Na Pegada dos Dinossauros

Os vestígios deixados pelos animais pré-históricos são as maiores atrações do município de Sousa, localizado no alto sertão paraibano, a 430 quilômetros de João Pessoa, e fazem parte do cotidiano dos seus 80 mil habitantes. As fachadas das lojas comerciais têm dinossauros desenhados e outros lugares fazem referência aos animais como a Praça dos Dinossauros, Boate Rocksauro ou Churrascaria Mastodonte.

Sousa abriga um dos mais importantes sítios paleológicos do mundo, o "Vale dos Dinossauros", localizado no leito do Rio do Peixe, onde podem ser observadas pegadas deixadas por animais pré-históricos há mais de 130 milhões de anos e que chegam a medir meio metro cada uma, formando uma fileira de 53 pegadas.

Em meio a juremas-pretas, xique-xiques e algarobas, o Vale dos Dinossauros compreende uma área de mais 700 km² ao longo do Rio do Peixe. As primeiras pegadas encontradas estão na localidade de Passagem das Pedras, deixadas por iguanodonte, um semi-bípede que pesava 3 toneladas. Há vestígios também do temido tiranossauro rex e de um pterodáctilo.
Cientificamente reconhecido como um dos lugares mais importantes para realização de estudos paleontológicos, o Vale dos Dinossauros atrai estudiosos de todas as partes do planeta.

Ocupando uma área de 40 hectares dentro do Vale dos Dinossauros, a Prefeitura Municipal de Sousa criou um modesto museu onde há réplicas de pegadas, mapas e maquetes que mostram a formação do solo, administrado por Robson Marques desde a sua fundação, figura pitoresca conhecida como "Velho do Rio". "Minha mãe falava que eram rastros de lobisomem e me passava tanto medo que nunca fui lá. Só voltei quanto grande", conta Robson Marques, que também é neto de Anísio, o descobridor das pegadas.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Jovens participam cada vez mais de grupos religiosos

Hoje se comemora o Dia Nacional da Juventude. Ele é celebrado em todo o Brasil como um evento de massa, com caráter religioso, envolvendo jovens em torno de uma temática para a caminhada da evangelização de juventude do País.
Por corresponder ao início da adolescência, a juventude caracteriza-se por transformações biológicas, psicológicas e sociais. Na maioria das vezes é definida como um tempo de liberdade, prazer e de comportamentos exóticos.
No entanto, a juventude envolve as dificuldades das descobertas e o confronto com os limites do contexto familiar e social. Na atualidade é comum associá-la à violência, drogas, irresponsabilidades.
Entretanto, muitos caminhos podem afastar os jovens desses problemas sociais, o ingresso em alguma religião é uma forma de amenizar esses conflitos, uma vez que a religião impõe limites e ajuda o jovem a encontrar o seu rumo através do caminho da fé.
A principal diferença entre jovem que participa de algum grupo religioso está na forma como esse jovem tem de encarar o mundo. Todas as suas ações são realizadas e voltadas à vontade de Deus. Por isso, festas, drogas, atos violentos são ações que não fazem parte da vida desse jovem, que entrega a sua vida na fé cristã.
iante das diversidades socioeconômicas e culturais, cada jovem busca encontrar um perfil do grupo com que atua, assim descobrindo suas necessidades e expectativas em relação à vida adulta.

A UERN LANÇA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR

Em Pau dos Ferros, há vagas para os Cursos de Letras (06), Pedagogia(03)e Geografia (03)
O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),professor Milton Marques de Medeiros, torna público, por intermédio daComissão de Concurso para Docentes (CCD), a realização do XIII CONCURSOPÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS para o cargo de Professor de Ensino Superior.Estão sendo oferecidas 76 (setenta e seis) vagas para Professor do EnsinoSuperior.
Poderão inscrever-se brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiroscomvisto permanente, portadores de diploma de curso superior e/ou depós-graduação na área de conhecimento, conforme as exigências constantesno Edital, mediante requerimento, em modelo próprio, dirigido àPresidência da Comissão de Concurso para Docentes - CCD, indicando aUnidade Acadêmica (Campus, Faculdade e Curso), Regime de Trabalho e arespectiva área a que concorrem a uma das vagas oferecidas, acompanhadodos seguintes documentos:
O período de inscrição será de 24 de Setembro a 24 de Outubro de 2007. Ainscrição deve ser feita pelo candidato ou pelo seu procurador legalmenteconstituído, na Assessoria para Assuntos Pedagógicos e Científicos -ASSPEC, localizada no Prédio da Reitoria à Rua Almino Afonso, 478 -Centro - Mossoró - RN, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de 2ª à 6ª feira edas 8h às 12h aos sábados e no feriado de 12 de outubro.
O candidato que desejar efetuar sua inscrição via SEDEX, deverá enviar adocumentação para o mesmo endereço descrito acima, observando que a datamáxima de postagem deverá ser 19 de outubro de 2007.
No ato da inscrição, o candidato deve comprovar recolhimento da taxa deR$150,00 (cento e cinqüenta reais), na forma de depósito bancário, no Bancodo Brasil, conta corrente nº 20.457-9, Agência nº 0036-1, Mossoró/RN, emfavor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. (Não seráaceito comprovante de entrega de envelope bancário).
O Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes da UERN terá inícioem 11 de Novembro de 2007 às 8h, nas salas do Campus UniversitárioCentral, situado no Km 46 da Rodovia BR 110, Bairro Costa e Silva,Mossoró-RN, e constará das seguintes etapas:
a) Prova Escrita, com caráter eliminatório, simultânea para todos oscandidatos nas áreas, objeto do concurso a ser aplicada no dia 11 deNovembro de 2007 às 8h, horário oficial de Brasília.b) Prova Didática, com caráter eliminatório, será realizada, no mínimo 24(vinte e quatro) horas após o sorteio do tema seguindo a ordem do mesmo;c) Prova de Títulos, com caráter classificatório.

Moral

Em conversa via msn com o amigo Marcelo, irmão do Felipão e empresário da banda, fiquei sabendo que daqui pro final do mês, o segundo dvd do Felipão & Forró Moral, intitulado “O Lual do Moral” estará em todas as lojas do Brasil. Segundo Marcelo, esse blogueiro, aparece várias vezes nas imagens do primeiro dia de gravação, que foi o show realizado no Marina Park Hotel, para dois mil convidados. Aguardo ansioso o DVD.

Uruaçu

O dia oficial da celebração dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, 3 de outubro, será feriado estadual, decretado pela governadora Wilma de Faria, em 7 de dezembro de 2006. O feriado foi criado para homenagear os Protomártires do Brasil. Para o arcebispo, dom Matias Patrício de Macedo, o feriado contempla uma aspiração da Arquidiocese e favorece a presença dos fiéis na Festa dos Mártires.

Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a Primavera e o Dia da Árvore, numa alusão ao nascimento de reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

5º Congresso da Aduern

O Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAMEAM), da Uern, vai sediar hoje e amanhã o 5º Congresso da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), o maior e mais importante evento da categoria docente da Uern. Este é o primeiro Congresso da Aduern realizado fora de sua sede, Mossoró, e vai trazer a Pau dos Ferros professores dos diversos campi da Universidade do Estado (Mossoró, Natal, Caicó, Assu e Patu), além da própria participação dos docentes do Cameam. "Reforma Universitária e Estatuinte: Desafios à Uern" será o tema principal deste congresso. Informações: Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - www.aduern.org.br, fones: 3312-2324 (Mossoró), 3351-4992 / 9986-1042 (Pau dos Ferros) e e-mail: aduern@uol.com.br.

Jantar Solidário

Será realizado um jantar beneficente em prol do fotógrafo Ceará, que teve sua máquina roubada por ocasião da Finecap. Haverá um sorteio de uma TV de 20 polegadas, com apresentações musicais de artistas da terra e mostra fotográfica de sua autoria, com o tema Sentir na pele. Será no dia 27 de outubro, no Kandice Buffet, às 21h. A compra de um bilhete dará direito a um jantar para um casal. Será uma noite agradável e de solidariedade. Conto com vocês.

Inauguração

O Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade, de Pau dos Ferros, inaugurou hoje as novas instalações do setor de urgência, onde foi totalmente reformada e equipada e seguirá os padrões de atendimento adotado pelo Ministério da Saúde. Na oportunidade, a direção do hospital lançou um Informativo que será bimestral, com o nome de: HumaNotícia, com objetivo de criar um meio de comunicação com os funcionários e a comunidade em geral. Obrigado Pelo Convite.

Quem tem pressa se alimenta mal

Quem tem pressa come mal. Hoje em dia é comum as ocupações da chamada "vida moderna" atrapalharem as refeições. Muitos se alimentam mal com a justificativa que falta tempo para realizar refeições porque priorizam os compromissos profissionais.
De acordo com os nutricionistas, uma alimentação equilibrada é essencial para a qualidade de vida. É necessário que as pessoas se alimentem a cada três horas por meio de refeições balanceadas. O corpo necessita das vitaminas presentes nos alimentos.
Os nutricionistas enfatizam que uma alimentação inadequada traz sérios danos à saúde. Como exemplo cita a inserção de alimentos industrializados no cardápio. Esse tipo de produto costuma possuir muito sódio, corantes e conservantes que podem comprometer a saúde.
Segundo os especialistas, comer bem significa se alimentar com equilíbrio. Para isso é necessário ingerir diariamente dez copos de água, quatro a cinco frutas, mastigar bem, ter horário para as refeições principais (café, almoço e jantar) e sempre priorizar alimentos naturais.
A dica para quem não "tem tempo" ou não encontra um lugar adequado onde realizar as refeições é preparar o alimento em casa e levar consigo. O importante é não ficar sem se alimentar bem.

Hoje é comemorado o dia da arte de representar


Teatro é arte, é fomentar a cultura nas pessoas através de encenações artísticas. Os espetáculos são formas de representar uma história ou atividade com o objetivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.


A arte de representar é comemorada hoje. Teve sua origem na Grécia antiga, no século IV a.C. e surgiu em festas consagradas ao deus do vinho e da alegria, Dionísio. Já no Brasil, o teatro veio aparecer no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Nesse contexto, destacou-se a figura do padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (composição dramática da Idade Média) visando a catequização dos índios.

Convite chegando...

A Direção do Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade, de Pau dos Ferros, convidando esse humilde blogueiro para participar da inauguração das novas instalações do setor de urgência, onde foi totalmente reformada e equipada e seguirá os padrões de atendimento adotado pelo Ministério da Saúde. A solenidade será no dia 20 de Setembro, às 17h, no setor de urgência e contará com a presença de todos que compõem a direção e da equipe de servidores da unidade. Na oportunidade, a direção vai lançar um Informativo que será bimestral, com o nome de: HumaNotícia, com objetivo de criar um meio de comunicação com os funcionários e a comunidade em geral.
Obrigado Pelo Convite!

Edlene Assis

A minha querida amiga Edlene Assis, que era Back Vocal de Lane Cardoso, época em que nos conhecemos, decidiu seguir carreira solo e acaba de lançar a mais nova banda de axé do Rio Grande do Norte, trata-se da Bandaê. A ela desejo muito sucesso e agradeço pelo envio do cd promocional. Abaixo confira o Release e proposta de show da banda.


RELEASE
Em meio a tantas novidades que surgem no axé music, com um diferencial musical forte e percussivo nasce a Bandaê que tem como frente a energética Edlene Assis. Conhecida por sua voz forte e marcante, ela já passou por várias bandas de renome em Natal, Rio Grandse do Norte transformando-se assim na voz do axé.
Com um repertório variado que vai da origem do axé o samba reggae até ritmos atuais como a swingueira e o arrocha. Com composições próprias misturando a percussão com elementos de outros ritmos a Bandaê vem para consolidar com seu trabalho sério e inovador.
Trabalho esse que foi aclamado pelo público e pela mídia. O ensaio da Bandaê, projeto realizado nos domingos no mês de Julho 2007, teve como proposta apresentar a banda ao grande público Natalense. A Bandaê encontra-se em estúdio na gravação do seu primeiro CD independente com 14 faixas inéditas incluindo o sucesso "O que fazer?" música de trabalho e executada em varias rádios.
Deleitem-se, o novo axé chegou!
Contato:
(84) 9905-1611 ou 9127-6249

ACIDENTE AÉREO

Mais um grave acidente aéreo comoveu milhares de pessoas no último domingo, 16. Foi na cidade turística de Phuket, na Tailândia, onde a tragédia aconteceu deixando 89 pessoas mortas e 41 sobreviventes que se encontram em estado grave, alguns com cerca de 60% de queimaduras nos corpo. Lamentável.

SONO

O Globo Repórter da última sexta-feira derrubou a lenda do agricultor de Luís Gomes que afirmava não dormir há dois anos. O homem que apareceu em matérias de vários jornais do RN dorme pouco, três horas por dia em oito intervalos, mas dorme.

VICIADOS NA REDE


Durante o fim de semana, após ficar três dias seguidos em um “cybercafé”, jogando pela internet, um chinês de 30 anos morreu. Uma afecção cardíaca, devido a ficar várias horas usando o computador, pode ter sido uma das causas da morte do chinês que perdeu sua vida ao desmaiar diante do computador em que jogava.

FESTAS

@ - SKOL MIX - A Gondim & Garcia e a KN Produções preparam para os dias 8, 9 e 10 de novembro o Skol Mix com Chiclete com Banana, Forró dos Plays e Biquíni Cavadão no Palácio do Forró. Voltamos com todas as informações! (Carol Fernandes – Colunista do Jornal O Mossoroense)

@ - VAQUEJADA - Acontece de 11 a 14 de outubro mais uma vaquejada do Porcino Park Center, em Mossoró. As atrações serão, no dia 11, Forró dos Plays, Saia Rodada e Balanço de Menina. Dia 12, Solteirões do Forró, Garota Safada e Cezão do Forró. Sábado, dia 13, Cia. do Calypso, Ferro na Boneca, Forró Arrochado e Caviar com Rapadura. Fechando, dia 14, Forronela.

ARREMESSO DE CELULAR


Está com raiva da sua operadora de telefonia? O seu celular vive lhe dando dor de cabeça? Bom, uma boa pedida é começar a treinar para uma estranha modalidade de esporte: arremesso de celular. O Campeonato Mundial, em sua oitava edição, foi disputado no último fim de semana na cidade de Savonlinna, na Finlândia, país com maior número de celulares per capita do mundo.

TRÂNSITO


Em todo o mundo, os traumatismos causados no trânsito são a segunda causa de morte, em ordem de importância, dos jovens de 10 a 24 anos de idade. Das 1,2 milhão de pessoas que anualmente perdem a vida no trânsito, quase um terço são jovens menores de 25 anos. Só em Natal, no primeiro semestre deste ano, houve 29 vítimas fatais em acidentes de trânsito, sendo oito na faixa etária de 0 a 24 anos, o que corresponde a 28% do total.

Raiva

Intensificando a campanha de combate à raiva em cães e gatos deste ano, será realizado na próxima sexta-feira (22) o "Dia D" de vacinação para estes animais. Para essa ação, postos fixos em todos os municípios do Estado estarão disponibilizando doses da vacina anti-rábica. Os postos de vacinação funcionarão das 7h às 17h em escolas municipais e estaduais, postos de saúde e demais estabelecimentos que já tenham realizado anteriormente tal atendimento.

TELEVISÃO


A televisão brasileira surgiu na década de 1950. Desde então, o veículo tornou-se ícone entre os meios de comunicação pelo seu poder de influência e proximidade com o público. Hoje, data em que se comemora o Dia da Televisão, a TV aberta constitui-se numas das principais fontes de informação para a maior parte dos brasileiros. Em 2001, 88% das residências brasileiras possuíam um aparelho de televisão, o que fez dela a maior fonte de informação do país.

Traição

A traição é um dos maiores dramas da humanidade. Atire a primeira pedra quem nunca foi traído ou se deparou diante de uma situação dessa. Uma das mais novas pesquisas científicas relacionadas a essa temática menciona que a ânsia pela variedade sexual é natural. O esclarecimento: a evolução concedeu a mulheres e homens (estes com um grau maior) a necessidade de manter mais de um parceiro sexual.

Jegue Folia 2008

JEGUE FOLIA 2008
MUITO MAIS PRA VOCÊ!!!
Some Alegria, Animação, Segurança, Energia e Paz. Acrescente os melhores shows do Axé Music e a região que tem o povo mais alegre do Rio Grande do Norte. Pronto, esta é a receita do JEGUE FOLIA, uma festa de gente bonita, alegre e que tem paixão de viver, especialmente preparada para você se divertir pra valer!
> O JEGUEFOLIA TRAZ DE UMA SÓ VEZ
- 04/01 (Sexta): RICARDO CHAVES (Salvador/BA)
- 05/01 (Sábado): CHEIRO DE AMOR (Salvador/BA)
- 06/01 (Domingo): BANDA INALA (Mossoró/RN)
> PROMOÇÃO LIMITADA: Adquira já seu ABADÁ e ganhe um desconto de R$ 10,00. O encerramento da promoção pode ocorrer à qualquer momento, sem aviso prévio.

> PONTOS DE VENDA:
Alexandria (Vitrine da Vida: 3381.2424 / 3381.2372); A. Martins (Janaílton Pedro: 9129.3408 / 3392.0043); Apodi (Evangelista/Xoxoteiros: 9921.0959 / 9401.7222 / 3333.3145); C. Rocha (Marcellus Magazine: (83) 3441.2443 / 8806.1499); J. Penha (Rony: 9137.5342); L. Gomes (Jane: 3382.2227); M. Vieira (Dibedy: 3385.2033 - Sandra: 3385.2234); Mossoró (Auto Escola Sinal Verde, próx. Mater Cristi: 3314.0429 / 9121.6414); Natal (Mister Som: 3234.4000 - P. Morais x Cap Mor Goveia); P.Ferros (Solução Informática: 3351.3609 - Nikei: 3351.2185 / 8855.0864); Pilões (Estela: 9122.3107 / 3384.0132); R.Fernandes (Fabinho: 9423.9993 / 3358.0172); S.Miguel (Henrique: 9128.3489, 9138.3854); Severiano Melo (Aldersandro: 8847.8363 / 3372.2309); Sousa (PaivaJr/Direito: (83) 8844.0575 - P.Dinossauros: (83) 3522.2299 / 9967.1965); T. Ananias (Zenilda: 3386.2231 - Lisboa Jr: 3386.2251); Uiraúna (Áudio Digital (83) 3534.2575 / 3534.2609 / 8807.7010). De 31/12 à 04/01/08 os abadas serão entregues e vendidos nos seguintes pontos

Como Ir? Onde Ficar? Onde Comprar? www.jegue.com.br, com seu comissário e (84) 9984.1098
CLÍSTENES CARLOS
Assessoria de Imprensa
MCA PROMOÇÕES
Produção
www.jegue.com.br


Riacho da Cruz vence Copa Nacional de Karatê

A equipe de karatê da cidade de Riacho da Cruz garantiu no último fim de semana a condição de melhor time de karatecas do Nordeste brasileiro.

O título foi obtido após a liberação do quadro geral de medalhas que aponta a equipe local como a maioria das medalhas de ouro da Copa Nacional de Karatê, realizada no município oestano com a presença de 250 atletas de vários Estados.

A frente de Estados como Ceará e Paraíba que ocuparam posições secundárias no ranking de classificação, a equipe norte-rio-grandenses obteve 34 medalhas de ouro, liderados pelos atletas riacho-cruzenses que formam a academia Asseiken juntamente com atletas das cidades de Pau dos Ferros e Martins.

Portaria que regulamenta o acesso de crianças a “lan house” entra em vigor neste domingo

A portaria que disciplina o acesso e a participação de crianças e adolescentes em “lan houses” editada pelo juiz José Dantas de Paiva, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal, entra em vigor a partir de hoje, dia 16 de setembro.

O Judiciário potiguar publicou esta portaria com o objetivo de evitar os efeitos nocivos que a exposição sem limites nesses locais pode causar na formação pessoal, podendo acarretar prejuízo escolar e estimular o comportamento agressivo.

A portaria também compreende os estabelecimentos que exploram artigos de cinema, vídeo, DVD e similares. Aos proprietários e responsáveis pelas “lan houses” cabe o dever de afixar, em lugar visível e de fácil acesso, a faixa etária para a qual se recomenda o uso dos serviços.

As crianças menores de 10 anos serão proibidas de entrar e permanecer nesses locais em horário escolar, exceto se estiverem acompanhadas de um responsável ou munidas de declaração da escola onde estudam, informando o turno de aula e com a autorização do responsável.

Outra medida da portaria é o de estabelecer limite de 3 horas por dia para participação nesses jogos eletrônicos. A fiscalização será realizada pelos agentes de proteção de cada comarca e caso sejam encontradas crianças e adolescentes em situação que contrarie as normas contidas na portaria, serão entregues imediatamente aos pais ou responsáveis.

TRAFÉGO LOOK

O amigo e colunista do Jornal O Mossoroense René Guida, realizou no último dia 15 na cidade de São Miguel a 3ª Etapa do Trafégo Look daquela hospitaleira cidade. Aproveito aqui o espaço para pedir desculpas ao amigo por não ter comparecido ao evento e consequentemente não ter participado da mesa julgadora. Pois tive um problema no meu e-mail da hotmail e apenas hoje consegui ver o convite para compor a mesa de jurados.

Empréstimos

Nunca tinha visto em Pau dos Ferros tanto escritórios oferecendo empréstimos a servidores públicos, estaduais e federais, pensionistas do INSS entre outros. Parece que a coisa está dando lucro viu? Pois é possível observar a presença desses escritórios em diversos pontos da cidade.
Se bem que a nossa cidade sempre foi assim, quando alguém traz algo de diferente e começa a dar certo, todo mundo quer copiar e abre logo algo semelhante.

PARABÉNS - Tio Colorau

Parabéns para o blogueiro de Mossoró Tio Colorau. Todos os dias ele atualiza o blog http://tiocoloral.zip.net/ com os mais variados assuntos, sou leitor assíduo e diariamente desfruto da agradável leitura do blog que é um dos mais famosos e visitados do nosso estado. Só para se ter uma idéia, o blog do Tio Colorau, no mês de setembro foi escolhido pela UOL como um dos 10 blogs mais interessantes do mês. Sem dúvidas, foi um reconhecimento merecido.


As sete Maravilhas do RN

A cidade de Portalegre que fica situada a 33 km de Pau dos Ferros, está com dois dos seus pontos turísticos participando do concurso do Jornal Diário de Natal que vai escolher as setes maravilhas do Rio Grande do Norte. Trata-se do Mirante da boa Vista e o Terminal da Bica.

Quem já esteve nesses dois locais, sabe que realmente eles merecem ser incluídos nessa escolha e para isso acontecer é preciso que você que está lendo agora o blog entre no site do concurso e vote tanto na bica como no mirante.


FOTOS DO MIRANTE






FOTOS DA BICA




PARA VOTAR VOCÊ DEVE ACESSAR O SITE ABAIXO.
VOTE AQUI:
www.diariodenatal.com.br/setemaravilhasdorn Após acessar, você deverá colocar o seu CPF, cujo voto valerá apenas uma única vez. Escolha 07 fotos (maravilhas) e vote. Você pode votar na Bica e no Mirante. Se o seu PC tiver bloqueador de pop-up, deverá desbloqueá-lo para poder votar, caso contrário perderá seu voto.

O blogueiro que tem o maior carinho pela cidade serrana, que é conhecida por ter um clima super agradável, vários pontos turísticos e um dos povos mais hospitaleiros do nosso estado, aproveita o espaço para parabenizar os blogueiros portalegrenses Edielson Soares e Círiois Vanucci pela divulgação que fazem daquela bela cidade como também pelo esforço para que a cidade seja vencedora do concurso.

Bora votar galera, é rapidinho e não custa nada!