Adolescentes realizam caminhada contra prostituição

Debaixo de uma forte chuva que caía na cidade, jovens e adolescestes das escolas e creches da rede municipal de ensino de Pau dos Ferros e Clubes de Desbravadores da Igreja Adventistas do 7º Dia dos municípios do Médio e Alto Oeste potiguar, como Apodi, Martins, Francisco Dantas, São Miguel, Antônio Martins, realizaram na tarde de quarta-feira, 23, várias manifestações abordando o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra crianças, mulheres, idosos, combate ao uso de drogas e destacando a responsabilidade de cada cidadão, através de bandeiras e faixas sobre o risco da dengue para a saúde da população, e a mobilização dos pau-ferrenses em prol do Selo Unicef para Pau dos Ferros.
A caminhada teve início na Escola 4 de Setembro e os jovens saíram pelas ruas Bevenuto Fialho, Getúlio Vargas e Avenida da Independência, finalizando na Praça Central da cidade com a realização de palestras para os vários jovens que participavam do evento, que também contou com a participação das bandas de músicas da Escola 4 de Setembro e outra do Clube de Desbravadores de Apodi.Através de faixas e cartazes, os jovens pediam o combate ao uso de drogas e o fim da exploração sexual, da violência contra criança, adolescente, mulheres e idosos e do trabalho infantil.
Uma comissão formada por representantes de várias secretarias do Governo Municipal, principal da Secretaria de Assistência Social, esteve presente acompanhando toda programação e traçando metas para combater os abusos destacados pelos jovens.
A caminhada contra violência sexual, combate ao uso de drogas, trabalho escravo foi promovida pelas Secretarias Municipal de Assistência Social e de Educação e Cultura.
(Fonte: Gazeta do Oeste)

Rebelião na delegacia de Pau dos Ferros

Os cerca de 40 presos de Justiça que ocupam as quatro celas existentes na Quarta Delegacia Regional de Polícia Civil (4ª DRPC) se rebelaram na madrugada desta quinta-feira (24/4) e atearam fogo nos colchões e objetos que se encontravam no local.
Uma tragédia de conseqüências graves só não aconteceu porque o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, chegou na hora e mobilizou a equipe, que com muito esforço conseguiu debelar as chamas, já ameaçando se espalhar por todo o prédio.
Tudo teve início no dia anterior, quando uma fuga de dez apenados foi frustrada. "Eles já tinham serrado as grades das celas e esperavam a noite chegar para se evadir. O plano vazou, nós tivemos de isolar aquele local e remover os ocupantes distribuindo-os para as salas vizinhas", disse a autoridade policial.
Os detentos, segundo Inácio Rodrigues, usaram como álibi para se rebelar o fato de cinco deles já estarem condenados e ainda não terem sido transferidos para uma penitenciária, como determina a lei; enquanto que os demais reivindicam o direito da visita íntima e de tomar banho de sol.
"É uma situação bastante difícil. Nós não temos como atender estas exigências, haja vista a não-existência de espaço físico na delegacia. Lá existem cinco celas e todas elas estão superlotadas, sem nenhum espaço com capacidade de colocá-los para tomar banho de sol", argumenta Inácio Rodrigues.
De pelo menos quatro reivindicações feitas pelos presos, somente uma tornou-se possível ser atendida, que foi a presença de um representante do Ministério Público no local para tomar conhecimento da difícil situação pela qual passa aquela população carcerária.
O promotor Wilkinson Barboza, ainda no expediente matutino de ontem, foi ver de perto os estragos causados pelos presos e oportunamente conversou com alguns deles. Um acordo foi firmado no sentido de que medidas serão adotadas por ele para diminuir a superlotação e em caráter de urgência pelo menos três deles - mentores da rebelião - seriam transferidos para a Cadeia Pública Manoel Alves Pessoa Neto, na cidade de Caraúbas.
No entanto, mesmo com a adoção imediata de medidas por parte do Ministério Público pau-ferrense, a tensão na 4ª DRPC não diminuiu, a ponto de o delegado Inácio Rodrigues ter se mantido em estado de alerta, juntamente com sua equipe e a Polícia Militar também de sobreaviso.
Os estragos nas celas foram recuperados durante todo o dia de ontem e os apenados reconduzidos novamente para as antigas acomodações, à exceção dos que lideraram a baderna. Estes vão ter de ficar em uma área reservada e sob um forte esquema de vigilância. Para o delegado Inácio Rodrigues, a transferência destes apenados para outros presídios vai ocasionar a volta da calmaria à 4ª DRPC e diminuir a preocupação reinante em centenas de pessoas que residem nas áreas circundantes à delegacia.
(Fonte: Gazeta do Oeste)

Leila Carla

Peço licença aos leitores do blog, para agredecer de coração a colunista Leila Carla, que hoje publicou em sua coluna no jornal Gazeta do Oeste, a seguinte nota:
ELE MERECE: O Amigo Clístenes Carlos, da cidade de Pau dos Ferros, passa a fazer parte da família do jornal O Mossoroense como colunista semanal. Parabéns ao querido e toda terça vamos estar acompanhando as novidades do Alto Oeste.

Pais são os principais violadores dos direitos das crianças

Está no portal Terra matéria dizendo que um levantamento do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) aponta que os pais estão entre os principais denunciados como violadores dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Trata-se de um sistema mantido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), com apoio do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). O relatório registra 207.079 denúncias de violação por parte da mãe, seguido por 182.167 ocorrências de violação provocada pelo pai. Os dados foram colhidos no período de 1º de janeiro de 1999 a 23 de abril de 2008. A escola é apontada como a terceira principal responsável pela violação, com 31.907 registros. As creches não ficam para trás no ranking da barbaridade. São 30.442 registros de violações contra os pequeninos. Os padrastos engordam as estatísticas com 17.376 agressões denunciadas. E o que dizer das organizações de assistência social? Elas, que deveriam oferecer o máximo de carinho à criança que já está ali por não ter outro amparo, são responsáveis por nada menos 13.456 casos de violações dos diretos das crianças. E os avós? Ah, os avós, aqueles que dizem que o mais gostoso de ter neto é que não precisam discipliná-los, puni-los, ficando a parte ruim da relação a cargo dos pais. Pois bem, os bons avós têm contra si nada menos que 10.354 denúncias. Também aparecem no topo da grotesca lista. Tratam-se de informações obtidas em vários conselhos tutelares de 21 Estados e do Distrito Federal. Portanto, os Nardoni são muita gente... Assim como Isabella são milhões. E podem se encontrar na casa vizinha ou até mesmo na sua...
Fonte: Crispiniano Neto - Jornal de Fato

Governo deve liberar venda de bebidas nas estradas

O governo cedeu às pressões de revendedores e deve liberar em breve a venda de bebidas alcoólicas em comércios instalados em estradas que cortam perímetros urbanos. A proibição ficará limitada à zona rural.
O acerto foi feito entre o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, e líderes da base aliada em reunião ontem, 23.
O tema das bebidas alcoólicas consta de uma Medida Provisória, cuja votação está prevista para esta quarta. "Antes o objetivo da Medida Provisória era limitar a venda. Agora, vamos aumentar a fiscalização e penalizar quem dirige alcoolizado", disse o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), após a reunião.
Segundo Rands, o novo texto da Medida Provisória prevê que o motorista seja penalizado com multa a partir de qualquer teor alcoólico. Se o teor encontrado for superior a 0,6 grama por litro de sangue, o motorista responderá a crime e poderá ser detido, de acordo com o líder petista.
Fonte: Gazeta do Oeste

Globo produz matéria sobre Cidade Junina

Uma equipe da Rede Globo de Televisão, regional Nordeste, com sede em Recife (PE), está em fase de produção de uma matéria especial sobre o Mossoró Cidade Junina. A matéria será gravada no sábado e no domingo, em locais e horários a serem definidos, e destacará a parte cultural do evento, no caso o espetáculo teatral Chuva de Bala.
O Cidade Junina, já consagrado como um dos principais eventos do gênero do Nordeste, desperta a atenção da mídia nacional, como é o caso da Rede Globo. A festa, contudo, não se limita à parte junina, sendo complementada por um leque de atividades culturais.
(Fonte: Gazeta do Oeste)

Minha coluna

Hoje é quinta-feira, dia de minha coluna no jornal O Mossoroense, confira:
Não podemos evitar que os pássaros da amargura voem sobre nossas cabeças, mas podemos evitar que eles façam ninhos em nossos cabelos". (Anônimo)

SATISFAÇÃO
É muito gratificante o carinho e o reconhecimento que tenho recebido por parte de amigos e da imprensa a respeito da minha estréia no O Mossoroense. Freqüentemente recebo e-mails, mensagens no Orkut, telefonemas e leio nas colunas sociais notas que me deixam muito satisfeito em saber que o trabalho está agradando e que muitas pessoas estão acompanhando a coluna. A todos segue meu abraço de agradecimento.

TALENTO
No último sábado, nas dependências do Éden Clube, foi encerrada a 1ª edição do projeto "Nossa Terra, Talento Nosso" que durante alguns meses percorreu vários bairros de Pau dos Ferros em busca de talentos artísticos, realizando no total 12 etapas, onde os finalistas destas participaram da grande final que escolheu o melhor talento artístico de nossa cidade. Na ocasião, foi feito o lançamento do 1º CD da Banda Veneno Nordestino. O projeto foi coordenado pela dra. Andréia Maia.

PASTORAL DA CRIANÇA
No próximo domingo, a Pastoral da Criança de nossa cidade comemorará 15 anos de serviços prestados à população. A data será comemorada em grande estilo, com uma programação que inclui: caminhadas pelos bairros, café da manhã, missa em ação de graças, batizados e apresentação em um telão dos trabalhos realizados pela instituição em nossa cidade. Parabéns aos organizadores e aos participantes desse belíssimo projeto que vem sendo realizado com muita dedicação em Pau dos Ferros.

CONCURSO
A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros já divulgou o edital para o concurso público que irá realizar para os níveis superior, médio e fundamental. Os interessados poderão efetuar a inscrição a partir do próximo dia 12 de maio até o dia 25 do mesmo mês. As provas elaboradas pela Comperve e UFRN serão aplicadas no dia 8 de junho próximo.

::::::::::FIQUE POR DENTRO::::::::::
@ - As inscrições para o concurso da prefeitura de Pau dos Ferros serão feitas exclusivamente na internet no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br) A taxa de inscrição é de 80 reais (nível superior), 50 reais (nível médio) e 20 reais (nível fundamental) e devem ser pagas até o dia 26 de maio.

@ - A coluna parabeniza o universitário Dário Souza e o empresário Vicente de Paula (Paulinho da Pizzaria) que apagaram velinhas na última terça.

@ - Segue o meu abraço para os aniversariantes do próximo domingo: Adriano Amadeu, Annassely Bessa, Polliana Rêgo e a radialista Adriana Ísis.

@ - Na última sexta-feira, a gatinha Érica Vidal completou mais um ano de vida e ganhou festinha surpresa dos pais Erivan Vidal/Nina Vidal e dos amigos mais íntimos.

@ - Circulando na festinha de Érica Vidal, a satisfação de rever o vereador Nel de Gagaça, acompanhado da esposa Gizelda Freitas e dos três filhos. Os namorados Fabrício Azevedo e Mikelly Vidal, Fernando Charles e Narla Vidal também foram abraçar a amiga.

@ - A cantora Larissa Luz, da banda Ara Ketu, está pronta para retornar ao RN. No próximo dia 26 animará o Nana Fest em Natal, juntamente com a atrações como Chiclete com Banana. Em maio, o Ara Ketu desembarcará em Umarizal onde ao lado de Pimenta Nativa e Inala comandam a festa da edição 2008 do Umarizal Fest.

@ - Aproveito o espaço e agradeço de coração as gentilezas e o carinho que tenho recebido do portalegrense Edielson Soares. Ele, que é o responsável pelo www.jornaldeportalegre.blogspot.com e gerente do Mirante da Boa Vista, tem se mostrado um grande incentivador do nosso trabalho como colunista.

@ - No último dia 16 veio ao mundo a linda Aysla Tauanny para a alegria dos pais Glemer Araújo/Jussara Silva e da tia Janaína Silva. Parabéns ao casal.

@ - Leandro Lopes, o vencedor da última edição do programa Ídolos, que foi exibido pelo SBT, recentemente foi contratado pela banda Rapazzola e virá à nossa cidade abrir a sétima edição do Carnapau 2008.

@ - O amigo Roberto Fernandes liga para avisar que o seu blog está com um novo endereço. Acesse o www.robertofernandesapodi.blogspot.com e fique por dentro de muitas notícias e novidades.

Prêmio - Correios Jovem Colecionador

No último dia 22, no Colégio Educandário Imaculada Conceição, foi realizado a entrega dos certificados do Prêmio Correios Jovem Colecionador que teve o aluno Leandro Henrique de Oliveira Silva como grande destaque com a coleção de selos: "Um passeio pela Fé através da Filatelia".

Confira as fotos:


SELEÇÃO PARA BOLSISTA TRABALHO

A Direção do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia” comunica aos alunos dos cursos de graduação do Campus que se encontram abertas inscrições para CLASSIFICAÇÃO E CADASTRAMENTO DE BOLSISTA TRABALHO, para a função de auxiliar de secretaria, com uma carga-horária de 30 horas semanais.

1. DAS VAGAS:
Será ofertada 02 (duas) vagas.

2. DA INSCRIÇÃO:
2.1. PERÍODO: 22/04 a 25/04/2008 – 8h às 11h 30 min e das 19 h às 22h
[2.2. LOCAL: Secretaria do CAMEAM (matutino e noturno)
2.3.CRITÉRIOS:
2.3.1. Ser aluno regular dos cursos de graduação deste Campus Avançado e estar cursando a partir do 3º período;
2.3.2. Ter noções de informática e redação oficial;
2.3.3. Declarar disponibilidade para trabalhar nos turnos matutino e/ou vespertino, inclusive aos sábados, conforme necessidade da instituição.
2.3.4. Comprovar estar quite com a justiça eleitoral e com a Receita Federal
2.3.5. Não ter vínculo empregatício
2.4. PROCEDIMENTOS:
2.4.1. Preencher formulário padrão de inscrição
2.4.2. Apresentar Curriculum vitae (com documentação comprobatória)
2.4.3. Comprovar Índice de Rendimento Acadêmico – IRA

3. DA SELEÇÃO:
3.1. DATA: 28 e 29 de abril de 2008.
3.2. LOCAL: Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia” - CAMEAM
3.3. CRITÉRIOS:
3.3.1. Prova Prática de redação oficial e informática (1ª etapa – eliminatória - peso 2): 28 de abril de 2008, das 8h às 11h, conforme cronograma de aplicação estabelecido pela Banca Examinadora.
3.3.2. Entrevista (2ª etapa – eliminatória – Peso 1): 28 de abril de 2008, às 14h.
3.3.3. Análise de Currículum Vitae (3ª etapa – classificatória – Peso 1): 29 de abril de 2008

4. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
4.1. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 6,0 (seis) em cada uma das provas eliminatórias acima mencionadas.
4.2. A classificação far-se-á pela média ponderada das notas da prova prática, do Currículum vitae e da entrevista.
4.3. Em caso de empate, a ordem de prioridades para desempate será:
1º maior nota na prova prática
2º maior nota na entrevista
3º maior pontuação no Currículum Vitae
4º melhor desempenho no IRA
5º maior idade

5. DO RESULTADO FINAL/DIVULGAÇÃO:
DATA: 30 de abril de 2008
LOCAL: Campus Avançado Profª Maria Elisa de A. Maia” – CAMEAM/UERN

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Os casos omissos serão resolvidos pela banca examinadora, que será nomeada por Portaria, da Direção do CAMEAM/UERN.
Pau dos Ferros - RN, 22 de abril de 2008.

Profª. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas
Vice-Diretora do CAMEAM/UERN

Perímetro Irrigado recebera pacote de ações da Prefeitura de Pau dos Ferros

A inclusão digital dos moradores do Perímetro Irrigado distante cerca de 6 km do centro de Pau dos Ferros foi o motivo da instalação de uma torre que levará o sinal da Internet através da Empresa Brisanet responsável pelos serviços de internet via radio no Médio e Alto Oeste Potiguar.

A implantação do sistema de internet no Perímetro Irrigado além de atender aos moradores, ainda servirá ao Posto Avançado de Atendimento dos Correios, Creche e escola. O sistema será inauguração na noite do dia 17 de maio juntamente com outras importantes obras como Ginásio de Esportes a reforma do Posto de Saúde, abertura do Posto dos Correios, Pista de Eventos, assinatura da ordem de serviços de pavimentação de varias ruas e construção de cinco sistemas de abastecimento através de parceria da Prefeitura de Pau dos Ferros com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DENOCS que tem como presidente o ex-deputado estadual o pauferense, Elias Fernandes Neto.

A solenidade de inauguração das obras contará com a presença do presidente do DNOCS, Elias Fernandes, senadores Jose Agripino e Garibaldi Alves, deputado federal Felipe Maia, deputado estadual Getulio Rego, vereadores da cidade Ismael Mendes, Socorro Cunha, Eraldo Alves, secretários, assessores da municipalidade, líderes políticos, comunitários e das famílias que moram no Perímetro Irrigado.

Toda a comunidade terá acesso ao programa digital e ruas serão calçadas

Ginásio de Esporte um sonho realizado na comunidade


Natal Fashion Week

Terá início amanhã, a sétima edição do Natal Fashion Week, na sede social do Clube América. Algumas celebridades estão confirmadas. A grife TNG traz Rafinha, ganhador do Big Brother 8, já a Estrela Viva convidou o ator Dudu Azevedo, que faz o papel de Barretinho da novela global Duas Caras.
Além de respirar moda, o Natal Fashion Week também abraça causas sociais. Os convidados deverão doar alimentos não-perecíveis para cinco instituições de caridade de Natal e ainda, roupas e quaisquer produtos da linha de cama/mesa/banho que serão entregues aos desabrigados das enchentes no interior do Estado. Já o Ministério Público Estadual terá uma participação especial no evento, com uma campanha contra a corrupção coordenada no RN pelo procurador-geral de Justiça, José Augusto Peres e pela Promotora Juliana Limeira.
(Fonte: Ivonete de Paula - Colunista do Jornal Gazeta do Oeste)

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA VAI ATÉ DIA 30

campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pelo Governo do Estado, prossegue até o dia 30 deste mês. A secretária estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Larissa Rosado, ressalta a necessidade de o criador vacinar seu rebanho como forma de manter o Rio Grande do Norte livre da doença.

A orientação da secretária Larissa Rosado é que os criadores vacinem seus animais e compareçam aos escritórios regionais da Emater ou unidades locais de Saúde Animal e Vegetal (Ulsav) para declarar o seu rebanho logo após o ato vacinal.

“Os pecuaristas que deixarem de fazer o procedimento serão considerados inadimplentes e não poderão transitar ou comercializar animais, já que ficarão impossibilitados de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para movimentação do gado nas estradas”, explicou.

A previsão é de que sejam vacinados aproximadamente 900 mil animais em todo o Estado para que se cumpra a necessidade de uma cobertura vacinal o máximo possível, como forma de garantir a mudança de status de risco desconhecido para risco médio, prevista para ser anunciada pelo Ministério da Agricultura nos próximos dias.

É Notícia...

@ - Cerveja - O preço da cerveja aumentará nas próximas décadas porque a mudança climática prejudicará a produção de cevada, ingrediente essencial dessa bebida, segundo um estudo de um cientista da Nova Zelândia.

@ - II Vaquejada - No comando de Rivelino Câmara e Edu Licurgo, vem aí a II Vaquejada do Central Park Show, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Caraúbas. A edição deste ano vai ofertar R$ 30 mil em prêmios aos participantes, e na boate do Park Central vai ter festa com Cesão do Forró e Banda, Forró Pé de Ferro, Forró Arreio de Ouro, Forrozão Chamada Quente, Garota Safada e Forró Magote. Agende.

@ - Eleição - Termina dia 7 de maio o prazo para o eleitor requerer a inscrição eleitoral, a transferência de domicílio ou alterações em seu título eleitoral para participar das eleições municipais de 2008, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

@ - PÓS - O curso de Mestrado Acadêmico em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, está com inscrições abertas à seleção até o dia 23 deste mês.

@ - VAGAS - Ao todo serão abertas 10 vagas, sendo ofertadas sete bolsas de “demanda social” para os alunos aprovados no processo seletivo –três da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, e quatro da própria Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

@ - O MOSSOROENSE - O jornal mais antigo do Estado voltará a circular normalmente somente na próxima quarta-feira devido ao feriado de Tiradentes desta segunda, quando não haverá expediente na redação. Devido ao feriado, a minha coluna só será publicada na próxima quinta.

@ A hora da conta - A governadora Wilma de Faria (PSB) vai bater a porta do Governo Federal na terça-feira que vem, 22. Na bolsa, a conta dos prejuízos causados pelas cheias, R$ 98 milhões. A governadora vai pedir urgência na liberação dos recursos. (Fonte: César Santos - Jornal de Fato)

@ - O ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) está em Pau dos Ferros, avançando a campanha pela Prefeitura. Fica na cidade até terça-feira que vem, 22. (Fonte: César Santos - Jornal de Fato)

@ - Amanhã se comemora o Dia de Tiradentes, do Policial Civil e Militar. Também é o Dia do Metalúrgico.

Aids avança entre adolescentes e jovens

Uma das suspeitas que o Ministério da Saúde tinha em relação ao avanço do Vírus HIV e da AIDS no Brasil pode ser confirmada em mais um relatório divulgado na última semana pelo próprio órgão em parceria com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A doença tem avançado sobre a população adolescente e jovem nos últimos dez anos e mais em mulheres.
Segundo o documento nos últimos dez anos, o número de adolescentes soropositivas entre 13 e 19 anos cresceu em 58,8%, foram quatro mil novos casos de 1996 até o final de 2006. Ao contrário do que acontecia na década de 80, quando a doença surgiu em que os homens eram as maiores vítimas, hoje as mulheres são a maioria das infectadas na faixa etária até os 30 anos.
O relatório mostra ainda que uma das possíveis causas para o avanço da doença está relacionada à outra informação, no mínimo preocupante: um terço dos brasileiros entre 15 e 25 anos de idade ainda não usa preservativos em suas relações sexuais.
(Fonte: Jornal de Fato)

Fotos aéreas do Vale do Apodi

Acabo de receber do jornalista Márcio Morais, as fotos aéreas das enchentas no Vale do Apodi. Confira as fotos:





Riacho da Cruz contabiliza prejuízo de R$ 2 milhões

Açudes arrombados, estradas destruídas, casas danificadas e plantações dizimadas. Este é o resultado dos rigores do inverno que afeta a cidade de Riacho da Cruz.
Na última quinta-feira, o município encerrou a contabilização dos danos que alcança as cifras de R$ 2 milhões. O relatório faz parte das exigências apresentadas pela Defesa Civil, para que as providências sejam tomadas pelo governo federal.

Após o momento de maior crise, o município se depara com um cenário desolador. O acesso às comunidades rurais está comprometido a partir de danos graves registrados em boa parte das estradas vicinais.

Cerca de 20 açudes tiveram suas paredes arrombadas, gerando prejuízos às plantações e rebanhos de criação, que foram arrastados pelas águas. Na zona urbana e rural, casas e prédios foram danificados pela força das águas e diante de tantos problemas o município sofre com as dificuldades de atendimento às necessidades da população local.
(Fonte: Jornal O Mossoroense)

Aprovados no PSV da Uern deverão fazer matrícula a partir da próxima terça-feira

Os candidatos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2008), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), deverão efetuar as suas matrículas próximas terça e quarta-feira, dia 22 e 23, na secretaria da unidade de vinculação do curso para o qual o candidato foi aprovado.

A Comperve informa que deverão efetuar as matrículas nesta data somente os candidatos aprovados para o ingresso no primeiro semestre letivo da Instituição, 2008.1. Os aprovados para o segundo semestre, 2008.2, devem aguardar a divulgação da data de matrículas.
O candidato que não efetuar a matrícula no prazo determinado perderá automaticamente a vaga.
A Comperve ressalta que no caso de não serem preenchidas todas as vagas disponíveis, será feita uma segunda chamada dia 28 de abril.

Poluição x Assassinato

O Laboratório da Poluição da USP informa que a poluição mata 12 pessoas por dia na cidade de São Paulo --também diariamente, segundo aquela instituição, são 200 vítimas das mais diferentes doenças, especialmente pulmonares. A força desse número, se traduz na seguinte comparação: a poluição mata o dobro na cidade de São Paulo do que os assassinatos. Enquanto a poluição cresce, os assassinatos caem. A razão essencial disso: o aumento do número de automóveis circulando pelas ruas, resultado, em parte, da incompetência e irresponsabilidade dos políticos em deixar de investir mais e melhor em transporte público. Esses sombrios dados mostram que, nas próximas eleições, os candidatos serão chamados a encarar o trânsito como uma questão de saúde pública mais grave, no caso paulistano, do que os homicídios.
(Folha Online)