Golpe do vigário - faz parte do cotidiano e aterroriza população

Quando a esmola é demais o cego desconfia, infelizmente nem todo mundo é santo, e muitos ao tentar conseguir lucros imediatos acabam caindo no velho e também atual conto-do-vigário. É cada dia mais difícil achar alguém que não tenha caído pelo menos alguma vez em um conto-do-vigário. Os registros policiais dessas práticas são constantes, sendo lembrado que nem todas as vítimas se sentem confortáveis para reclamar desse tipo de delito. Existem dezenas de golpes sendo aplicados na praça e o número de vítimas aumenta a cada ano. Mas aí surge a questão: qual era a intenção da vítima? Conseguir vantagens do golpista ou ajudá-lo.
Esse questionamento é apontado pelo escrivão da Delegacia Especializada em Defraudações como o principal motivo que leva as vítimas a não denunciarem, envergonhadas com o gesto de tentar conseguir vantagem e por fim ser passadas para trás, os fazem imaginar que - assim como o ditado popular diz: "ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão" - eles são culpados pelo golpe tanto quando o estelionatário.
Certamente esse não é o único sentimento apresentado entre as vítimas, e nem é o único formato dos golpes aplicados. O que é mais impressionante é que diversos desses calotes são muito antigos e extremamente eficientes. Esse dado é visto pela polícia como algo admirável, mesmo sabendo-se que os golpes antigos retornam com nova roupagem, como os que estão sendo praticados com a ajuda da tecnologia. Antigamente, bastava uma boa lábia para ludibriar alguém, agora os bandidos usam celular, computador, internet, fax, anúncios classificados".
Ranking: Os 20 mais
Cair no "conto-do-vigário" significa levar um golpe, ser passado para trás e perder dinheiro. Pensando em como a mídia pode contribuir socialmente para evitar esse mal que está assolando nossa sociedade, catalogamos os golpes mais comuns que estão sendo aplicados em nossa região.
1º Seqüestro virtual
Uma pessoa liga para o celular da vítima (algumas vezes já sabendo o nome de um parente, outras vezes somente dado a entender quem seria). Amedrontado, quem atende logo começa a fornecer os dados familiares para o golpista. Ele se apresenta como seqüestrador e pede para que no horário e local marcados a vítima vá deixar o resgate do parente. Desesperado, sem checar onde o parente se encontra na verdade, a vítima segue até o banco, saca o dinheiro e vai em seguida deixar o dinheiro onde o "seqüestrador" exigiu. Esse tipo de golpe está sendo aplicado diariamente na cidade.
2ª Carro estacionado
Uma pessoa bem vestida chega em um determinado local onde estão pessoas aparentemente de nível elevado de vida, e pede para que o dono de "tal automóvel" (informando a placa e o modelo - sempre escolhido por ser de alto custo) retire o carro para que outro possa sair. Ao chegar no estacionamento a vítima é rendida e levada até a própria casa, onde tudo será roubado. A vítima também pode ser obrigada a efetuar saques em caixas eletrônicos.
3º O Golpe do Bilhete Premiado
Esse é um dos mais antigos que se tem notícia. A vítima está andando pela rua e é abordada por uma pessoa com aspecto bem simples; roupas semi-rasgadas, dentes estragados e cabelos malcuidados. Esse "mendigo" diz que achou um bilhete de jogo premiado e lhe pergunta onde e como se faz para trocar o prêmio. A vítima oferece ajuda e o vigarista argumenta que não pode ir até à lotérica por algum motivo e então propõe a venda do volante premiado por um valor bem alto. A vítima aceita, pois o valor do prêmio será bem maior do que pede o vigarista. Ao chegar na lotérica, a vítima descobre que o bilhete não estava premiado e que perdeu dinheiro.
4º Seguro do falecido
O golpe foi denunciado na semana passada. Após a morte de um aposentado, os malandros procuram algum parente para dizer que a pessoa tem direito a receber um determinado valor do INSS, como se fosse um seguro de vida. Prometem liberar o dinheiro mediante comissão. Depois, depositam um cheque roubado na conta da vítima e pedem a ela para consultar o saldo. Nesse momento, o depósito aparece como "valor bloqueado". Então exigem o pagamento da comissão para desbloqueá-lo. Recebem o dinheiro e somem.
5º O golpe do seguro
Todo automóvel deve ter um seguro obrigatório por danos pessoais (DPVAT) para indenizar a família das vítimas de acidentes. O golpe consiste em falsificar o boletim de ocorrência, o laudo médico, o atestado de óbito e os documentos de carros envolvidos num acidente para receber o seguro.
6º Carro novo
Um anúncio promete um carro novo com preço abaixo da tabela. As condições de pagamento são irresistíveis e o golpe é feito por intermédio de um telefone celular, onde o estelionatário se passa por empregado de uma montadora e dá um telefone falso da empresa, no qual atende uma secretária eletrônica como se fosse um escritório. O interessado recebe um documento (falso) por fax com o logotipo da empresa e as especificações do veículo e cobra um depósito urgente para garantir o negócio. Depois que o dinheiro entra na conta, o malandro desaparece.
7º Aplicação financeira
Acontece, em geral, às sextas-feiras. Uma moça simpática telefona avisando que você foi premiado em um sorteio de uma aplicação bancária. Ela diz que pode transferir o dinheiro do prêmio para a sua conta. Basta confirmar alguns dados. Sem perceber, no meio de um longo questionário, você passa também a senha bancária, que os bandidos usam para sacar dinheiro da sua conta.
8º Dinheiro falso
Notas de 10, 50 e 100 reais são as mais falsificadas no Brasil. Preste atenção no tipo de papel e se há borrões de impressão. Ter marca d`água é garantia de valor.
9º Seus números em troca de um cartão
A vítima recebe uma ligação de um falso funcionário do banco dizendo que precisa atualizar dados para abrir uma conta especial ou fornecer novo cartão de crédito. Depois, vai até a agência e tenta checar a senha, começando pela data do nascimento do cliente ou pelos números de telefones ou documentos fornecidos.
10º Cartão clonado por chupa-cabra
Muito comum em Mossoró. Máquinas falsas de leitura magnética, as populares chupa-cabras, são instaladas em caixas eletrônicos ou terminais de cartões de crédito e, com a ajuda de um chip, grava os dados de cartões do cartão. Para a duplicação é um passo.
11º Aposentados
Pessoas que se dizem funcionários de associação de servidores aposentados abordam velhinhos na saída de bancos, agremiação de categorias e até mesmo na casa do pensionista e dizem que o aposentado tem direito a receber reajustes atrasados. Para agilizar o processo, basta que ele faça um depósito de 10% do valor.
12º Emprego
O estelionatário descobre o endereço ou o telefone de uma pessoa desempregada e entra em contato dizendo que ela foi indicada para uma vaga. O salário é bom, R$ 2 mil. O golpista dá o endereço da falsa empresa e diz para o candidato depositar R$ 500 para a compra dos uniformes e cursos de especialização.
13º Arara
O golpista abre uma firma fantasma em endereço alugado e começa a comprar produtos de uma empresa qualquer. Os primeiros pagamentos são feitos corretamente e os pedidos aumentam. O último pedido é fenomenal. Animado com o novo comprador, o empresário manda entregar a grande compra na "empresa" do oportunista e facilita o pagamento. Só que o depósito, dessa vez, é feito com cheques roubados.
14º Prestador de serviço
Na maior parte das vezes, os bandidos se disfarçam de carteiros, leitores de luz e funcionários de telefônicas para entrar em casas, condomínios e prédios. Para evitar golpes como esse, é melhor ligar para a empresa e se certificar do serviço.
15º Boa noite, cinderela
Para roubar, o criminoso mistura remédio para dormir na bebida da vítima, geralmente em bares. Quando a pessoa está desacordada, ele saqueia a casa ou a carteira e a vítima só vai perceber no dia seguinte que foi roubada.
16º Falso mecânico
O golpista interpela um motorista e diz que há um defeito no carro da vítima ou por causa de uma "estranha fumaça". Há casos, por exemplo, de pessoas que colocaram sacos de estopa no escapamento do carro. Na seqüência, surge um falso mecânico, que se oferece para resolver o problema que não existia.
17º Troca de cartão
O espertalhão fica próximo ao caixa eletrônico para escolher as vítimas que se atrapalham ao usar a máquina. Ele se oferece para ajudar, pede que a pessoa digite a senha e memoriza os números. Quando devolve o cartão, troca-o.
18º Cheque resgatado
O golpista fica de olho em mulheres que entram em cabeleireiros e lojas. O bandido espera a pessoa sair e entra no estabelecimento, se apresenta como motorista da vítima, e diz que a patroa se enganou ao fazer cheque, dando um outro (roubado) em troca. O dono do salão ou da loja entrega o cheque bom e fica com o falso.
19º Sujeira
Um malandro esbarra ou deixa cair alguma substância na roupa da vítima. Um segundo se oferece para ajudar na limpeza e, como a vítima se distrai, o primeiro aproveita para bater a sua carteira.
20º Sapato
Muito comum na cidade, é sempre aplicado por uma dupla. Um dos golpistas deixa cair "ingenuamente" um cheque do bolso. A vítima avisa para o golpista que o dinheiro caiu. Se mostrando muito agradecido, o farsante pede para que a vítima o acompanhe para presenteá-lo com um sapato ou outra coisa qualquer, no caminho outro aparece e toma a bolsa da vítima, que sempre é escolhida a dedo por realizar pagamentos bancários ou trafegar com muito dinheiro.
Fonte: Jornal O Mossoroense

1 comentário: