Festival de Fondue do Hotel Serrano em Martins - RN


E Hoje vamos subir a serra de de Martins - RN, a convite do empresário João Sabino, para participarmos da abertura do Festival de Fondue do Hotel Serrano que ocorrerá no restaurante do hotel, a partir das 19h. Daqui agradecemos a gentileza. 

Nosso blog fará toda a cobertura do evento!!!


Bráulio e Maison visitam hoje pela manhã a feira livre em Pau dos Ferros.

Na manhã de hoje o médico Bráulio Figueiredo e o empresário Maison Rêgo, candidatos pelo PMDB a prefeito e vice-prefeito de Pau dos Ferros pela coligação "Para o bem de todos", visitam a feira livre da cidade.
Os candidatos estarão acompanhados dos candidatos a vereador da coligação e também dos líderes políticos Dr Nilton Figueiredo, empresário Xavier Rêgo, entre outros.

Na ocasião os candidatos oposicionistas irão conversar com os donos de bancas, feirantes, vendedores ambulantes e ouvir a sugestões da população em geral.

Vídeo com bebê usando sabre de luz faz sucesso na web


Uma bebê está dando o que falar no YouTube. Com mais de 30 mil visualizações em menos de uma semana, a gravação mostra a pequena e seu pai “duelando” com sabres de luz, inspirados no filme "Guerra nas Estrelas", na sala de sua casa.

Confira: 

Movimentações políticas

O primeiro dia de campanha eleitoral, permitida pela legislação, foi bastante tranquilo na cidade de Pau dos Ferros. Neste primeiro momento, os candidatos a prefeito abriram mão dos carros de som nas ruas e grandes mobilizações para se dedicarem ao contato direto com o eleitor através de reuniões e visitas. As mobilizações políticas deverão se intensificar mais a partir da próxima semana.

Ofertas no Rio Grande Supermercados


Happy Hour do Buxixo Petiscaria


Sexta-feira é dia de happy hour no Buxixo Petiscaria. Para fazer um balanço divertido da semana na companhia dos amigos, a dica é dar uma passadinha no boteco que conquista pela alegria, cerveja gelada e petiscos de comer com os olhos.

Vamos todos!!!


Happy Hour do Carnapau no Buxixo Bar



Na tarde do dia 15 de julho, ou seja, no domingo do Carnapau, o ponto de encontro da galera jovem e antenada será a arena do Buxixo onde vai rolar muito axé ao som do cantor Felipe Mayku e Banda. Vamos todos!!!



Propaganda eleitoral na web está liberada a partir de hoje.


A propaganda eleitoral será permitida a partir de hoje. De acordo com a Lei das Eleições também está liberada a propaganda eleitoral na internet, mas está proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

Nesta data, também estão liberados os comícios das 8h às 24h. Partidos políticos e coligações podem usar, no período ente às 8h e as 22h, alto-falantes e amplificadores de som nas sedes deles.

A partir deste sábado (7), estará proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e inaugurações. A partir desta data também é proibido que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas.

Dia 18 de Julho termina o prazo para que candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral impugnem candidaturas, conforme determina a Lei Complementar nº 64/1.990.



Justiça Eleitoral registra candidaturas de Braúlio Figueiredo e Maison Rêgo


O médico Bráulio Figueiredo (PMDB) e o empresário Maison Rêgo (PMDB), registraram candidaturas a prefeito e vice-prefeito de Pau dos Ferros – RN na Justiça Eleitoral, na tarde desta quinta-feira (5). O registro foi feito no cartório da 40ª Zona Eleitoral.

Os candidatos chegaram à sede da Justiça Eleitoral por volta das 17h00min, acompanhados de presidentes de partidos e candidatos a vereador.  Bráulio e Maison entregaram toda a documentação exigida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira os cliques:

Maison Rêgo

Bráulio Figueiredo 

Maison  Rêgo e Bráulio Figueiredo


Maison e Bráulio ao lado dos candidatos a vereador 

Entrega da documentação para o registro da campanha

Provas para seleção do estágio de Direito serão aplicadas dia 15


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte confirma para o próximo dia 15 de julho a aplicação das provas da seleção para estágio de Direito. A seleção ocorrerá no horário das 8h às 12h. Em Natal, as provas serão aplicadas no Centro Integrado para Formação de Executivos  - FACEX, no bairro de Capim Macio.

            Na cidade de Assu as provas acontecerão no campus da Uern.  Já em Caicó a seleção será realizada Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN.

            As provas para os candidatos de Mossoró serão realizadas na Escola de Enfermagem Nova Esperança LTDA – FACENE. E em Pau dos Ferros as provas acontecerão no campus avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

            Em todas as cidades com aplicação das provas a abertura dos portões será às 7h30 e o fechamento às 8h.

Eleições 2012


O clima de democracia já está no ar e a todo vapor em Pau dos Ferros com o lançamento das candidaturas que irão disputar o pleito municipal. 

Quatro nomes da nossa política irão correr atrás do título de prefeito e vice-prefeito em outubro e tem muito chão para andar em busca de conquistar o eleitorado.

Fabrício Torquato e Zélia Leite, candidatos da situação pelo DEM

Bráulio Figueiredo e Maison Rêgo, candidatos da oposição pelo  PMDB.  

Nós somente torcemos para que o eleitor analise e procure a melhor forma possível de governar a nossa cidade, como também o candidato respeite e cumpra com o seu dever. Vamos à luta! 

Vídeo: Situações inusitadas com fogos de artifício

A trilha sonora é “Somewhere over the rainbow”, mas o vídeo não tem nada de romântico. O “Ultimate Fireworks Fail Compilation” é uma compilação de quase três minutos de cenas engraçadas – e algumas delas bem dolorosas para seus protagonistas – envolvendo fogos de artifícios e pessoas, digamos, não muito inteligentes.

Confira você mesmo o compilado abaixo e não tente repetir as cenas em casa:

Feliz Aniversário!!!


Hoje é dia de cantar parabéns e desejar muitos anos de vida para os aniversariantes:

George Negreiros

Ana Taís Oliveira


Aninha Pinheiro 

Convite para Aula Inaugural do PARFOR no CAMEAM/UERN


Chegando convite do Prof. Gilton Sampaio de Souza, Diretor do CAMEAM/UERN, para participarmos da Aula Inaugural do Semestre Letivo 2012.2, dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Letras/Espanhol, Pedagogia, Música e Geografia, a ser realizada no dia 06 de julho, sexta-feira, às 18h30min, no Auditório “Prof. Antônio de Farias Capistrano”, no CAMEAM/UERN, em Pau dos Ferros.

A Aula Inaugural, com o tema “O compromisso da UERN com a Educação Básica” será proferida pela professora doutora Moêmia Gomes de Oliveira Miranda, docente da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), doutora em Educação pela UFRN e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UERN.


O PARFOR no CAMEAM/UERN

O Campus da UERN em Pau dos Ferros tem hoje, somente no PARFOR, 354 (trezentos e cinquenta e quatro) alunos distribuídos em dez turmas e em oito cursos de graduação:

1. Licenciatura em Ciências Biológicas;
2. Licenciatura em Ciências Sociais;
3. Licenciatura em Educação Física;
4. Licenciatura em Geografia.
5. Licenciatura em História;
6. Licenciatura em Letras/Espanhol (02 turmas);
7. Licenciatura em Música;
8. Licenciatura em Pedagogia (02 turmas);

Todos esses cursos são financiados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR).

Dos oito cursos ofertados pelo PARFOR em Pau dos Ferros, cinco iniciam suas aulas nessa sexta-feira, 02 de julho de 2012: Ciências Sociais, Geografia, Letras/Espanhol (segunda turma) e Música e Pedagogia. Os demais dão continuidade às aulas iniciadas em semestres anteriores.


Lista dos homenageados - Solenidade de abertura Festival de Fondue Hotel Serrano


Chegando da competente assessoria da Rede de Hotéis Sabino Palace a lista com o nomes dos homenageados na solenidade de abertura do 12º Festival de Fondue do Hotel Serrano, em Martins, que será realizado no próximo dia 07.

"As homenagens é uma forma de agradecer e parabenizar nossos parceiros e amigos pelas atividades realizadas em prol do crescimento da rede hoteleira e os segmentos/colaboradores envolvidos." Comenta João Sabino, empresário do ramo hoteleiro. 

Na ocasião, também nos chega em nome de João Sabino, o convite para participarmos da abertura do Festival, que ocorrerá no restaurante do Hotel Serrano, a partir das 19h. Grato pela gentileza. 

Confira a lista:

Hotel Serrano de Martins
FESTIVAL DE FONDUE/2012

HOMENAGEADOS

Turismo: COMENDA – Ex- Governador Tarcisio Maia
Agraciado: [Agência de Viagens e Turismo Mandacaru]

Cultural COMENDA - Profº. João Batista Cascudo Rodrigues 
Agraciado: [Profº. Aécio Cândido]

Imprensa: COMENDA – Jornalista Nilo Santos 
Agraciado: [Colunista Leylla Carla]

Religioso: COMENDA – Dom Gentil Diniz Barreto
Agraciado: [Padre Walter Collini]

Medalha - Patrono - Dix-Huit Rosado

CATEGORIAS:

Inovação:
Lucia de Fátima – Hotel Sabino Palace
Ana Cristiane – Hotel Sabino Palace
 Kaline Lygia - Hotel Serrano
 Crispim Junior - Hotel Costa Atlântico


Socialização:
Adryelle Melo – Hotel Sabino Palace
Reginilma Duarte - Hotel Sabino Palace
Márcia Cristina - Hotel Serrano
Maria Solange - Hotel Costa Atlântico


Comprometimento:
Edílson Macedo – Hotel Sabino Palace
Gideval Brito - Hotel Sabino Palace
Sérgio Paulo - Hotel Serrano
Maria das Dores - Hotel Costa Atlântico


Aviões Beach chega pela primeira vez a Tibau


aviões beach

Festa reúne o melhor do forró na Arena Show, com Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Forró Danado e Forró dos Três, no dia 28 de julho.

Julho é mês de férias e a temporada tem a cara do litoral. Para agitar as areias de Tibau, a Gondim e Garcia Produções, em parceria com a KN Produções e A3 Entretenimento anuncia a realização do Aviões Beach, pela primeira vez na cidade praia. O evento acontecerá na Arena Show, no dia 28 de julho, a partir das 18 horas e reúne o melhor do forró com o fenômeno Aviões do Forró, o poeta sanfoneiro Dorgival Dantas, além das bandas locais Forró Danado e Forró dos Três.

Com o sucesso visto em suas apresentações durante os festejos do Mossoró Cidade Junina, a organização viu a oportunidade de unir as duas atrações em uma só festa, com expectativa de mais um recorde de público. “O Aviões Beach já é conhecido no Nordeste e vem a Tibau com a certeza de mais um grande evento aos amantes do forró. Aviões tornou-se o fenômeno do ritmo no Brasil e Dorgival carrega uma legião de fãs por onde passa”, destacou Tácio Garcia, diretor da Gondim e Garcia Produções.

Para agregar mais qualidade ao evento, as bandas Forró Danado e Forró dos Três, destaques do forró mossoroense, completam o time de atrações. “Sempre valorizamos os artistas da nossa terra. Em todos os eventos que organizamos as atrações locais são fundamentais e as duas bandas têm aceitação absoluta”, complementou Karume Nascimento, da KN Produções.

As vendas do Aviões Beach serão iniciadas com primeiro lote promocional no próximo dia 09, no Centro Empresarial Caiçara, loja 5. Mais informações pelo telefone  (84) 3316-5366.

Tarde Solidária Inicia Vendas



Marcado para o dia 14 de julho, a Tarde Solidária já é sucesso nas redes sociais, e promete ser um evento com grande participação popular. Tendo como atrações as bandas Ser do Samba, Anízio Júnior e Forró Danado, o evento, além de comemorar um ano de colunismo social de Erickson Queiroz, será beneficente em prol da APAE de Pau dos Ferros.

Conheça as atrações:

Ser do Samba – Grupo de pagode pau-ferrense, o Ser do Samba tem como líder da banda, o jovem Everaldo. Formado em sua grande maioria por jovens, o grupo Ser do Samba leva uma roupagem jovem e envolvente em seu repertório, com sucessos do estilo, além de músicas de outras vertentes musicais.

Anízio Júnior – O maior e mais famoso sanfoneiro pau-ferrense. Anízio Júnior tem a música como paixão desde criança, onde acompanhava de perto, os sanfoneiros das grandes bandas de forró, na pousada do seu pai, Seu Anízio. Na carreira, Anízio Júnior já tem um DVD gravado, que contou com grandes participações especiais como João Bandeira, João Bandeira Jr. e Glaydson Gavião.

Forró Danado – Comandada pelo jovem Giannini Alencar, o Forró Danado é sucesso na cidade de Mossoró. Com uma levada jovem e envolvente, e com músicas autorais de sucesso, Forró Danado já desponta, participando de grandes eventos. Entre as músicas autorais do grupo, se destaca o hit “Estilo Namorador”, que foi às paradas de sucesso, com a interpretação de Wesley Safadão, da banda Garota Safada.

A Tarde Solidária acontece no próximo dia 14 de julho, no BNB Clube de Pau dos Ferros, a partir das 15h.

Os ingressos já estão a venda na Farmafórmula e na Playboy Sports ao preço de R$ 10,00.

Carnapau 2012: Inovações da maior micareta da região do Alto Oeste prometem trazer maior conforto ao folião durante os três dias de evento.



Realizado no período de 13 a 15 de julho, o Carnapau 2012 vem com uma série de inovações que promete incrementar ainda mais o maior carnaval fora de época da região do Alto Oeste.

Segundo a direção da Lynder Produções, empresa organizadora do evento, durante os três dias o folião contará não apenas com a superestrutura em torno do bloco Zorra, mas também com todo um aparato à parte.

“Todos os dias terão atrações no palco, além da atração do trio, que deverá arrastar cerca de milhares de foliões pelas ruas de Pau dos Ferros” adiantou Gadinho, um dos organizadores da micareta. 

O Percurso do evento também sofrerá alterações e terá mais de 4 km de extensão, onde um corredor da folia será montado com uma mega estrutura composta de camarotes, palco, banheiros químicos, praça de alimentação, bares e ambulância e segurança.

"Para a maior tranquilidade e segurança dos foliões do bloco Zorra, decidimos cercar todo o percurso do evento, dessa forma, não haverá cordeiros e só terá acesso ao corredor da folia quem estivar usando o abadá." Comenta Laninho, sócio da Lynder Produções.

O abadá pode ser comprado nos seguintes pontos de vendas: LL Baby, LL Equipadora, Farmafórmula, Farmácia Cruz Vermelha ou no site www.carnapau2012.com.br, em todos os cartões de créditos, parcelados em várias vezes.

Corredor da Folia




Reflexão!!!


A Água da Paz pode ser a água do pote.

Quando alguém lhe trouxer provocações com a palavra, beba um pouco de água pura e conserve-a na boca.

Não a lance fora, nem a engula. Enquanto perdurar a tentação de responder, guarde a água da paz, banhando a língua.

Cliques interessantes!




Promoção na área: Ganhe um abadá do Carnapau 2012


Quer ganhar 01 Abadá da MELHOR e MAIOR Micareta do Alto-Oeste Potiguar? É bem simples...

.:: Para concorrer ::.

- Siga o @Carnapau2012 no twitter.

- Poste a seguinte frase em seu twitter: "Sigo o @Carnapau2012 http://kingo.to/18ho tô concorrendo 1 abada p/ curtir a folia nos dias 13, 14 e 15 em Pau dos Ferros. RT e Participe"

O sorteio será realizado dia 08, Domingo, às 15h no twitter oficial @Carnapau2012. Siga e participe você também!




Novidades da Boate Blítz Music em Pau dos Ferros - RN


Felipão recebe seu primeiro Disco de Ouro pela Graça Music

Foi uma surpresa e tanto para o Felipão estar, pela primeira vez, em Goiânia para cumprir uma programação. Mas a surpresa nem se deu pelo evento em si, e sim pelo o que aconteceu...

Agendado para participar do "Arraiá da Videira", nos dias 29 e 30 de junho, Felipão nem desconfiava da surpresa 'tramada' pela organização da festa e pela Graça Music: a entrega de seu primeiro Disco de Ouro, do CD É desse jeito, lançado em março pela gravadora.

Só que tudo parecia estar dando errado: o vôo do cantor e da banda, marcado com saída de Fortaleza às 5h30 e chegando a Goiânia às 10h, foi cancelado sem prévio aviso. Todos tiveram que ficar no aeroporto, aguardando por informações que nunca vinham. O novo vôo foi remarcado para às 15h, mesmo assim chegando em Brasília, o que não estava previsto. Uma van da organização precisou se deslocar para a Capital Federal, que fica a 2h de estrada.

Apesar disso tudo, Felipão e banda conseguiram chegar, mas estavam bem atrasados para a primeira apresentação, inicialmente programada para as 19h, que só começou às 21h. Mesmo depois de tanto sufoco, ele mantinha a alegria e o bom humor, marcas já registradas por onde quer que passe.

Às 22h, Felipão chegou ao local onde a equipe da Graça Music o aguardava, escondida, claro! Ele subiu ao palco, cantou duas músicas e foi interrompido pelo organizador do evento, Rafael Almeida. "Nós trouxemos o Felipão aqui, tá tudo atrasado (risos), mas é porque nós temos uma surpresa pra ele. Cadê a surpresa?" Foi quando a gerente executiva da Graça Music, Ana Paula Porto, apareceu e entregou ao cantor o disco, que representa uma vendagem superior a 40mil cópias.

Felipão ficou visivelmente emocionado e agradeceu a Deus e à gravadora pela marca em pouco mais de três meses após o lançamento do álbum.

Assista:


Com informações do http://www.ubemaranhao.com

David Guetta, o melhor DJ do Mundo, poderá se apresentar em Natal - RN


O francês David Guetta, considerado o melhor DJ do Mundo pela "DJ Magazine", poderá retornar ao Brasil em janeiro de 2013, durante sua próxima turnê pela América do Sul.

A informação foi divulgada pelo próprio Guetta em seu perfil no Twitter (@davidguetta). Guetta para alegria dos milhares de fás do DJ espalhados pelos quatro cantos do país.

Mas isso não é tudo. A melhor novidade é que Natal pode ser uma das cidades a receber a fera das pick ups, segundo informou no Twitter a produtora de eventos Festas Em Natal  (@FestasEmNatal). De acordo com a empresa, as negociações para trazer o DJ já estão em andamento.

Se a previsão se realizar, esta será a primeria vez que o francês se apresentará no Estado. Agora é só cruzar os dedos e torcer para ver David Guetta arrasando em terras potiguares.

Vídeo: Meu, me passa uma cerveja!!!

É um dos vídeos mais vistos nos últimos tempos e com todo o mérito. Os dois protagonistas do Vídeo conseguem passar uma lata de cerveja um para o outro de formas curiosas. Muito bem conseguido, este vídeo vale mesmo a pena ser visto:

Prefeitura de Riacho da Cruz e Sebrae-RN promovem a Oficina Sebrae de Empreendedorismo


Entre os dias 09 e 13 de Julho, Riacho da Cruz será palco de um dos maiores treinamentos do Sebrae/RN, a  OSE – Oficina Sebrae de Empreendedorismo. Este treinamento visa capacitar empreendedores formais e informais, que tenham negócio ou queiram colocar seu próprio negócio, num formato prático e objetivo. Serão 05 dias em que os participantes ficarão em contato com informações importantes para administrar o negócio. Temas como habilidades empreendedoras, vendas, atendimento ao cliente, finanças e planejamento, farão parte do treinamento que mudará a economia da cidade de Riacho da Cruz.

As inscrições estão abertas de 02 e 06 de julho, na Prefeitura de Riacho da Cruz entre 08h às 13h e 14h às 17h. Para maiores informações, o telefone disponível é: TIM (84) 84 9606.651, falar com Maria das Graças (Gagaça de Lica)

Público alvo:

. Sacoleiras
. Cabeleireiras e Manicures
. Mototaxistas
. Revendedores de catálogo
. Artesãos
. Feirantes
. Costureiras, lavadeiras, arrumadeiras, cozinheiras, etc.
. Vendedores ambulantes e de lojas
. Empregadas domésticas
. Profissionais liberais: dentistas, advogados, contadores, etc
. Professores e profissionais da educação
. Funcionário público
. Associações e cooperativas: pescadores, artesãos, agricultores, produtores
. Donos, responsáveis e funcionários de empresas como: confecções, farmácias, lanchonetes/quiosques, serigrafias, marcenarias, pousadas, restaurantes, escolas/cursos, oficinas mecânicas/elétricas/bicicletas, borracharias, óticas, lojas de celulares, perfumarias, supermercados/mercadinhos, acessórios femininos, lan house, bancos, lotéricas, padarias, papelarias, postos de combustíveis, etc. 


Durante o “Pau dos Ferros Cidade do Forró”, foram anunciadas algumas atrações da FINECAP 2012


A população pau-ferrense e das dezenas de municípios vizinhos lotaram a Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, na última Sexta-feira, 29, para acompanhar o “Pau dos Ferros Cidade do Forró”, em mais uma edição de sucesso desta festa.

Novamente, a Prefeitura de Pau dos Ferros trouxe grandes artistas para animar a 5ª edição do evento junino, que já é tradição em toda a região. As milhares de pessoas acompanharam o grande cantor da MPB, Zé Ramalho, em um show com os seus grandes sucessos. Além dele, houve a apresentação das bandas Ferro na Boneca e Forró Danado.

No “Pau dos Ferros Cidade do Forró”, aconteceram, nos dias 26, 27 e 28, as apresentações das quadrilhas juninas nas categorias matuta e estilizada, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Cultura.  “Sem dúvidas, um show de resgate a cultura da região”, destacou a Secretária de Educação, Francisca Dantas.

Outro ponto que marcou o "Pau dos Ferros Cidade do Forró" foi a divulgação de algumas das atrações que vão animar a edição 2012 da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação e Cultura do Alto Oeste - FINECAP, que são: Victor & Léo, Solteirões do Forró, Cavaleiros do Forró, Flávio José, Dorgival Dantas, Deixe de Brincadeira e Os Nonatos.


O Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, após a divulgação das atrações afirmou que estes são apenas alguns dos artistas contratados e que, a Prefeitura de Pau dos Ferros ainda continua articulando para acertar outras atrações para a FINECAP 2012.

Leonardo ainda parabenizou Pau dos Ferros que, assim como nos outros anos, promoveu uma grande festa. “Oportunidade para oportunizar lazer e a cultura, aliado a  promoção de emprego e geração de renda extra para os pau-ferrenses”, finalizou Leonardo.


Novidades do 12º Festival de Fondue do Hotel Serrano em Martins - RN


Entrevista com o ator Paulinho Serra


Paulinho_Serra
Ele se configura como um dos principais ícones contemporâneos do teatro brasileiro. Nascido nas rodas de humor de subúrbio carioca, Paulinho Serra esteve em Mossoró recentemente para duas apresentações do espetáculo Quinta Categoria, inspirado em programa homônimo da MTV. Após o fim do espetáculo, recebeu a equipe do jornal O Mossoroense para um papo descontraído onde falou sobre suas passagens pelo rádio, TV, teatro e cinema, além das participações em programas como Pânico na TV, Malhação e na nova fase de programação da MTV. Paulinho, que foi revelado como um dos maiores improvisadores do país aborda sua trajetória de vida profissional, avalia a nova fase do humor brasileiro e as percepções sociais obtidas a partir das suas viagens como comediante, por todo o país, além de apresentar suas impressões sobre o Rio Grande do Norte e Mossoró.

Confira agora no blog:

O MOSSOROENSE - Qual a origem do ator, autor e diretor multifuncional Paulinho Serra?

PAULINHO SERRA - Cara. Eu nasci em Bangu. Sou do subúrbio carioca. Sempre tentei me incluir em qualquer roda de pessoas fazendo humor. Eu achava que era uma forma de inclusão muito legal. Eu me voltava pro humorismo, mas as pessoas, todo mundo meio que me obrigava a fazer teatro. Acabei fazendo teatro, morando na Zona Oeste, indo pra Barra da Tijuca todo domingo de manhã, na maior dificuldade, e virei ator aos 18 anos.

OM - Seu primeiro trabalho profissional de teatro foi educativo, há sete anos. De lá pra cá mudou muito? O que mudou na técnica aplicada no decorrer deste período?

PS - Cara, o que aconteceu foi uma coisa que eu não sabia, é que eu tinha o poder de ser autor. Foi quando comecei a interpretar as coisas que eu escrevia. Toda peça que eu fazia colocava um monte de caco (inserções), os diretores ficavam putos comigo. Falavam que eu mudava tudo. Foi quando me descobri como autor de teatro. Foi quando criei o grupo Desnecessários. O Traficante Gay foi um personagem que explodiu, e mudou minha vida. Virou de cabeça pra baixo.

OM - Você já trabalhou com rádio, teatro, televisão e cinema. Dos quatro, há uma preferência por algum, ou os quatro são trabalhados de forma igualitária?

PS - Não. Acho que os quatro têm a base principal que é interpretar. O rádio é mais lúdico. Por que você tem uma interação maior com o público. Esta é a diferença. Agora interpretar, seja no teatro, na televisão ou no cinema, você pode interpretar num elevador pra duas pessoas, ou você pode interpretar num palco ou numa tela. A arte de interpretar independe de local que você está. Mas é claro que no palco, na condição de ator, você é responsável total pelo que está falando. Se você errar é contigo, se acertar também. No cinema, o diretor tem um papel maior do que do ator. Por que ele direciona o ator pra fazer o que ele quer e tem que ser daquela maneira. Na televisão tem a edição né? Eu posso cantar Ave Maria e colocarem outra música. Podem engrossar a minha voz, ou colocar um passarinho surgindo daqui. Tem outras coisas que não pertencem muito. Eu acho que a arte do ator é o teatro.

OM - Em 2010 você iniciou um trabalho com a MTV, numa fase nova da emissora que tem priorizado o humor. Se trata de um divisor de águas ou apenas mais um trabalho da carreira?

PS - Ah não! É um divisor de águas sim. Me trouxe muita liberdade na televisão, algo que eu não tinha. Trabalhei no Pânico algum tempo, onde criei um personagem que era flamenguista. Isso em 2009. Eu queria muito fazer este personagem, mas eu não podia fazer. Queria muito fazer, mas eu não podia, porque no Pânico minha autonomia era menor. Na MTV eu tenho autonomia pra fazer o que quiser. Isso é fundamental para o artista.

OM - Se a MTV é considerada 'divisor de água', o programa Quinta Categoria então deve ser tratado como um pilar da sua carreira. Como surgiu a ideia do programa?

PS - Tem um grupo americano chamado Ruslayneit´sAnyway, que faz estes jogos de improviso já há bastante tempo. Aqui no Brasil ele não era muito divulgado. O Quinta Categoria começou na verdade como uma grande balbúrdia. Era com o Cazé e o Marcos Mion numa formação com o Grupo Barbichas, e o programa já era de improviso da maneira como a gente entrou. Como os 'Barbichas' saíram, e o Mion também saiu, foi pra Rede Record, o grupo da gente foi chamado e entrou meio que no susto para cobrir um programa que era o maior sucesso na programação da MTV. Mas graças a Deus conseguimos encaixar bem. A Tatá (Werneck) já era improvisadora profissional. Eu já jogava de improviso, mas nunca tinha estudado, mas deu tudo muito certo, graças a Deus.

OM - A máxima do Quinta Categoria é o improviso. Qual o segredo pra garantir tanta qualidade e efetividade no improviso por tanto tempo?

PS - Em primeiro lugar, os grupos treinam pra caramba. Como no futebol o cara treina a semana toda pra jogar. Ele não sabe que horas vai ter a falta, que horas vai ter o pênalti. Só que ele treina possíveis coisas que podem acontecer no futebol, e nós treinamos coisas que podem acontecer no palco. Então, o tempo de treino que temos 'jogando' juntos, e a sintonia desta amizade cênica fez com que o grupo desse tão certo.

OM - Você tem viajado o país inteiro com o espetáculo. O que tem dado pra captar das diferenças do Brasil nesta trajetória de viagens?

PS - Cara, na verdade dá pra captar que o Brasil está ficando muito parecido. Sabia? Acho que a internet deu a possibilidade do jovem que mora no Crato (CE), em Juazeiro do Norte (CE), falar a mesma coisa da figura que mora em São Paulo e trocar informações. Nosso público é muito jovem, e a gente percebe que pelo menos com a gente os jovens têm as mesmas particularidades. É claro que tem um sotaque ou outra coisa. A gente percebe que o ânimo de uma cidade que tem mais sol, que tem praia, é um animo mais expansivo, como o carioca. Ele é mais expansivo, menos receoso em mostrar quem ele é. Ele gosta. Ele não faz muita média. O público das regiões mais frias se mostra como um público de comportamento diferente. Não sei explicar, mas percebo isso.

OM - O país passa por uma transição no humor. O humor que foi trabalhado por figuras como Chico Anysio e Mazzaroppi passa por um momento estimulado pelo improviso, pela coisa de momento. Qual a avaliação que você faz da transição do humor neste momento?

PS - Cara, eu acho que o grande responsável por este "boom" todo do humor é a internet. Eu costumo dizer que o Chico Anysio era o Youtube de antigamente. O humorista que fazia sucesso na Escolinha do Professor Raimundo seguia carreira solo. Que nem o Tom Cavalcante, um monte de gente que o Chico Anysio fez. A Dona Cacilda. Quem é que não lembra, a Cláudia Gimenez lá fazendo? O público só tinha a televisão pra buscar, hoje a internet dá a opção. Já existia bastante gente engraçada, bastante gente talentosa. Só que a Internet possibilitou as pessoas conhecerem melhor as outras.


OM - Existe um ícone no humor brasileiro? Aquele nome que está acima dos demais?

PS - Ahh, pra mim é o Chico Anysio, sempre. Sempre. O Chico Anysio não é nem um símbolo de ator. É um exemplo de ser humano. Ele foi um dos maiores prestadores de serviço do Brasil. Por que com o humor ele conseguia fazer altas críticas. Eu gosto do humor que ajuda a abrir o olho. Acho legal também o humor efêmero, que não leva a lugar nenhum. É engraçado ver uma pessoa correndo com medo de um cachorro, e tal. Mas a televisão é uma concessão pública e deve-se honrar esta concessão fazendo com que mesmo dentro de um programa de humor você consiga criar um cidadão melhor, e não estes programas que só bitolam. Que só deixam bitolado.

OM - Esta nova fase do humor tem registrado alguns excessos, numa espécie de humor negro que tem gerado muita polêmica como é o caso do Rafinha Bastos. Você acha que é positivo alimentar este tipo de humor?

PS - Eu acho que não foi nem humor negro o que ele fez. Acho que cada assunto deve ser falado no lugar correto. A televisão é uma concessão pública. Ela está ligada na sua casa. Você tá passando, e a televisão está ligada. Então você tem que ter um pouco mais de cuidado do que no teatro. No teatro o cara pagou ingresso pra te ver. Ele sabe o que ele quer. Então eu posso escancarar por que eu estou no palco. As pessoas estão vindo pra me ver. Por que se a pessoa não gostou ela pode me responder na hora. Eu acho uma sacanagem você falar uma coisa e não dá o direito de resposta. Eu não posso, por exemplo, chegar na casa da minha sogra e contar uma piada cabeluda. E até posso, mas pode pegar mal numa mesa de jantar. Eu não posso chegar para um padre e fazer uma brincadeira com um humor que não seria pra padre. Então é possível ter bom senso. O limite de cada um. E cada um tem seu limite, é particular. Mesmo assim eu não acho que um comediante precisa ser condenado. Pode só gostar, ou não gostar, não precisa condenar.

OM - Você já teve algumas passagens pela cidade de Mossoró. Qual a impressão que leva daqui?

PS - Estou impressionado, cara. Estou impressionado porque a gente já fez em Natal, no Teatro Riachuelo, aquele gigante maravilhoso. Aí eu fiz o meu solo aqui em Mossoró, vi gente sentado no chão, o teatro lotou. Aí volto com o Quinta Categoria, no meio de uma festa que tem um monte de opções de graça, e nego vem aqui e paga o ingresso. Isso é maravilhoso. É incrível, estou muito feliz.

OM - Já tem data para retornar ao Rio Grande do Norte?

PS - Ainda não, mas espero que muito em breve. Se possível ainda este ano.

Por MÁRCIO COSTA - Editor geral do jornal O Mossoroense.

Confira os cliques dos bastidores da entrevista: 

Paulinho Serra 

Márcio Costa e Paulinho Serra  

O elenco do Quinta Categoria recebendo a equipe do Jornal O Mossoroense para a entrevista