Jovens de 16 e 17 anos poderão doar sangue a partir de agora

A partir de agora, jovens de 16 e 17 anos de idade podem doar sangue, mas têm que ter autorização dos pais. As novas regras foram estabelecidas através da Portaria nº.1353, anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A doação de sangue só poderia ser feita por pessoas maiores de 18 anos. 

A ampliação da faixa etária para doação baseia-se em evidências científicas internacionais. Nos Estados Unidos, a Associação Americana de Sangue já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17 anos e idosos com mais de 65 anos pudessem doar. A portaria também determina que a orientação sexual não deve ser utilizada como critério para seleção de doadores de sangue. Atualmente, a orientação sexual faz parte do questionário aplicado por diversos centros de doação para a triagem dos doadores. No Brasil, 1,9% da população oferta sangue regularmente. Apesar da taxa estar dentro do parâmetro definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual ainda é considerado baixo pelo MS.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e comparecer a um banco de sangue ou hemocentro com documento oficial com foto e válido em todo o território nacional.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário