mestrandos) responsabilidade por esse absurdo gasto de dinheiro público sem planejamento estratégico, como fez Nilton Marques na entrevista a esse mesmo Blog, Já que adentramos neste debate árido, vale a pena também pensar na validação dos diplomas dos professores que fizeram suas qualificações em universidades estrangeiras e já retornaram a suas atividades. Lamentavelmente, nossa legislação (Normas sobre Capacitação Docente) continua cega em alguns pontos que se colocam como cruciais ao desenvolvimento acadêmico da UERN.
 
O senhor responsabilizaria alguém por este fracasso? 
Pelo que já falamos anteriormente, o problema é demasiadamente complexo para simplificações de posições apressadas. O problema se deu na concepção de um doutorado que não conseguiu romper com o isolamento da UERN no que toca ao intercâmbio nacional e internacional. Logo cedo, muitos perceberam o “fogo cruzado” e falta de segurança da coordenação do Projeto e evadiram-se do curso. Ao invés de atribuir culpas a algum segmento responsável pelo curso, cabe a UERN passar a limpo e viver uma nova página com Inovação e Compromisso Acadêmico. A inovação requer mudanças de estratégias, de compreensão dos fenômenos em sua complexidade. Ou seja, em sua essência. Portanto, pensar acerca do fracasso do convênio UERN-CUBA é, antes de tudo, depuração fenomênica, conforme as pistas, as evidências que a realidade apresenta.
 
O que os campi ganharam sob o atual reitorado? 
Podemos destacar a abertura para o diálogo, que foi um ganho desse atual reitorado que os campi puderam usufruir, embora, na maioria das vezes, quando a direção de alguns campi saíam saía da sala da reitoria e passavam às assessorias, o diálogo não se efetivava na prática. E os motivos são vários.
 
O que deixou de ser feito? 
Há campi avançado em que basicamente nada foi feito. Mas, principalmente, deixou ser feito o INVESTIMENTO nas condições técnicas que garantissem a qualidade das atividades efetivadas de ensino, pesquisa e extensão nesses campi.
 
Quais as suas propostas para os campi? 
São muitas, conforme você pode ver em nossa CARTA PROGRAMA, disponível no endereço http://inovacaoecompromisso.wordpress.com/. As principais propostas estão relacionadas ao investimento na qualidade, na estrutura e nas condições técnicas necessárias à efetivação do salto acadêmico que pretendemos dar em toda a UERN.
 
 
Qual o papel dos campi? 
O papel dos Campi Universitários (Central ou Avançados) é o mesmo. E devem ser tratados de acordo com os padrões de qualidade acadêmica. O papel dos campi é ser um espaço adequado à produção e reprodução do conhecimento, e de promoção de sua disseminação e inserção nos diversas regiões de nosso Estado. Tem o papel de democratizar o ensino superior. São fundamentais em qualquer universidade pública.
 
Quais as suas propostas para a UERN?
Apresentamos nossas propostas para a UERN, dividindo-as pelas especificidades e atividades fins da universidade. Vejamos:

1 - POLÍTICA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA
.Implementar uma nova forma de gestão democrática e autônoma, alicerçada na descentralização, no planejamento e avaliação, e na transparência da aplicação dos recursos;
.Respeito ao DCE, ADUERN e SINTAUERN e à autonomia desses órgãos, sem populismo nem autoritarismo;
.Elaborar planejamento estratégico de médio e longo prazo para UERN, levando em conta as demandas apresentadas pelos segmentos acadêmicos;
.Elaborar e implementar critérios internos para descentralização de recursos financeiros, administrativos e didático-pedagógicos;
.Garantir a publicidade dos atos administrativos;
.Discutir com os segmentos a proposta orçamentária, bem como a aplicação dos recursos;
.Disponibilizar na internet a movimentação dos recursos financeiros da FUERN;
.Mobilizar a comunidade universitária e setores da Sociedade Civil no sentido de buscar a ampliação do orçamento junto ao Governo do Estado;
.Buscar parcerias junto a outros órgãos públicos e privados para projetos de interesse da UERN;
.Coibir a ingerência de interesses externos à instituição e à vida universitária;
.Manter uma política permanente de avaliação institucional interna e externa;
.Promover a integração das pró-reitorias e destas com as demais instâncias administrativas/acadêmicas;
.Assegurar o livre funcionamento dos conselhos e divulgar entre a comunidade acadêmica suas principais deliberações;
.Modernizar e reformar o setor administrativo;
.Dialogar com todos os setores da universidade, respeitando os fóruns de discussão nela constituídos;
.Incentivar o intercâmbio efetivo entre todos os campi da UERN;
.Fortalecer a Assessoria Jurídica e criar uma procuradoria da UERN;
.Estimular manifestações artísticas, culturais e esportivas;
.Estabelecer e implementar procedimentos de Segurança no Trabalho;
.Propor um amplo estudo e revisão das gratificações na UERN.

2 - POLÍTICA DE GESTÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO…
.Oportunizar o desenvolvimento de ações que favoreçam a integração entre os cursos de Graduação dos Campi e Núcleos;
.Promover a alternância de cursos de graduação nos núcleos avançados de educação superior;
.Promover a melhoria das condições de estudo e permanência dos estudantes nas dependências da UERN;
.Desenvolver parcerias com instituições universitárias nacionais e estrangeiras, com o objetivo de estimular maior desenvolvimento acadêmico dos cursos de graduação;
.Informatizar os serviços de registro acadêmico;
.Articular o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades inerentes à formação acadêmica;
.Viabilizar a criação de novos cursos, de acordo com as demandas locais e regionais, em sintonia com o planejamento institucional.

… E DE PÓS-GRADUAÇÃO
.Fortalecer os cursos de pós-graduação em nível de mestrado existentes na UERN;
.Elaborar um plano de verticalização do ensino na UERN;
.Incentivar a criação de novos cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado, de acordo com o potencial de cada área;
.Promover o intercâmbio de idéias e troca de experiências entre os pesquisadores da UERN e de outras Instituições do Brasil e do exterior;
.Incentivar novos convênios e parcerias com órgãos de fomento e apoio à pós-graduação (nacionais e internacionais), com órgãos estaduais e municipais;
.Incentivar a integração dos grupos de pesquisas com vistas à criação de mestrados multidisciplinares;
.Incentivar e apoiar a vinda regular de professores visitantes;
.Fortalecer o programa de bolsas de mestrado e doutorado para docentes e técnicos administrativos;

3 - POLÍTICA DE GESTÃO DA PESQUISA
.Efetivar uma política específica de fomento à pesquisa na graduação;
.Promover o intercâmbio de idéias e troca de experiências entre os pesquisadores da UERN e de outras Instituições do Brasil e do exterior;
.Estabelecer um programa consistente e proativo que permita atrair mais e melhores pós-doutorandos formados em universidades no Brasil e no exterior.
.Incentivar novos convênios e parcerias com órgãos de fomento e apoio à pesquisa;
.Disponibilizar, no site da UERN, os editais de fomento à pesquisa;
.Estimular a criação e zelar pela manutenção dos grupos de pesquisa;
.Criar o Anuário da Pesquisa na UERN (em versão digital) com objetivo de divulgar informações sobre as atividades de pesquisa e produção intelectual de seus pesquisadores para a sociedade;
.Redefinir a política de editoração, distribuição, disseminação e comercialização de nosso selo editorial (Edições UERN);
.Instituir um Programa de incentivo às publicações em periódicos especializados;
.Implantar um Programa de apoio sistemático para professores/pesquisadores da UERN que tiverem seus trabalhos científicos aceitos em congressos nacionais e internacionais, viabilizando a sua presença desses profissionais em tais eventos;
.Ampliar o financiamento a projetos de pesquisa;
.Ampliar o programa de Iniciação Científica – PIBIC;
.Implantar a Assessoria de Patentes e Direitos Autorais na UERN.

4 - POLÍTICA DE GESTÃO DA EXTENSÃO E DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE - SOCIEDADE
.Ampliar a participação dos estudantes de graduação em projetos nas diversas áreas do conhecimento;
.Incentivar e apoiar a participação alunos, professores e técnicos em encontros de extensão;
.Propiciar a inserção universitária via atividades culturais, acadêmicas, tecnológicas, lúdicas e artísticas junto aos movimentos sociais, escolas e ONGs;
.Aperfeiçoar a rádio universitária e criar outros meios de comunicação e difusão cultural;
.Criar as coordenadorias temáticas conforme as áreas definidas no plano nacional de extensão;
.Incentivar a organização de programas de extensão nos departamentos e unidades acadêmicas;
.Ampliar o programa de fomento a bolsas de extensão;
.Fortalecer programas e projetos de extensão que estejam em sintonia com as novas formas de desenvolvimento;
.Implantar, buscando parcerias com o poder público municipal, regional e federal, a Incubadora de Cooperativas Populares para absorver iniciativas de projetos de extensão em economia solidária;
.Estabelecer parcerias com instituições da sociedade civil, desenvolvendo projetos que visem o exercício da cidadania;
.Produzir instrumentos que propiciem maior visibilidade do patrimônio imaterial do nosso Estado, por meio da realização de eventos, realização de mapeamentos, registros e exposição das manifestações artísticas e culturais;
.Contribuir, com publicações, para ampliação dos debates relativos às questões de gênero, raça, etnia, deficiência, orientação sexual, dentre outras questões que suscitem discriminação e exclusão social.
.Garantia de qualidade dos serviços de terceiros prestados na UERN, dentre os quais xérox e cantina.
.Buscar recursos para construção de um grande auditório no Campus de Mossoró, considerando as exigências técnicas do Departamento de Artes para as atividades teórico-práticas.

5 - POLÍTICA DE GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
.Garantir a humanização das relações de trabalho e respeito aos direitos sociais dos servidores;
.Garantir a Dedicação Exclusiva como regime de trabalho para todos os docentes, que queiram se dedicar exclusivamente às atividades acadêmicas;
.Promover intercâmbio com outras IES públicas para capacitação de docentes;
.Garantir melhores condições de trabalho para docentes e técnicos administrativos em todos os cursos;
.Garantir a liberação de 25% dos docentes para capacitação, assegurando as devidas substituições;
.Criar e implementar o plano de capacitação dos técnico-administrativos;
.Realizar concurso público para docentes de acordo com as necessidades dos departamentos acadêmicos, priorizando a contratação de mestres e doutores;
.Realizar concurso para professor titular;
.Realizar concurso público para técnico-administrativos, por etapas e funções, tendo em vista as necessidades reais dos setores, observando acordo firmado com o Ministério Público;
.Ampliar o apoio à participação dos docentes e técnico-administrativos em eventos;
.Incentivar os estágios de pós-doutorados no Brasil e no exterior;
.Instituir programas de valorização dos aposentados;
.Redefinir as normas de distribuição de carga horária, atendendo às novas demandas da UERN.

6 - POLÍTICA DE APOIO AOS ESTUDANTES
.Garantir as condições de infra-estrutura (física e de equipamentos) dos laboratórios em todos os campi;
.Criar ou ampliar espaços destinados à convivência, à leitura, à prática de esportes e à cultura;
.Apoiar as entidades estudantis na participação de atividades culturais e eventos esportivos, em níveis local, regional e nacional;
.Garantir espaço e infra-estrutura para as entidades estudantis;
.Garantir residências universitárias, de acordo com os padrões de qualidade exigidos, em todos os campi;
.Apoiar a participação dos discentes em eventos de ensino, pesquisa e extensão, bem como de política estudantil;
.Desenvolver estratégias para incentivar e aprimorar os programas de bolsas e auxílios de apoio ao estudante;
.Estabelecer parcerias para melhoria do transporte dos estudantes para os campi;
.Incentivar as atividades artísticas, culturais e desportivas.
.Oportunizar o desenvolvimento de ações que favoreçam a integração entre os cursos de Graduação nas diferentes cidades do estado.
.Implementar uma política que vise à ampliação dos campos de estágios.

7- POLÍTICA DE GESTÃO DA INFRA-ESTRUTURA
.Ampliar a frota de ônibus no Campus de Mossoró e adquirir pelo menos um micro-ônibus para cada campus;
.Informatizar os serviços;
 
.Ampliar o acervo bibliográfico;
.Modernizar e informatizar as bibliotecas;
.Lutar junto ao Governo do Estado pela conclusão da construção dos campi de Natal e Caicó;
.Reformar e ampliar a infra-estrutura dos campi de Assu e Patu;
.Construir muro de segurança na parte frontal do Campus de Pau dos Ferros;
.Garantir a infra-estrutura necessária (física e de equipamentos) ao funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas;
.Estabelecer melhores condições de segurança nos campi;
.Implantar projetos de manutenção predial e de instalações;
.Implantar programa de controle da qualidade da água potável, consumida nos campi;
.Priorizar a melhorar das condições de atendimento da prefeitura do Campus de Mossoró e instalar as prefeituras nos demais campi;
.Implantar projetos de gerenciamento e tratamento de resíduos hospitalares e laboratoriais;
.Melhorar a acessibilidade à infra-estrutura e equipamentos da instituição para portadores de necessidades especiais, particularmente os de necessidades físicas;
.Investir na melhoria dos espaços físicos da UERN, com a implementação de projetos de arborização, iluminação, ajardinamento e criação/ampliação de áreas de lazer e espaços de convivência em todos os campi;
.Lutar pela melhoria da infra-estrutura e das condições de funcionamento dos núcleos.