Campanha ensina população a identificar notas falsas

O Banco Central (BC) lança hoje, em todo o país, uma campanha para ensinar a população a identificar dinheiro falso e também para incentivar o uso das moedas, intitulada "Nosso Dinheiro". A campanha se concentrará em informes publicitários veiculados na TV, rádio e internet e veículos impressos como revistas, folders e cartilhas para alertar as pessoas sobre os elementos de segurança existentes nas notas e que devem ser conferidos na hora dos pagamentos e trocos. O BC quer criar o hábito nas pessoas de conferirem o dinheiro e que não se sintam constrangidas com isso.

O BC acredita na eficiência da campanha, pois segundo o órgão o dinheiro falso pode ser detectado justamente através da visão e do tato. Segundo a instituição, "a maioria das pessoas desconhece os elementos de segurança presentes nas cédulas, conforme demonstrado em pesquisas realizadas pelo BC sobre hábitos de uso do dinheiro. Isso dificulta o combate à circulação de cédulas suspeitas, pois os falsários contam com esse desconhecimento e com a falta de atenção das pessoas".

Segundo o BC, as notas de R$ 50 são as mais falsificadas. Das cédulas falsas registradas no BC este ano, cerca de 60% eram deste valor. O BC informou que com a atual campanha, pretende ampliar esse conhecimento para toda a população e simultaneamente incentivar e disseminar o hábito de se verificar as cédulas para checar sua autenticidade. A recomendação é que a população entregue as notas falsas em qualquer agência bancária.

O banco pretende também incentivar a população a resgatar as moedas esquecidas nos cofrinhos, um fenômeno definido pelo banco como "entesouramento". Existem atualmente 15,1 bilhões de moedas metálicas do real em circulação, ou seja, uma proporção de cerca de 79 moedas metálicas para cada brasileiro. No entanto, o BC estima que menos de 50% desse volume esteja efetivamente circulando, o que gera transtornos nas transações comerciais de varejo, ou seja, falta de troco em praticamente todas as regiões brasileiras.

Fonte: Jornal O Mossoroense

1 comentário:

  1. Comprei uma caneta chamada MoneyTest e ela já evitou de eu receber 5 notas falsas em um mês, o site deles é www.moneytest.com.br

    ResponderEliminar