Sistema de identificação é nova exigência

Com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários ao serviço público de saúde do município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio da Subcoordenação de Controle e Avaliação, está realizando o cadastramento da população que deseja adquirir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a subcoordenadora de controle, avaliação e coordenadora municipal de Pau dos Ferros, Erika Lopes, o usuário do SUS de Pau dos Ferros que desejar qualquer atendimento ou serviços na saúde só terá acesso mediante a apresentação do cartão.
“Quem precisar de medicamento excepcional, medicamento psicotrópico, fisioterapia, consultas especializadas, cirurgias, hemodiálise, tratamento para hanseníase, tuberculose, exames de média e alta complexidade, quimioterapia, radioterapia e demais procedimentos que necessitam de autorização prévia, é necessário a apresentação do cartão do SUS”, afirmou Erika Lopes.
A Secretaria de Saúde já começou o cadastramento da população junto ao cartão SUS, através dos agentes comunitários de Saúde e nas unidades de saúde espalhadas no município. Para conseguir o documento é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento, casamento, divórcio, separação ou indígena.
Segundo Erika Lopes, atualmente os 26.298 habitantes se encontram com os cartões gerados na base de dados do programa. Embora seja de responsabilidade do Ministério da Saúde a distribuição deles, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas Unidades de Saúde da Família (USFs), disponibiliza a emissão de comprovantes dos cartões à população que venha a necessitar, sem nenhuma burocracia. “Todas as Unidades de Saúde, exceto a U.S.F. Antônia Bernadete Cosmiro (sítio Barragem), têm acesso aos cadastros.
Orientamos que, caso venha necessitar do cartão SUS, dirija-se à unidade de saúde mais próxima, munido de carteira de medicamento da família e RG ou algum dos tipos de certidão”, disse Erika. O projeto do Cartão de Saúde foi idealizado pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo informatizar o acesso do usuário aos serviços da rede pública nacional de saúde.
Cada cidadão terá um cartão personalizado que o identificará no momento que der entrada em um hospital ou centro de saúde em qualquer região do país. O sistema informatizado trará vários benefícios à população. Um dos destaques é o registro da história clínica do paciente, que possibilitará ao médico o acesso às informações de seus últimos atendimentos, desde o diagnóstico até o medicamento receitado. Com esse recurso, o usuário terá um atendimento mais personalizado. Outros benefícios são: facilidade do atendimento na rede pública de saúde nacional, mais agilidade nas consultas, ampliação e melhoria da distribuição de medicamentos.
Cartão é considerado novo documento de identificação.
O Cartão Nacional de Saúde, ou Cartão SUS, é um pensamento que identifica o usuário do SUS, reunindo suas informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já realizou, que remédios toma, e outros.Toda vez que acontece um atendimento em um estabelecimento público de saúde, ele é registrado por meio do cartão do paciente no banco de dados do SUS. Todos os prontuários de pacientes ficam disponíveis na rede do sistema, desta forma, mesmo que o atendimento seja feito em outros estabelecimentos e até mesmo em outros Estados, o sistema é atualizado e é possível que o médico saiba o que já foi feito. A integração do sistema de saúde é muito importante porque possibilita a emissão de um histórico confiável do paciente (fundamental para orientar o médico), bem como diminui a possibilidade de fraudes, uma vez que quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, deve-se indicar para quem eles foram destinados. Seguindo a proposta de municipalização dos serviços de Saúde, as Prefeituras são responsáveis por fazer o cadastro de todos os cidadãos no SUS. O cartão do SUS agiliza a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.
(Fonte: Jornal de Fato)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário