Sobe para 57 o número de cidades afetadas

De acordo com o Gabinete de Crise, instalado pelo governo do Estado na vice-governadoria, subiu para 57 o número de municípios em estado de emergência em todo o Rio Grande do Norte.

O número cresce em função principalmente da manutenção das fortes chuvas que começam a atingir regiões até então pouco afetadas pela rigorosidade do inverno deste ano.

As cidades afetadas pelas forças das águas, são as seguintes: São Bento do Trairi, São José do Campestre, Severiano Melo, Japi, Jaçanã, São Tomé, Espírito Santo, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Coronel Ezequiel, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutu, Apodi, Patu, Messias Targino, Governador Dix-sept Rosado, João Dias, Assú, Francisco Dantas, Areia Branca, Bodó, Riacho da Cruz, Lagoa Nova, Caicó, Pendências, Umarizal, Florânia, Carnaubais, São Rafael, Lucrécia, Ipanguaçu, Santa Cruz, Equador, Macau, Porto do Mangue, Currais Novos, Mossoró, Goianinha, Jardim do Seridó, Angicos, Serra Negra do Norte e Luís Gomes, Marcelino Vieira, Olho D'água do Borges, Caraúbas, São Fernando, Galinhos, José da Penha, Felipe Guerra, Santana do Matos, Lagoa de Velhos, São Miguel, Lajes, Viçosa, Natal e Afonso Bezerra.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Previsão mostra trégua para chuvas no Nordeste

Segundo previsão da Climatempo, uma grande massa de ar seco está ganhando força sobre o Nordeste brasileiro o que leva a uma previsão otimista para o fim de semana.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, o fenômeno deverá favorecer a queda da umidade e conseqüentemente a redução no processo de formação de nuvens carregadas.

"A queda da umidade diminui a chance de formação de nuvens pesadas, que provocam chuva forte", explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Ainda há previsão de chuva moderada neste fim de semana para o Maranhão, para o norte do Piauí, no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte.

As chuvas torrenciais de março e do início de abril deixaram grande parte do Nordeste literalmente debaixo d´água.

Parar de chover é o mais importante agora, mas o sol forte acelera a evaporação, o que vai ajudar a diminuir o volume de água acumulado.

Segundo boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Norte deverá ser alvo de chuvas ocasionais e esparsas no decorrer do fim de semana.
Fonte: jornal O Mossoroense

Minha coluna de hoje no Jornal O Mossoroense

As escolhas que você fez no passado, te trouxeram onde você está hoje. Mas as que você fizer no presente te levará a um futuro que você nunca imaginou. (Autor desconhecido)

BARRAGEM

A barragem de Pau dos Ferros, após a sangria, se tornou o point de encontro dos pau-ferrenses e pessoas de cidadedes circunvizinhas. Para se ter uma idéia, no último domingo uma grande multidão se fez presente para acompanhar esse belo espetáculo da natureza. Com isso ganha a nossa cidade, pois a sangria da barragem está movimentando a economia local, visto que muitas pessoas montaram barracas e trailers para vender bebidas e petiscos para o curiosos que vão olhar a sangria.

RÁDIO

O radialista Chico Cobra D’àgua, que por muito tempo foi locutor na Dumbo FM em nossa cidade, agora está se destacando e fazendo muito sucesso na cidade de Fortaleza. Na última terça, ele estreou o programa "Forró do Bacana" na Tropical FM - 92,9. O programa vai ao ar todos os dias das 16h às 19h. Para ouvir, acesse www.canalforro.com.br.

CONVENÇÃO

Durante os dias 3, 4 e 5 do corrente mês, o gerente de vendas da Distribuidoras Extra de Bebibas de nossa cidade, Ewerton Laércio, participou da Convenção dos Revendedores do Brasil que foi realizado no Hotel Transamérica, em São Paulo. Na ocasião, ele assistiu as palestras proferidas por Bernadinho (técnico da seleção masculina de vôlei), Galvão Bueno e Jô Soares. A revenda ainda levou o prêmio da terceira melhor do Brasil em vendas.

RALLY

No último fim de semana, cerca de oitenta carros participaram da sétima edição do Rally do Alto Oeste. Os participantes saíram da Estação das Artes em Mossoró e passaram pelas cidades de Apodi, Pau dos Ferros e Portalegre, finalizando o rally na cidade de Sousa, na Paraíba. A colunista Lizama Lima e a jornalista Mayara Amorim participaram com a equipe denominada Avassaladoras.

::::::::::FIQUE POR DENTRO::::::::::

@ - O amigo Fábio Torquato, filho de Maria Rêgo, líder do PMDB em nossa cidade, acaba de entrar pra era do blog. Ele que é publicitário e reside em São Paulo, resolveu criar o www.fabiotorquato.com.br para falar dos eventos sociais, política e administração pública.

@ - A coluna antecipa os parabéns para o bacana Lalá, que é filho do empresário "Ligeirinho", que amanhece de idade nova no próximo sábado. Parabéns e felicidades.

@ - No próximo domingo termina o prazo para as inscrições do concurso da Caern, que abriu mais de 50 vagas para todo o Estado. As provas serão realizadas em Caicó, Mossoró, Natal e Pau dos Ferros no dia 4 de maio.

@ - O cearense Antônio Aparecido Fernandes assumiu recentemente o cargo de gerente geral da agência do Banco do Nordeste da nossa querida Pau dos Ferros.

@ - Chegando convite do prefeito Galeno Torquato, da cidade de São Miguel, para participar de uma festa popular que acontecerá no próximo domingo para comemorar a sangria do Açude do Bonito. O evento será realizado logo após a a missa em ação de graças que será celebrada pelo padre Francisco Tarcísio, da paróquia local de São Miguel Arcanjo, às 10h da manhã.

@ - O Grupo de Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (Geppe) da Uern, que tem como coordenadora a professora Maria Lúcia Sampaio, está realizando toda semana em nossa cidade o projeto: "A Biblioteca Ambulante e Literatura nas escolas, que tem por objetivo visitar os bairros carentes de nossa cidade para formar novos leitores.

@ - O colunista Alcimar Almeida, da cidade de Água Nova, realiza nos dias 11 e 12 de maio a tradicional festa de padroeira daquela hospitaleira cidade. O evento será realizado no Pilequinhos Clube e será animado pela banda Carreteiros do Forró e por Zezo - o príncipe dos teclados.

@ - Chegando convite do Curso de Enfermagem e o Mestrado de Letras do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia para participar do evento que discutirá "Os Desafios da Formação em Saúde", tendo como conferencista o professor Ricardo Burg Ceccim, da UFRGS, por ocasião de discussões iniciadas no âmbito da Disciplina Seminário Sobre a Problemática do Ensino e da Prática de Enfermagem, a se realizar no dia 10 de abril de 2008, às 8h30, no auditório da VI Ursap.

RN conta com 42 municípios em emergência

As chuvas que caem no Rio Grande do Norte estão castigando diversas cidades das regiões do Seridó, Vale do Açu e Sertão do Apodi.

De acordo com o Gabinete de Crise, instalado pelo governo do Estado na vice-governadoria, subiu de 36 para 42 o número de municípios em estado de emergência, totalizando cerca de 20 mil pessoas atingidas pelas enchentes.

Os municípios em situação de emergência no Rio Grande do Norte, são: São Bento do Trairi, São José do Campestre, Severiano Melo, Japi, Jaçanã, São Tomé, Espírito Santo, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Coronel Ezequiel, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutu, Apodi, Patu, Messias Targino , Governador Dix-sept Rosado, João Dias, Assu, Francisco Dantas, Areia Branca, Bodó, Riacho da Cruz, Lagoa Nova, Caicó, Pendências, Umarizal, Florânia, Carnaubais, São Rafael, Lucrécia, Ipanguaçu, Santa Cruz, Equador, Macau, Porto do Mangue, Currais Novos, Mossoró, Goianinha, Jardim do Seridó, Angicos, Serra Negra do Norte e Luís Gomes.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Açude do Bonito sangra e Prefeito organiza festa de comemoração

A Prefeitura Municipal de São Miguel e todos os moradores do município estão em clima de festa com a tão esperada sangria do Açude do Bonito, reservatório que abastece o município e estava com menos da metade da sua capacidade. O evento aconteceu na madrugada de domingo para segunda por volta das 3h da manhã e no local já estavam algumas pessoas que aguardavam o momento e começaram a comemorar com fogos e muita divulgação.

O Prefeito Galeno Torquato manifestou sua alegria em um rápido pronunciamento na rádio local e já marcou o seu programa oficial de rádio para esta sexta-feira, 11 onde mais uma vez prestará contas da sua administração e reforçará o convite a toda população a participar da festa no domingo, 13.
A festa popular acontecerá logo após a missa em ação de graças celebrada pelo Padre Francisco Tarcísio da Paróquia local de São Miguel Arcanjo, a partir das 10h da manhã.

O Prefeito Galeno Torquato se mostra bastante aliviado com a cheia do açude do Bonito e adianta que toda população está sendo abençoada com o inverno no município embora lamente muitas outras cidades estarem com tantos problemas.
"É difícil ver a chuva trazer tamanhos danos para alguns e representar tantos benefícios para outros. Até o momento nosso inverno está sendo satisfatório e a cheia nos nossos açudes vai aliviar a vida de muitas famílias. Estamos felizes e vamos torcer para que a situação se mantenha e outras localidades também experimentem esta sensação que estamos passando", afirma o prefeito.

É Notícia

PROVIDÊNCIA - Na próxima quarta-feira, 9, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), conduzirá uma audiência pública para discutir os problemas causados pelas chuvas no Estado e propor soluções. (Fonte: Jornal O Mossoroense)

ENCHENTES - Toda a classe política do Estado se une para sanar os problemas causados pelas intensas chuvas que incidem no RN. Governadora, secretários, deputados federais, estaduais e senadores se desdobram para visitar às áreas atingidas e garantir auxílio à população. (Fonte: Jornal O Mossoroense)

Expansão limitada - O reitor Josivan Barbosa não joga a toalha, mas é quase certo que naufragou o projeto de instalação dos campi da Ufersa em Apodi e Pau dos Ferros. O Ministério da Educação alega que esses municípios foram contemplados com unidades da Cefet, que deverão ser transformadas em instituições de ensino superior. Dessa forma, não justificaria investimento nos campi. Assim, é provável que a expansão da Ufersa alcance apenas, nesse primeiro momento, o município de Angicos, na Região Central. (Fonte: César Santos - Jornal DeFato)


Biblioteca Ambulante da Uern leva conhecimento à população de bairros periféricos de Pau dos Ferros

A Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (Projeto BALE) vai, uma vez por semana, a localidades de baixa renda do município de Pau dos Ferros com o objetivo de formar novos leitores.

A iniciativa é do Grupo de Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (Geppe) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que é coordenado pela professora Maria Lúcia Sampaio.

Cerca de 400 pessoas participam semanalmente das atividades nos bairros São Geraldo e Riacho do Meio. O Projeto Bale organiza rodas de leitura, recitais de poesia, apresentações de teatro e de fantoches para crianças, adolescentes e adultos do município.

A cada quarta-feira, um dos bairros selecionados é visitado. A iniciativa tem apoio do Banco do Nordeste, por meio do Programa BNB de Cultura, que concedeu R$ 20 mil para a estruturação da biblioteca. Segundo Maria Lúcia Sampaio, estava prevista a compra de pouco mais de 450 títulos.

"As pessoas foram sugerindo a aquisição de outros e acho que vamos superar a marca dos 500", disse.

Projeto monta estandes em bairros e escolas

Para encaminhar as ações do projeto, a coordenação encaminha a montagem de estandes em escolas e bairros do município oestano.

Em Riacho do Meio, a equipe, que é formada por 14 pessoas, atua com a presença de um estande na Escola Estadual João Escolástico e outro na rua em frente.

Em São Geraldo, o trabalho é desenvolvido na Escola Municipal Francisco Torquato.

"A cada dez encontros, nós mudamos o tipo de atividade, o que funciona muito bem. Os livros ficam mais atrativos, principalmente para as crianças, que acabam pedindo para ler outros", afirmou a coordenadora.

A primeira etapa do projeto se encerrou no final de março, quando foi implementado um acervo multimídia utilizado pelas pessoas integradas ao projeto.

Parte deste é composto pela coleção "O Melhor da programação do Centro Cultural Banco do Nordeste", que leva a debates e apresentações de grandes nomes da cultura nordestina.

Fonte: jornal O Mossoroense

Fortaleza

O blogueiro se encontra em Fortaleza, desde o último dia 05, onde atendi convite do amigo Felipão e marquei presença no lançamento da carreira solo do cantor.

O evento foi realizado nas casas de shows: Forró no Sítio e no Sítio Real, durante os dois shows, o Felipão agitou geral. Impressionante, as duas casas estavam lotados e sem dúvidas o evento foi um sucesso.

Aproveito o espaço para agredecer ao amigo Felipão e a esposa Yanna pela receptividade e pelo carinho, à toda galera do fã-clube "As musas do Felipão" e claro, a produtora Anna kamylle, ela que foi super atenciosa e gentil!

Confira alguns cliques:

Eu e Anna Kamylle

Telma (Revista Forrozando) e eu

Telma e o filho (Revista Forrozando)

Eu e Karine Mitri - apresentadora do programa Levanta Poeira

Juninho da Mídia, Felipão e eu

Felipão e a galera do Fã-clube "As musas do Felipão"

Tassia Cavalcanti (apresentadora do programa Forró Mundi) e Felipão

Felipão e a esposa Yanna Gurgel

Karine Mitre e Felipão

Cobertura completa - www.paudosferros.com