Ministério garante chegada de CEFET à Pau dos Ferros

A educação técnica e superior de Pau dos Ferros nunca vivenciou momentos pra se comemorar tanto. Nos últimos dias, a cidade recebeu a notícia que será instalada no município uma Unidade do CEFET (Centro Federal de Educação Superior) e provavelmente Pau dos Ferros também será escolhida para implantação de um Campus no processo de expansão da UFERSA ( Universidade Federal Rural do Semi-Árido).
O município de Pau dos Ferros será um dos inseridos no plano de expansão do Cefet, que por sinal vai mudar de nomenclatura, passando para IFET, deixando de ser centro e se transformado em instituto.
Além de Pau dos Ferros, os municípios de Apodi, João Câmara, Caicó, Macau e Santa Cruz também serão contemplados com a instalação de um cefet na sede do município.
Das 150 cidades-pólo nas quais serão implantadas as novas unidades federais de ensino profissionalizante, 51 estão localizadas na região nordeste representando 33% do total de estabelecimentos previstos para o país.
O objetivo da expansão das escolas federais de ensino profissionalizante é obter uma distribuição territorial equilibrada e a cobertura do maior número possível de mesorregiões, em sintonia com os Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Um arranjo é caracterizado pela aglomeração de um número significativo de serviços e de empresas que atuam em torno de uma atividade e atendem toda a cadeia produtiva principal.
O conceito de cidade-pólo surgiu após trabalho de análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura e Abastecimento, da Integração Nacional e da Educação.
O aproveitamento da infra-estrutura física existente e a identificação de potenciais parcerias com os municípios foram outros critérios utilizados na definição.
Vale salientar que em Pau dos Ferros já existe um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e o maior Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fora de Mossoró.
Cada cidade-pólo selecionada abrange um raio de aproximadamente 50 quilômetros em uma determinada região. O potencial de crescimento é regional, e a cidade-pólo é a referência de um conjunto (mesorregiões) de municípios.
Fonte -> Jornal Resenha - Alto Oeste - www.jornalresenha.com.br

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário