É notícia

@ - Moral MIX - Amanhã, o point de encontro da galerinha pau-ferrense que curte uma boa folia será sem dúvidas as dependências do BNB Clube. POr lá, a partir das oito horas, o trio Dj Cambota, Fat Boy e Washington Pagula, comanda a galera ao som do Moral Mix.


@ - Cuidados - A época "mais doce" do ano chegou, a Páscoa. E a festa de ressurreição de Cristo lembra chocolate. Chocolate lembra consumo. E consumo lembra que é preciso tomar cuidado para não se arrepender das compras depois. Observando esse costume social, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, alerta para a leitura do rótulo dos ovos, principalmente a data de validade. Sobre os ovos com brinquedos dentro, devem apresentar na embalagem informações claras da aprovação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), além de indicar a faixa etária a qual é indicado. "A certificação desses brinquedos é obrigatória conforme as Portarias do Inmetro nº 108, 133 e 369", explicou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita.


@ - Dengue - O início do período chuvoso amplia a possibilidade do surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Em função desta realidade o governo do Estado faz um alerta e pede a colaboração da população no trabalho de combate ao vetor. Material publicitário com dicas à população está sendo distribuído em diversos locais e profissionais de saúde estão sendo capacitados em Natal e no interior.


@ - FEBRE - A nova febre tecnológica é o modem da Claro que dá acesso à internet em notebooks em qualquer lugar onde exista sinal da operadora. A maravilha está sendo comercializada em todas as lojas autorizadas da Claro e, segundo os usuários, a velocidade supera a de muitos provedores a rádio. Com a concorrência, saímos ganhando nós, os consumidores.

É Notícia!!

1 - III SETEPE - O Departamento de Educação do Campus Avançado da Uern em Pau dos Ferros, através do Núcleo de Estudos em Educação, vai realizar no período de 26 a 28 deste mês a III Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, objetivando intensificar o intercâmbio e a troca de conhecimentos das ações acadêmicas, científicas e culturais desenvolvidas por professores e alunos da Uern e outras instituições de ensino superior. Mais informações pelo fone 3351-2560 e pelo e-mail setepe2008@yahoo.com.br (Fonte: Lisboa Batista - Colunista do Jornal de Fato)

2 - CULTURA - A Fundação José Augusto, através do Governo Federal, tem assegurado recursos para a implantação de 10 Casas da Cultura, contemplando municípios da região, como Antônio Martins, Lucrécia, Portalegre, Pau dos Ferros e Patu. Possa ser que agora a cultura pau-ferrense seja revitalizada, porque há tempos que está apagada, a partir da reconstrução do Centro Cultural Joaquim Correia, há quase dois anos fechado e a reforma parada. Creio em Deus Pai...(Fonte: Lisboa Batista - Colunista do Jornal de Fato)

3 - RELAÇÕES HUMANAS - A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pau dos Ferros realizará dia 3 de abril, no horário noturno, palestra sobre o tema "Caráter, personalidade e destino - relações humanas na empresa, família e sociedade". Informações e inscrição pelos telefones 3351-4361 e 3351-2507. O palestrante será o consultor de empresas Franco Botelho, numa realização do Cedec, dando seqüência ao projeto de treinamento e desenvolvimento do empreendedor e comerciário, da Câmara lojista pau-ferrense. (Fonte: Lisboa Batista - Colunista do Jornal de Fato)

4 - O NIVER DE NILTON - Será sábado, dia 22 próximo, o aniversário natalício do ex-prefeito Nilton Figueiredo, hoje grande secretário da Prefeitura de Natal, que virá com a família receber a homenagem tradicional dos amigos e conterrâneos de Pau dos Ferros, que preparam programação festiva em seu louvor. A concentração do povo será no Largo do Posto de Xavier, Posto Planalto, Churrascaria do Anísio, descendo em passeata até sua residência, onde lá será cortado o tradicional bolo festivo de 15 metros. Políticos e amigos de todo o Estado virão prestigiar dr. Nilton Figueiredo. (Fonte: Lisboa Batista - Colunista do Jornal de Fato)
5 - Emprego I - Pela segunda vez no ano, o número de dispensas supera o de contratação de trabalhadores com carteira assinada no Rio Grande do Norte. Em janeiro, o saldo negativo foi de 1.909. Em fevereiro, ainda maior: 3.061. Os números são do Ministério do Trabalho, que ontem divulgou o resultado do comportamento do mercado de trabalho formal no Brasil, no mês passado. (Fonte: Tribuna do Norte)

6 - Emprego II - O Rio Grande do Norte obteve o terceiro pior desempenho no Nordeste. O destaque ficou com o Estado de Sergipe, com um saldo positivo 1. 263 empregos formais. Maranhão, Bahia e Piauí também registraram saldo positivo no mês. Apesar do fraco desempenho em janeiro e fevereiro, o RN tem um o saldo positivo de 14.292 postos de trabalho nos últimos 12 meses. (Fonte: Tribuna do Norte)

7 - Os dez mais - Os dez municípios mais chovidos do Estado (acumulada a partir de primeiro de janeiro até o dia 18, ontem) são da região Oeste: Martins, 520 milímetros, José da Penha, 449, Riacho de Santana, 447, Encanto, 438, Olho d’Água dos Borges, 405, Francisco Dantas, 384, Luís Gomes, 380, Água Nova, 375, Antônio Martins, 349 e Venha Ver, 347. Fonte: Tribuna do Norte)

8 - Japa girl - A Miss Brasil, Nathália Guimarães e a sua “rival” Riyo Mori, a Miss Universo 2007 - sim, aquela mesma que tirou o título da brasileira!!! - se encontrarão dia 23 deste mês em Hong King, para juntas, comandarem as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Lá, os festejos acontecem até o dia 31 de março. Esse é o 1º encontro das duas, depois do concurso. (Fonte: George Azevedo - Tribuna do Norte)

9 - Na batalha - A Miss RN, Andressa Mello esteve na capital paulista para participar das gravações de vinhetas para o Miss Brasil 2008, evento que acontece no dia 13 de abril, no Citybank Hall, em São Paulo/SP. Por lá, circulou com desenvoltura pelos corredores da BAND e recebeu muitos elogios da coordenação do concurso. De volta à terrinha, muita caminhada, malhação e aulas de passarela. É, a menina tá bem disposta, viu!!! (Fonte: George Azevedo - Tribuna do Norte)
10 - Blog - Galera, acesse www.fansdofelipao.blogspot.com e fique por dentro de tudo o que acontece na carreira solo do Felipão, ex-vocalista do Forró Moral

Festa de Emancipação Política de Apodi

Duas grandes atrações na Festa de Emancipação Política de Apodi, a Banda Pawlêra do Brasil de Fortaleza – CE, e o Forró NaPisada de Apodi – RN. Com sua conhecida mistura de ritmos a Pawlêra do Brasil trás em seu repertório músicas próprias que marcaram sua trajetória, além de sucessos consagrados do axé music e, é claro, as músicas em evidência no momento, seja ela forró, pop rock, reggae ou funk. O Forró NaPisada que arrasta sempre grande público por onde passa, é a mais nova aposta apodiense no mundo do forró. A festa está marcada para o próximo domingo (23/03/08), em comemoração aos 173 anos de Emancipação Política do município.
No período da tarde vai acontecer o 3º MotoCross de Apodi às margens da BR 405.

Jovem Pau-ferrense comete suicídio em Mossoró

Mais um caso de Suicídio abalou a sociedade pau-ferrense na manhã de hoje. O jovem Irving Moisés Camilo de Castro, 23 anos, cometeu suicídio na cidade de Mossoró. Ele tinha residência fixa na Rua Quintino Bocaiúva, 397, em Pau dos Ferros, porém estava residindo a um ano na cidade do Mossoró. Ele se enforcou usando os punhos da rede em que dormia. O corpo foi encontrado na manhã de hoje e necropciado e liberado pelo Itep. A família, bastante abalada, ainda desconhece o motivo que levou Moisés a cometer suicídio. A sua mãe, dona Maria da Conceição Castro, não definiu o horário do sepultamento, sabendo dizer apenas que será amanhã no turno matutino. (Com informações do blog de Jean Carlos - http://www.blogdojeancarlos.blogspot.com/)
Diante desse fato, o blogueiro que já estudou no Catarina de Siena com o Jovem se solidariza com os amigos e familiares.

É notícia

@ - Medicamentos - Na semana passada, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) autorizou o aumento no preço de cerca de 20 mil medicamentos, após divulgar os índices para reajuste dos remédios no Brasil. A partir do próximo dia 31, os medicamentos comercializados no país poderão ser reajustados no percentual médio de 3,18%.

@ - Paciência - Galera, pelo amor de Deus, eu já reclamei várias vezes no meu blog e também em minha coluna do Jornal Resenha, a lentidão do provedor Brisanet! Nínguem merece pagar pelo um serviço que há alguns dias não ta sendo satisfatório. Para se ter uma idéia, é impossível entrar no msn durante a tarde, fica so caindo, as vezes que consigo conectar é de noite. Ta na hora do provedor tomar as providências.

@ - Mega-Sena - O concurso 955 da Mega-Sena sorteado no último sábado, 15, não teve ganhadores com seis números. O evento foi realizado na cidade de Francisco Beltrão, no Estado do Paraná. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), a partir do novo acúmulo o apostador que acertar seis dezenas no próximo sorteio poderá embolsar R$ 20 milhões. As apostas para concorrer devem ser realizadas até as 19h desta quarta-feira ao custo mínimo de R$ 1,50.

@ - PAIXÃO - A Miss Brasil 2007, Natália Guimarães, que dizem ser a namorada secreta do presidenciável e governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), dá mais um passo na sua incipiente carreira de atriz e interpretará o papel de Maria Madalena na Paixão de Cristo em Nova Jerusalém.

@ - CARTÃO ELETRÕNICO - O Ministério do Trabalho planeja lançar em 1º de maio o cartão eletrônico que substituirá a carteira profissional de trabalho em papel -que completa 76 anos neste mês. A idéia é apresentar o cartão durante as festas comemorativas pelo Dia do Trabalho das principais centrais sindicais do país. O projeto, ainda em elaboração na área técnica do ministério, prevê a substituição gradual das carteiras em papel.

É notícia

1 @ - Greenpeace - A organização ambientalista afirma que a União Européia tem grande parte da responsabilidade pelo desmatamento no Brasil. De acordo com estudo divulgado hoje pelo Greenpeace, 15 países da Europa importam 48% das 1,6 milhão de toneladas de madeira amazônica exportada pelo Brasil em 2007. Os principais destinos foram Holanda (14%), França (13%), Espanha (6%), Portugal (6%) e Bélgica (4%).
2 @ - Espanha - A natalense Janaína Agustinho, 27 anos, chegou neste domingo (16) na capital potiguar, após sete dias presa num alojamento no aeroporto de Madri, de onde foi deportada. Embora barrada sob argumento de falta de documentação, a natalense não sabe até hoje que documento faltou para garantir sua entrada no país. Janaína saiu de Natal com destino a Madri no dia 9 de março para curtir as férias e visitar o namorado e a família dele na capital da Espanha, sendo barrada no desembarque. “Eles não me agrediam com palavras, mas era grosseiros, gritavam comigo. E isso dói mais do que qualquer outra coisa. Saí de férias do Brasil e fui tratada como uma delinqüente”. (Fonte Tribuna do Norte)

3 @ - RN vai receber três novas cadeias públicas - O Rio Grande receberá cerca de R$ 13,4 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Os recursos serão aplicados, entre outras ações, na construção de três novas cadeias públicas, que vão criar 600 novas vagas para presos provisórios, ampliação do Hospital de Custódia, aquisição de equipamentos de apoio à atividade de inteligência e segurança penitenciária e na compra de veículos. As três novas Cadeias Públicas devem ser construídas em Macau, Ceará Mirim e uma outra em comarca a ser definida (preferencialmente na Região Metropolitana da Grande Natal), além da Cadeia Pública de Nova Cruz, cujas obras já foram iniciadas. As novas vagas permitirão acabar com a presença de presos provisórios em delegacias e distritos policiais. (Fonte Tribuna do Norte)

4 @ - Brasil ocupa a 49ª posição em ranking - O Brasil ocupa apenas a 49ª posição no ranking dos países que oferecem os ambientes mais atraentes para o desenvolvimento da indústria de viagem e turismo no mundo. A informação é do relatório do Índice de Competitividade para Viagem e Turismo (ICVT) 2008, divulgado , pelo World Economic Fórum. O ICVT avalia 130 países medindo os fatores e as políticas que viabilizam o desenvolvimento no segmento. Suíça, Austrália e Alemanha ocupam as três primeiras colocações. O Brasil, quarto na América Latina, foi o terceiro colocado em recursos naturais e décimo segundo em culturais. Na questão de sustentabilidade social ocupa a 37ª colocação. O relatório concluiu que o transporte terrestre se mantém deficiente no país. A qualidade das estradas, portos e ferrovias ocupam, respectivamente, 110, 116 e 87 lugares. A Segurança continua sendo um fator de grande preocupação no Brasil. No quesito, o país ficou em 128º, na frente apenas do Paquistão e da Rússia. O estudo mostra, ainda, que a competitividade do País vem caindo devido aos preços para o turista (92ª colocação), afetados principalmente pelos altos custos de passagem e taxas aeroportuárias. Além de Suíça, Áustria e Alemanha, os outros países que compõem as dez primeiras posições no ranking são: Austrália, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Suécia, Canadá e França. Na América Latina e no Caribe, as cinco primeiras colocações ficaram respectivamente com Barbados (29º), Costa Rica (44º), Porto Rico (46º), Brasil (49º) e Panamá (50º).(Fonte Tribuna do Norte)

5 @ - Acidentes - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 22 acidentes durante este fim de semana nas estradas que cortam o Rio Grande do Norte. No total de ocorrências, uma pessoa morreu e outras 21 ficaram feridas. (Fonte Tribuna do Norte)

6 @ - Recursos - Até 2005, a UFERSA não recebia recursos de Emendas de Bancada Federal do Rio Grande do Norte, ao orçamento da União. Já em 2006 e 2007, a UFERSA passou a receber 10% do valor dos recursos destinados à educação de ensino superior por meio de Emenda de Bancada Federal do RN, enquanto que a UFRN recebia a maior parte desse recurso. Agora em 2008, os recursos serão de R$ 7 milhões e 900 mil reais para a UFERSA. A UFERSA aguarda a liberação dos recursos, que deve ocorrer até 28 de Junho, para a construção dos Campi de Angicos, Apodi e Pau dos Ferros. (Fonte Tribuna do Norte)

7 @ - Açaí - Recentemente descoberto pela mídia, o suco de açaí, como é conhecido nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, tornou-se febre entre esportistas, adeptos de uma dieta saudável e freqüentadores de academias. Já na região amazônica, o fruto do açaizeiro, e presença constante no cardápio diário das populações ribeirinhas devido aos seus altos valores nutricionais e sabor singular.

8 @ - Alambique - Não é à toa que as análises de teor alcoólico demoram para serem concluídas no Itep-RN. Natal é considerada hoje a segunda cidade do Brasil onde mais se consome bebida alcoólica.Por dia, chegam ao Itep cerca de 50 pedidos desse tipo de análise.Detalhe: no RN, as mulheres superam os homens no levantamento de copo-álcool.(Fonte Tribuna do Norte)

9 @ - Miss Brasil 2008 - A Miss Rio Grande do Norte, Andressa Mello, encontra-se em São Paulo/SP fazendo gravação de vinhetas para o Miss Brasil 2008.

10 @ - Disco de ouro - A potiguar, Mariana Elali, tem músicas estouradas em todas as rádios do país e está no Rio de Janeiro para a gravação da segunda parte do seu primeiro DVD, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de março, às 19h30, no Teatro Rival Petrobras. Orgulho potiguar, Marina, teve sua carreira decolada logo no primeiro CD, quando ganhou “Disco de Ouro”. Agora ela é sucesso com “All She Wants”, versão da própria Marina para “Xote das meninas”, escrita pelo avô Zé Dantas, e hoje tema da Novela Duas Caras e remixada pelo DJ Deeplike. (Fonte Tribuna do Norte)

Sistema de identificação é nova exigência

Com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários ao serviço público de saúde do município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio da Subcoordenação de Controle e Avaliação, está realizando o cadastramento da população que deseja adquirir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a subcoordenadora de controle, avaliação e coordenadora municipal de Pau dos Ferros, Erika Lopes, o usuário do SUS de Pau dos Ferros que desejar qualquer atendimento ou serviços na saúde só terá acesso mediante a apresentação do cartão.
“Quem precisar de medicamento excepcional, medicamento psicotrópico, fisioterapia, consultas especializadas, cirurgias, hemodiálise, tratamento para hanseníase, tuberculose, exames de média e alta complexidade, quimioterapia, radioterapia e demais procedimentos que necessitam de autorização prévia, é necessário a apresentação do cartão do SUS”, afirmou Erika Lopes.
A Secretaria de Saúde já começou o cadastramento da população junto ao cartão SUS, através dos agentes comunitários de Saúde e nas unidades de saúde espalhadas no município. Para conseguir o documento é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento, casamento, divórcio, separação ou indígena.
Segundo Erika Lopes, atualmente os 26.298 habitantes se encontram com os cartões gerados na base de dados do programa. Embora seja de responsabilidade do Ministério da Saúde a distribuição deles, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas Unidades de Saúde da Família (USFs), disponibiliza a emissão de comprovantes dos cartões à população que venha a necessitar, sem nenhuma burocracia. “Todas as Unidades de Saúde, exceto a U.S.F. Antônia Bernadete Cosmiro (sítio Barragem), têm acesso aos cadastros.
Orientamos que, caso venha necessitar do cartão SUS, dirija-se à unidade de saúde mais próxima, munido de carteira de medicamento da família e RG ou algum dos tipos de certidão”, disse Erika. O projeto do Cartão de Saúde foi idealizado pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo informatizar o acesso do usuário aos serviços da rede pública nacional de saúde.
Cada cidadão terá um cartão personalizado que o identificará no momento que der entrada em um hospital ou centro de saúde em qualquer região do país. O sistema informatizado trará vários benefícios à população. Um dos destaques é o registro da história clínica do paciente, que possibilitará ao médico o acesso às informações de seus últimos atendimentos, desde o diagnóstico até o medicamento receitado. Com esse recurso, o usuário terá um atendimento mais personalizado. Outros benefícios são: facilidade do atendimento na rede pública de saúde nacional, mais agilidade nas consultas, ampliação e melhoria da distribuição de medicamentos.
Cartão é considerado novo documento de identificação.
O Cartão Nacional de Saúde, ou Cartão SUS, é um pensamento que identifica o usuário do SUS, reunindo suas informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já realizou, que remédios toma, e outros.Toda vez que acontece um atendimento em um estabelecimento público de saúde, ele é registrado por meio do cartão do paciente no banco de dados do SUS. Todos os prontuários de pacientes ficam disponíveis na rede do sistema, desta forma, mesmo que o atendimento seja feito em outros estabelecimentos e até mesmo em outros Estados, o sistema é atualizado e é possível que o médico saiba o que já foi feito. A integração do sistema de saúde é muito importante porque possibilita a emissão de um histórico confiável do paciente (fundamental para orientar o médico), bem como diminui a possibilidade de fraudes, uma vez que quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, deve-se indicar para quem eles foram destinados. Seguindo a proposta de municipalização dos serviços de Saúde, as Prefeituras são responsáveis por fazer o cadastro de todos os cidadãos no SUS. O cartão do SUS agiliza a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.
(Fonte: Jornal de Fato)

É Notícia

@ - Gentileza - Bom dia, boa tarde, com licença, desculpe, por favor... Está cada dia mais raro ouvirmos no cotidiano as pessoas falarem as palavras mágicas da gentileza. Até mesmo respondê-las ficou mais difícil. Onde está a educação e delicadeza? Egoísmo ou descrença são sentimentos comuns hoje em dia que refletem nas atitudes. Dessa forma as pessoas se sentem incapazes de enxergar além do próprio umbigo e ficam todos no velho toma-lá-dá-cá.

@ - Insegurança - Localizado na microrregião de Umarizal, e com população estimada em pouco mais de 4 mil habitantes, distribuídos numa área territorial de 63 km², o município norte-rio-grandense de Frutuoso Gomes hoje é mais um foco da violência que assola o Estado. Populares afirmam que drogas, furtos, roubos e arrombamentos são comuns na localidade.

@ - REAJUSTE - Cerca de 20 mil medicamentos comercializados em todo país poderão ter seus preços reajustados a partir do dia 31 de março no percentual médio de 3,18%.

@ - PÁSCOA - É um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade. Na Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Cristo. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o PESSACH, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

Motocross em Apodi

Dia 23 de Março quando o município de Apodi comemora mais um ano de emancipação politica a D`Senna promoções e Eventos estará realizando o 3º Motocross da cidade - Circuito Cristalina do Oeste. Evento este que vai reunir simpatizantes do esporte de todo Nordeste. Para realização do evento a prefeitura municipal através do prefeito José Pinheiro Bezerra e empresas da cidade e região que também apoiam a iniciativa. O evento entrará na programação da festa de emancipação como atrativo a mais. maiores informações é só ligar: (84) 9421-2613 ou 9423-2817.