Na Imprensa...

LENDO E ESCREVENDO: Já está disponível nos Correios o serviço de transcrição gratuita de correspondências da escrita comum para o braile, sistema de escrita em relevo criado para pessoas com deficiências visuais. Com o serviço, deficientes visuais de todo o país poderão enviar e receber correspondências no código braile. Correspondências em braile também serão transcritas para a escrita comum. O objetivo do serviço é dar autonomia aos cegos. Para utilizar o serviço de transcrição, os interessados, deficientes visuais ou não, devem postar as correspondências em qualquer agência dos Correios do país para a Central Braile, que funcionará em Belo Horizonte. Será cobrada apenas a tarifa normal de postagem para correspondência comercial ou não comercial. (Fonte: Paulo Pinto – O Mossoroense).

BRASILEIROS NO PÁREO: A Fifa selecionou trinta jogadores para concorrer ao prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2007. O prêmio será entregue no dia 17 de dezembro, na Suíça, e três brasileiros estão indicados para o páreo de melhor jogador do mundo: os meio-campistas Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Juninho Pernambucano, que são idolatrados pelos fanáticos por futebol. (Fonte: Lizana Lima – O Mossoroense).

A MAIS BELA VOZ: Faltam poucos dias para a tradicional festa da Mais Bela Voz do Alto Oeste potiguar, que ocorrerá na cidade de Água Nova, no próximo dia 27, no Pilequinho's Clube, com animação da banda Skema, de Fortaleza-CE, a Federal do Brasil. Terá participação do grupo Flor da Natureza. O concurso vai contar com a participação de candidatos de várias cidades vizinhas. Participe você também.

Leonardo: Próximo dia 25 de outubro, todos os caminhos levam à belíssima cidade de Antônio Martins, quando ocorrerá um megashow com o cantor Leonardo. No evento ainda se apresentará a banda Balanço de Menina, com a participação do apresentador Tony Nunes. Local: praça pública, senhas serão vendidas ao preço de R$20,00 antecipados. (Fonte: Marcos Almeida – Gazeta do Oeste)

Como surgiu o Dia da Criança

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br

Rádio Obelisco FM entrega as crianças carentes os brinquedos arrecadados em campanha do dia das crianças

Ser cidadão é também sair da toca e participar da vida em comunidade. Você pode até achar que esse papo não tem nada a ver com seu dia-a-dia... mas tem sim. Devemos ter a consciência de que é nossa responsabilidade nos esforçar para construir um mundo melhor, mesmo com pequenas ações.
Pensando nisso a Radio Obelisco FM e seus comunicadores não poderiam passar alheio a execução de sua cidadania inserido no contexto social. No Dia 01 foi lançado a campanha DO DIA DAS CRIANÇAS.
Ontem, dia 11 de outubro os brinquedos doados pela Universidade da Criança, Escola 4 de Setembro, ouvintes, amigos, Jornal Tribuna do Alto Oeste e Rádio Obelisco na pessoa do seu diretor Gustavo Fernandes, foram doados como todo carinho a PASTORAL DA CRIANÇA , para a mesma fazer doação em alguns bairros onde a pastoral acompanha a criança desde o ventre ate aos 6 anos e 11 meses. Pastoral da criança uma ação social com responsabilidade e amor no que faz.

A equipe da Rádio Obelisco hoje formada (pelo seu diretor , Gustavo Fernandes- Departamento Comercial /gerente de marketing, Patrícia Nogueira- locutores, Normando Mendonça,Régio Fernandes, Elida Sohar, Cinilton Silva, Denis Ferrari. )também visitou o bairro Paraíso onde fez entrega de brinquedos as crianças.

Hospital de Pau dos Ferros capacita profissionais de saúde em Programa de Educação Continuada

O Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade está capacitando os profissionais de saúde. Com a criação do Programa de Educação Continuada (PEC) no início deste mês, os funcionários estão tendo a oportunidade de atualizar o trabalho e os equipamentos utilizados.

O programa tem previsão de término em julho de 2008. A iniciativa é voluntária e feita por parte dos profissionais da própria unidade. De acordo com a enfermeira Maria Soraya de Figueiredo, coordenadora do programa, a aceitação está sendo muito boa.

"Dos vinte e sete técnicos de enfermagem da urgência, vinte estão participando e dos seis enfermeiros, cinco participam. Com a capacitação, os servidores poderão oferecer um melhor atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)", relata a coordenadora.

As aulas são ministradas por servidores da própria unidade e acontecem sempre nas três primeiras sextas-feiras de cada mês, das 14h às 17h. A próxima aula terá como tema "O Uso Correto dos Monitores e Eletrocardiogramas" e vai ser direcionada para à equipe de enfermagem. A capacitação vai ser ministrada pelo cardiologista Salismar Correia, no próximo dia 19. "Estamos com uma proposta humanizada. Assim estimulamos o servidor e o paciente ganha com isso", conclui Soraya Figueiredo.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Agenda das Festas na Região

12/10/2007 - Thabata & Pagodão SA (Ererê Fôlia) Ererê/CE na Praça Mercado Público.
13/10/2007 - Banda Inala & Zuyrê (Ererê Fôlia) Ererê/CE - Praça Mercado Público.
13/10/2007 - Tayrone Cigano - Edén Clube - Pau dos Ferros.
28/10/2007 - Desejo de Menina - Pau dos Ferros/RN - Edén Club.
29/10/2007 - Dorgival Dantas e Na Pisada - Serrinha dos Pintos/RN Praça Pública.
30/10/2007 - Forró dos Plays e Aleijadinho de Pombal - Serrinha dos Pintos/RN - Praça Pública.

Preso ontem acusado de integrar quadrilha de assaltantes da Coca-Cola em Pau dos Ferros

Na manhã da última quarta-feira, a equipe do Setor de Inteligência do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), de Mossoró, realizou a prisão de José Alves Bezerra Neto, "Netão". Ele é apontado como o último integrante da quadrilha que na noite da terça-feira passada invadiu o depósito da Coca-Cola em Pau dos Ferros e fugiu levando cerca de R$ 50 mil. Os outros três integrantes estão presos na delegacia da cidade desde o ocorrido.

Segundo a polícia, o suspeito foi capturado nas imediações da feira do Vuco-Vuco, em Mossoró, e levado para Pau dos Ferros, onde foi ouvido pelo delegado Inácio Rodrigues de Lima. Diante dos indícios contra Netão, a Justiça decretou sua prisão e agora ele encontra-se recolhido na delegacia de Pau dos Ferros, juntamente com os outros três suspeitos.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Meu niver

Galera, no dia 06 de outubro meu pai, sua esposa, minha irma e alguns amigos, fizeram uma festa surpresa pra mim, agradeço mais uma vez a todos eles e aviso aos leitores do blog, que as fotos da festa ja se encontram disponíveis no portal www.paudosferros.com.
Aproveitar pra agradecer a Erickson e a Matheus Ricelly por ter públicado as fotos no site.

::::::ZooM::::::::

Nada melhor do que começar o dia com uma boa reflexão não é?

“O objetivo primordial e necessário de toda a existência deve ser a felicidade, mas a felicidade não pode ser obtida individualmente; é inútil esperar-se pela felicidade isolada; todos devem compartilhar dela ou então a maioria nunca será capaz de gozá-la”.(Robert Owen).

ASSUFOLIA


Nos dias 26, 27 e 28 de outubro a cidade de Assú irá "pegar fogo" com mais uma edição do Assufolia – Carnaval fora de época - que este ano promete repetir o sucesso dos anos anteriores. Mais uma vez uma superestrutura será montada para garantir a tranqüilidade dos foliões que irão prestigiar a micareta. As atrações já foram definidas e esse ano quem comanda a folia do Bloco Bicho Moleque são as seguintes atrações: Ricardo Chaves, Ferro na Boneca Elétrico e Aviões Elétrico. Serão três noites de muita folia e axé. A frente desse evento os irmão Elânio e Elistênio. Obrigado pelo convite e confirmo presença.



VIOLÊNCIA NO BRASIL
O Brasil é o terceiro país, após a Colômbia e a Venezuela, que tem a mais alta taxa de assassinatos de jovens no mundo. A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) analisou o assunto e afirmou em um relatório que entre 84 países do mundo, o Brasil ocupou a quarta posição do ranking, com uma taxa de 27 homicídios em geral para cada 100 mil habitantes. De 1994 a 2004 o número de assaltos entre a população total do Brasil acelerou, devido à quantidade absurda de jovens que não estudam nem trabalham. No Brasil, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os Estados mais violentos.

:::::::::: ZOOM::::::::::


@ - Pela primeira vez em nossa a cidade, o cantor do Brega Pop, Thayrone Cigano, fará show no Edém Clube no próximo dia 13. Imperdível.


@ - Fico feliz em saber que vários amigos estão acompanhando meu trabalho nesse blog, aproveito esse espaço para agradecer a todos os leitores e aviso que meu e-mail
clistenescarlos@yahoo.com.br está a disposição para criticas e sugestões. A sua opinião é muito importante.

@ - O cantor Raimundo Fagner foi entrevistado pelo pesquisador e colecionador musical, Valdo Siqueira na cidade de Fortaleza e disse que o melhor show de sua vida tinha sido realizado em nossa cidade. Veja as palavras do cantor “em Pau dos Ferros, uma cidade com apenas 18 mil habitantes na época, mas na platéia tinha 50 mil. Do palco dava pra ver um monte de caminhões, carretas e ônibus chegando, só trazendo aquele mar de gente – isso na hora do pôr-do-sol, uma das imagens mais lindas da minha vida”.

JEGUE FOLIA 2008

A PRIMEIRA MICARETA DO BRASIL

PROGRAMAÇÃO
- 04/01 (Sexta): RICARDO CHAVES (Salvador/BA)
- 05/01 (Sábado): CHEIRO DE AMOR (Salvador/BA)
- 06/01 (Domingo): BANDA INALA (Mossoró/RN)

PROMOÇÃO DO JEGUEFOLIA 2008: Somente até 23/11 o folião pode comprar seu Abadá com desconto de R$ 10,00, com preço final de apenas R$ 70,00. Sem dúvida o menor preço das micaretas quando comparamos as atrações do evento. A aquisição pode ser feita com depósito em conta em qualquer agência dos correios ou com um dos seguintes comissários:

- Alexandria (Vitrine da Vida: 3381.2424 / 3381.2372)

- Antônio Martins (Janaílton Pedro: 9129.3408 / 3392.0043)

- Apodi (Evangelista/Xoxoteiros: 9921.0959 / 9401.7222 / 3333.3145)

- Catolé do Rocha (Marcellus Magazine: (83) 3441.2443 / 8806.1499)

- José da Penha (Rony: 9137.5342)

- Luis Gomes (Jane: 3382.2227)

- Marcelino Vieira (Dibedy: 3385.2033 - Sandra: 3385.2234)

- Mossoró (Auto Escola Sinal Verde, próx. Mater Cristi: 3314.0429 / 9121.6414)

- Natal (Mister Som: 3234.4000 - P. Morais x Cap Mor Goveia)

- Pau dos Ferros (Solução Informática: 3351.3609 - Nikei: 3351.2185 / 8855.0864)

- Pilões (Estela: 9122.3107 / 3384.0132)

- Rafael Fernandes (Fabinho: 9423.9993 / 3358.0172)

- São Miguel (Henrique: 9128.3489, 9138.3854);

- Severiano Melo (Aldersandro: 8847.8363 / 3372.2309)

- Sousa (PaivaJr/Direito: (83) 8844.0575 - P.Dinossauros: (83) 3522.2299 / 9967.1965)

- Tenente Ananias (Zenilda: 3386.2231 - Lisboa Jr: 3386.2251)

- Uiraúna (Áudio Digital (83) 3534.2575 / 3534.2609 / 8807.7010)

BANDA CHEIRO DE AMOR: No JEGUEFOLIA 2004 Alinne fez um dos seus primeiros shows como nova vocalista da consagrada Cheiro de Amor e, até hoje, citado por muitos como o melhor show de todas as edições do evento. Quatro anos se passaram, a banda remarcou seu espaço no Axé Music, e desponta como uma grande realidade, sendo uma das responsáveis pela expansão das micaretas pelo Brasil. A “Cheiro” conquistou outros centros e é uma das mais pedidas no Sudeste do país. As mudanças são muitas, com visual novo, CD novo, e show novo. A nova era da banda Cheiro de Amor vem com tudo! Sai o pink entra o blonde, e a cantora Alinne Rosa continua estonteante fazendo da sua simplicidade adversário de qualquer estrelismo. Artista de talento, ela ajuda a propagar a nova geração da Axé Music representando aqueles que trabalham na arte da folia. O fato é que Alinne encanta pela versatilidade, simpatia e beleza, e está vivendo uma fase iluminada.

VÍDEOS VAI SACUDIR: http://video.google.com/videoplay?docid =1214106851492750726

ÁLBUM ALINNE: http://br.youtube.com/watch?v=pxSl3f68V Qo

COMO IR? ONDE FICAR? ONDE COMPRAR? WWW.JEGUE.COM.BR, COM SEU COMISSÁRIO

CLÍSTENES CARLOS

Assessoria de Imprensa
MCA PROMOÇÕES
Produção

www.jegue.com.br



Na imprensa...

A CARA DO BRASIL

Enquanto Renan Calheiros dispara atrás de provas contra seus adversários, como é o caso do senador José Agripino, os parlamentares correm atrás da revista Playboy com as fotos de Mônica Veloso, o pivô de toda a crise. Em exposição numa banca em frente à entrada principal do Congresso Nacional, em Brasília, em pouco mais de duas horas, foram vendidos 40 exemplares da revista. (O Mossoroense).


BAIXO DESEMPENHO
Até a próxima semana, 89 universidades de Direito do país vão justificar ao MEC o motivo do baixo desempenho na graduação do curso. Para listar essas instituições de ensino superior foi necessária uma avaliação feita pelo Ministério da Educação juntamente com a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, que foi divulgada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em setembro desse ano. (Lizana Lima - O Mossoroense)


DIA DA CRIANÇA NO BRASIL
Você sabia que o Dia da Criança no Brasil foi criado pelo ex-deputado federal Galdino do Valle Filho (in memoriam), na década de 1920. Em outros países a data é comemorada no dia 20 de novembro. Data oficial da ONU, quando foi aprovada a declaração dos direitos da criança. Que nossas crianças conservem a ingenuidade, a inteligência e a inocência de seus atos e que tenham o máximo possível de seus direitos respeitados!

Taboleiro Grande sente novos tremores

Após o registro de tremores que alcançaram 3.1 graus na escala Richter, a cidade de Taboleiro Grande, Alto Oeste do Estado, foi alvo de dois novos tremores registrados na última segunda-feira.

Segundo o funcionário público João Morais, os tremores foram registrados por volta do meio-dia e das 16h e foram sentidos por parte da população do município oestano.

"O tremor do meio-dia foi mais forte e sentido por várias pessoas", destaca o funcionário público.
A desconfiança gerada na população pelos efeitos dos tremores foi confirmada pelos equipamentos de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instalados na comunidade de sítio Orós, local do epicentro do grande abalo sísmico registrado em 13 de setembro.
O sismógrafo registrou os abalos que se aproximaram de 1.0 na escala Richter, dado extra-oficial que deverá ser confirmado pela UFRN ainda esta semana.
O fenômeno foi informado aos técnicos da Universidade ainda na segunda-feira. A instituição avalia o registro dos abalos na cidade oestana, e com a liberação do primeiro relatório chegaram a constatação de que novos tremores podem ser registrados, mas sem o risco de registro de uma tragédia.
Fonte: O Mossoroense

Presidente da Câmara confirma que 'infiéis' retornarão ao legislativo de Pau dos Ferros

A presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Tércia Batalha, confirmou ontem que os vereadores afastados do Legislativo, sob acusação de infidelidade partidária, Ismael Mendes e Socorro Cunha, retornarão aos cargos para qual foram eleitos em 2004.

O posicionamento de Tércia Batalha se dá a partir da entrega de um documento, protocolado às 11h25 pelo ex-vereador Ismael Mendes junto à Câmara Municipal da cidade oestana.

O pedido de anulação do ato administrativo, que resultou na transição das duas vagas, deve acarretar no arquivamento de processos que tramitam na Justiça dando sustentação à posse e manutenção de mandatos dos suplentes Jean Carlos e Heldo Rogério.

"Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o cenário muda. Recebemos o documento e vamos encaminhá-lo para uma avaliação da assessoria jurídica. Existem alguns encaminhamentos tramitando na Justiça e precisamos saber quais os procedimentos devem ser seguidos para que a reintegração seja oficializada sem problemas para a Câmara Municipal", destaca a vereadora.

Segundo Tércia Batalha, o documento encaminhado pelos vereadores Ismael Mendes será entregue a assessoria jurídica do parlamento municipal para que seja efetuada uma avaliação técnica. A partir desta avaliação a Câmara fará os provimentos necessários para que a retomada das vagas seja efetuada.

"No mais tardar amanhã nossa assessoria jurídica receberá o documento para avaliar qual caminho será seguido. Ainda não sabemos quais as vias tomaremos, mas é certo que eles voltarão aos seus cargos", conclui a vereadora.
Fonte: Márcio costa - Jornal O Mossoroense

UnP fecha parceria para internacionalizar ensino

A Universidade Potiguar (UnP) formalizou parceria com a maior rede mundial privada de instituições de ensino superior, passando a fazer parte da Laureate International Universities.
A afiliação aproximará os alunos das mais importantes realidades acadêmicas do mundo, colocando à disposição uma rede de universidades presentes em diversos países.
A proposta pedagógica passa a ser alinhada as tendências da educação mundial, proporcionando aos alunos uma formação que atende as exigências de mercado de trabalho global.
A opção da dupla titularidade permitirá que o diploma de quem termina os estudos superiores na UnP seja válido em mais de um país, abrindo caminhos para a realização profissional aqui e no exterior.

A UnP é a única universidade do Nordeste a compor a rede Laureate International Universities, sendo que no Brasil passa a ser a segunda, figurando ao lado da Anhembi-Morumbi.

JEGUEFOLIA 2008 - É DIFERENTE, VAI SACUDIR, VAI ABALAR, VAI SER O BICHO!!!

ATENÇÃO: ATÉ 23/11 ABADÁ EM PROMOÇÃO POR APENAS R$ 70,00
Some Alegria, Animação, Segurança, Energia e Paz. Acrescente os melhores shows do Axé Music e a região que tem o povo mais alegre do Rio Grande do Norte. Pronto, esta é a receita do JEGUE FOLIA, uma festa de gente bonita, alegre e que tem paixão de viver, especialmente preparada para você se divertir pra valer!

O JEGUEFOLIA TRAZ DE UMA SÓ VEZ:
- 04/01 (Sexta): RICARDO CHAVES (Salvador/BA)-
5/01 (Sábado): CHEIRO DE AMOR (Salvador/BA)-
06/01 (Domingo): BANDA INALA (Mossoró/RN)
DE 04 À 06 DE JANEIRO MARCELINO VIEIRA É SEU DESTINO PRA CURTIR A PRIMEIRA MICARETA DO BRASIL!RICARDO CHAVES, CHEIRO DE AMOR E BANDA INALA JUNTOS. JEGUEFOLIA 2008, MUITO MAIS PRA VOCÊ!

- COMO IR? ONDE FICAR? ONDE COMPRAR?
www.jegue.com.br E COM SEU COMISSÁRIO-
INFORMAÇÕES DAS BANDAS COM RELEASE, MÚSICAS, FOTOS E VÍDEOShttp://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=898898&tid=2551916213339870211

Alma não tem silicone

Talves o maior exemplo de veneração à aparência seja o silicone.
Parece que ele está em todas as partes do corpo humano.
Não é só nos seios... Tem silicone nas nádegas, no rosto e até no pênis!
Hoje em dia, há tantas pessoas querendo uma plástica com silicone...
Nada contra o uso de silicone quando o importante é somente o que está do lado de fora.
O problema é que ninguém implanta cultura com silicone.
Ninguém melhora a capacidade de amar com silicone.
Ninguém adquire carisma com cirurgia plástica.
O problema, para as pessoas que só valorizam as aparências, é que alma não tem silicone.

(livro: Heróis de Verdade)

Notas da Imprensa...

@ - SEM MERECIMENTO: Que diferença faz para nós cidadãos potiguares ter o ex-presidente e senador alagoano Fernando Collor como conterrâneo? Acho que até pela forma como ele foi expulso da presidência do nosso País deveríamos mesmo era protestar. Dia 14 de novembro, Collor recebe o título de cidadão norte-rio-grandense do deputado Raimundo Fernandes. Tenho certeza que o povo prefere saber de trabalho do que de distribuir homenagens como essa. Pobre Rio Grande do Norte. (Bruno Falcão - Colunista do Gazeta do Oeste).


@ - Serra da BarrigudaAlexandria tem um dos seus principais cartões-postais cotados para se tornar uma das Sete Maravilhas do RN, trata-se da Serra da Barriguda, que com os seus 310 metros de altura, constituída de pura massa granítica e todo o charme de suas curvas que lembra o ventre de uma mulher grávida, atraindo assim a atenção de moradores e visitantes. Para votar na serra basta acessar o site www.dnonline.com.br/setemaravilhasdorn. No intuito de divulgar e atrair votos, a Prefeitura Municipal de Alexandria tem realizado campanhas em várias mídias para divulgar a serra. Vamos votar gente! (Marcos Almeida - Colunista do Gazeta do Oeste).


@ - LUXÚRIA - Responda sem pestanejar, você desembolsaria 30 mil reais por uma singela bolsa feminina, aliás singela uma ova, de couro de avestruz. Acredite, uma loja dos jardins Paulistano, tem uma fila de pelo menos 30 fregueses esperando. E um carro por 1 milhão e 500 mil reais? É quanto custa uma Ferrari. Já sei o que você tá respondendo. “ Se eu tivesse o dinheiro...” (Rutilio Coelho - Gazeta do Oeste).

@ - ESPECIALIZAÇÃO Que existe muito desemprego ninguém tem dúvida, mas que falta gente capacitada também é realidade. A General Motors precisa de 100 engenheiros para desenvolver um novo projeto no Brasil e está na eminência de perder para outro país pela falta de pessoal capacitado. (Rutilio Coelho - Gazeta do Oeste).

@ - VAQUEJADA - Será entre os dias 11 e 14 de outubro, no Porcino Park Center, em Mossoró, a realização da maior vaquejada do Brasil. Serão mais de 200 mil em prêmios. Este ano, como de costume, a vaquejada promete bater recorde de público e de inscritos para as disputas. (Bruno Ricarte - Gazeta do Oeste)

@ - COTAS PARA NEGROS - Quer preconceito maior do que abrir uma determinada porcentagem para negros em universidade. Ora, ora... Quer dizer que por conta da cor da pele o candidato não terá a mesma condição de passar no vestibular. Acho um absurdo. Em Brasília, 20% das vagas são para estudantes negros. É a política do preconceito. Arruma-se de tudo neste país... (Diego Pinheiro - Gazeta do Oeste)

Secretaria inicia distribuição dos abadás do Fest Criança 2007

Teve início hoje, desde o início da manhã, a entrega dos abadás do Fest Criança 2007, evento que já está em sua terceira edição, promovido pela Secretaria da Juventude, Habitação e Assistência Social. O ponto de entrega dos abadás, fica no mercado público de Pau dos Ferros, e encerra-se amanhã às 15 horas.

De acordo com a secretária Emília Suzana, que está muito feliz quanto à realização do evento, a estimativa para esse ano é que o número de participantes supere a marca das 10 mil pessoas, contando com a presença dos foliões, dos pais e demais pessoas que acompanham pelas ruas todo o percurso do evento.

O Fest Criança foi um evento idealizado ao público infantil, em comemoração ao seu dia (12/10), mas que, devido ao grande sucesso que ele alcançou na cidade e toda a região, conseguiu trazer um público mais adulto, que compartilha junto com os pequeninos, a emoção de ser criança mais uma vez e comemoram juntos, fazendo aquela grande festa.

E vamos todos pro...


PROGRAMAÇÃO DO XVIII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS


11/10/2007 – Quinta-feira

Manhã
8h às 9h – Entrega de material

09h às 11h – Mesas-Redondas

MESA-REDONDA 1 – “Políticas de pesquisa para graduação”
Prof. Ms. Acir Mario Karwoski (UFTM/Uberaba/MG)
Profª. Drª. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN/Currais Novos/PPgEL)
Profª. Drª. Adna de Almeida Lopes (UFAL/Maceió)
Prof. Dr. Francisco Soares de Lima (Assessor de Planejamento da UERN/Mossoró)
Coordenação: Profª. Drª. Maria do Socorro de O. Brandão (Bolsista DCR-CNPq/UERN)

MESA-REDONDA 2 – “Experiência com pesquisa na graduação em Letras”
Profª. Drª. Marise Adriana Mamede Galvão (UFRN/Currais Novos)
Profª. Drª. Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago (UFG/Jataí/GO)
Profª. Drª. Nilza Brito Ribeiro (UFPA/Marabá)
Prof. Dr. Aécio Cândido de Souza (Vice-Reitor da UERN/Mossoró)
Coordenação: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto/USP/São Paulo (Presidente da ANPGL)

MESA-REDONDA 3 – “A relação do estudante com a pesquisa na graduação”
Prof. Ms. Ênio Sugiyama Júnior (FFLCH/USP/São Paulo)
Mestranda Elis Betânia Guedes da Costa (UFRN/PPgEL/Natal)
Mestranda Rosângela Alves dos Santos (UFRN/PPgEL/Natal; UERN/Pau dos Ferros)
Profª. Esp. Francisca Glaudionora da Silveira (Pró-Reitora de Ensino de Graduação/UERN)
Coordenação: TNS Ms. Crígina Cibelle Pereira/UERN

MESA-REDONDA 4 - “A arte na contemporaneidade”
Prof. Ms. Sanzia Pinheiro Barbosa (FACEX/FUNCARTE/Natal)
Prof. Ms. Carlos Alberto de Negreiro (CEFET/Ipanguaçu/RN)
Mestrando Alessandre de Medeiros Tavares (UFRN/PPgEL/Natal)
Coordenação: Prof. Ms. João Lima da Rocha Neto/Chefe do Deptº. de Artes/FALA/UERN

11h às 11h15min – INTERVALO
11h15min às 12h45min – Pôsteres e Sessões de Comunicação individual e coordenada

PÔsteres

1. As letras de músicas como evidência de mudanças na linguagem
Daniela de Araújo Lopes (UFRN)
Maria do Carmo Ribeiro da Silva (UFRN)
Maria Assunção Silva Medeiros (orientadora) (UFRN)


2. A origem das línguas e sua influência em um mundo globalizado com ênfase no aprendizado simultâneo de duas línguas estrangeiras através de métodos visuais Francisco Thibério Arruda Sales (UECE)

3 . A história da radiodifusão em Currais Novos
Jaquilene Fernandes Vieira (UFRN)
Josilete Alves Moreira de Azevedo (Orientadora)

Sessões de comunicação individual

Sala
Sessão 1
Área temática: Ensino de literatura e leitura
Coordenação: Graduada Marília Maia Saraiva (UERN)

1. Ensino e literatura: a relação existente entre teoria e prática no ensino médio: uma pequena amostra
Marília Maia Saraiva (UERN)
2. A proposta dos PCNEM para o ensino de literatura
Marília Maia Saraiva/UERN
3. Reflexões sobre o professor, leitura e ensino de literatura
Otoniel Inácio da Silva (UEPB)
4. Concepções do ensino de língua e literatura
Lucineide da Silva Carneiro (UERN)
5. Uma experiência de leitura literária no ensino médio: relato de experiência
Claudyjane Rodrigues da Silva
Crystal França Amorim de Almeida
Jairo José Campos da Costa (UNEAL)

Sala
Sessão 2
Área temática: Análise do discurso
Coordenação: Esp. Iza Maria Pereira (UERN)

1. O mecanismo discursivo de produção identitária, uma análise do currículo escolar
Roberto Rivelino de Lima Oliveira (UERN)
2. A produção da identidade racial negra na cartilha oficial
Francinaldo Rita da Silva (UERN)
3. Construções identitárias no discurso literário dos militantes do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST) em Quixadá - CE: uma análise de discurso crítica
Marco Antonio Lima do Bonfim (Bolsista PIBIC/CNPq/UECE)
4. O acontecimento discursivo e a identidade cultural do mossoroense na história da resistência
Edgley Freitas Tavares (UERN)
5. Discurso ideológico nas músicas da cearamor: intersubjetividade e violência
Hiran Nogueira Moreira (UECE)

Sala
Sessão 3
Área temática: Ensino de língua materna
Coordenação: Graduando Francisco Alexlânio Alves Maia (UERN)

1. Alfabetização e letramento: pensando a prática pedagógica no contexto da complexidade
Francisco Alexlânio Alves Maia
Clécida Maria Bezerra Bessa (UERN)
2. Aulas de língua portuguesa: concepções e prática de planejamento no ciclo básico de sistematização final
Francisco Alexlânio Alves Maia (Bolsista PIBIC/UERN)
Raimunda Queiroz Rego (Bolsista BNB)
Maria Lúcia Pessoa Sampaio (UERN)
3. Diário de classe: um olhar crítico sobre a ação didática
Francisco David Bezerra Rodrigues (UERN)
4. Leitura: um processo de motivação
Francisca Claudiana de Farias (UERN)
Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira (UERN)
5. Um estudo sobre a retextualização em relatórios de alunos de iniciação científica
Mayara Costa Pinheiro (UFRN)

Sala
Sessão 4
Área temática: Língua Portuguesa
Coordenação: Graduanda Gladys Mara de Oliveira Ferreira (UERN)

1. Tradição gramatical e ensino de Língua Portuguesa
Gladys Mara de Oliveira Ferreira (UERN)
2. Face teórica e face prática do ensino da gramática escolar: um estudo comparativo
Francisco Lindenilson Lopes (UERN)
3. Português brasileiro: gramática escrita x gramática falada
Laura Amélia Fernandes Barreto (UERN)
4. Problemas na análise do sujeito: algumas limitações da gramática tradicional Francimeire Cesário Oliveira (UERN)
5. Falamos português ou brasileiro? Eis a questão.
Francisco Fransueldo da Costa Soares (UERN)

Sala
Sessão 5
Área temática: Literatura brasileira
Coordenação: Esp. Maria Bevenuta Sales de Andrade (UERN)

1. Vidas secas: a construção das personagens Fabiano e Sinha Vitória
Maria Bevenuta Sales de Andrade
Maria Aparecida da Costa G. Ferreira (UERN)
2. As marcas psicológicas ocultas na obra a terceira margem do rio de Guimarães Rosa
Marcella Lima Soares (UERN)
3. A descrição do ambiente e personagens da novela Miguilim
Francisco Fransueldo da Costa Soares (UERN)
4. Miguilim e a passagem do tempo: análise da novela de Guimarães Rosa
Renato Leitão Tomaz
Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira (UERN)
5. Denúncia social através da estrutura e da ambiguidade em “A fome”
Renata Batista Benedito (Bolsista Pibic/UFCG)

Sala
Sessão 6
Área temática: Literaturas de expressão portuguesa
Coordenação: Graduanda Larissa Cristina Viana Lopes (UERN)

1. Vozes do mar: Florbela revisita Camões
Maria Helissa de Medeiros (UERN)
Derivaldo dos Santos (UFRN)
2. Memória e história social de um cego labirinto: a poesia de Mia Couto
Layze Danyelle Gomes Pereira (UERN)
Derivaldo dos Santos (UFRN)
3. O crime do Padre Amaro: um estudo da devassidão religiosa na obra de Eça de Queirós
Larissa Cristina Viana Lopes (UERN)
Maria Graceli de LIMA (UERN)
4. Análise comparativa dos discursos religiosos de Padre Justino e de Padre Amaro
Armando Jares Pereira Suassuna (UERN)
Maria de Fátima de Carvalho Dantas (UERN)
5. A literatura árcade portuguesa como reflexo na arte musical moderna brasileira na letra da música “casa no campo”
Francisca Janicleide de Oliveira Pereira (UERN)
6. Um deus diabo, um diabo deus: reflexões acerca do sacro/profano em O evangelho segundo Jesus Cristo, de Saramago
Pedro Fernandes de Oliveira Neto (UERN)

Sala
Sessão 7
Área temática: Teoria da literatura e ensino
Coordenação: Graduando Rafael Campos Belizário (UERN)

1. Uma leitura do romance moderno a partir do livro seis propostas para o próximo milênio de Ítalo Calvino
Rafael Campos Belizário (UERN)
2. A literatura na Roma antiga
Rafael Campos Belizário (UERN)
3. Um passeio e uma defesa dos clássicos com Ítalo Calvino e Harold Bloom
Rafael Campos Belizário (UERN)
4. Platão X Platão
Lanaíza do Nascimento Silva (UFCG)
5. Um olhar compartilhado: narrador e personagem na construção da infância
Ana Cecília do Nascimento; Márcia Tavares (UFRN)
6. A dualidade do homem no conto machadiano a "Igreja do diabo"
Iara Muller Gomes Barreto (UEPB)

SESSÃO COORDENADA

Sala
Sessão 8
Área temática: Ensino de Língua materna
Título: Livro didático de português: alguns olhares
Coordenação: Prof. Ms. Carlos Magnos Fonseca (UERN)

1. Em busca de coerência no ensino de língua portuguesa
Francisco Adriano Chaves (UERN)
2. Língua e gramática, uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem
José Oriovaldo Pessoa Leite (UERN)
3. O trabalho de gramática na sala de aula
Suziana Sabino Lopes (UERN)
4. Repensando o ensino-aprendizagem da gramática nas escolas
Rafaela Rodrigues (UERN)
5. A gramática sob uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem de língua materna
Márcia Lidianny de Freitas Magalhães (UERN)

12h45min – Almoço

Tarde
15h às 18h – Oficinas de pesquisa

1. Pesquisa em Lingüística Textual
Profª. Drª. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN/Currais Novos)
Mestranda Elis Betânia Guedes da Costa (UFRN/PPgGEL)

2. Pesquisa em Lexicografia
Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes (UECE/Fortaleza)
Mestrando Glauber Lima Moreira (UECE/Fortaleza)

3. Pesquisa em Gêneros Textuais e Ensino
Prof. Ms. Acir Mario Karwoski (UFTM/Uberaba/MG)

4. Pesquisa em Análise do Discurso
Profª. Drª. Maria do Rosário Gregolin (UNESP/Araraquara)
Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva (UERN/Mossoró)

5. Pesquisa em Tradução Intersemiótica
Profª. Drª. Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE/Fortaleza; UFMG/Belo Horizonte)
Prof. Mestrando Charles Rocha Teixeira (UECE/Fortaleza)

6. Pesquisa em Tradução Audiovisual
Profª. Ms. Renata de Oliveira Mascarenhas (UECE/Quixadá)
Profª. Ms. Lucyana do Amaral Brilhante (UECE/Quixadá)

7. Pesquisa em Semântica
Profª. Drª. Edivânia Gomes da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Doutoranda Marinalva Vieira Barbosa (UNICAMP/Campinas)

8. Pesquisa em Língua Espanhola
Profª. Drª. Lívia Maria Tiba Rádis Baptista (UFC/Fortaleza)
Prof. Ms. Alexandro Teixeira Gomes (UERN)

9. Pesquisa em Produção de Texto Dissertativo - CANCELADA
Prof. Ms. José Cezinaldo Rocha Bessa (UFRN/Natal)
Profª. Esp. Natália da Conceição Ramos Evangelista (SEEB/SE; UFS/Aracaju/SE)

10. Pesquisa em Leitura
Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP/São Paulo)
Mestranda Janaína Michele de Oliveira Silva (FFLCH/USP/São Paulo)

11. Pesquisa em Literatura Afro-Brasileira
Profª. Drª. Rosilda Alves Bezerra (UEPB/Guarabira-PB)
Prof. Ms. Carlos Alberto de Negreiro (CEFET/RN – Natal/RN)

12. Pesquisa em Literatura, História e Cultura
Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Sousa Júnior (UFOP/Ouro Preto/MG)
Profª. Ms. Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira (UERN)

13. Pesquisa em Literatura Comparada
Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (UFRN/Currais Novos; PPgEL/Natal)

14. Pesquisa em Lingüística Aplicada – Ensino/Aprendizagem de Língua Materna
Prof. Dr. João Gomes Neto (UFRN/PPgEL/Natal)

15. Pesquisa em Psicanálise e Literatura
Prof. Ms. Fábio Pereira Figueiredo (UEPB/Catolé do Rocha)
Graduanda Iara Miller Gomes Barreto (UEPB/Catolé do Rocha)

16. Pesquisa em Arte Contemporânea
Profª. Ms. Sanzia Pinheiro Barbosa (FACEX/FUNCARTE/Natal)
Prof. Ms. John Alex Xavier de Souza (FACEX/Natal)

17. Pesquisa em Ensino de Língua Materna
Profª. Drª. Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago (UFG/Jataí/GO)
Profª. Drª. Adna de Almeida Lopes (UFAL/Maceió)

18. Pesquisa em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Profª. Drª. Cláudia Riolfi (USP/São Paulo)
Mestrando Ênio Sugiyama Júnior (FFLCH/USP/São Paulo)

19. Pesquisa em Interação Verbal
Profª. Drª. Marise Adriana Mamede Galvão (UFRN/Currais Novos)
Profª. Lucineide Socorro Dantas da Silva (UFRN/Currais Novos)

20. Pesquisa em Filosofia da Linguagem
Prof. Dr. Ivanaldo de Oliveira dos Santos (UERN/Caicó)
Mestrando Alessandre de Medeiros Tavares (UFRN/PPgEL/Natal)

21. Pesquisa em Discurso Jurídico
Profª. Ms. Sibele Letícia Biazotto (UNITINS/Palmas/TO)

18h – Intervalo

Noite

19h30min - ABERTURA OFICIAL
Prof. Milton Marques de Medeiros (Reitor da UERN)
Prof. Gilton Sampaio de Souza (Diretor do CAMEAM e Coordenador do XVIII FALE)
Profª. Maria Edileuza da Costa (Chefe do Departamento de Letras/CAMEAM)
Acadêmico Lucélio Dantas de Aquino (Presidente do CA de Letras/CAMEAM)
Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (Presidente da ANPGL/USP/São Paulo)

20h – Apresentação do coral “A vida em canto”

20h30min - Conferência de Abertura
“Repetir o FALE para resistir à reprodução”
Conferencista: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto/FEUSP/São Paulo (Presidente da ANPGL)

21h30min - Atividades Culturais

12/10/2007 – Sexta-feira

Manhã
09h às 11h – Mesas-Redondas

MESA REDONDA 5 - “Psicanálise, Arte e Modernidade”
Profª. Drª. Cláudia Rosa Riolfi (FEUSP/São Paulo)
Prof. Ms. Fábio Pereira Figueiredo (UEPB/Catolé do Rocha)
Prof. Ms. Rômulo César de Araújo (UEPB/Catolé do Rocha)
Graduanda Iara Muller Gomes Barreto (UEPB/Catolé do Rocha)
Coordenação: Profª. Drª. Elza Helena da S. Costa Barbosa (UERN/Mossoró)

MESA REDONDA 6 – “Arte, Cultura e Literatura”
Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior (UFOP/Ouro Preto/MG)
Profª. Drª. Rosilda Alves Bezerra (UEPB/MLI/Guarabira)
Prof. Doutorando Francisco Afrânio Câmara Pereira (UERN/Assu)
Profª. Esp. Ana Maria Morais (Pró-Reitora de Extensão da UERN)
Coordenação: Profª. Drª. Lílian de Oliveira Rodrigues (UERN)

MESA REDONDA 7 – “Leitura, escrita e ensino”
Prof. Ms. Acir Mario Karwoski (UFTM/Uberaba/MG)
Profª. Ms. Márcia Candeias (UFCG/Cajazeiras/PB)
Profª. Ms. Adriana Morais Jales de Lima (UERN)
Coordenação: Profª. Drª. Maria Lúcia Pessoa Sampaio (UERN)

MESA REDONDA 8: “Os caminhos da tradução”
Prof. Ms. Charles Rocha Teixeira (UECE/Fortaleza)
Profª. Ms. Lucyana do Amaral Brilhante (UECE/Quixadá)
Prof. Ms. Emílio Soares Ribeiro (UECE/Fortaleza)
Coordenação: Prof. Ms. Nilson Roberto Barros da Silva (UERN)

11h às 11h15min - INTERVALO
11h15min às 12h45min – Sessões de Comunicações individuais e coordenadas

SESSÔES INDIVIDUAIS

Sala
Sessão 9
Área temática: Literatura brasileira
Coordenação: Graduada Maria Edneide Ferreira de Carvalho (UERN)

1. O universo dos leitores de cordel em Pau dos Ferros – RN: múltiplas facetas
Maria Edneide Ferreira de Carvalho (UERN)
Lílian de Oliveira Rodrigues (UERN)
2. Mapeamento dos cordelistas no município de Pau dos Ferros: uma análise da produção e circulação
Lúcia de Fátima Barreto Rodrigues (Bolsista PIBIC/UERN/CNPq)
Lílian de Oliveira Rodrigues (UERN)
3. Revolta social: análise do conto o cobrador de Rubem Fonseca
Francisco Alailton Ferreira Maia (UERN)
José Hélio da Oliveira Alfredo (UERN)
4. A Rotina que nos tira a visão da realidade: análise do conto “O Outro” de Rubem Fonseca
Cosmo Gean da Silva Monte (UERN)
Hildevânia da Silva Monte (UERN)
5. Análise do Conto: “O Cobrador”, de Rubem Fonseca
Maria Lucimar França Holanda (UERN)
Suzete Sabino Lopes (UERN)

Sala
Sessão 10
Área temática: Literatura brasileira
Coordenação: Esp. Maria Bevenuta Sales de Andrade (UERN)

1. Os reflexos da modernidade no conto clariceano: “a bela e a fera ou a ferida grande demais”
Ciro Leandro Costa da Fonseca (UERN)
2. Análise do Conto “Preciosidade” de Clarice Lispector
Deyze Araújo Silva (UERN)
Larysse de França Fontes (UERN)
3. Uma leitura do Conto “A Fuga” de Clarice Lispector de acordo com as concepções da Estética da Recepção
Aparecida da Silva Jácome (UERN)
Stênio Pinheiro Rodrigues (UERN)
Maria Bevenuta Sales de Andrade (UERN)
4. “Preciosidade” de Clarice Lispector: uma passagem a adolescência para a vida adulta
Francisco Adriano Chaves (UERN)
Maria Lucineide Chaves Lima (UERN)
5. “Sem pecado” de Ana Miranda: uma olhar sobre a consciência de vida da personagem Bambi
Gladys Mara de Oliveira Ferreira (UERN)
6. “Aqueles Dois”: análise do conto de Caio Fernando de Abreu
Márcia Lidianny de Freitas Magalhães (UERN)
Ana Andréia Silva Raposo (UERN)

Sala
Sessão 11
Área temática: Língua estrangeira e ensino
Coordenação: Graduada Francisca Rafaela Bezerra de Medeiros (UERN)

1. Uma análise da prática do professor de inglês à luz dos métodos e abordagens para o ensino de LE no contexto da escola pública
Francisco Roberto da Silva Santos (UERN)
Nilson Roberto Barros da Silva (UERN)
2. A importância da leitura no ensino de língua estrangeira nas escolas públicas
Francisca Rafaela Bezerra de Medeiros (UERN)
3. A interação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem de Língua Inglesa
Maria do Socorro Diógenes Pinto (UERN)
4. O professor de língua inglesa e a prática reflexiva de ensino
Vicência Raniele de Oliveira Neta (UERN)
5. A construção de um corpus monolingüe para o ensino de línguas, tradução e análise lingüística – COMETA
Luiz Carlos de Souza (Bolsista PIBIC/UERN)
Nilson Roberto Barros da Silva (UERN)

SESSÕES COORDENADAS

Sala
Sessão 12
Área temática: Ensino de Gramática
Título: O ensino de gramática na sala de aula.
Coordenação: Prof. Ms. Carlos Magnos Fonseca (UERN)

1. O ensino da gramática na escola
Cyro Leandro Morais Gama (UERN)
2. Aspectos do ensino de língua portuguesa na escola: a gramática tradicional
Francisca Rosângela Freitas Oliveira (UERN)
3. Concepções que fundamentam o ensino de língua materna: o professor em questão
Sútia Araújo Costa (UERN)
4. Uma visão ampla para se pensar em como ensinar gramática na escola
Gordon Fernandes Viana (UERN)
Carlos Magno Viana Fonseca (UERN)
5. O uso de gramática na sala de aula
José Hélio de Oliveira Alfredo (UERN)



Sala
Sessão 13
Área temática: Língua materna e livro didático
Título: Gramática e livro didático de Português
Coordenação: Prof. Ms.Carlos Magnos Fonseca (UERN)

1. A gramática e o livro didático de português na prática escolar
Maria Lucineide Chaves Lima (UERN)
2. Um novo olhar sobre a abordagem gramatical nos livros didáticos de ensino médio.
Liane Dalila Ferreira de Moraes (UERN)
3. O ensino de gramática a partir do livro didático: algumas reflexões
Maria Marcélia Alves Silva (UERN)
4. Os equívocos das gramáticas prescritivas na escola
Francisco Fernandes (UERN)
5. Ensino de língua portuguesa: abordando a gramática tradicional
Antonia Alyne de Freitas Medeiros (UERN)


Sala
Sessão 14
Área temática: Linguagem
Título: Linguagem e práticas discursivas
Coordenação: Prof. Esp. Antônio Genário Pinheiro dos Santos (UERN)

1. O ensino comunicativo para o ensino de língua estrangeira
Carlos Rodrigo Viana Galdino (UERN)
2. O transitório nas obras “The wanderer” e “Everyman”
Francisco Roberto da Silva Santos (UERN)
3. As abordagens que mais são usadas pelos professores no ensino de lingua estrangeira
Maria Eliane de Freitas Silva (UERN)
4. Lingüística estática e lingüística evolutiva: um olhar sobre seus aspectos sincrônicos e diacrônicos.
Max Decarte Macedo (UERN)
5. O parágrafo e unidade de sentido: reconhecendo seus elementos constitutivos
Vanúbia Matias de Souza (UERN)
6.“Hamlet” a luz da teoria psicanalítica
Vilmária Chaves Nogueira (UERN)

Sala
Sessão 15
Área temática: Língua portuguesa
Título: Páginas vivas: a fala no fale.
Coordenação: Profª. Esp. Josefa Francisca Henrique de Jesus (UERN)

1. A sintaxe na língua portuguesa: das gramáticas à sala de aula.
Antônia Francione Lopes de Couto (UERN)
Francisca Edilene Fernandes da Silva (UERN)
2. Classificação e função do substantivo abstrato
Antônia Margarete dos Santos (UERN)
Josefa Francisca Henrique de Jesus (UERN)
3. Artigo gramatical: norma e função
Daniela de O. Carvalho (UERN)
Josefa Francisca de Henrique Jesus (UERN)
4. Aspectos do uso dos pronomes tu e você no português brasileiro e europeu
Gilma Iale Camelo da Cunha (UERN)
5. Componente fonológico x gramática normativa
Maria de Lourdes Fernandes de Oliveira (UERN)
Josefa Francisca Henrique de Jesus (UERN)
6. Desvios ortográficos e usos da escrita
Daniel Macx da Costa (UERN)
Francisco Eci de Lima Júnior (UERN)
Marcos Rogério Ferreira Albuquerque (UERN)
Josefa Francisca Henrique de Jesus (UERN)

12h45min – Almoço

Tarde
15h às 18h – Oficinas de pesquisa (Continuação)

18h – Intervalo

Noite
19h – Assembléia
20h – Atividades culturais

13/10/2007 – Sábado

Manhã
9h às 11h – Mesas-Redondas

MESA REDONDA 9 – “Os discursos e suas implicações”
Profª. Ms. Sibele Letícia Biazotto (UNITINS/Palmas/TO)
Profª. Drª. Maria do Rosário Valencise Gregolin (UNESP/Araraquara)
Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva (UERN/Mossoró)
Profª. Drª. Antônia Marly Moura da Silva (FARN-FAL/Natal)
Coordenação: Profª. Ms. Maria Eliete de Queiroz (UERN)

MESA REDONDA 10: “Literatura e Ensino”
Prof. Dr. Hélder Pinheiro (UFCG/Campina Grande/PB)
Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (UFRN/Currais Novos; PPgEL/Natal)
Prof. Ms. Jairo José dos Santos (UNEAL/União dos Palmares)
Coordenação: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP/São Paulo)

MESA REDONDA 11 – “Os saberes na formação do professor de língua estrangeira”
Profª. Drª. Lívia Maria Tiba Rádis Baptista (UFC/Fortaleza)
Profª. Drª. Vera Lúcia Santiago de Araújo (UECE/Fortaleza; UFMG/Belo Horizonte)
Prof. Doutorando Marcos Nonato de Oliveira (UERN)
Coordenação: Prof. Ms. Alexandro Teixeira Gomes (UERN)

MESA REDONDA 12 – “A Lingüística e seus múltiplos focos”
Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes (UECE/Fortaleza)
Profª. Drª. Maria do Socorro de Oliveira Brandão (Pesq. Bolsista DCR/CNPq/UERN)
Prof. Dr. Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho (UERN/Caicó)
Coordenação: Profª. Drª. Maria Medianeira de Souza (UERN)

11h às 11h 15min – INTERVALO

11h15min às 12h45min – Sessões de Comunicações Coordenadas




Sala
Sessão 16
Área temática: Sociolingüística
Coordenação: Graduando José Hélio de Oliveira Alfredo (UERN)

1. Análise fonética: a variação do idioleto de acordo com a cultura e o ambiente social
Renato Leitão Tomaz (UERN)
Francisco Alaílton Ferreira Maia (UERN)
2. Desvios ortográficos e usos da escrita
Francisco Eci de Lima Júnior; (UERN)
Marcos Rogério Ferreira Albuquerque (UERN)
Josefa Francisca Henrique de Jesus (UERN)
3. Variação lingüística na fala de pessoas idosas
Francisco Adriano Chaves (UERN)
Maria Lucineide Chaves Lima (UERN)
4. As variações na linguagem da criança e do idoso
José Hélio de Oliveira Alfredo (UERN)
Larysse de França Fontes (UERN)
5. O processo de redução em Mossoró: um recorte diacrônico
Ângela Cláudia Rezende do Nascimento (UERN)

Sala
Sessão 17
Área temática: Literatura brasileira
Coordenação: Graduado José Carlos Redson (UERN)

1. A revolução formal e conceitual na Literatura Brasileira: a contribuição machadiana
José Carlos Redson (UERN)
2. A construção das personagens Bento Santiago e José Dias na obra Dom Casmurro: um retrato da sociedade machadiana
Josenilda Pinheiro de Melo (UERN)
3. Elementos da narrativa no conto A cartomante de Machado de Assis
Aiane Taffaele Ferreira de Amorim (UERN)
Adriana de Jesus Silva (UERN)
Afrânio Gurgel de Lucena Queiroz (UERN)
4. A idealização da figura indígena em Iracema de José de Alencar
Ozileide de Lima Queiroz (UERN)
5. O Jogo dos fatores sociais: análise do livro O Cortiço de Aluísio Azevedo
Antonia Gerlania Viana Medeiros (UERN)
Lady Daiane da Conceição Soares (UERN)

Sala
Sessão 18
Área temática: Gêneros textuais e ensino
Coordenação: Graduanda Maria Leidiana Alves (UERN)

1. Gêneros textuais: conceituação e implicâncias no ensino de língua materna segundo dados da pesquisa GDALM
Maria Leidiana Alves (PIBIC/UERN/CNPq)
Gilton Sampaio de Souza (UERN)
2. A multimodalidade nos gêneros textuais do LD “português para todos” – 8º e 9º anos
Jaciara Limeira de Aquino (Bolsista PIBIC/UERN)
Maria Eliete de Queiroz (UERN)
3. A teoria de gêneros textuais: fundamentos teóricos para a análise de livros de espanhol instrumental
Francisco Lindenilson Lopes (Bolsista PIBIC/UERN)
Alexandro Teixeira Gomes (UERN)

4. Mecanizando o impossível: o caso da poesia no livro didático
Rosa Leite da Costa (UERN)
5. A produção de textos no ensino fundamental: análise dos procedimentos metodológicos
Rosângela Alves dos Santos (UERN)
Gilton Sampaio de Souza (UERN)

Sala
Sessão 19
Área temática: Arte e mídia
Coordenação: Graduando Francisco Edson Gonçalves Leite (UERN)

1. Análise dos opostos homem/máquina na trilogia Matrix à luz da teoria de Jacques Derrida
Francisco Edson Gonçalves Leite (Bolsista PIBIC/UERN)
2. A loucura na arte e na história
Círios Vannuci de Souza Ferreira (UERN)
3. As letras de músicas como evidência de mudanças na linguagem
Daniela de Araújo Lopes (UERN)
Maria do Carmo Ribeiro da Silva (UERN)
Maria Assunção Silva Medeiros (UERN)
4. Os gêneros textuais e a internet: A emergência de novas manifestações
Lucélio Dantas de Aquino (UERN)
Maria de Fátima de Carvalho Dantas (UERN)

SESSÃO COORDENADA

Sala
Sessão 20
Área temática: Língua materna
Título: Abordando o livro didático de português
Coordenação: Prof. Ms. Alexandro Teixeira Gomes (UERN)

1. O estudo da gramática no livro didático
Larysse de França Fontes (UERN)
2. A gramática tradicional e sua abordagem no livro didático
Alécia Soares de Souza (UERN)
3. Verificando as variedades lingüísticas no livro “português maia” do ensino médio
Francisca Anatânia Maia Bessa (UERN)
4. A possível revolução no ensino da gramática de língua portuguesa
Marcílio Evangelista Gomes (UERN)
5. O estudo do português padrão nas escolas
Verônica Matias de Souza Freitas (UERN)

Sala
Sessão 21
Área temática: Sociolingüística
Título: Gramática: discussões teóricas
Coordenação: Profª. Esp. Maura Cavalcante Moraes de Sá (UERN)

1. Aproximando a gramática ideal e escola real
Francisco Alailton Ferreira Maia (UERN)
2. Conhecimentos gramaticais e construção da aprendizagem nas escolas.
Ana Cristina Holanda Costa (UERN)
3. O estudo dos valores morfológicos em sala de aula
Margleice Lima Pimenta (UERN)
4. Algumas reflexões sobre o ensino de gramática nas escolas
Ana Andréia Silva Raposo (UERN)

Sala
Sessão 22
Área temática: Ensino de gramática
Título: Ensino de gramática: algumas perspectivas
Coordenação: Profª Esp. Dalva Teixeira da Silva Penha (UERN)

1. O ensino de gramática no livro didático
Maria Lúcia Fernandes (UERN)
2. Reflexão sobre o ensino de gramática no livro didático de língua portuguesa
Hildevânia da Silva Monte (UERN)
3. A gramática no livro didático: investigando a relação forma-uso
Deyse Araújo Silva (UERN)
4. A escola e a gramática: observações em sala de aula
Francisca Silvânia Ferreira Nobre Fonseca (UERN)
5. A abordagem gramatical no livro didático de língua portuguesa do ensino médio
Jocimar Cesário da Costa (UERN)

12h45min – Almoço

Tarde
15 às 18h – Oficinas de pesquisa (Continuação)

18h – Intervalo

Noite

19h30min às 20h30min –
Conferência de encerramento: – “Políticas de Pesquisa para a graduação”
Conferencista: Prof. Dr. Rogério da Silva Lima/UNB/Brasília
Presidente da ANPOLL
Coordenação: Prof. Dr. Antonio Carlos Lopez Ruiz
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UERN

20h30min – Encerramento das atividades acadêmicas
21h - Atividades Culturais

Meu niver

Peço licença aos leitores do meu blog, para agradecer de coração a todos os meus amigos, que mandaram mensagens pro meu celular e que mandaram e-mails, aos colunistas que divulgaram fotos e notas em suas colunas, aos amigos que postaram fotos nos fotologs e a todos que contribuiram para que o meu aniversário fosse bastante legal.
Agradecer também a meu pai, sua esposa Angélica, minha irmã Clédina, e meu amigos Yalisson, Poylliana, Márcia, Ailma, Lili, Kathryne, Noé, Ericksson, Adolfo, Kastheodoro, Luana, Marcelo, entre outros que fizeram uma festa "surpresa" pra mim.
Também agradeço a toda galera da Família Moral, que mandaram de presente, um kit contendo o mais novo DVD da Banda, o Lual do Moral, Cd´s, Revistas e etc... Por tanto, Marina, Andressa, Carlos Pompeu, Herlon Rocha, muito obrigado pelo presente e ao grande Felipão meus sinceros agradecimentos, pois apesar de ontem ter dois shows na agenda, no intervalo de um para o outro, tirou um tempinho e via celular me deu os parabens.
Por falar em ligação, também agradeço a todos que mne ligaram.
Amo todos vocês

Na Imprensa

MOSSORÓ MIX: O Mossoró Mix Indoor acontecerá dias 8, 9 e 10 de novembro. O evento traz para a galera as bandas, baiana Chiclete com Banana e Biquíni Cavadão, além de nomes como Forró dos Plays, Inala, Thábata e outros. A Gondim&Garcia e KN Produções estão à frente do projeto. Promoção 93 FM.

ENTRE NESSA : Pela primeira vez, desde que foi criado, o site da campanha do Câncer de Mama não vem recebendo o número de acessos necessários para alcançar a cota que permite oferecer uma mamografia gratuita, diariamente, a mulheres de baixa renda. Para colaborar, basta acessar www.cancerdemama.com.br. A cada 20.000 acessos diários uma vida pode ser salva.

'Infiéis' pauferrenses devem retornar à Câmara Municipal

Em Pau dos Ferros, os vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha contam os dias para voltaram aos cargos para qual foram eleitos em 2004.
Afastados das funções a partir de um ato administrativo da Câmara Municipal, que abriu vacância a partir da aplicação das regras da infidelidade partidária, os dois vereadores terão a favor o embasamento de que não infligiram a lei.
Diante desta prerrogativa os advogados de defesa da dupla deverá buscar os meios legais para que as vagas sejam retomadas o quanto antes. Há quem diga que poderá ser aberto um processo para reaver os danos materiais e de imagem gerados pela imbróglio que rola a várias semanas.
Fonte: Blog Giro Pelo Estado do Jornalista Márcio Costa - www.giropeloestado.blog-se.com.br