Gilton Sampaio e José Ronaldo



Uma gestão democrática, autônoma e descentralizada, com orçamento participativo e planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo. Foi com essa e outras nove propostas que os candidatos a reitor, Gilton Sampaio e vice, José Ronaldo, registraram recentemente no Epílgo de Campus, a candidatura de oposição na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Para Gilton a administração central está toda nas mãos da administração superior (reitor, pró-reitores e etc.), e isso precisa mudar. “Não só no planejamento, mas também no orçamento, financiamento e pedagógico”, completa.

Sampaio também quer a verticalização do ensino e internacionalização da UERN, que segundo ele, deixará a universidade mais capacitada e qualificada em nível de mestrado e doutorado. “Vamos buscar um doutorado para a UERN e mais mestrados”, garantiu o candidato.

Outra proposta é residência universitária em todos os campi. “Vamos construir residência universitária no Campus Central e, de acordo com a necessidade dos campi, construir ou alugar”, adiantou, mostrando preocupação com a situação dos alunos.

Um dos pontos mais importantes no discurso de Gilton Sampaio é a descentralização da gestão, como já vem fazendo em Pau dos Ferros no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM). “O vice-reitor e vice-diretores não podem continuar tendo um papel figurativo. Quanto mais centralizada for uma gestão, mas há possibilidades de corrupção” complementou.

O candidato a vice, José Ronaldo acredita que dessa maneira será possível fazer um trabalho novo e diferente na Universidade. “Enquanto o reitor cuida das situações externas, o vice-reitor faz um trabalho interno muito importante. Em Pau dos Ferros Gilton, como diretor, deixa sua vice muito a vontade para tomar decisões e resolver os problemas com a mesma liberdade que ele e é assim que queremos trabalhar aqui”, finalizou.

GILTON SAMPAIO
Gilton Sampaio é o atual diretor do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) em Pau dos Ferros, gestão que lhe deu ampla visibilidade para chegar a ser escolhido em consenso como candidato nessa composição, tendo apoio de vários setores da universidade.

Natal está entre as cidades do roteiro português

Sete cidades brasileiras estão entre as 30 principais com ligações para Lisboa. Entre elas está Natal, que raramente figura nessa lista, mas no primeiro mês de 2009 apresentou a segunda maior taxa de crescimento. A capital potiguar está entre os sete primeiros destinos mais procurados pelos portugueses, com 8,2% do total de passageiros, 1,5% a mais que no ano anterior.

m dos motivos que resultaram nesse sucesso foi a vinda de um grupo de jornalistas portugueses em parceria com a TAP. A intenção foi focar num público diferenciado que vê grande atrativo nos segmentos turísticos do Rio Grande do Norte.

Neste mês, o jornalista Nuno Azinheira e o repórter fotográfico Joaquim Gronicho, da revista Volta ao Mundo, mostraram, além do roteiro turístico de belezas naturais, o Carnatal, a gastronomia e os melhores lugares onde o turista pode ir e se hospedar no Estado.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Mega-Sena acumula e deve pagar 14 milhões de reais neste sábado

Mais uma vez o concurso que sorteia os maiores prêmios entre as loterias da Caixa Econômica Federal (CEF) acumulou. As estimativas da CEF revelam que a premiação deste sábado, concurso 1.052, deve atingir os R$ 14 milhões. No último sorteio, realizado na quarta-feira em São João da Barra, no interior do Rio de Janeiro, ninguém acertou as seis dezenas sorteadas e por isso o prêmio de R$ 12 milhões acumulou.

Fonte: Jornal O Mossoroense

PRF registra redução de 42% no número de mortos

A primeira “Operação Carnaval” realizada após a implementação da Lei Seca registrou uma redução de 42% no número de mortos e de 13 % no número de acidentes no estado do Rio Grande do Norte.

Este ano, a operação teve início à zero-hora do dia  20 deste mês e se prolongou até as 24h  da Quarta-feira de Cinzas. Durante esse período, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização em todas as rodovias federais do Estado, principalmente nas estradas próximas aos grandes centros urbanos, como Natal, Mossoró, Currais Novos e Caicó.

Foram utilizadas equipes extras para fortalecer a fiscalização. Ao todo foram disponibilizados 276 policiais durante todo o evento.

Fonte: Jornal O Mossoroense

TROCA DE GELADEIRA

O governo federal está preparando um programa que pretende tirar de circulação milhares de geladeiras velhas, de forma a diminuir o consumo de energia e estimular o setor de eletrodomésticos, prejudicado pela crise financeira internacional. A ideia apresentada recentemente pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, é criar um mecanismo de bônus-desconto para quem deseja trocar a velha geladeira por uma nova. O bônus e o financiamento para a compra de uma nova geladeira podem, segundo o ministro, ser baseados no conceito do programa Computador para Todos, que facilitou o acesso de camadas mais pobres da população à informática.

(Fonte: Jornal O Mossoroense)

O blogueiro na mídia

Agradecemos a colunista Tica Soares do Jornal Gazeta do Oeste, pela seguinte nota publicada hoje em sua coluna: 

APODI  - As nossas noites de carnaval curtimos o sábado e segunda-feira na vizinha cidade de Apodi, onde reuniu uma multidão. Lá, a receptividade elegante do casal do bem-querer Gilmar Gurgel e Aparecida Gurgel e das manas Carísia Marinho e Mirela Marinho no camarote bem decorado. Nos camarotes encontramos Novinho Praxedes e Socorro, Robson Luís e Roseane, Dr. Marcelo Fernandes e Raquel, Ivanildo Vieira e Erivania, José Edson Nobre e Lourdinha, Cláudio e seu amor Klebia Gama, Dr. Genilson e Liliana, George Gurgel e Alana (ela grávida de 5 meses), Terceiro Melo e Dra. Marise, Flaviano Monteiro, Alcione Gama, Geruza Gama, Cleano Marinho e Regina, Itamar e Lucineide Nogueira, Júnior Morais e Adriana Pinto, colunistas Josy Maia e Clístenes Carlos.

O blogueiro na mídia

Agradecemos ao colunista do Jornal Defato, Wandilson Ramalho, pela seguinte nota publicada hoje em sua coluna:

Carnaval de Apodi II - Nos camarotes do carnaval de Apodi: Robson Luiz e Rosinha, Marcelo Fernandes e Raquel Gurgel, Novinho Praxedes e Socorro, Ivanildo Vieira e Erivânia, José Edson Nobre e Lourdinha, Itamar e Lucineide Nogueira, George Gurgel e Alana, Carlos e Inalda Freire, Nêmora Tavares, Flaviano Monteiro, colunistas Josy Maia e Clístenes Carlos, Terceiro Melo, dra. Mariza, Júnior Morais e Adriana Pinto, Edivan Júnior, Mário Marinho e o filho João, Claudinho e Klébia Marinho, Alcione Gama, Geruza Gama, Adonias e Maria, Genilson Gurgel e Liliana, Cleano Marinho e Regina e a turma superanimada do bloco Piratas.

GLOBO EXIGE RETIRADA DA TV DIÁRIO DAS PARABÓLICAS

O alto escalão da Rede Globo já decidiu: não aceita mais afiliadas com canal na parabólica. Dessa maneira, exigiu a retirada da TV Diário do satélite e desde a quarta-feira de cinzas (25) que a emissora nao exibe mais a sua programação na parabólica. Devido ao ocorrido, a TV Diário que poderia fazer frente com as notícias do nordeste, teve a sua programação restrita apenas ao Ceará.

A Rede Globo já vinha pressionando a emissora cearense a tirar a sua programação da parabólica há muito tempo. A toda poderosa Globo se sentiu ameaçada quando notou que vinha perdendo audiência para a TV Diário em vários ninchos do mercado no país.

Com isso a Globo usou um golpe baixo e sujo aniquilando sobre pressão, ameaça e imposições mesquinhas um dos seus principais concorrentes no nordeste, como se ainda estivessemos na Ditadura Militar. Lamentável. 

Minha coluna de hoje no jornal O Mossoroense


Clique na imagem para ampliá-la

Coluna Josy Maia - Clique na imagem para ampliá-la


Hoje a colunsita da cidade de Apodi, Josy Maia, publicou em sua coluna no O Mossoroense, uma foto desse humilde blogueiro. Desde já agradecemos a colunista pelo carinho. 

Carnaval de Apodi - RN

Sucesso, essa é a palavra que define a edição 2009 do Carnaval de Apodi-RN. A prefeita da cidade Gorete Pinto, está de parabéns, pois no período carnavalesco a cidade recebeu milhares de foliões de diversas cidades e estados, formando assim um “mar” de gente tanto nos arrastões, como no largo da folia. Marcamos presença e claro que registramos tudo para a coluna do Jornal O Mossoroense, para a Revista Em Foco e para esse blog, onde as fotos se encontram nas postagens abaixo. 

Atrações - O carnaval de Apodi, esse ano foi animado pelas seguintes atrações: Metal Urbano, Timbale, Swing Arretado, Na Pisada, Bakulejo, DonaDoida, Felipão, Bafafá, Banda Inala e Pimenta Nativa. 

Pau-ferrenses – A cidade de Apodi, durante o reinado de momo, foi o destino de inúmeros pau-ferrenses. Como não tem carnaval, a cidade de Pau dos Ferros se transformou em um “deserto” durante o período da festa. 

Agradecimentos: Peço licença ao amigo leitor e aproveito esse espaço para agradecer de coração a dona Gorete e seu Geraldo, que tão bem nos acolheu durante o período de momo na cidade de Apodi, como também a seus filhos, Carol Gurgel, Junior e Carlinha, pela acolhida e pela atenção dispensada a esse blogueiro.

Felipão - Não poderia dexiar de agradecer ao amigo Felipe Gurgel, mais conhecido por Felipão, ele que no segundo dia de carnaval, animou os foliões com sua banda e durante o show mandou vários alôs para esse humilde Blogueiro. Também agradeço a esposa do Felipe, a Yanna Gurgel, que estava presente no show e nos deu maior atenção no camarim. Enfim agradeço a toda equipe do cantor, ao Siri e ao amigo Betão, que participou durante o carnaval de toda a turnê do Felipão e nos deu maior atenção.  

Também agradeço a prefeita Gorete pinto, ela que tão bem nos recebeu no camarote da prefeitura, nos dando maior atenção. 

Agora vamos as fotos!!!

Fotos do Carnaval de Apodi - Parte 2






Cobertura do Carnaval de Apodi - Parte 01



Clique aqui e confira a cobertura completa!!!

Campus de Pau dos Ferros da UERN é destaque na Imprensa


Aos poucos, Pau dos Ferros está se transformando em cidade universitária, atraindo estudantes de todo o Oeste do Rio Grande do Norte e também dos estados da Paraíba e Ceará. Nos últimos quatro anos, o Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte (CAMEAM/UERN) aumentou três vezes em número de professores, alunos e estrutura. E a meta dos diretores e professores para os próximos anos é duplicar a atual estrutura, elevando para mais de 3 mil alunos. 

Dobrar de novo não é utopia para quem conseguiu tanto em tão pouco tempo. Parece não existir muro de fronteira no Campus da Uern em Pau dos Ferros, que está em processo de expansão. Mas como o Campus cresceu e cresce tanto, se não houve aumento significativo dos recursos previstos em orçamento? A equipe de reportagem do JORNAL DE FATO buscou esta resposta no Campus Avançado de Pau dos Ferros, junto com alunos, professores e diretores e a Reitoria. 

Em 2003, ainda durante a direção de Maura Cavalcante Morais e do reitor José Walter da Fonseca, o Campus tinha 45 professores, pouco mais de 500 universitários matriculados em 4 cursos de graduação e dois de especialização. Cinco anos depois, são 143 professores, 1.800 universitários matriculados em 7 cursos de graduação, 7 de especialização e um de mestrado. 

O crescimento no número de professores, alunos e cursos já impressiona, mas não tanto como a estrutura. O que antes eram três pequenos blocos, com poucas salas, hoje são sete blocos bem estruturados. 60% das salas têm ar-condicionado, DVD, TV e Data Show. Também já dispõe de áreas específicas para aulas de graduação, pesquisa (laboratório) e especialização. 

E o Campus está em obras. Ainda no primeiro semestre de 2009, o reitor Milton Marques de Medeiros e o diretor do Campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio de Souza, deverão inaugurar um prédio com três andares, onde vão funcionar mais 40 salas de aula. Gilton Sampaio mostra também o início das obras do Complexo Esportivo, com ginásio, campo de futebol, pista de atletismo, entre várias outras ferramentas para prática de educação física. 

“O nosso objetivo agora é conseguir recursos para construir um centro para atividades culturais, com previsão para um grande teatro, um Centro de Convivência e Residência Universitária”, diz Gilton Sampaio, mostrando a área que já conseguiram para este fim com o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), e a planta para o projeto com a Prefeitura de Pau dos Ferros. 

Além do número de professores, alunos e estrutura, o Campus da Uern em Pau dos Ferros também tem conquistado um acervo fabuloso de pesquisa: livros, filmes e documentários. O local onde hoje funciona a biblioteca já se tornou pequeno. Segundo o diretor Gilton Sampaio, essa questão de espaço vai estar resolvida com a inauguração de mais 40 salas de aula ainda neste semestre.

Fonte: Jornal Defato

Campus se destaca pela produção científica

Enfim, como o Campus cresceu tanto? A reposta dos alunos, professores, diretores e a reitoria do Campus Central é uma só: o empenho dos alunos, professores e diretores. "Aqui é assim. Se precisamos, pedimos. Se não conseguimos na primeira vez, pedimos de novo, de novo e novamente se necessário for", conta a universitária Kelliane Queiroz, do Curso de Geografia. 

As palavras da universitária são referendadas pelo professor Luis Eduardo. Ele disse que existe um empenho múltiplo na produção e propagação de conhecimento, onde o professor procura se capacitar e o aluno se dedica nas pesquisas. Os resultados, segundo o professor, são trabalhos bem elaborados que naturalmente são premiados com recursos, que terminam por beneficiar o próprio Campus e a região de Pau dos Ferros. 

O diretor do Campus Avançado, Gilton Sampaio, confirma a informação do professor. Ele ressalta que 60% dos professores têm mestrado, sendo que sete já são doutores, 3 estão defendendo tese de doutorado e 20 são doutorandos, ou seja, pesquisando, produzindo e dividindo o conhecimento com seus alunos, a região. 

Deste empenho mútuo, Sampaio diz que o Campus só tem colhido bons frutos. Destaca a grande produção científica em 2008, a participação de professores e alunos em eventos nacionais e internacionais, bem como o financiamento de projetos como Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), Coral A Vida em Canto e Direitos Humanos em Tempos de Desumanização, que trouxe, além do reconhecimento, inúmeros benefícios para o Campus e a região do Alto Oeste. Acrescenta que toda a estrutura financiada para os projetos de pesquisa, depois de concluído o trabalho, fica no Campus. São birôs, cadeiras, computadores, DVDs, TVs, e até salas inteiras que foram equipadas e que hoje estão agregadas a estrutura do Campus. 

Através da assessoria de comunicação, o Reitor Milton Marques de Medeiros confirmou as declarações dos alunos, professores e diretor do Campus de Pau dos Ferros. Segundo Neto Queiroz, da assessoria, uma soma de fatores contribuiu para o crescimento acima do normal do Campus de Pau dos Ferros. 
"Esse crescimento passa essencialmente pelo empenho dos professores e alunos na produção acadêmica, dos diretores na luta organizada por melhorias, e da Reitoria no atendimento destes pleitos", diz Neto Queiroz, admitindo que a cidade está se transformando num importando centro de produção científica com benefícios para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. 

Fonte: Jornal Defato