Visita do PAPA ao Brasil

Nessa quarta dia 09 de Maio, o Papa Bento 16 chega ao nosso País! Mas sinceramente, lendo uma reportagem no Folha On line, na qual destacava todas os mordomias que estão sendo oferecidas ao Papa, eu acabei me indagando. Será que precisava mesmo de tudo isso? Eu sei que ele é o Líder da igreja Católica, mas pra quer tanto luxo? Jesus era tão humilde e simples. O que me revolta é que essas coisas só acontecem devido a doença do povo, parece que o povo é cego, é fanático demais, parece que quem vai vir ao brasil é próprio Deus, em carne e osso.

Para se ter idéia de tudo o que está sendo preparado para receber o Papa, eu vou por aqui alguns trechos da matéria que acabei de ler e que me casou esse questionamento!

* Cerca de 10 mil homens da Marinha, Exército, Aeronáutica, das polícias Civil, Militar e Federal, além da GCM (Guarda Civil Metropolitana), cuidarão da segurança do sumo pontífice durante sua passagem de cinco dias pelo país. Neste período --desta quarta-feira a domingo.

*
O espaço aéreo também sofrerá restrições pontuais durante os deslocamentos que o papa fará em São Paulo e em Aparecida. Segundo o Comando da Aeronáutica em Brasília, qualquer aeronave que estiver seguindo ou cruzar a mesma rota do sumo pontífice, sofrerá desvio. A distância mínima de segurança será de dois quilômetros.

*O Vaticano e o Comando do Exército brasileiro também proibiram as
emissoras de TV de usarem helicópteros para acompanhar os deslocamentos do papa. O uso da aeronave foi vetado por questões de segurança. Nas missas e eventos abertos de Bento 16 os canais poderão usar helicópteros desde que eles fiquem à uma distância que não prejudique o sistema de som.

*O aeroporto
Campo de Marte (zona norte de SP) ficará fechado para pousos e decolagens durante a missa de canonização do frei Galvão, que será celebrada na sexta-feira, às 9h30.

População

O esquema de segurança montado pelo Cosi (Centro de Operações de Segurança Integrada) impedirá que a população se aproxime do papa. A previsão é que o sumo pontífice fique a pelo menos quatro metros de distância das pessoas durante os deslocamentos feitos com o papamóvel.

"Em nenhum momento o papa ficará diretamente exposto", afirmou o coronel César Augusto Moura, chefe da comunicação social do Comando Militar do Sudeste, responsável pela segurança de Bento 16 em São Paulo.

Para reforçar a segurança, o Comando de Aviação do Exército cederá seis helicópteros --dois Esquilo e quatro Pantera-- equipados com câmeras de vigilância para monitorar todos os eventos do papa, inclusive os seus deslocamentos terrestres.

As imagens captadas pelas câmeras serão encaminhadas para um retransmissor e direcionadas para o Cosi por satélite ou intranet.

Cidade

A visita do sumo pontífice vai mudar a rotina da cidade a partir das 16h30 desta quarta-feira, quando ele desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (região metropolitana de SP).

Ruas e avenidas serão interditadas, linhas de ônibus serão alteradas, cartórios eleitorais mudarão o horário de funcionamento.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) preparou um esquema de trânsito com ao menos 2.000 agentes trabalhando nas operações de bloqueio, interdição, desvio, orientação e monitoramento do trânsito.

O Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizam esquema especial entre esta quarta-feira (9) e a sexta (11), quando o papa estará em São Paulo.

O metrô vai aumentar o número de funcionários em serviço e manterá a oferta máxima de trens horas antes e horas depois dos eventos que tiverem a participação do sumo pontífice.

Nesta quarta-feira, o reforço será feito nas três linhas do Metrô --verde, vermelha e azul. Na noite de quinta-feira (10), quando Bento 16 se encontra com jovens no estádio do Pacaembu, o metrô espera maior concentração de pessoas nas estações Clínicas (linha 2-verde) e Marechal Deodoro, na linha 3-vermelha.

Para a missa de canonização de frei Galvão, na Campo de Marte, o metrô deve funcionar durante toda a madrugada. A missa acontece às 9h30 de sexta-feira (11). As estações Tietê, Carandiru e Santana, terão reforço no número de funcionários.

Já a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai operar na madrugada de sexta-feira para atender quem pretende se ver a canonização de frei Galvão. Os trens devem passar a cada uma hora e meia. No dia anterior, os intervalos entre os trens também serão menores até as 21h.

A Prefeitura de São Paulo informou que criou uma linha de ônibus especial para quem vai assistir à missa que o papa Bento 16 realiza na sexta-feira (11), no Campo de Marte (zona norte da cidade).

A linha --batizada de Barra Funda-Missa Campo de Marte-- circulará entre os bolsões de estacionamento e as proximidades do aeroporto. A tarifa será de R$ 2,30, mesma cobrada nas linhas regulares.

Os dez coletivos que vão operar na linha começam a circular às 23h de quinta-feira (10) e param depois da missa.

Sinceramente, precisava de tudo isso? eu creio que não!



0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário