Cerca de 90% dos dependentes começaram a fumar antes dos 20 anos de idade

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo e os jovens são o alvo principal das campanhas contra o tabagismo. O motivo da preocupação é que 90% dos fumantes mundiais começam a fumar antes dos 20 anos de idade.

O tabagismo, bob todas as formas é maléfico à saúde e causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares como hipertensão, infarto, angina e derrame, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de diversos tipos e de diminuir as defesas do organismo aumentando a incidência de doenças como a gripe e a tuberculose.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo deve ser considerado uma pandemia ou epidemia generalizada, que por sua vez deve ser combatida. O tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares. O fumo aumenta em até 300% o risco de um ataque cardíaco, além de provocar inúmeras outras doenças.

No Brasil, 200 mil pessoas morrem todos os anos por causa do cigarro e, segundo estudos internacionais, o tabaco mata um em cada dois usuários. O fumo não prejudica só os que têm o vício, o fumante passivo, ou seja, aquele que não fuma, mas está próximo de um fumante, têm contato direto com 30 substâncias cancerígenas, presentes na fumaça do cigarro. O fumo passivo é responsável por 40% dos infartos, matando 6 pessoas por dia, no Brasil, causa ainda 30% de cânceres de pulmão, entre outras doenças.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário