Alimentação saudável e exercíos físicos são garantia de vida longa

A vigilância com os hábitos alimentares e a construção de um estilo de vida mais saudável associado à prática de atividades físicas é o melhor caminho para ajudar a prevenir doenças e garantir vida longa, é o que garante a nutricionista Emanuelle Paiva.

"Como imortalizou Hipócrates a alimentação saudável é vida saudável, faça da alimentação o seu remédio".

A moda dos fast-foods e o apelo ao público infantil têm induzido à formação de uma legião de "gordinhos". Um estudo do Ministério da Saúde, realizado em 2006, revela que enquanto a desnutrição caiu de 9,5% para 4% da população, o número de brasileiros gordos aumentou 43% dos adultos que estão acima do peso, sendo 11% deles, obesos. Os índices devem-se ao crescente consumo de produtos ricos em gordura e açúcar e as crianças também têm sido atingidas.

A má alimentação contribui para o surgimento de problemas de saúde como hipertensão, doenças coronárias, cardiopatias, acidentes vasculares, além de ter relação comprovada com alguns tipos de câncer.

"Está comprovado que o consumo de alimentos muito gordurosos contribui para o surgimento do câncer de mama e a falta de ingestão de fibras para o câncer colo-retal ou de intestino", afirma o diretor do centro de Oncologia de Mossoró, dr. José Curi de Medeiros.

Dicas

Coma alimentos integrais como pão integral, arroz integral, frutas e verduras.

Tente comer mais vegetais e frutas cruas, inclusive a casca, quando adequado. O cozimento reduz o teor de fibras.

Coma alimentos com alto teor de fibras em cada refeição. Cereais são recomendados no desjejum. Inclua feijões, sementes e grãos inteiros nas refeições.

Aumente o volume de água tomada durante o dia.

Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para, no máximo, uma vez por semana e também o consumo de sal e tire o saleiro da mesa.

Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições.

Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para, no máximo, duas vezes por semana

Fonte - O Mossoroense

Livro -> "Rio de Grande Sol" revela as belezas do Estado em coletânea

O livro "Rio de Grande Sol", uma coletânea de fotos e fragmentos de poesias, retrata do litoral ao sertão as paisagens do Rio Grande do Norte, com toda sua plenitude e beleza. A obra foi organizada por Marize Castro e Dias Cunha, em parceria com o Idema, Cefet e Petrobras. Três fotógrafos de Mossoró - Edilberto Barros, Robson Carvalho e Kátia Oliveira - tiveram as fotos escolhidas para compor as páginas dessa leitura visual e poética do Estado, que também traz belas imagens fotografadas por profissionais de vários outros municípios.

A cada paisagem, são 66 no total, versos de autores potiguares falecidos, como o mossoroense Dorian Jorge Freire, Câmara Cascudo, Zila Mamede, Auta de Souza, entre outros. As fotos foram selecionadas do último concurso de fotografia do Idema.

Encontrar um elo entre os artistas da palavra com os artistas da imagem foi o grande desafio das organizadoras, como elas mesmas definiram. O próprio nome do livro "Rio de Grande Sol", é uma expressão do poeta norte-rio-grandense Jorge Fernandes.





: Pit bulls amedrontam moradores de Pau dos Ferros

Raças com instinto agressivo são comuns circulando em ruas e praças da cidade sem focinheiras nem utensílios de segurança.Foto: Raça necessita de regras para criação.

Alguns moradores da cidade de Pau dos Ferros nos últimos meses vem observando a crescente proliferação de cão da raça pit bull na cidade, o que vem gerando preocupação para muitos, pois se trata de animais com instintos desconhecidos e imprevisíveis.
Para muitos um desejo e amor por cães, para outros apenas uma pseudo afirmação de status que se ofusca com os diversos relatos de ataques aos próprios proprietários, entre eles, até fatais.
“O que vemos a noite são ruas e praças da cidade cheias de ‘playboys’ com cachorros sem focinheiras o que vem gerando receio às pessoas e amedrontando os pais de família”, disse o professor Israel Vianney.
Na cidade não existe legislação específica para a autorização, criação e responsabilidades dos proprietários desses animais, o que vem deixando a população mais a mercê desse perigo.
“Falta um esclarecimento tanto dos proprietários quando da população em geral quando se diz respeito à criação de pitbulls. As autoridades competentes deveriam tratar tal assunto com mais seriedade, vendo a necessidade de rápidas providências”, afirmou Israel Vianney.
O Pit bull (American Pit bull Terrier) é uma raça que foi desenvolvida (quer dizer, modificada geneticamente) para produzir cães de combate.
Destaca-se como principal característica desta raça, a sua agilidade e robustez. Dependendo do treinamento que o animal for submetido, estes cães podem se tornar extremamente agressivos, embora haja quem diga que esta é uma característica da raça.
Nos últimos anos vários ataques de cães da raça Pit bull têm levado pessoas à morte ou deixando as mesmas em estado gravemente feridas. Em virtude disto, tem sido questionado tanto o comportamento de donos de cães Pit Bull quanto à existência desta raça.
O Pit Bull é hoje considerado um cão agressivo e assassino, também o que se esperar de um cachorro que foi desenvolvido para se tornar imbatível em lutas contra outros cães. O Pit Bull não tolera bem outros animais, quer sejam menores ou maiores. Para tanto, eles precisam de adestramento e socialização.
A legislação sobre cães perigosos tem uma enorme lacuna: não define medidas para donos perigosos. No caso dos facínoras que criam estes e outros animais, capazes de estralhaçar um adulto, a lei devia exigir trela, açaimo, vacinas e chip para o animal.
Fica o alerta para que nenhum caso de ataque seja registrado em nossa cidade e que a denuncia que chegou ao jornal Resenha sirva de fonte esclarecedora e educativa tanto para população quanto para os propietários.

Fonte Jornal Resenha

Sai o resultado dos melhores profissionais do ano

Jornal Resenha desbanca a imprensa tradicional e é escolhido pelos pauferrenses o melhor veículo de comunicação escrita.


O maior evento da sociedade pauferrense, a festa de premiação das personalidades que se destacaram em 2006, acaba de divulgar o resultado da consulta que destacou os melhores profissionais das 34 categorias pesquisadas.
A festa dos destaques 2006 irá acontecer no próximo dia 26, na AABB de Pau dos Ferros, com animação do Grupo Musical “Somos Acústicos” de Mossoró. A expectativa com relação ao evento girava em torno do nome do troféu (a cada ano uma homenagem in memória). No último sábado, o idealizador do evento, colunista social Lisboa Batista, quebrou a curiosidade e divulgou que esse ano a personalidade homenageada in memória será o sr. José Guedes do Rego. Para obter maiores informações sobre a festa, acompanhe o colunista Lisboa Batista em sua coluna diária na imprensa ou através do site www.paudosferros.com.br.

RESENHA – Há pouco mais de um ano no mercado, o Jornal Resenha Alto Oeste foi o veículo de comunicação escrita mais lembrado pelos entrevistados, provando assim o seu relevante papel na formação de opinião altooestana. O jornal Resenha desbancou veículos tradicionais e orgulhosamente se sente com o dever cumprido de levar à população de Pau dos Ferros e das cidades circunvizinhas informação transparente, verdadeira e de fácil leitura.

DESTAQUES 2006

ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO: Academia “Glaucione Garcia”
ADMINISTRAÇÃO DE ÓRGÃO PÚBLICO: Boanerges de F.B. Filho
ADVOGADO: Francisco Ubaldo Lobo Bezerra de Queiroz
AGENCIA BANCÁRIA: Caixa Econômica Federal
AGRONOMO: Delvaci Valdes de Murilo Nogueira
ARTES: Israel Vianney Fernandes
ASSISTENTE SOCIAL: Karígina Kelly Queiroz de Aquino
BANCÁRIO: Manoel Paulo Neto
BOUTIQUE: Mart Modas
CABELEIREIRO: Jânea de Bessa
CASAL ATUANTE: Ary Tomaz A. Filho/Vera Lucia Dias de Araújo
CLINICA MEDICA: Centro Médico e Diagnóstico – CEMED
COMUNICAÇÃO ESCRITA: Jornal Resenha Alto Oeste
CONSTRUTORA: Acácia Construções Ltda. – ACOL
DIRETOR DE ESCOLA: Genisa Lima de Souza Raulino
EMPRESÁRIO: Francisco Xavier do Rego
ENFERMEIRO: Francisco Carlyelson de Oliveira Costa
ENTIDADE FILANTRÓPICA: Patronato “Alfredo Fernandes”
FARMÁCIA: Farmácia Ideal
FISIOTERAPEUTA: Narla Alaíde Diógenes Bessa
GARÇON: Adonias Júnior
JOVEM ATUANTE: Francisco Genário Pinheiro Melo
LABORATÓRIO DE A. CLINICAS: Centro de Análises Médicas
LIVRARIA: Livraria “Papel Carbono”
MANICURE: Maria Márcia da Silva Morais
MÉDICO: Jesus Rolly Dominguez Gutierrez
ODONTOLOGO: José Airton Lopes
ÓTICA: A Graciosa – Pau dos Ferros
PROFESSOR: Milton Urbano Aires
RADIALISTA: Souza Neto (in memorian)
RÁDIO: Dumbo FM 96,5
RESTAURANTE: Água na Boca
SENHORA FILANTRÓPICA: Maria Feliciano do Rego Torquato.
VEREADOR: Tércia Maria Batalha.

Fonte: Jornal Resenha Alto Oeste - www.jornalresenha.com.br

Clientes “reféns” das filas bancárias

Lei Municipal Nº. 775/98 proíbe tempo de espera em filas superior a 30 minutos.

A cena é corriqueira. Você sai de casa ou aproveita o horário de almoço para dar uma passadinha no banco. E o que era para demorar alguns minutos, toma boa parte do seu tempo ou algumas horas do dia. Lá se foi o seu almoço ou o seu descanso.
Final de mês, ou então, hoje é dia primeiro. Como todo brasileiro bem sabe, é dia de fila nos bancos. Quem tem pagamentos a fazer, salário e benefícios a receber já se prepara: vai perder um bom tempo esperando.
A Lei Municipal Nº 775/98 de 18 de dezembro de 1998 obriga as agências, no âmbito do Município, a colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável.
O art. 2º dispõe que para efeito desta lei, entende-se como tempo razoável para o atendimento, no máximo até 30 minutos em dias normais e de 45 minutos em véspera ou após feriado prolongado.
O não cumprimento da lei sujeitará o infrator a advertência, não solucionando o problema, multa de 5 mil UFIRs; multa de 10.000 UFIRs até a 5ª reincidência e multa de 20.000 UFIRs após a 5ª reincidência.Para resolver o problema, centenas de cidades em todo o Brasil decidiram aprovar uma lei para reduzir essa demora toda. Os bancos reclamam, mas os clientes aprovam. Eles afirmam que os bancos querem fornecer apenas atendimento eletrônico. Já os banqueiros dizem que só há problema em alguns dias do mês.
A fiscalização da lei das filas nos bancos confunde muitos clientes. Em algumas cidades, ela deve ser feita pela prefeitura; em outras, pelo Procon.
Está no artigo 3 do Código de Defesa do consumidor (Lei n 8.078 de 11 de setembro de 1990):
“Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhistas.(..)”.
Mais adiante, o código define claramente, no parágrafo 2 do artigo 20, que são considerados impróprios e inadequados os serviços pelos quais os clientes têm que esperar.
No caso de Pau dos Ferros, segundo a Lei 775/98 as denúncias dos clientes e usuários serão apuradas pela Secretaria Municipal de Finanças. Os clientes e usuários prejudicados deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Finanças, preencherem o formulário disponível em duas vias para apuração da denúncia.
Outra possibilidade, em caso de abuso no tempo de espera e serviços ineficientes, as denuncia deve ser formalizada ao Procon. O procedimento inclui uma visita ao local para a fiscalização ou para a averiguação de uma denúncia. No caso da constatação da demora no atendimento, o Procon adverte a instituição e dá um prazo de dez dias para que elas se adequem.
Depois deste prazo, o Procon retorna ao banco para averiguar se o problema ainda persiste. Os bancos que não se adequam estão sujeitos a uma multa que varia de 200 a 3 milhões de UFIRS. Ainda que elas recorram na justiça às multas e à fiscalização, muitas acabam cedendo à pressão e melhorando o serviço prestado ao cliente.
Por fim, não bastassem todos esses inconvenientes, ainda que o cliente seja culto, saiba operar a máquina de forma correta e queira correr o risco de ser abordado por criminosos ao fazer uso do caixa eletrônico, tem ele, ainda, que contar com a "sorte" de encontrar um caixa eletrônico que funcione perfeitamente, o que também tem se mostrado tão difícil quanto acertar na loteria.
Os usuários devem fazer uso da lei que desde 1998 que está à disposição de todos. Com isso se espera que a qualidade dos serviços melhore e a redução do tempo em filas seja percebida por todos.
Fonte -> Jornal Resenha Alto Oeste - www.jornalresenha.com.br

Ministério garante chegada de CEFET à Pau dos Ferros

A educação técnica e superior de Pau dos Ferros nunca vivenciou momentos pra se comemorar tanto. Nos últimos dias, a cidade recebeu a notícia que será instalada no município uma Unidade do CEFET (Centro Federal de Educação Superior) e provavelmente Pau dos Ferros também será escolhida para implantação de um Campus no processo de expansão da UFERSA ( Universidade Federal Rural do Semi-Árido).
O município de Pau dos Ferros será um dos inseridos no plano de expansão do Cefet, que por sinal vai mudar de nomenclatura, passando para IFET, deixando de ser centro e se transformado em instituto.
Além de Pau dos Ferros, os municípios de Apodi, João Câmara, Caicó, Macau e Santa Cruz também serão contemplados com a instalação de um cefet na sede do município.
Das 150 cidades-pólo nas quais serão implantadas as novas unidades federais de ensino profissionalizante, 51 estão localizadas na região nordeste representando 33% do total de estabelecimentos previstos para o país.
O objetivo da expansão das escolas federais de ensino profissionalizante é obter uma distribuição territorial equilibrada e a cobertura do maior número possível de mesorregiões, em sintonia com os Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Um arranjo é caracterizado pela aglomeração de um número significativo de serviços e de empresas que atuam em torno de uma atividade e atendem toda a cadeia produtiva principal.
O conceito de cidade-pólo surgiu após trabalho de análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura e Abastecimento, da Integração Nacional e da Educação.
O aproveitamento da infra-estrutura física existente e a identificação de potenciais parcerias com os municípios foram outros critérios utilizados na definição.
Vale salientar que em Pau dos Ferros já existe um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e o maior Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fora de Mossoró.
Cada cidade-pólo selecionada abrange um raio de aproximadamente 50 quilômetros em uma determinada região. O potencial de crescimento é regional, e a cidade-pólo é a referência de um conjunto (mesorregiões) de municípios.
Fonte -> Jornal Resenha - Alto Oeste - www.jornalresenha.com.br

É notícia nos jornais...

Alto Oeste: O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região do Alto Oeste, finalmente, ganha corpo. Um trabalho idealizado pelo secretário estadual de Planejamento, Vagner Gutemberg de Araújo, que se arrastou desde o primeiro ano do primeiro governo Wilma de Faria (PSB). O plano será entregue no dia 24 deste mês, em solenidade no campus da Uern de Pau dos Ferros, com a presença da governadora. (Colunista Cesár Santos - Jornal de Fato)

Fotografia: Atenção: quem gosta de fotografar, prepare as máquinas, foi aberto o concurso fotográfico “Um olhar sobre a cultura potiguar”. As inscrições são gratuitas e podem participar pessoas de todas as idades, que residem em nosso Estado. O concurso é uma iniciativa da agência Caminhos Comunicação e Cultura, que é composta por jornalistas e radialistas, e faz parte do projeto aprovado pelo Programa do Banco do Nordeste do Brasil de Cultura 2007. Maiores informações pelo www.olharcultura.com.(Colunista Vandilson Ramalho - Jornal de Fato)

No próximo dia 19 uma mini vaquejada será realizada no Parque José Maria de Almeida no Sítio Ilha - Alexandria, a premiação será de R$ 2 mil, na Quadra do Vaqueiro, tendo muito forró com a super banda Molekes do Forró. (Colunista Soraya Vieira - Gazeta do Oeste)

Realizado com sucesso a palestra Marketing Direto e Mídia Postal, no auditório da Facex, na semana passada, com Edvan Silva. O público-alvo foi empresários, estudantes de Marketing e Administração. (Colunsita Soraya Vieira - Gazeta do Oeste)

Enrolado: Em Pau dos Ferros continua a novela em torno das vagas 'transitórias' abertas na Câmara Municipal a partir da modificação de partidos dos vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha. Os vereadores que foram contemplados com a retomada das vagas na última quinta-feira ainda não foram reempossados. (colunista Márcio Costa - O Mossoroense)

Suspensa: A Câmara Municipal não foi oficialmente informada da decisão judicial e em função do impasse, por iniciativa do vereador Eraldo Alves, a sessão prevista para ontem acabou não ocorrendo. A disputa pelas vagas ganha novos temperos e a confusão, novos episódios. É esperar para ver quem dá o nó cego neste processo. (Colunista Márcio Costa - Jornal O Mossoroense)

QUEDA DO DÓLAR: A queda no valor do dólar comercial ficou a R$ 1,95, o valor mais baixo já visto desde 2001. Vantagem para quem pretende viajar pelo exterior nesse período, pois as agências de turismo fornecem pacotes internacionais mais baratos e estão sendo mais procurados do que os pacotes turísticos nacionais. Alguns analistas afirmam que essa ainda não é a hora de investir na moeda internacional, porque o valor pode continuar caindo e os exportadores é quem andam por aí reclamando. (Colunista Lizana Lima - O Mossoroense)

DEPUTADO GROSSEIRO: A política está virando brincadeira. Casos absurdos acontecem diante das câmeras de televisão brasileira e alguns cidadãos ainda têm a coragem de ir a uma urna e dar seu voto a um candidato como o ex-apresentador Clodovil Hernandez, o parlamentar que semana passada agrediu verbalmente a deputada Cida Diogo, chamando-a de feia. O fato dele pedir desculpas às mulheres por tanta falta de educação, conseguiu sensibilizar a bancada feminina da Câmara, mas nem por isso a vítima deixará passar em branco, afirmando que o processo contra Clodovil deve prosseguir. (Colunista Lizana Lima - O Mossoroense)


Criança é vítima de bala perdida na capital do Rio Grande do Norte

"Parece que a violência urbana está se globalizando". Foi o que uma internauta comentou numa comunidade do Orkut que falava do caso de uma criança de sete anos que foi atingida por bala perdida na tarde de terça-feira, no Vale Dourado, Zona Norte de Natal. Perplexa com o fato, a jovem completa a declaração com a frase: "Estamos morando no Sul ou no Nordeste?". De acordo com outros sites de informações do Estado, o responsável pelo disparo, de acordo com informações de testemunhas à polícia, é um adolescente de 13 anos.

A pequena vítima foi conduzida ao Hospital Santa Catarina, onde chegou em estado grava e após cirurgia passa bem. A bala estava alojada na região dorsal. A Polícia Militar informou que o jovem estava na rua Cláudio José, por volta das 15h15, quando começou o início dos disparos. Uma das munições acertou a criança de sete anos que estava na calçada. Nem a polícia, nem as testemunhas souberam informar o motivo que levou o adolescente a dar início a esse ato criminoso.

Fonte: Jornal O Mossoroense


Gravação do DVD do Moral


Pra quem não sabe, o Felipão & Forró Moral, estará gravando o segundo DVD nos dias 31 de maio e dia 01 de Junho. Vai ser dois shows, sendo que o primeiro, será no Marina Park Hotel em Fortaleza somente para convidados e dia 01 de Junho um show no Park do Vaqueiro, aberto ao público.


Estou organizando uma lotação bate/volta para a gravação do dia 31, (show só pra convidados) vamos sair de Pau dos Ferros, interessados em participar por favor entrar em contato comigo através do e-mail clistenescarlos@yahoo.com.br ou então pelo orkut. Vagas limitadas!!! Eu tenho os convite do show, interessado me procurar ou ligar pro 8822-7473
São João Na Serra
São Miguel prepara-se para celebrar o maior evento da região, o tradicional São João na Serra que acontece de 21 a 24 de junho na Praça de Eventos Maestro Pedro Rufino. Anote aí as atrações: os Nonatos e Lagosta Bronzeada , Forró na Pisada, Garotões do Forró, Banda Skema, Samira Show, Forró dos Playes , Forró na Tora, Forró Real , Forró Bill e Solteirões do Forró. Preparem-se para brincar o maior São João de todos os tempos.


Sena acumulada
A cumulatividade de prêmios pagos pelas loterias da Caixa Econômica Federal pode estar com os dias contados. Se aprovado, o projeto de lei (PL nº 962/07), apresentado pelo deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), prevê que os concursos não poderão mais acumular prêmios acima de R$ 10 milhões. Pelo projeto, quando não houver um vencedor e o prêmio atingir esse montante, imediatamente o valor será rateado entre os apostadores que mais se aproximarem do resultado oficial. A idéia é permitir maior distribuição dos valores arrecadados nos jogos. (jornal de Fato)

Palestra

Do amigo Edivan Silva recebo e-mail que segue na íntegra:

Gostaria de informar-lhe do sucesso da realização da Palestra e lançamento do livro: GIGANTES DA MOTIVAÇÃO em Pau dos Ferros/RN, nesse último dia 12 de maio de 2007, no Rotary Club Pau dos Ferros.

Informo-lhes também que o livro pode ser encontrado à venda na Livraria Papel Carbono em Pau dos Ferros/RN e no site da editora Landscape: www.editoralandscape.com.br

Aproveito e solicito publicar as fotos da palestra com os créditos para o site paudosferros.com e Força Sempre! Estou a disposição para divulgação de notícias e informes em minha coluna no site paudosferros.com


Abraços otimistas.
Edivan Silva
Escritor/Palestrante

Felipão e Babado Novo no Beach Park


Essa festa vai ser imperdível!!


Ess

Convite

Chegando convite da Colunista Soraya Vieira - Gazeta do Oeste - para participar do café da manhã em comemoração ao seu aniversário no próximo dia 20!

A ela, que é uma pessoa maravilhosa, desejo toda felicidade do mundo. Muito obrigado pela gentileza!

Minha coluna no Jornal Resenha Alto Oeste - edição número 30 - do dia 14 de maio


FELICIDADES

Muita gente querida aniversariando na primeira quinzena do mês e aqui parabenizo e desejo muitos anos de vida para: Talles Lopes dia 02 (webmaster do www.paudosferros.com.br), Kleber Negreiros (Rodolfo Fernandes), Fernando Magalhães dia 09, Lisboa Júnior, Joelmir Gadelha dia 10, as gêmeas Dayane & Dayse e Ítalo (baleia) dia 14.

DESTAQUES

No próximo dia 26, nos salões da AABB de nossa cidade, o colunista Lisboa Batista, reúne a sociedade pau-ferrense em mais uma edição da Festa dos Destaques. Na ocasião os profissionais que foram eleitos pela pesquisa que abrangeu 2% da população, receberão o troféu em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O evento será animado pelo grupo musical “Somos Acústicos” da cidade de Mossoró, o Buffet ficará a cargo de Fátima Araújo (Palladar Buffet), Jarismar e Rosimar assinam a decoração (Art Décor).

LANE CARDOSO

Após um mês de férias, o "furacão" potiguar Lane Cardoso, escolheu as cidade de Pau dos Ferros e Marcelino Vieira para retornar aos palcos com o seu novo visual e com a banda de cara nova. No último dia 06 ela lotou as dependências da AABB de nossa cidade e por mais de duas horas, a galera presente, dançou e se divertiu pra valer. Logo em seguida ela fez show na cidade de Marcelino Vieira e contagiou a todos.

NATAL FASHION WEEK

No período de 23 à 28 de abril, a cidade de natal se transformou na capital da moda com a realização da edição 2007 do Natal Fashion Week. O evento que esse ano foi realizado nos salões do centro de convenções contou com a participação de varias celebridades, entre elas podemos destacar os Ex-BBB Daniel Saullo e Diego Alemão, a modelo Elen Jabour, os atores Carlos Casa Grande e Tiago Rodrigues. Durantes os desfiles o Alto Oeste foi representado pelos modelos Júnior Fontes (José da Penha) Samara Isabela (Pau dos Ferros) e Liziane Carvalho (São Miguel).

ÁGUA NOVA

No ultimo fim de semana a cidade de Água Nova prestou homenagens a Padroeira Nossa Senhora de Fátima, por lá uma vasta programação religiosa foi organizada para comemorar a data. Como já é tradição a parte social do evento ficou a cargo do promoter/colunista Alcimar Almeida que esse ano trouxe para a cidade os shows das bandas: Carreteiros e João Bandeira & João Bandeira Jr (no Pilequinhos Clube) e pra finalizar a prefeitura organizou um grande show em praça pública com a banda Pegada Quente. Agradecemos a gentileza do convite.

Fique Por Dentro!!!

@ - O jovem casal Gildécio Araújo/Tatiana Abrantes super felizes com o nascimento da primeira herdeira Jamilly Abrante. A mesma veio ao mundo no último dia 05. Aos pais corujas, meus parabéns.

@ - Durante a vinda de Lane Cardoso ao Alto Oeste, bati um papo super agradável com o seu produtor e irmão Geraldo, e ele me contou super empolgado que Lane está fazendo muito sucesso no estado do Pernambuco e que inclusive esteve em recife recentemente fazendo diversos programas de TV´s e sendo cotada para varias micaretas no estado. Parabéns pelo sucesso.

@ - O amigo Carlos Pompeu, empresário e irmão do felipão Moral, via celular convidando para participar da gravação do segundo DVD da banda que será realizado na cidade de Fortaleza. A gravação se dará em duas etapas. Dia 31/05 um show especial somente para convidados no Marina Park Hotel, com participações especiais de diversos artistas e dia 01/06 no Parque do Vaqueiro, em um show aberto para todos os fãs. Agradeço de coração a toda família moral pelo convite e pela confederação.

@ - Por falar em Forró Moral, no último dia 08, o meu amigo Felipe Aragão (vocalista) e a amada Yanna Gurgel, oficializaram o relacionamento em uma cerimônia religiosa na capital Cearense. Ao mais novo casal, envio os parabéns e os votos de muitas felicidades.

@ - O diretor administrativo desse quinzenal, Jean Carlos, acaba de entrar para a era do blog. O mesmo mantém na Internet uma página voltada para abordar os principais assuntos do nosso estado e principalmente da nossa região. Acesse www.blogdojeancarlos.blogspot.com e fique por dentro de todas as novidades.

@ - Durante os dias 11 e 13 do corrente mês, a Pizzaria Água na Boca, foi palco para a apresentação do show de humor intitulado “Delírios de uma sociaLIGHT e sua amiga DIET”. Durante os dois dias, um grande público se fez presente e prestigiou o evento que leva a assinatura do competente Israel Vianney.

@ - Dia 30 de Abril, na capital potiguar, o amigo Cláudio Menezes em parceria com os Sócios Juninho e Curinga do Programa Batendo Perna (TV Tropical), lançaram a revista Universitária News, uma publicação voltada para todos os universitários. Obrigado pelos exemplares da revista.

@ - Pra galera que não pode curtir as festas das cidades de Dr. Severiano e Água Nova, como também a apresentação do show de humor na Pizzaria Água na Boca, uma boa dica é visitar os sites www.zoomrn.com.br e www.flashteen.com.br e conferir a cobertura completa desses eventos.

@ - fique por dentro de tudo o que rola em nossa cidade, como também no Alto Oeste, acessando o meu blog www.clistenescarlos.blogspot.com


CLIKS


A top pau-ferrense Samara Maia, esbanjando beleza nas passarelas do Natal Fashion Week.


Os pais corujas, Gildécio e Tatiana, felizes com o nascimento da filha Jamilly.


Maria Rêgo – na foto ladeada pelos filhos Fábio e Fabrício Torquato – foi eleita a Senhora Filantrópica nos Destaques 2007. Parabéns.

Márcia, Yara e Eliziane Curtindo o show de Lane Cardoso na AABB.


Talles Lopes, aniversariante do dia 02, acompanhado da esposa, nos agitos de Lane Cardoso! Ao amigo Parabéns!


Ericksson Queiroz ao lado do amigo Max Lenylton curtindo os agitos da banda Saia Rodada em Dr. Severiano!

Vagner Bessa

O assassinato do jovem Francisco Vagner Bessa Pessoa, 25 anos, (ver matéria abaixo) deixou a cidade de Tabuleiro grande chocada. O sepultamento, ocorrido as 17 horas de hoje, foi marcado por muita emoção.

Gente de várias cidades, os colegas da universidade, amigo e familiares prestaram as últimas homenagens ao jovem estudante. Durante os discursos de despedida, algumas pessoas clamaram por paz.



Assassinato em Tabuleiro Grande


Francisco Vagner Bessa Pessoa, 25 anos, foi assassinado por volta da meia noite deste sábado com várias perfurações de faca peixeira. As primeiras informações que chegam dão conta que após uma discussão, o criminoso foi em casa se armou e esperou Vágner perto da casa dele e cometeu o crime. Vágner ainda foi socorrido, retirado para Pau dos Ferros e não resistindo aos ferimentos veio a óbito.

Vágner Bessa, como era mais conhecido, fazia Faculdade de Letras, trabalhou como professor na Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, atualmente trabalhava na secretaria da referida escola, era também recenseador do IBGE e idealizador, fundador e redator chefe do Jornal O Taboleirense.


Fonte: Blog do João Moacir - www.joaomoacir.zip.net




Fique por Dentro

Resenha Alto Oeste: Amanhá circula em Pau dos Ferros e em todo Alto Oeste mais edição do Jornal Resenha Alto Oeste (Jornal de circulação Quinzenal) Vale a pena conferir, lembrando que o mesmo é distribuído gratuitamente e pode ser adquirido na sede do Jornal, que fica na Rua Getúlio Vargas (vizinho a pizzaria Água na Boca). Por falar no Resenha, o mesmo foi eleito o melhor jornal de circulação na cidade, pela pesquisa que feita pelo colunista Lisboa Batista, para a festa dos Destaques do ano. Quem quiser acompanhar pela net basta acessar www.jornalresenha.com.br

Água Nova: desde a última sexta feira que a cidade de Água Nova está em festas em comemoração a Padroeira. Sexta e sábado, as festas foram organizadas pelo competente Alcimar Almeida, que é promoter e colunista. Sexta no Pilequinhos Clube, a festa ficou por conta da banda Carreteiros, marquei presença e pude conferir que o sucesso da festa é muito grande, já no sábado a festa rolou por conta de João Bandeira e João Bandeira Junior e hoje pra finalizar, tem show na praça com a banda Pegada Quente.

Acidentes: É público e notório que a quantidade de acidentes de trânsito ocorrido em território brasileiro é imensa. O que está sendo apurado nas últimas semanas é quanto em reais são gastos nesses acidentes constantes ocorridos em todo país. Um estudo de custo dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras, repassado essa semana ao ministro da Justiça, Tarso Genro, afirma que no total as tragédias automobilísticas chegam a R$ 22 bilhões por ano. O montante representa 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O Ministério da Justiça declarou que os R$ 22 bilhões se referem aos custos pré-hospitalares, hospitalares, de transporte e de pacientes internados, além de despesas pós-hospitalares. Quem precisa ser tratado em centro de reabilitação após sair da internação, por exemplo, custa cerca de R$ 1,5 mil por mês aos cofres públicos. A análise revela ainda que em 2004, por exemplo, as rodovias nacionais - federais, estaduais e municipais - registraram uma média de 13 acidentes por hora, 307 por dia. (Fonte - O Mossoroense)

OBRAS LITERÁRIAS: A Comperve está divulgando a relação de obras literárias que serão utilizadas no seu Processo Seletivo Vocacionado 2008 na Uern. As obras relacionadas são: O Ateneu, romance de Raul Pompéia; Crônicas 6, de Carlos Eduardo Novaes, José Carlos Oliveira, Lourenço Diaféria, e Luís Fernando Veríssimo; Viagem (poesia), de Cecília Meireles; O Recado do Morro (novela), de Guimarães Rosa; e, Dez Cordéis Num Cordel Só (poesia popular), de Antonio Francisco. (Gilberto de Souza - Gazeta do Oeste)

UFRN: Por sua vez, na instância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), as obras literárias escolhidas foram: O Ateneu, de Raul Pompéia; A Moratória, de Jorge Andrade; Livro de Poemas, de Jorge Fernandes; Contos de Aprendiz, de Carlos Drummond de Andrade; e, Coleção Para Gostar de Ler, volume 7, de vários autores. (Gilberto de Souza - Gazeta do Oeste)

Poluição Sonora


Quem mora pelo centro de Pau dos Ferros, ou quem costuma visitar com frequência o centro de Pau dos Ferros, mais precisamente na rua D. Pedro II, onde fica concentrado boa parte do comércio da nossa cidade, já deve ter obeservado que a poluição sonora há muito já faz parte da nossa cidade. Diariamente, vários carros de som passam fazendo anúncios, até ai tudo bem, em todo lugar existe isso, só que aqui é demais, passa um carro atrás do outro, o barulho é tanto, que é quase impossível entender o que eles estão anunciando, pois é como falei, é um carro e logo em seguida outro e depois mais outro. Sem falar que o som é muito alto, talves até fora do volume permitido, digo isso pois moro no centro e infelismente tenho que conviver com essa poluição. Tem dias que me acordo com o barulho, sem falar que não dá pra ver Tv e muito menos ligar um som em casa, pois a cada 5 minutos passar um carro fazendo barulho! Lamentável

Grooverida Eletroacústica e Papuá Tronxo

Da Single Produções Artistícas LTDA - da cidade de Barueri - SP, acabo de receber dois Cd´s. Um da Banda Grooveria Eletroacústica - por sinal muito bem elaborado, adorei a capa do Cd, e outro da banda Patuá Tronxo. Aproveito o espaço para agradecer a gentileza da Single. Conheça um pouco mais sobre as duas Bandas:

Patuá Tronxo

Uma massa sonora carregada de ritmos brasileiros,elementos eletrônicos e uma fermentação jazzistica forma um sotaque único universal,indefinindo ainda mais o modo de rotular a banda PATUÁ TRONXO que além da fabricação própria remanufatura musicas já conhecidas pelo publico, como Leão do Norte (Lenine), Juazeiro e Petrolina (Jorge de Altinho), e Marins dos Caetés (Alceu Valença). No cd de Estréia, apesar da soronidade remter ao eletrônico, as gravações foram feitas ao vivo no estúdio.


Há cerca de um ano e meio, a Grooveria Eletroacústica lançou seu primeiro CD, no Bourbon Street, em São Paulo, com o intuito de registrar, antes de mais nada, o clima e a musicalidade das famosas jam sessions que rolavam impreterivelmente todas as terças férias no Na Mata Café, tornando-se uma referência em música ao vivo na noite paulistana.

O que diferenciava essa jam de outras que aconteciam na cidade era que ao invés de tocar temas instrumentais, por vezes sem fim, a noite era um encontro de nomes em ascensão da “Nova MPB”.

Naquela época nomes como: Max de Castro, Jair Oliveira, o então desconhecido Seu Jorge, o esquecido, mas não menos talentoso Cláudio Zoli, Paula Lima e outros tantos que atraíram a atenção de “já não tão desconhecidos” como Ed Motta, Marcelo D2, Alexandre Carlo (Natiruts), Mauricio Manieri, Netinho, e assim por diante em noites de muita música boa e espontaneidade.

Em 2006 a banda recebeu um reforço diretamente de Recife PE, Jota Erre, que trouxe um vocal forte e suingado e uma percussão saborosa! No baixo, “disputado a dentes” pelas melhores gigs do Brasil (Sandy&Junior, Paula Lima, etc,), o talento que desabrochou no Na Mata Café , Dudinha Lima ; na guitarra e vocais, outro super talento, Marcelo Lima , que já trabalhou com nada menos do que George Benson e Toninho Horta. Completando a seção harmônica da banda, o fender Rhodes classudo e incontestável do venerado e não menos disputado Marcelo Maita; botando pressão no caldeirão do groove, nos metais, o agudo inigualável e cada vez mais “azeitado” do trompete de Azeitona e a malemolência do trombone de vara de Paulinho “bomba de chopp” Norberto; dando o toque final, o scratch preciso e a percussão incidental do incrível DJ Tubarão, discotecando também antes e depois do show.

Tudo isso sob a batuta, ou melhor, baqueta do baterista Tuto Ferraz, que vem empurrando a locomotiva desse projeto desde a sua concepção até a administração.

Por último e não menos importante, a Grooveria conta com o apoio técnico de Fernando Leite no som “parecendo um CD!”, a disposição de Betinho nosso Roadie e Diretor de Palco “pau-pra-toda-obra; e amarrando tudo isso a produção experiente “importada” do Rio de Janeiro de Tais Pacheco.

A Grooveria está na sua melhor fase, mais madura e prolífica musicalmente, com uma identidade como banda nunca antes alcançada por eles próprios, traz um repertório com novidades e improvisos a cada semana!

Além da temporada no Na Mata Café, que entra no seu sétimo ano (tendo sido eleita pela Veja por três anos a melhor noite paulistana), temporada de férias em Campos do Jordão (Speedy Experience) e Guarapari (+Mais), eventos corporativos (Ambev, Telefônica, Bayard, ESPN, Bosch, Nestlé, etc) e atual residência aos sábados, no seu formato sem convidados, há 2 anos no Bleecker St. a Grooveria resolve levar o seu projeto show/jams com e/ou sem participações especiais para outros palcos da cidade e do Brasil com a mesma musicalidade e profissionalismo.

Mãe, que saudades!

Como tempo passa rápido, parece que foi hoje, o dia em que a senhora partiu! 10 anos já se passaram, a saudade a cada dia aumenta, mas junto com ela, a certeza que de que a senhora, sempre será amada.

Como eu queria hoje, poder sentir seu cheiro, te abraçar e dizer o quanto te amo, infelismente, o destino nos separou, e hoje você já não está mais nesse plano.

Queria tanto que a senhora visse, seus dois netos, Lucas e Victor, são tão lindo mãe! Que pena que a senhora so conheceu o Lucas, e mesmo assim quando partiu, ele so tinha 3 meses de idade, hoje ja esta com 10 anos!!!

Tanta coisa mudou, mas nunca o amor que eu e Clédina sentimos por ti... sei que onde estiver, estará bem melhor do que nós. Te amo tanto, mas tanto....

Guardo comigo, todos os momentos que passamos, as nossas felicidades... lembro-me com todo carinho do mundo, do último beijo que a senhora me deu... Lembro o quanto eras dedicada, o quanto batalhou pra nos dar o melhor... por isso mãe, a senhora, mesmo não estando mais aqui, estará para sempre em nossa mente, em nossos corações...

Que Deus te conceda o descanso eterno e que a senhora onde estiver possa sentir o amor que sentimos por voce... esse amor que me mantem vivo.. Saiba que me orgulha ser seu filho e poder ter te chamado de mãe... sei que quando partiu, eu era muito novo, mas esse tempo que passamos juntos, foi o suficiente, pra eu bater nos peitos e dizer... fui amado pela senhora e te amei e te amo para sempre.......

Feliz dias das Mães...

e parabens para todas as mães do mundo....

Jornal Resenha


Fiquei bastante feliz, quando vi o nome do Jornal Resenha Alto Oeste, na lista dos Destaques Profissionais do ano. O evento que todo ano é organizado pelo colunista Lisboa Batista, tem como objetivo, homenagear os profissionais que mais se destacaram no decorrer do ano. Esse ano, através de uma pesquisa, que foi realizada com 2% da população, 34 profissionais foram eleitos como os melhores do ano, entre esses profissionais, o jornal que foi eleito foi o Resenha, jornal no qual eu sou colunista e me orgulho de fazer parte dessa família. Em nome de toda equipe, quero aqui agradecer a todos que votaram na gente, e aproveito para parabenizar o amigo Jean Carlos, a Augusto Dantas, e a todos que junto comigo, compõem esse jornal, no qual sempre esteve comprometido com a verdade e com a sociedade. Parabéns

A festa para a entrega do troféu, será realizada na AABB no próximo dia 26 e vai reunir a alta sociedade da nossa região.