Campus de Pau dos Ferros da UERN é destaque na Imprensa


Aos poucos, Pau dos Ferros está se transformando em cidade universitária, atraindo estudantes de todo o Oeste do Rio Grande do Norte e também dos estados da Paraíba e Ceará. Nos últimos quatro anos, o Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte (CAMEAM/UERN) aumentou três vezes em número de professores, alunos e estrutura. E a meta dos diretores e professores para os próximos anos é duplicar a atual estrutura, elevando para mais de 3 mil alunos. 

Dobrar de novo não é utopia para quem conseguiu tanto em tão pouco tempo. Parece não existir muro de fronteira no Campus da Uern em Pau dos Ferros, que está em processo de expansão. Mas como o Campus cresceu e cresce tanto, se não houve aumento significativo dos recursos previstos em orçamento? A equipe de reportagem do JORNAL DE FATO buscou esta resposta no Campus Avançado de Pau dos Ferros, junto com alunos, professores e diretores e a Reitoria. 

Em 2003, ainda durante a direção de Maura Cavalcante Morais e do reitor José Walter da Fonseca, o Campus tinha 45 professores, pouco mais de 500 universitários matriculados em 4 cursos de graduação e dois de especialização. Cinco anos depois, são 143 professores, 1.800 universitários matriculados em 7 cursos de graduação, 7 de especialização e um de mestrado. 

O crescimento no número de professores, alunos e cursos já impressiona, mas não tanto como a estrutura. O que antes eram três pequenos blocos, com poucas salas, hoje são sete blocos bem estruturados. 60% das salas têm ar-condicionado, DVD, TV e Data Show. Também já dispõe de áreas específicas para aulas de graduação, pesquisa (laboratório) e especialização. 

E o Campus está em obras. Ainda no primeiro semestre de 2009, o reitor Milton Marques de Medeiros e o diretor do Campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio de Souza, deverão inaugurar um prédio com três andares, onde vão funcionar mais 40 salas de aula. Gilton Sampaio mostra também o início das obras do Complexo Esportivo, com ginásio, campo de futebol, pista de atletismo, entre várias outras ferramentas para prática de educação física. 

“O nosso objetivo agora é conseguir recursos para construir um centro para atividades culturais, com previsão para um grande teatro, um Centro de Convivência e Residência Universitária”, diz Gilton Sampaio, mostrando a área que já conseguiram para este fim com o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), e a planta para o projeto com a Prefeitura de Pau dos Ferros. 

Além do número de professores, alunos e estrutura, o Campus da Uern em Pau dos Ferros também tem conquistado um acervo fabuloso de pesquisa: livros, filmes e documentários. O local onde hoje funciona a biblioteca já se tornou pequeno. Segundo o diretor Gilton Sampaio, essa questão de espaço vai estar resolvida com a inauguração de mais 40 salas de aula ainda neste semestre.

Fonte: Jornal Defato

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário