37 atletas brasileiros levam o patrocínio dos Correios na bagagem para Pequim

Quando a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 for realizada, na próxima sexta-feira, 8 de agosto, a delegação brasileira desfilará com o número recorde de 277 atletas. Desse total, 33 são dos esportes aquáticos e 4, do tênis, modalidades patrocinadas pelos Correios. Mais do que a marca da empresa, o que esses esportistas levam na bagagem é o apoio a toda uma fase de preparação, por meio do investimento em competições e projetos sociais.

Os Correios patrocinam os esportes aquáticos desde 1991, numa parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Desde então, o número de medalhas conquistadas por nadadores brasileiros subiu de forma expressiva. Para se ter uma idéia dessa ascensão numérica, antes do patrocínio dos Correios, em 36 anos, foram conquistadas 55 medalhas em jogos pan-americanos; depois do apoio da empresa ao esporte, foram conquistadas outras 104. O aumento também é relevante nos números olímpicos: nos primeiros 68 anos de participação brasileira em olimpíadas (1920-1988), a natação conquistou 4 medalhas, enquanto que, somente nos 12 primeiros anos patrocinados pela ECT (1992-2004), o número de medalhas já subiu para 5.

Nas Olimpíadas de Pequim, o Brasil competirá em quatro modalidades de esportes aquáticos: Natação, com 24 atletas; Maratona Aquática, com 3 atletas; Saltos Ornamentais, com 4 atletas e Nado Sincronizado, com 2 atletas. As expectativas de medalha recaem sobre os nadadores Cesar Cielo, Thiago Pereira e Kaio Márcio e sobre o saltador César Castro. No entanto, mesmo distante do sonho do pódio, muitos atletas buscam melhorar suas marcas pessoais, o que levaria à quebra de recordes brasileiros e sul-americanos.

Já o tênis brasileiro, que recebe patrocínio dos Correios desde junho deste ano, terá 4 atletas jogando nas quadras de Pequim. Thomas Bellucci e Marcos Daniel competirão na categoria simples, enquanto André Sá e Marcelo Melo representarão o Brasil no torneio de duplas. Semifinalista do torneio de Wimbledon e quadrifinalista do US Open e de Roland Garros, a dupla composta por André e Marcelo é a que tem mais chances de medalha entre os representantes do tênis brasileiro.

As competições de esportes aquáticos ocorrerão entre os próximos dias 9 a 23 e o torneio de tênis, entre os dias 10 a 17. Os Jogos Olímpicos de Pequim se encerram no dia 24 de agosto. A soma do investimento dos Correios nas duas modalidades esportivas é de cerca de R$ 13,5 milhões anuais.

Fonte: Assessoria de Imprensa dos Correios

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário