Biblioteca Ambulante da Uern leva conhecimento à população de bairros periféricos de Pau dos Ferros

A Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (Projeto BALE) vai, uma vez por semana, a localidades de baixa renda do município de Pau dos Ferros com o objetivo de formar novos leitores.

A iniciativa é do Grupo de Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (Geppe) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que é coordenado pela professora Maria Lúcia Sampaio.

Cerca de 400 pessoas participam semanalmente das atividades nos bairros São Geraldo e Riacho do Meio. O Projeto Bale organiza rodas de leitura, recitais de poesia, apresentações de teatro e de fantoches para crianças, adolescentes e adultos do município.

A cada quarta-feira, um dos bairros selecionados é visitado. A iniciativa tem apoio do Banco do Nordeste, por meio do Programa BNB de Cultura, que concedeu R$ 20 mil para a estruturação da biblioteca. Segundo Maria Lúcia Sampaio, estava prevista a compra de pouco mais de 450 títulos.

"As pessoas foram sugerindo a aquisição de outros e acho que vamos superar a marca dos 500", disse.

Projeto monta estandes em bairros e escolas

Para encaminhar as ações do projeto, a coordenação encaminha a montagem de estandes em escolas e bairros do município oestano.

Em Riacho do Meio, a equipe, que é formada por 14 pessoas, atua com a presença de um estande na Escola Estadual João Escolástico e outro na rua em frente.

Em São Geraldo, o trabalho é desenvolvido na Escola Municipal Francisco Torquato.

"A cada dez encontros, nós mudamos o tipo de atividade, o que funciona muito bem. Os livros ficam mais atrativos, principalmente para as crianças, que acabam pedindo para ler outros", afirmou a coordenadora.

A primeira etapa do projeto se encerrou no final de março, quando foi implementado um acervo multimídia utilizado pelas pessoas integradas ao projeto.

Parte deste é composto pela coleção "O Melhor da programação do Centro Cultural Banco do Nordeste", que leva a debates e apresentações de grandes nomes da cultura nordestina.

Fonte: jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário