Garibaldi em Pau dos Ferros

O senador Garibaldi Filho decidiu colocar um ponto final na desconfiança de que o PMDB estadual não estaria apoiando a candidatura à reeleição do prefeito Leonardo Rêgo (DEM), que tem como vice o peemedebista Fabrício Torquato. Confirmou que estará no palanque dos democratas-peemedebistas no sábado que vem, dia 16.

(Fonte: César Santos - Jornal Defato)

37 atletas brasileiros levam o patrocínio dos Correios na bagagem para Pequim

Quando a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 for realizada, na próxima sexta-feira, 8 de agosto, a delegação brasileira desfilará com o número recorde de 277 atletas. Desse total, 33 são dos esportes aquáticos e 4, do tênis, modalidades patrocinadas pelos Correios. Mais do que a marca da empresa, o que esses esportistas levam na bagagem é o apoio a toda uma fase de preparação, por meio do investimento em competições e projetos sociais.

Os Correios patrocinam os esportes aquáticos desde 1991, numa parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Desde então, o número de medalhas conquistadas por nadadores brasileiros subiu de forma expressiva. Para se ter uma idéia dessa ascensão numérica, antes do patrocínio dos Correios, em 36 anos, foram conquistadas 55 medalhas em jogos pan-americanos; depois do apoio da empresa ao esporte, foram conquistadas outras 104. O aumento também é relevante nos números olímpicos: nos primeiros 68 anos de participação brasileira em olimpíadas (1920-1988), a natação conquistou 4 medalhas, enquanto que, somente nos 12 primeiros anos patrocinados pela ECT (1992-2004), o número de medalhas já subiu para 5.

Nas Olimpíadas de Pequim, o Brasil competirá em quatro modalidades de esportes aquáticos: Natação, com 24 atletas; Maratona Aquática, com 3 atletas; Saltos Ornamentais, com 4 atletas e Nado Sincronizado, com 2 atletas. As expectativas de medalha recaem sobre os nadadores Cesar Cielo, Thiago Pereira e Kaio Márcio e sobre o saltador César Castro. No entanto, mesmo distante do sonho do pódio, muitos atletas buscam melhorar suas marcas pessoais, o que levaria à quebra de recordes brasileiros e sul-americanos.

Já o tênis brasileiro, que recebe patrocínio dos Correios desde junho deste ano, terá 4 atletas jogando nas quadras de Pequim. Thomas Bellucci e Marcos Daniel competirão na categoria simples, enquanto André Sá e Marcelo Melo representarão o Brasil no torneio de duplas. Semifinalista do torneio de Wimbledon e quadrifinalista do US Open e de Roland Garros, a dupla composta por André e Marcelo é a que tem mais chances de medalha entre os representantes do tênis brasileiro.

As competições de esportes aquáticos ocorrerão entre os próximos dias 9 a 23 e o torneio de tênis, entre os dias 10 a 17. Os Jogos Olímpicos de Pequim se encerram no dia 24 de agosto. A soma do investimento dos Correios nas duas modalidades esportivas é de cerca de R$ 13,5 milhões anuais.

Fonte: Assessoria de Imprensa dos Correios

:::::::::: Fique Por Dentro ::::::::::

1 - MÚSICA ALIMENTO DA ALMA - Os 10 anos do Festival Mada - Música Alimento da Alma - terá duas apostas da cena independente da América Latina e dos Estados Unidos. Estão confirmados o grupo uruguaio Motosierra e o cantor e compositor Josh Rouse. A festa que acontece em Natal, na Arena do Imirá, de 14 a 16 de agosto, vai mostrar muito do que vem sendo produzido na música brasileira. O carioca Seu Jorge, pela primeira vez em Natal; mais os mineiros Patu Fu, o roqueiro Lobão, os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado, a banda O Rappa. (Fonte: Paulo Pinto - O Mossoroense)

2 - V SELLP - Estão abertas as inscrições para os 17 minicursos da VI SELLP (Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros), que acontecerá no Cameam/Uern, no período de 27 a 29 de agosto. Esses minicursos apresentam alta qualidade e atendem tanto a comunidade acadêmica como aos decentes da educação básica em geral. As vagas são limitadas. A Conferência de abertura da VI SELLP, "Poesia e Ensino", será proferida pelo professor-doutor José Helder Pinheiro Alves, coordenador do curso de Mestrado em Letras da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande).

3 - BURACOS - Caso tenham zelo por seus veículos evitem trafegar pela BR-405, trecho entre Apodi e a divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. A estrada está completamente esburacada. São 130 quilômetros praticamente intransitáveis. (Fonte: Blog do Tio Colorau - http://tiocoloral.zip.net)

4 - EDUCAÇÃO – Em todo o Brasil, 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de visão que interferem em seu desempenho diário. Com isso, o Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), desenvolveu o "Programa Olhar Brasil". (Fonte: Jornal O Mossoroense)

5 - MUNICÍPIOS – O projeto irá atingir 161 municípios do Rio Grande do Norte e identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1º ao 9º ano), no programa "Brasil Alfabetizado" do MEC e na população acima de 60 anos de idade. O paciente não terá custo com a consulta e com os óculos. (Fonte: Jornal O Mossoroense)

6 - ALTA – Em média, os políticos que se elegeram em 2006 e agora são candidatos a vereador ou a prefeito nas eleições de outubro estão 46% mais ricos. É o que revela o levantamento Declarações Patrimoniais - Eleições de 2008 e Evolução Patrimonial em Relação a 2006, da Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Brasil. (Fonte: Jornal O Mossoroense)

7 - ALTA II – Três milhões de pessoas deixaram a pobreza nos últimos seis anos nas seis principais regiões metropolitanas do país, o que corresponde a uma queda de 8,8 pontos percentuais na pobreza. Os dados são da pesquisa Pobreza e Riqueza no Brasil Metropolitano, divulgada ontem pelo Ipea. (Fonte: Jornal O Mossoroense)

8 - VÍRUS DO PRAZER - Um vírus está rondando as caixas de e-mail com a mensagem "Simulador de Orgasmo On-Line". O e-mail traz links que prometem mostrar como um homem e uma mulher sentem orgasmo. Detalhe: o endereço do remetente termina em @camara.gov.br. (Fonte: Paulo Pinto - Jornal O Mossoroense)

9 - PROMOÇÃO - Última semana de promoção do Mossoró Mix Indoor, que acontecerá em novembro e terá como atrações: Biquíni Cavadão, Paralamas do Sucesso, Psirico, Aviões do Forró, Voa Dois, Ferro na Boneca, Inala e Bakulejo. Compre seu passaporte em até 4x no cartão de crédito no valor de 120 reais para camarote e 70 reais para pista e ganhe cinco CDs das bandas do evento. Vendas na Estação do Som ou informações pelo telefone (84)3316-1987. Uma organização de Gondim e Garcia Promoções.

10 - O colunista Renê Guida já agendou o próximo dia 30 para o show de beleza do Tráfego Look 2008 da cidade de São Miguel. O concurso já revelou várias beldades do mundo da moda, entre elas: Liziane Carvalho, Natália Gonçalves, Shayanne Andrade, entre outras. Este ano o concurso será produzido pelo promoter Renato Nogueira.

Trivela do ASA


Os amantes e fanáticos da banda Asa de Águia estão felizes da vida com o anúncio de mais um show de Durval Lellys em nosso Estado. A banda estará comandando sua tradicional Trivela, no dia 23 de agosto, no Vila Folia, em Natal. A galera que não quer ficar de fora do show da banda Asa de Águia, que já prometeu tocar um repertório com duração de três horas, pode garantir os acessos da pista e camarote na loja Anne, no Shopping Midway Mall. Compre antes que acabe.

Mãe enterra recém-nascido e cachorros dilaceram corpo

Por Mayara Amorim - Jornal O Mossoroense
mayara.amorimf@gmail.com

Ontem pela manhã o surgimento de um corpo dilacerado, de uma criança recém-nascida, chamou atenção de populares do sítio Tira Dentes, zona rural de Baraúna. Logo em seguida o caso gerou ainda mais polêmica quando uma tia de Francisca Batista da Silva, 30 anos, denunciou a sobrinha como sendo a mãe da criança e autora do crime. Os policiais de Baraúna a encaminharam ao Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), onde foi realizado o exame que comprovou que Francisca teria realizado um parto há pouco dias.

Somente depois do laudo do Itep a mulher confessou ser a mãe da criança. Francisca reside há dois quarteirões do local onde a criança foi encontrada e alegou que a criança nasceu morta e que por isso a teria enterrado sem ninguém saber. Mesmo assim o caso ainda gera suspeitas, pelo falo dela ter escondido a gestação e ter enterrado a criança há três dias. Os peritos criminais acreditam que a dilaceração do corpo foi causada por animais (provavelmente cães) que encontrou o corpo enterrado e cavaram para comer.

O corpinho da menina recém-nascida estava sem os membros superiores, com marcas por toda parte e já em estado de putrefação. A polícia local ainda não sabe se a mãe será indiciada por homicídio doloso (quando há intenção de matar). O policial desabafou informando que ainda não conseguiu entender como uma mãe pode ser tão cruel contra o próprio filho e ainda por cima uma criança recém-nascida. Francisca foi liberada ontem e deverá aguardar até segunda ordem.

Atrações da FINECAP 2008

Como falei anteriormente, na noite dessa quarta-feira, o prefeito Leonardo Rêgo Nunes divulgou as atrações da FINECAP 2008. Confira:

Mobral
Forró Danado
Carimbo Nela
Nilson Viana e Menina Dengosa
Garotões do Forró
Ferro na Boneca
Garota Safada
Valdonys
Cavaleiros do Forró
Forró do Muido
Ricardo Chaves
Amado Batista

Muita gente ficou decepcionada, pois um evento tão grande como a FINECAP merecia atrações melhores. Foi feito um suspense para essa divulgação, cogitaram até atrações nacionais, mas o resultado está ai, algumas bandas boas, porém a única novidade fica por conta de Garota Safada, Ricardo Chaves e Forródo Muído, as únicas que nunca realizaram shows em nossa cidade, porém ja fizeram vários na região.

Local onde será realizado a FINECAP

Hoje de noite o prefeito Leonardo Rêgo irá divulgar as atrações da FINECAP 2008. Enquanto isso, confira o novo local do evento, a praça Nossa Senhora da Conceição:






Clique nas imagens para abrir em um tamanho maior


Candidaturas

Ricardo Henrique de Farias, da 40º Zona Eleitoral, não acatou o pedido de indeferimento das candidaturas do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) e do prefeito Leonardo Rêgo (DEM) feito pelo Ministério Público eleitoral. Ontem, o juiz eleitoral confirmou as duas candidaturas e dos respectivos candidatos a vice-prefeito. As duas coligações comemoraram a decisão nas ruas de Pau dos Ferros.

(Fonte: César Santos - Jornal Defato)

Negligência

A segurança pública do Rio Grande do Norte que anda pelas tabelas faz tempo, vai sofrer mais um duro golpe. A partir de 1o de setembro, ou seja, daqui a 24 dias, o Governo do Estado terá que substituir todos os policiais civis e militares por delegados concursados. Como não foi realizado concurso para suprir essa necessidade, pelo menos 70 municípios (quase a metade do RN) ficarão sem delegados. O que isso implica? Os crimes não serão investigados por falta de delegados. Evidentemente, não precisa ser especialista da área para temer o avanço da criminalidade, já bastante acentuado nesse momento. Imagine que a impunidade é um dos incentivadores para o alto índice de crimes, uma vez que elementos nocivos à sociedade se amparam na falta de punição. Agora, porque o Governo do Estado não evitou esse novo problema? Simples: trata-se de flagrante de descompromisso com a segurança da população. Definitivamente, essa área não é prioridade. Veja só. O governo teve prazo de um ano, dado pelo Tribunal de Justiça do Estado, confirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para substituir os policiais por delegados concursados. O prazo termina no dia 30 deste mês sem que o concurso público tenha sido realizado. Vale lembrar que a partir desta data, a governadora Wilma de Faria (PSB) sofrerá multa de R$ 5 mil/dia em caso de descumprimento, o que sugere que ela decidirá pela exoneração dos chamados “tapa-buraco”, ou seja, os policiais civis e militares que estão respondendo pela titularidade das delegaciais. O mais grave é que o próprio governo admite a sua falha. O delegado-geral da Polícia Civil, Ben-Hur Cirino de Medeiros, disse que a deficiência será amenizada pelo acúmulo de função dos atuais delegados concursados, mas que não será suficiente para suprir as necessidades. A única solução é o concurso público, que já deveria ter sido realizado há pelo menos um ano, porém, o governo não tem qualquer previsão. As consequências, que serão danosas, atingirão exclusivamente o cidadão, que continua desamparado, cada vez mais exposto aos bandidos.

(Fonte: Colunista César Santos - Jornal Defato)

Minha coluna de hoje no jornal O Mossoroense

REFLEXÃO

Sinta o valor das coisas não no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem e permanecem.

PARABÉNS

Ainda é tempo de parabenizar e desejar muitos anos de vida para o aniversariante de ontem, o meu grande amigo Heronildes Júnior. Hoje quem completa mais um ano de vida é Nizário Queiroz e finalizando antecipamos os parabéns para Erenilda Vidal, Fred Queiroz, Idalina Raquel, Germano Neto e Diana Diógenes que apagam velinhas amanhã.

FINECAP

Em nossa cidade e em todo o Alto Oeste potiguar todas as expectativas giram em torno da próxima edição da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar - FINECAP - que será realizada no início de setembro em comemoração aos 152 anos de Emancipação Política da nossa querida cidade. Esse ano o evento será realizado na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição e as atrações que irão animar o evento serão divulgadas amanhã à noite pelo prefeito Leonardo Rêgo Nunes.

TRENTO

Atendendo convite da gatinha Janaína Silva, no sábado dia 2 de agosto, marcamos presença no coquetel de lançamento do escritório da Trento Viagens e Turismo que foi realizado no Hertz Hotel. A Trento, com sede em Mossoró, veio através de sua filial em nossa cidade oferecer passagens aéreas e diversos pacotes turísticos para todo o pessoal do Alto-Oeste potiguar.

SELLP

V SELLP - Estão abertas as inscrições para os 17 minicursos da VI SELLP (Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros), que acontecerá no Cameam/Uern, no período de 27 a 29 de agosto. Esses minicursos apresentam alta qualidade e atendem tanto a comunidade acadêmica quanto aos docentes da educação básica em geral. As vagas são limitadas. A conferência de abertura da VI SELLP, "Poesia e Ensino", será proferida pelo professor-doutor José Helder Pinheiro Alves, coordenador do curso de Mestrado em Letras da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande).

FIQUE POR DENTRO

@ - No coquetel de lançamento da Trento, o imenso prazer de conhecer os diretores da empresa José Carlos Matos e Ana Raquel.

@ - Ainda no lançamento da Trento o prazer de encontrar: Dr. Breno Lobo e a esposa Dra. Flávia, Dra Ariadne, Márcia Souza, Régia Souza, colunista Erickson Queiroz, a empresária do ramo da moda Karla Kariely acompanhada do namorado Eliaquim, a gatinha Kivia Narla.

@ - A gatinha Janaína Silva e o amigo Jaílson Paiva são os responsáveis pela direção da Trento e pelas vendas dos pacotes turísticos para diversos destinos do nosso querido Brasil e do mundo.

@ - A coluna está em festa pela aprovação do jovem pau-ferrense Edgo Chayanne no curso de Medicina Veterinária na Ufersa em Mossoró.

@ - O amigo Edielson Soares é só alegria pelo sucesso que o Jornal Virtual de Portalegre vem obtendo. O jornal que completou recentemente um ano de funcionamento é atualizado diariamente. Acesse www.jornaldeportalegre.googlepages.com e fique por dentro das novidades.

@ - Por falar em Portalegre, aproveito o espaço e agradeço aos músicos Alexsandro Bandeira e Luiz Carlos (LC Sax), pelo convite para prestigiar a gravação do primeiro DVD da dupla, que foi realizado sábado passado na cidade de Riacho da Cruz. Compromissos assumidos anteriormente impediram-me de comparecer, mas eu soube que foi um sucesso.

Lei Seca freou tendência de alta de acidentes e mortes no trânsito, avalia Polícia Rodoviária Federal

Os reflexos dos dispositivos da Lei Seca no registro de acidentes e mortes nas estradas brasileiras já são perceptíveis, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. As novas regras que entraram em vigor no dia 20 de junho, fizeram com que a quantidade de acidentes nas estradas federais do país, pela primeira vez no ano, passasse a ser menor do que o registrado em 2007. O número de mortes também caiu após a mudança da legislação, que tornou mais rigorosas as punições para quem é flagrado dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica.

De acordo com a PRF, enquanto em maio de 2008 já havia sido registrado crescimento de 12,8% no número acidentes na comparação como mesmo período de 2007, a partir de junho, o mesmo índice passou a ser de -2,02%, quando comparado ao mesmo mês do ano passado.

O índice de mortes, que na comparação do período de 1º de janeiro a 19 de junho deste ano, com o mesmo período de 2007 apresentava redução de 0,8% também diminuiu com a aplicação dos dispositivos da Lei Seca. O valor passou a ser de -13,4% na comparação de 20 de junho a 31 de julho de 2008 com o mesmo período do ano passado.

Fonte: Ivan Richard
Agência Brasil