Adolescentes são os mais afetados pela timidez

O homem é um ser social e os acontecimentos mais importantes de sua vida costumam ocorrer na interação com outros indivíduos. Quando não consegue se relacionar com outras pessoas e consigo mesmo, há um problema de relações humanas. Isso pode caracterizar em um sério distúrbio de comportamento conhecido como timidez.

A timidez pode ser definida como um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime seus sentimentos e pensamentos. O indivíduo tímido pode se sentir descofortável e inibido em situações de interação pessoal que interferem na realização dos seus objetivos pessoais e profissionais.

A timidez começa a ser definida na infância, sobretudo em virtude das experiências vivenciadas na infância com os pais e pessoas próximas. Porém, é na adolescência que a timidez ganha destaque. Os adolescentes são as maiores vítimas desse comportamento devido às mudanças físicas e sociais.

O tímido é o maior inimigo de si mesmo por ser bastante crítico, sendo até perverso com ele próprio. Geralmente, nos momentos críticos, ele apresenta voz trêmula, mãos suadas, cabeça baixa, olhar voltado para o chão, fica vermelho e tenso em situações inesperadas. A timidez pode vir acompanhada de baixo e auto-estima, ansiedade, depressão, entre outros.

A timidez pode variar do "ficar sem jeito" à fobia social. Existem dois tipos de timidez: a situacional (inibição manifestada em ocasiões específicas) e a crônica (inibição manifestada em todas as formas de convívio social)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário