Mossoró Cidade Junina

A cidade de Mossoró, já eh conhecida pelo grandioso São João que promove. confira as atrações desse ano.


DIA 14/06 - DORGIVAL DANTAS/CE, CALCINHA PRETA/SE e ENCANTO MUSICAL/RN


DIA 15/06 - DEDIM GOUVÉIA/CE, AVIÕES DO FORRÓ/CE e FORRO NELA/RN

DIA 16/06 - JORGE DE ALTINHO/PE, CAVALEIROS DO FORRÓ/RN e AMAZAN/PB

DIA 17/06 - LUIZINHO DE IRAUÇUBA/CE, BANDA SIRANO E SIRINO e FORRÓ COMANDO/RN

DIA 22/06 - ROBERTO E MEUS AMORES/RN, FELIPÃO E FORRÓ MORAL/CE e THABATA/RN

DIA 22/06 - HERMELINDA/RN, SOLTEIRÓES DO FORRÓ/CE e BETO BARBOSA/CE

DIA 23/06 - BANDA GAROTA SAFADA/RN, BANDA FERRO NA BONECA/CE e BANDA GALOPEIROS DO FORRÓ/RN

DIA 24/06 - MARCOS LUCENA/RJ, BANDA FORRÓ SACODE/CE e MESSIAS PARAGUAI/RN

DIA 28/06 - NANDO CORDEL/PE, FORRÓ REAL/CE e AXÉ POWER/RN

DIA 29/06 - FLOR MANIA/RN, SAIA RODADA/RN e BANDA INALA/RN

DIA 30/06 - FORRÓ REMELEXO, BANDA CALYPSO/PA e CESÃO DO FORRÓ/RN

DIA 01/07 - CAVIAR COM RAPADURA/CE, FORRÓ REMELEXO – RN e CABOCLOS DO FORRÓ/RN

Geração de Emprego

O Rio Grande do Norte continua se destacando entre os Estados do Nordeste que mais geram empregos formais. Na mais recente estatística do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, referente ao mês de março, o Rio Grande do Norte aparece como o segundo maior gerador de vagas com carteira assinada entre os Estados da região, nos últimos 12 meses. Entre março de 2006 e março deste ano, o Estado teve um saldo positivo de 6,28%, na proporção entre o número de admissões e de demissões no mercado formal.

Dia da Educação

Hoje é o dia da Educação! Mas será que temos o que comemorar? O instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), divulgou na última quinta-feira o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todos os estados e municípios do País. Acreditam que o nosso querido RN obteve o segundo pior resultado? Pois eh, ficou atrás apenas do Piauí! Lamentável ne?

Mas já que hoje é o dia da educação, aproveito esse espaço e aqui parabenizo a todos os profissionais que trabalham nesse ramo, em especial a todos aqueles que as vezes trabalham sem ter as condicões necessarias para realizar um bom trabalho, mas mesmo assim, usa o amor ao trabalho e da o melhor de si. Parabens a todos

Pau dos Ferros a cidade do Forró

Alguem aqui sabe dizer se esse ano a prefeitura vai realizar o São João de nossa cidade. Lembro que em anos anteriores, apesar de trazer bandinhas fracas, o prefeito fez o "Pau dos Ferros - Cidade do Forró". Até agora não ouvi falar sobre nada, será que vai ter esse ano? Espero que sim, afinal foi promesse da campanha ne? Agora queria dar uma sugestão: o nome do evento era pra ser outro, pois Pau dos Ferros a cidade do Forró é um nome muito exagerado, se pelo menos as atraçoes que viesse fosse umas bandas de forró boa, porque sinceramente as dos anos anteriores não eram essas coisas todas não. A cidade merecia bem mais.

CEFET

Até que enfim uma ótima notícia para todos nós pauferrenses, a vinda de um CEFET para cá é de extrema importância para a nossa cidade. Agora vamos também lutar para ver se a nossa cidade será contemplada com o campus da UFERSA. A nossa sorte é que graças a Deus uma audiência já foi feita na Câmara de nossa cidade e parece que a nossa sociedade, o prefeito e vários orgãos estão empenhados nessa luta, que com certeza é de extrema importância para a nossa cidade!

Orkut - comunidade de Pau dos Ferros

Quem faz parte da comunidade da cidade de Pau dos Ferros no Orkut, com certeza já percebeu que é quase impossivel se debater topicos por lá... Infelismente a comunidade so debate política. Todo tópico que é aberto, a galera tem que meter politica no meio. O pior eh que tem respostas que ninguem merece ler... ou povo apaixonado viu? Galera, vamos abrir o olho, falar o que tem que ser falado, deixar a paixao um pouco de lado.... De um lado os que defende o prefeito, do outro os que defendem a oposição... to vendo a hora sair processo kkkkkkkkk... eu que o diga, uma vez so porque eu coloquei uma notinha la (que nem era de minha autoria, pois tinha sido publicada em uma coluna em um jornal de circulação estadual) até ameaçado de processo eu fui kkkkkkkkk eu acho eh graça....

Resenha Alto Oeste

A proxima edição do Jornal Resenha Alto Oeste - www.jornalresenha.com.br - vai sair na próxima segunda dia 30. O jornal, desde a edição passada, teve algumas mudanças. Um delas foi a estréia de duas colunistas: Meire Oliver, agora escreve a coluna Sociedade que antes era escrita por Kenedy e a gatinha Fabiana, escreve a coluna São Miguel In Foco. Outra mudança foi a minha coluna, pois antes ela era públicada no caderno Alto Oeste e agora está sendo públicada no Caderno Principal, na página 10 e com impressão colorida.

Vereadores de Pau dos Ferros promovem audiência pública sobre campus da Ufersa

A Câmara Municipal promoveu na quarta-feira, 25, sob a presidência da vereadora Tércia Batalha, audiência pública sobre instalação de campus da Ufersa na região do Alto Oeste potiguar. Com um auditório lotado, a audiência começou com as presenças do prefeito Leonardo Rego, magnífico reitor Josivan Barbosa, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, representantes da Uern e do Crea, Coordenadoria Estadual do Dnocs, Coordenadoria local do Dnocs, maçonaria, Rotary Clube, Emater, CDL, Sebrae, Dired, Cef, BN, Jucern, Sinte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e igrejas católica e evangélicas, além de espíritas. Encontravam-se presentes, também, representantes dos municípios de Alexandria, Encanto, José da Penha, Marcelino Vieira, Paraná, São Francisco do Oeste e São Miguel. O engenheiro agrônomo Guimarães enunciou palestra sobre as potencialidades da região alto-oestana para a instalação do referido campus, mostrando que Pau dos Ferros lidera 59 municípios do RN, CE e PB, com uma população de 515.824 habitantes. Em seguida, o prefeito comentou sua audiência realizada no começo do mês com o reitor e que em sua estada em Brasília, recentemente, desenvolveu articulações com os três senadores do Estado e com alguns deputados federais, recebendo deles o apoio irrestrito sobre o pleito. Disse que é chegada a hora de todas as correntes políticas se unirem pelo progresso de nossa região. Finalmente, o magnífico reitor Josivan Barbosa, entusiasmado, disse que o projeto técnico seria elaborado com esmero e que o sucesso dependeria da força política da governadora Wilma de Faria e de nossa bancada de senadores e deputados federais. Ele encerrou dizendo que "O semi-árido é o nosso campus e que a Ufersa tem que ir para próximo do alunado".

Fonte: Colunista Soraya Vieira - Jornal Gazeta do Oeste

Tradicional festas de Maio 2007 - Água Nova - RN

Chegando convite do amigo colunista e promouter, Alcimar Almeida, para participar da Tradicional Festa de Maio, realizada por ele, todos os anos na cidade de Água Nova - RN.

Durantes os dias 11 e 12 de Maio, a cidade se transformara no point da galerinha que curte uma boa folia. Confira a programação: dia 11 - Carreteiros do Forró! Dia 12 João Bandeira & João Bandeira Júnior e a banda Pegada Quente!

Vai ser demais!

Ao amigo, obrigado pelo convite

Pau dos Ferros no NFW (Natal Fashion Week)

A nossa querida Natal, se transformou na capital da moda, pois durante essa semana, está sendo realizado nos salões do Centro de Convenções, mais uma edição do Natal Fashion Week!

O evento teve inicio terça feira dia 24 e prosseguirá até o sábado dia 28. Para participar do evento, diversas celebridas foram convidada, podemos destacar: Daniel Saullo (BBB 6), o ator Carlos Casa Grande da nova Paraíso Tropical (Rede Globo),
Thiago Rodrigues - Pai de Clarinha na novela Páginas da Vida (Rede Globo), Ellen Jabour, Maryeva Oliveira entre outros.

Mas quem pensa que Pau dos Ferros ficou de fora, está muito enganado! A nossa Top Sâmara Isabela, está arrasando nas passarelas. Confira algumas fotos dessa garota linda, simples e talentosa... Sempre acreditei no potenical dela e sei que essa daí ainda vai brilhar muito.







Câmara de Pau dos Ferros cassa dois vereadores dissidentes

A Câmara Municipal da cidade de Pau dos Ferros apresentou ontem o parecer com relação a abertura de vacância do cargo envolvendo dois vereadores, que optaram por mudança partidária após as eleições de 2004.

Durante a sessão ordinária realizada no fim da tarde de ontem, foi anunciada a decisão do parecer jurídico, que definiu pela cassação dos vereadores Ismael Mendes (sem partido) e Socorro Cunha, a Socorro do Posto (DEM), por infidelidade partidária.

O pedido de vacância do cargo apresentado pelos suplentes do Partido Progressista (PP) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foi entregue na última terça-feira, gerando expectativa quanto ao posicionamento do parlamento local, anunciado no início da noite de ontem durante reunião ordinária realizada na sede do parlamento pau-ferrense.

"A assessoria jurídica avaliou o pedido encaminhado pelos suplentes que mantém base na legislação federal e no regimento interno, e diante dos argumentos apresentados será necessário afastar os vereadores citados e encaminhar a posse dos suplentes", destaca a presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Tércia Batalha.

A sessão, presidida por Tércia Batalha não contou com as presenças dos vereadores cassados. Segundo a vereadora, a reunião foi tranqüila, mas marcada por um ar de constrangimento.

"Tratam-se de companheiros de parlamento que foram surpreendidos por uma decisão federal. A sessão foi tranqüila, mas constrangedora diante do afastamento de dois companheiros que foram eleitos pelo voto do povo pau-ferrense", destaca a presidente.

RETROSPECTO

Eleito para o terceiro mandato em 2004, Ismael Mendes optou pela saída do PP em abril de 2005 diante de divergências mantidas com o presidente da sigla em nível local, o ex-prefeito Nilton Figueiredo.

Já a vereadora Socorro Cunha, que se elegeu pelo PMDB, acabou migrando para o DEM, então PFL em julho do mesmo ano diante de um cenário de acomodações que buscavam o fortalecimento da base de apoio governista a qual fazia oposição à época.

Ismael Mendes "Eles rasgaram a carta magna"

"Este ato administrativo foi de ignorância e fraqueza". Com esta frase o vereador Ismael Mendes definiu o posicionamento tomado pela Câmara Municipal na cidade oestana no fim da tarde de ontem

Segundo Ismael, as jurisprudências em casos similares registrados nas cidades de Guarapuava (PR) e Bragança Paulista (SP), comprovam a inconstitucionalidade da cassação de mandatos com estas característica, fato que deveria ter sido levado em consideração pelo parlamento pau-ferrense.

"Fecharam os olhos a uma realidade que vai de encontro a Constituição. Eles rasgaram a Carta Magna", afirma o vereador.

Logo após o anúncio da decisão, os vereadores cassados recolheram documentos para encaminhar à capital do Estado, onde será elaborada a defesa. Para Ismael Mendes, os advogados não devem encontrar dificuldades para anular a decisão da Câmara Municipal. "A decisão deverá se tornar nula. Vamos entrar com uma liminar para que a decisão perca o seu efeito", afirma Ismael.

Suplentes podem ser empossados na próxima quinta-feira

A cassação dos vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha poderá levar à ascensão dois suplentes que por pouco não garantiram acento no parlamento pau-ferrense em 2004.

Para a vaga deixada pela vereadora Socorro Cunha, será convocado o suplente Rogério Holanda (PMDB), ex-vereador que em 2004 buscava a reeleição para o segundo mandato.

Já a vaga aberta com o afastamento do vereador Ismael Mendes, será ocupada pelo suplente do PP, Jean Carlos que estreará no parlamento local caso a posse seja confirmada pela mesa diretora da Câmara Municipal pau-ferrense.

Segundo a vereadora Tércia Batalha, o ato administrativo deverá ser publicado hoje, iniciando o prazo de 15 dias para que os suplentes sejam empossados.

"Contamos com um prazo regimental de 15 dias após a publicação do ato para que a posse seja encaminhada, mas é possível que os suplentes ascendam as suas vagas na sessão da próxima quinta-feira", conclui Tércia Batalha.

A posse dos suplentes será encaminhada em sessão ordinária e caso não possa ser efetuada na próxima quinta-feira, deverá ser marcada para a segunda sessão do mês de maio.

Fonte: MÁRCIO COSTA
Editor do Regional - O Mossoroense


Ministério da Educação confirma seis novas escolas técnicas federais para o Estado

O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou em solenidade no Ministério da Educação a implantação de seis unidades do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifets) no Rio Grande do Norte.

Os municípios beneficiados serão Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz. A inclusão faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado no último dia 24, pelo presidente Lula. Serão criados, em quatro anos, 150 escolas federais em todo o país. Com isso, até 2010, a rede federal de educação tecnológica alcançará 350 unidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. Para tanto, o governo pretende investir R$ 750 milhões.

A previsão é que os Ifets funcionem em diferentes modalidades de ensino, abrangendo desde a Educação de Jovens e Adultos, profissionalizante, até doutorado. De acordo com o plano, as instituições federais de educação profissional que já existem poderão se inscrever voluntariamente para fazer parte do novo modelo.

A prioridade dos Ifets será a oferta de cursos profissionalizantes de nível médio, com o objetivo de fortalecer o ensino técnico integrado a esse nível de ensino, que terá metade do orçamento previsto para os Ifets. Na educação profissional, a prioridade será cursos de licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia, que vão receber 20% dos investimentos.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação já agendou uma reunião com todos os prefeitos dos municípios a serem beneficiados com os Ifets para o próximo dia 2 de maio.

Fonte: Jornal - O Mossoroense


CEFET

O presidente Lula lançou na última terça-feira o Plano de Desenvolvimento da Educação. Entre as boas novas apresentadas, uma em especial privilegia o estado potiguar. Das cento e cinqüenta cidades brasileiras contempladas com Escolas Técnicas Federais, seis ficarão em cidades consideradas pólos no RN: Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz

Cefet

O Ministério da Educação confirmou a construção de seis novas unidades do Cefet em solo potiguar. Em meio as cidades que receberão os investimentos, encontram-se Apodi e Pau dos Ferros. As cidades que disputam a oportunidade de sediar um núcleo avançado da Ufersa contam agora com uma 'compensação' antecipada.
Fonte: Colunista Márcio Costa - Jornal O Mossoroense

Pau dos Ferros poderá ganhar Campus da UFERSA

A cidade de Pau dos Ferros, pólo do Alto Oeste potiguar, poderá nos próximos meses ser contemplada com mais um centro de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Trata-se do projeto de expansão da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA) que já vem sendo discutido pelo Governo do Estado que sinalizou a instalação, a priori, de uma unidade do Alto Oeste e outra na região Central do Estado.
Pelo menos, de início, dois municípios potiguares devem ser contemplados com o projeto de expansão da UFERSA. O projeto que já foi discutido com a governadora Wilma de Faria e a sinalização de instalação nessas regiões foi positiva.
De acordo com o reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, o projeto já garantiu o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e poderá garantir a implantação de unidades nas cidades de Pau dos Ferros no alto oeste, além de Angicos e Lajes, na região central do Estado.
Travando a disputa com Pau dos Ferros, a cidade de Apodi vai entrar na briga por ser cidade referência do Médio Oeste Potiguar.
Os investimentos chegam próximo aos 10 milhões de reais e vem sendo alvo de disputa entre os municípios pólos.
Para o reitor, ainda não existem critérios definidos para o direcionamento e estruturação do projeto. No atual momento a instituição trabalha com uma linha de estudo que mostra a necessidade de acomodação dos novos campus em três macrorregiões.
A meta da Ufersa é atingir 200 municípios, sendo 40 deles no Estado do Rio Grande do Norte e os demais espalhados pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Bahia.
Além de contar com o apoio do governo do Estado, a iniciativa já recebeu documentos de empresas como a Petrobras e Simorsal ressaltando a importância dos cursos e manifestando apoio ao projeto da instituição.

Nos próximos meses, veremos o desenrolar das negociações e a consolidação desse grande feito para a população tão merecedora de Pau dos Ferros. Resta que as outras autoridades competentes se manifestem em favor desse projeto que visa gerar desenvolvimento educacional, cultural, econômico e social

Ranking da violencia por estado- Homicidios para cada 100 mil habitantes

1-Pernambuco-50,7
2-Espirito Santo-49,4
3-Rio de Janeiro-49,2
4-Rondônia-38,0
5-Distrito Federal-36,5
6-Alagoas-35,1
7-Mato Grosso-32,1
8-Amapá-31,3
9-Mato G. do Sul-29,6
10-São Paulo-28,6
11-Paraná-28,1
12-Goiás-26,4
13-Sergipe-24,4
14-Pará-22,7
15-Minas Gerais-22,6
16-Roraima-22,6
17-Ceará-20,0
18-Acre-18,7
19-Paraíba-18,6
20-Rio Grande do Sul-18,5
21-Amazonas-16,9
22-Bahia-16,6
23-Tocantins-16,4
24-Piauí-11,8
25-Maranhão-11,7
26-Rio G. do Norte-11,7
27-Santa Catarina-11,1

Fonte: Ministério da Saúde