Hoje teve Blitz da Campanha Natal Solidário

Sucesso, essa é a palavra que define a realização da Blitz "Natal Solidário" que foi realizada hoje de manhã pela equipe da Rádio Obelisco (90 FM) juntamente com o pessoal da JUFRA (Juventude Franciscana).

A blitz foi realizada no bairro Riacho do Meio e durante toda a manhã um grande numero de pau-ferrenses passaram pela blitz e doaram quilos de alimentos. Os doadores receberam na hora um Cd e preencheram cupons para concorrer á vários prêmios, entre eles um abadá do Jegue Folia e uma diária para duas pessoas com direito a café da manhã na Pousada Boa Vista da cidade de Portalegre, que serão sorteados no encerramento da campanha.

A campanha “Natal Solidário” prossegue até o dia 24 de dezembro, quando será realizado o encerramento em praça pública com apresentações culturais e sorteios de vários brindes.

A Campanha tem como objetivo arrecadar alimentos para serem doados no Natal às famílias carentes de nossa cidade. Participe!!! Faça a sua doação na Obelisco FM!!

Acreditamos que a junção de solidariedade é viável, pois o mais importante é a colaboração dentro do exercício de cidadania.

Interessados em colaborar com a campanha entrar em contato com a rádio Obelisco FM através do (84) 3351-2323 ou comigo através do clistenescarlos@yahoo.com.br ou 8822-7473

Fotos da Blitz da Campanha Natal Solidário



Tomate e Jegue Folia no Carnatal


Mais uma vez o JEGUEFOLIA está ocupando lugar de destaque no Carnatal. Muitos JEGUEIROS se encontram na capital potiguar participando da micareta e levaram banners e camisas de divulgação e estão divulgando em blocos, trios elétricos, camarotes, e na pipoca, além da divulgação no corredor pela 98FM e do destaque especial na transmissão da Rede TV (TV SIM) e Band.


O Cantor Tomate puxou o bloco Bicho na noite de sexta-feira e mostrou mais uma vez o seu talento e carisma com o público. (Foto feita por Canindé Soares)

JEGUEFOLIA LANÇA PROMOÇÃO NO TWITTER

Como a "febre" do momento é o uso do Twitter, a organização do Jegue Folia resolveu aderir a essa moda.

Eles acabaram de criar um twitter oficial! Nele estão divulgando todas as novidades da melhor micareta do interior do Rio Grande do Norte. O que está esperando? Siga o perfil www.twitter.com/jeguefolia e fique por dentro de tudo.

PROMOÇÃO TOMATE E JEGUEFOLIA NO TWITTER

Quer ganhar uma camiseta de divulgação do Jegue Folia autografada pelo cantor Tomate? É simples, participe da nossa promoção no Twitter!!!

Elabore uma frase citando o perfil do cantor tomate (@_Tomate) e o perfil do Jegue Folia ( @JegueFolia) e poste sem seu twitter. A organização do evento vai escolher a frase mais criativa e o autor da mesma será o contemplado.

A promoção é válida para todos os seguidores do nosso perfil www.twitter.com/jeguefolia e o resultado será divulgado no dia 05 de Janeiro. O que está esperando? Participe!!!

PERFIL OFICIAL DO CANTOR TOMATE NO TWITTER

O Cantor Tomate, atração confirmada no Jegue Folia 2010, também tem twitter. Siga o www.twitter.com/_Tomate e fique por dentro das novidades do cantor que vai agitar o Jegue Folia 2010.

Todos os estilos musicais se encontraram no Athletica Natal 2014

A mistura de sons e o grande público foram marcas do Camarote Athletica Natal 2014 na segunda noite do Carnatal 2009. O hip hop do DJ Puff, o house selecionado por Léo Cury e o eclético Trio Ternura fizeram mais de seis horas de festa no espaço que é o maior e mais prestigiado do Corredor da Folia.

Nesta sexta-feira (4), destaque para a presença da apresentadora Sabrina Sato, do ator Bruno Gagliasso, que estreou na quinta como DJ e volta a se apresentar nesse sábado, Danny Bananinha, a top model Fernanda Mota, o capitão do Corínthians, William, a promoter paulista Alicinha Cavalcanti e o apresentador do programa 50 por 1, Álvaro Garnero, que grava no Rio Grande do Norte esta semana.

“O Camarote Natal 2014 está bonito, interessante para todos os públicos e é muito espaçoso, o que proporciona conforto às pessoas que escolheram este espaço para curtir o Carnatal”, avalia Bruno Gagliasso, que além de DJ é um dos sócios do empreendimento.

O som começou por volta das 20h30, com o DJ Dilvan preparando o espírito festivo dos foliões. Depois foi a vez do DJ Puff agitar o espaço com o melhor do hip hop e Léo Cury apresentar o house. A noite foi encerrada com show do Trio Ternura, que já havia se apresentado no intervalo entre um DJ e outro. “Nós fazemos um repertório de acordo com o ambiente e acho que acertamos no cardápio para o Camarote”, disse Thiago Martins após o show ao ouvir elogios do público.

E quando terminou a festa do Camarote Athletica Natal 2014, começava um novo evento, já por volta das 3h da manhã. O After foi realizado na boate Medievo, sob o comando dos DJs Rafael Correia e Puff.

FUNK – A grande atração deste sábado deve mesmo ser o funk de Mc Sapão, que já se apresentou no Camarote Athletica em 2008 e foi uma exigência do público. Além de Sapão, a noite terá de volta Bruno Gagliasso, como DJ set, Léo Cury e Dilvan. O sábado normalmente é o dia de maior público no Carnatal e o Camarote Athletica Natal 2014 está praticamente esgotado.

PROGRAMAÇÃO

Sábado: DJs Léo Cury, Dilvan, Bruno Gagliasso e MC Sapão

Domingo: DJs Gabiru e Dilvan, e Preta Gil

VENDAS

Academia Athletica – (84) 3222-9000

Central do Carnatal – (84) 3642-3353


DJ Puff

Bruno Gagliasso dá um tempo na folia para ver a cobertura do evento na Internet

Sabrina Sato e Fábio Faria

Camarote lotado

Camarote lotado

CRÉDITOS DAS FOTOS: DINARTE MARIZ

Começou o Natal na Serra de São Miguel 2009.

A Prefeitura Municipal de São Miguel convida visitantes e a imprensa de toda a região para conferir a decoração natalina que tomou conta das ruas e praças de São Miguel deste o primeiro dia do mês de dezembro.

São muitas atrações que vão deslumbrar toda a família numa experiência de vivenciar o verdadeiro espírito natalino em cores, fantasias, fé e solidariedade. A Praça São Miguel Arcanjo no centro da cidade mostra a religiosidade do povo micaelense, sendo reverenciada em uma bonita homenagem a figura do Arcanjo São Miguel que marca a simbologia do nascimento do menino Jesus.

Na Praça Frei Damião, próximo a Igreja Matriz encontra-se a Casa do Papai Noel com toda a fantasia da imagem do bom velhinho, aberta ao público para visitação e com exposições de vários detalhes que envolvem esta figura tão popular. Na Praça São Vicente de Paula, importante ponto de encontro no centro da cidade, também está disponível uma linda decoração natalina de encher os olhos e o coração.

O Parque da Lagoa de São Miguel é um espetáculo a parte. O local recebeu atenção especial com uma iluminação privilegiada, terá exposta uma Árvore de Natal no centro da lagoa e conta ainda com a montagem do Presépio na Serra, que retrata todo o divino momento da chegada do menino Jesus ao lado dos Seus Pais e dos Reis Magos. Neste ambiente, o presépio recebe a contribuição natural da margem da Lagoa repleta dos animais que residem e se reproduzem no local.

A Entrada da Cidade, também recebe decoração neste período o recepciona todos aqueles que buscam São Miguel como opção de descanso, turismo ou reencontro com amigos e familiares. Os prédios públicos como Secretarias Municipais complementam a linda decoração natalina, em especial a Sede da Prefeitura Municipal de São Miguel, marco da administração ‘Trabalho de Verdade’ do Prefeito Galeno Torquato.

Este é o primeiro ano que o município de São Miguel vive intensamente o ‘Natal na Serra’ e se coloca a disposição para visitação de moradores e interessados de outras cidades que busquem a cidade para uma visita guiada para grupos.

A montagem do ‘Natal na Serra’ é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de São Miguel e tem a criação e montagem dos artistas plásticos micaelenses, Aristone Souza e Aldomar Rêgo.

* A cobertura fotográfica está disponível no site do municipio - www.saomiguel.rn.gov.br



Camarote Athletica Natal 2014 foi a sensação da primeira noite do Carnatal 2009

O maior camarote da história do Carnatal surpreendeu aos milhares de foliões que participaram da primeira noite da edição 2009 da micareta do Rio Grande do Norte. Um lugar agradável, bonito, espaçoso, divertido e com vários ambientes para reunir amigos de todos os estilos. A principal atração artística da estréia foi o ator Bruno Gagliasso, sócio do Camarote Athletica Natal 2014 que atuou como DJ e estava acompanhado da namorada, a atriz Giovana Ewbank.

“Estou encantado com essa festa linda, o camarote supera todas as expectativas do público e também minhas expectativas, naturalmente, e eu só espero que esta seja a primeira de muitas ações que me trazem de volta a Natal”, disse Bruno Gagliasso após levar o funk carioca e movimentar o Athletica Natal 2014.

Segundo um dos diretores do espaço, Fábio Faria, o Athletica Natal 2014 foi projetado para ser uma festa dentro do Carnatal. “O camarote tem um conceito diferente, voltado para o público interno e isso deu um resultado muito interessante para os foliões, que tiveram diversão garantida do início ao fim do evento”, analisou.

Além de Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank, outros famosos participaram do Camarote nessa quinta-feira (3), como os atores Thiago Martins e Thiago Gagliasso, e a modelo Fernanda Motta. Outras celebridades já estão em Natal e participam do Camarote nesta sexta, como a apresentadora do Programa Pânico da Rede TV, Sabrina Sato, a atriz e cantora Emanuele Araújo e Danny Bananinha, do Caldeirão do Huck.

PROGRAMAÇÃO

Sexta: DJs Léo Cury, Puff e Dilvan, e Trio Ternura

Sábado: DJs Léo Cury, Dilvan, Bruno Gagliasso e MC Sapão

Domingo: DJs Gabiru e Dilvan, e Preta Gil

VENDAS

Academia Athletica – (84) 3222-9000

Central do Carnatal – (84) 3642-3353






Fique Por Dentro

1 @ - AFOGAMENTO - O agricultor Laércio Cosmiro dos Anjos, 33 anos, natural de Pau dos Ferros e domiciliado na rua São João, do bairro São Benedito. De acordo com informações da polícia, Laércio foi vítima de afogamento nas águas da Barragem de Pau dos Ferros, por volta do meio-dia e meia do domingo passado.

2 @ - INFORMAÇÕES - Para quem quiser acompanhar todas as informações da agenda da governadora Wilma de Faria, podem acessar o site (www.rn.gov.br), que traz todas as informações do governo. E para quem desejar a nova ferramenta de comunicação (twitter), www.twitter.com/governodetodos e, também, o pessoal da governadora www.twitter.com/wilmadefaria. Quem desejar receber o boletim eletrônico do Governo de Todos, enviar e-mail para assecom@rn.gov.br, com e-mail e contato.

3 @ - BANDA INALA - Chegando e-mail da Bucheca, empresário da Banda Inala no qual ele nos diz: Olá amigo Clistenes Carlos, domingo a partir das 21 horas na Casa de Shows Reencontro dos Amigos têm Banda Inala e Anízio Júnior em comemoração a festa de padroeiro da cidade de Pau dos Ferros. Na festa a cerveja Skol será vendida a um real. Senhas antecipadas na Farmafórmula, CD Play e na Farmácia Cruz Vermelha. Abraço e brigado pela atenção e conto com sua presença.

4 @ - CERVEJA - Sábado, dia 05, acontecerá a primeira edição do "Vamos secar tudo", festival de cerveja Skol na AABB de Pau dos Ferros, às 17h, com animação da Banda Gilson e Mania de Pagodear. Compre já sua caneca na Farmácia Cruz Vermelha.

5 @ - MEGA-SENA - Já imaginou entrar o ano de 2010 com R$ 85 milhões na conta bancária? Pois este será o valor pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) ao "sortudo" que acertar as seis dezenas da Mega-Sena da Virada. O concurso será realizado no dia 31 de dezembro.

6 @ - UFERSA - Mais um campo de formação na cidade pau-ferrense, essa semana o ministro da Educação, Fernando Haddad, comunicou à bancada federal do RN que vai autorizar a instalação dos campi da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em Caraúbas e Pau dos Ferros.

7 @ - H1N1 - Foram notificados até agora 79 casos da gripe suína no Estado do Rio Grande do Norte. Segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foram registrados dez óbitos, sendo um, em Mossoró.

8 @ - VIRNA - Mossoró recebeu ontem a visita da jogadora do vôlei Virna Cristine Dantas Dias, ou simplesmente Virna, como é mais conhecida. A atleta esteve no Hiper Queiroz, do Mossoró West Shopping, para uma tarde de autógrafos e uma conversa com a imprensa. Durante a coletiva, a jogadora disse que quer desenvolver um projeto social com crianças no Rio Grande do Norte, estado no qual se orgulha de ter nascido. A proposta é desenvolver uma ação através do esporte, em que possa levar educação e oportunidades para as pessoas mais carentes.

9 - @ - HOTEL GARBOS - A equipe do Hotel Garbos, em Mossoró, está preparando um Natal e Reveillon especial bastante light até no preço, pois oferece 50% de desconto em todas as categorias de apartamentos, com opção de ceia natalina e buffet da noite de ano. Entre em contato com o hotel e faça a sua reserva para aproveitar nestas festas de final de ano, o padrão internacional em hospedagem do Garbos Trade Hotel. Informações e reservas 084 3064 1000 ou pelo email: reservas@hotelgarbos.com.br

10 @ - CARNATAL 2009 - O Largo do Machadão, em Natal, receberá mais uma vez o vasto público que marca presença no maior carnaval fora de época do Brasil: o Carnatal 2009. Na sequência oficial dos blocos que vão fazer a festa nesta noite, o agito será dado início com o bloco Nana Banana, às 18h30, seguido pelos blocos Cerveja & Coco, Caju, Cidadão Nota 10, Bicho e Swingaê. Devido ao Carnatal, a rede hoteleira está satisfeita com o alto índice de ocupação, conforme anunciou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN - ABIH/RN. Os foliões vibram. (Fonte: Lizana Lima – Jornal O Mossoroense)

TV Assembléia chega a Pau dos Ferros

alguns dias, uma equipe vem desenvolvendo atividades no sentido de implantar o sistema de retransmissão da TV Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros.

Com a disponibilização deste novo sistema, Pau dos Ferros terá condições de receber o sinal da TV Assembléia, onde os cidadãos terão condições de acompanhar as atividades dos seus parlamentares.

De acordo com informações da Fundação Djalma Marinho, responsável pela TV, há uma expectativa para que o sinal esteja disponível a partir deste sábado (05/12).

Em decorrência das adaptações necessárias para a implantação deste sistema, a retransmissão, dos sinais locais, estará interrompida.

Essa suspensão é decorrente da instalação de uma nova torre. Desta forma, o sinal que é recebido pela população em suas residências, ficará suspenso durante este processo de reestruturação.

Com a conclusão dos trabalhos, além do sinal da TV Assembléia, a população terá novamente acesso aos canais normais. Agora, com mais qualidade.

Vamos Secar Tudo


No próximo sábado, na AABB de Pau dos Ferros, será realizada a primeira edição do Festival de Cerveja "VAMOS SECAR TUDO!" Um evento que vem mostrar o diferencial no seu seguimento eproporcionar satisfação a os seus participastes. O Festival será iniciado às 17h e será animado por Gilson e Mania de Pagodear.

Tudo está sendo planejado estrategicamente para que o evento deixe sua marca de sucesso, organização e inovação. O evento vem com o propósito de oferecer à festa do público, a festa da música, a festa da cerveja super gelada, enfim, a festa da alegria.

Certo do sucesso do evento convidamos todos vocês a particiaparem do melhor festival de cerveja que pau dos ferros já viu!

Garanta já o seu acesso comprando a caneca do festival, que está à venda na Farmácia Cruz Vermelha.

Minha coluna de hoje no Jornal O Mossoroense


"A liberdade é realmente um jogo maior que o poder. O poder diz respeito ao que você pode controlar. A liberdade diz respeito ao que você pode desatar". Harriet Rubin

VAMOS SECAR TUDO

No próximo sábado, o ponto de encontro da galera antenada será os salões do Clube AABB. Por lá, será realizada a 1ª edição do Festival da Cerveja Skol, "Vamos Secar Tudo!" O evento será iniciado às 17h e será animado por Gilson e Mania de Pagodear. Garanta já o seu acesso comprando a caneca do festival, que está à venda na Farmácia Cruz Vermelha. Vamos todos.

BANDA INALA

O empresário Cleanto Bezerra, leia-se Eventos e Cia. Produções, em parceria com Severino, proprietário da Casa de Shows Reencontro dos Amigos, agenda, para o próximo domingo, uma superfesta com a Banda Inala. O evento, que faz parte do calendário social das festas da padroeira da cidade, terá início a partir das 21h e ainda terá a participação de Anízio Júnior e Forrozão Pé de Serra. Na festa, a cerveja Skol será vendida a um real. Comprando a senha antecipada na Farmafórmula, CD Play ou na Farmácia Cruz Vermelha, você ganha na hora o novo CD promocional da Banda Inala.

JEGUE FOLIA

Depois de dois meses de uma promoção em que o folião comprava o abadá com desconto de R$ 10, o segundo lote de abadás foi lançado com o preço normal de R$ 90. Para quem perdeu a promoção, é hora de correr e garantir já o seu, pois, pelo ritmo das vendas, esse lote deve acabar rapidinho. Procure um dos 20 comissários, ou compre pelo site www.jegue.com.br em até dez vezes em qualquer cartão de crédito. Um ponto precisa ser lembrado, um dia de Tomate no Carnatal chegou a R$ 160, e folião do Jegue Folia irá curtir Tomate, Cheiro de Amor e Inala por apenas R$ 90. É só mais uma prova do esforço que os organizadores fazem para trazer o melhor com o menor custo possível para o folião.

FIQUE POR DENTRO

@ Parabéns e felicidades para os aniversariantes de ontem: Fagner Silva e Ana Paula Pignataro.

@ - No próximo fim de semana, muitos alunos pau-ferrenses e de todo o país estarão concentrados na prova do Enem. O exame servirá para ajudar a entrar em várias instituições de ensino superior do país. Daqui desejamos boa sorte a todos.

@ - Drª Luzia Linara, cirurgiã-dentista e sobrinha do amigo Edielson Soares, está alegre, feliz e muito entusiasmada com a inauguração do seu consultório na Clínica Lopes Cavalcante, em Mossoró. Votos de muito sucesso!

@ - Mais uma vez o Jegue Folia ocupará lugar de destaque no Carnatal. Muitos "jegueiros" se encarregarão de levar banners e camisas de divulgação em blocos, trios elétricos, camarotes e na pipoca, além da divulgação no corredor pela 98 FM e do destaque especial na transmissão da Rede TV (TV SIM) e Band. Tomate provará sua enorme força no evento e, com certeza, encantará com seu show.

@ - A profª. Joseney Queiroz, vice-diretora do Camem/Uern, foi aprovada na seleção para doutorado em Ciências Sociais da UFRN. A pesquisa da profª. Joseney focaliza "A Dinâmica Socioeconômica de Pau dos Ferros e sua Influência no Alto Oeste Potiguar: Desafios de uma Cidade em Expansão", com o objetivo de "Estudar a dinâmica socioeconômica de Pau dos Ferros, com fins a compreender as relações estabelecidas entre este município e sua região de influência".

@ - Hoje, a jogadora Virna, um dos maiores nomes do voleibol brasileiro, fará uma tarde de autógrafos no Hiper Queiroz, do Mossoró West Shopping. Todos os fãs do esporte e da jogadora poderão ver de perto essa grande estrela.

Lane Cardoso comemora 10 anos de Carnatal

É com grande estilo que Lane Cardoso participará hoje do Carnatal 2009, maior micareta do Brasil, no bloco Cidadão Nota 10. O fato é que a cantora completa 10 anos de carnatal, sendo a única do Rio Grande do Norte a comemorar essa marca no evento. Para Lane, esse momento é especial, pois a participação em 2000 no Carnatal foi um divisor de águas em sua carreira. "Eu era uma cantora de bar, mas de repente eu estava em cima de um trio elétrico, em um caminho que eu não havia trilhado para mim", confessa. Os foliões terão a oportunidade de curtir todo o swing contagiante do furacão potiguar no bloco, com músicas inéditas e os grandes hits de sua carreira. Além disso, Lane Cardoso vai fazer o pré-lançamento na avenida do seu primeiro DVD, intitulado de "10 anos de folia", gravado em novembro, na praia da Redinha, em Natal. Durante estes 10 anos de evento, a primeira participação de Lane foi no bloco Burro Elétrico, depois cinco anos no Acordo Doido e agora quatro anos no Cidadão Nota 10. É com muita energia e animação que Lane Cardoso prepara um carnatal que vai ficar na história da música potiguar.

Daqui agradecemos o convite de Lane Cardoso e de toda a sua equipe, para prestigiá-la no evento.

Enem será realizado no próximo fim de semana

A dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, especialistas em educação concordam que o segredo é conter a ansiedade. As provas serão aplicadas neste final de semana, em 1.826 municípios brasileiros, e terão questões nas áreas de Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens, Códigos e Redação; e Matemática.

Toda essa ansiedade dos estudantes se justifica com a importância do Enem, que hoje se tornou o passaporte de milhares de jovens rumo às universidades e institutos federais. No Rio Grande do Norte, as notas podem ser aproveitadas na Ufersa e no IFRN.

Os portões de acesso aos locais das provas serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional

Dicas para uma boa prova

- Faça uma alimentação leve;

- Diminua o ritmo de estudo, pois corpo e mente precisam descansar;

- Na véspera, leia uma revista ou assista a noticiários;

- Não leve nenhum equipamento eletrônico, está proibido até mesmo relógio;

- Use roupas confortáveis;

- Chegue ao local da prova com uma hora de antecedência;

- Vá ao banheiro antes da prova, para economizar tempo;

- Leia as questões com atenção, de forma interpretativa.

CARNATAL

De hoje até o dia 6 de dezembro, o destino do país é Natal. Onde acontece o Carnatal - a micareta do Brasil. O maior carnaval fora de época do Brasil comemora 19 anos. Dono de uma mega-estrutura, o que faz dele sucesso absoluto, o Carnatal é unanimidade nos quatro cantos do país. Nos dias de folia, alguns dos maiores artistas da música baiana animarão o público, entre eles: Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Ricardo Chaves, Tomate, Cláudia Leitte, Banda Eva e Jammil. Na linha de camarotes especiais que fazem "a festa dentro da festa", os foliões têm espaços projetados que oferecem muito conforto e diversão dentro de uma estrutura especial. Nos quatro dias de festa, eles têm atrações diferenciadas, com DJs, acesso à internet, salões de beleza para fazer uma produção diferente, comida e bebida, áreas de relaxamento, praça de alimentação e pistas de dança.

Coluna: Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo


Quando o gosto se discute


“Não gostei daquele prato... a comida não estava boa!”.

Quantas vezes, quase que automaticamente, ao ouvir esta frase associamos tal prato e, consequentemente tal restaurante com algo negativo a ser evitado? Assim fazendo, estamos perdendo a ocasião de saborear algo que, pelo contrário, pode ser muito bom. Mesmo sabendo que é possível que aquilo que agrada alguém possa não agradar a outros, o que não podemos fazer é definir como de má qualidade o que não nos agrada. Essa separação entre os dois critérios nem sempre guia nossas opiniões e acaba desvalorizando o trabalho de quem preparou o prato. Mas quais são os critérios básicos para estabelecer se um alimento, um produto ou um prato é de “boa qualidade”?

Dentro dos vários parâmetros a serem considerados, provavelmente o primeiro é cultural: na China, muito espaço é dado à “sonoridade” da comida. Se pensarmos nos rolinhos primavera, nas verduras crocantes salteadas na wok (panela oval típica da cozinha chinesa) ou no camarão frito, cada uma dessas comidas, ao mastigá-la, resultará “sonora” por ser crocante. Na cozinha japonesa, grande valor é dado à consistência. O polvo de textura mais firme do sashimi (proposital porque contrasta com a maciez do peixe) seria considerado “duro”, por exemplo, na Itália entretanto, no país da bota, se o macarrão não for “al dente”, ele perde todo seu valor!

Portanto, é necessário conhecer a “filosofia” de uma cozinha antes de tentar interpretá-la e, eventualmente julgá-la. Além do contexto cultural onde o produto se originou, para definir a “boa qualidade” de uma comida é preciso entender: 1) o valor constituído pela qualidade das matérias primas utilizadas; 2) a correta aplicação das técnicas culinárias; 3) a correta aplicação das técnicas de transformação e conservação (por exemplo, no caso de um vinho ou de um queijo). A uva destinada à vinificação, por exemplo, deve ser produzida em um vinhedo localizado numa área com vocação para isso, mas sua boa qualidade está ligada à composição do solo, à exposição ao sol, à altitude e ao rendimento.

Um embutido ou um queijo leva em conta a alimentação do animal, ao ambiente em que ele é criado. Somente o ingrediente que na base de parâmetros qualitativos (leia Denominação de Qualidade) for classificado de primeira qualidade pode ser considerado “bom” e, conseqüentemente, pode originar uma preparação “boa”. O resultado de um prato dependerá do domínio, mais ou menos apurado, das inúmeras maneiras de prepará-lo. A fase de transformação pode exaltar ou diminuir as características do ingrediente básico. Também a conservação tem um papel fundamental, pois os ambientes não adequados podem comprometer a “boa qualidade” de qualquer produto. Ter noções dessas três fases nos permite avaliar o prato, e quem o preparou de uma forma mais correta e justa.

A fase da degustação prática consiste na individuação e na avaliação das características sensoriais de um produto (ou prato), isto é, a cor, o aroma e o sabor. Essa análise é certamente menos precisa daquela química, porém é mais imediata. Saber como agem cérebro e centros nervosos favorece a avaliação e nos chama a atenção sobre algumas faculdades freqüentemente esquecidas. Na degustação utilizam-se olhos, nariz e boca. Por meio desses, as sensações que os neurônios percebem durante a degustação são transmitidas para o cérebro.

Graças à memorização das informações que chegam de fora é possível reconhecer a cor, o aroma e o gosto de um alimento. Precisamos associar cada característica a algo que já conhecemos ou que esteja presente na hora da degustação para que nas próximas vezes o estímulo remeta logo à memória do termo de comparação. Para desenvolver as análises sensoriais é preciso criar muitas ocasiões de degustação e, se for possível, ter alguém que nos auxilie na construção, ou resgate, de uma memória sensorial.

Mesmo com a noção desses elementos todos, avaliar um prato cujas características (ingredientes e modo de preparo) estão codificadas pela tradição, é tarefa extremamente difícil.

PROGRAMA DEGUSTE NO SBT

A partir de 2010, o Deguste na TV estará em novo endereço, após quase dois anos de muito sucesso em parceria com a SimTV (afiliada da Rede TV em Natal e Mossoró). O último programa na emissora foi ao ar neste sábado e entrará em recesso nos meses de dezembro e janeiro.

A programação retorna em fevereiro. Nessa nova etapa, um dos principais projetos editoriais da Deguste Comunicação terá seu espaço semanal na grade da TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte.

A recepção do grupo Deguste no SBT está sendo tratada pelo diretor comercial da TV Ponta Negra, Gutto Barreto, um entusiasta da gastronomia de Natal. No SBT, o programa continuará sendo exibido tradicionalmente nas manhãs de sábado, seguindo a mesma linha editorial que exalta o mercado dos empreendedores do segmento de alimentos e bebidas.

“Sou fã do programa Deguste e estou muito feliz com essa parceria, que tem tudo para ser coroada de êxito”, disse Guto.

A estréia se dará no primeiro sábado de fevereiro de 2010 com muitas novidades aos telespectadores da TV Ponta Negra, esclarece o diretor executivo da empresa, Benício Siqueira.

"O novo formato do programa já começa a ser pensado pela equipe e terá novas vinhetas e quadros, mas manterá o formato da apresentação, feito dentro dos restaurantes, pois essa é uma maneira de não 'cansar' o público com o mesmo cenário", destacou, acrescentando que a TV Ponta Nergra veiculará no mês de janeiro spots anunciando o início do programa em sua grade.

O programa Deguste na TV estreou em abril de 2008 e rapidamente alcançou boa repercussão no mercado gastronômico potiguar.

A Deguste Comunicação é referência em termos de gastronomia no nosso estado, fazem parte deste grupo uma revista mensal, um portal de notícias e o programa semanal, todos os três estiveram na cobertura do II Festival Gastronômico de Pau dos Ferros.

Washington da Deguste e Ismaelson Rêgo.