Coluna Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo

CONHEÇA O ALHO NEGRO

Você já ouviu falar de alho negro? Pois é, ele existe e está fazendo muito sucesso entre os chefs mais famosos do mundo. Membro da família Allium sativum, o alho é mais conhecido pela sua cor branca e pelas muitas possibilidades que oferece a qualquer pessoa que se aventure na cozinha, principalmente os profissionais. Mas através de um processo de fermentação e envelhecimento, o alho pode assumir outra coloração, mais escura, que está sendo chamada pelos chefs nos Estados Unidos e na Europa de alho negro.

Ao passar pelo processo de fermentação, o alho muda de textura, que fica mais cremosa, e altera significativamente o sabor, perdendo o ardido tradicional do produto in natura para um adocicado, com toque de defumado.

Esse tipo de alho também é de uso versátil, sendo excelente opção para saladas. Quando será que essa novidade chegará a Natal? Vamos aguardar mais um pouco...


Alho negro muda de cor e sabor após processo de fermentação

Gilvan Passos conquista terceira etapa do curso Wine & Spirit


Consultor potiguar poderá ser o segundo 'master of wine' do país

As fronteiras potiguares estão ficando pequenas para Gilvan Passos, enófilo e consultor de vinhos do grupo Vinhedos. Ele, que já trabalha na área e possui diversos cursos, aposta agora na conquista do título de “master of wine” através de sua participação no curso Wine & Spirit Education Trust, instituição com sede no Reino Unido, tida como maior prestígio a nível internacional no que diz respeito à formação de pessoal no setor do vinho.

O curso possui cinco níveis, desde o básico até o avançado. Ao concluí-lo e tornar-se apto nos exames, Gilvan será o segundo do país com o grau máximo concedido pela WSET, titulação que, em sua opinião, é uma porta aberta para se trabalhar no mundo corporativo do vinho.

“A importância de ter uma titulação nesse nível, com reconhecimento em 40 países, é saber que as maiores importadoras, vinícolas e redes comerciais, quando querem um profissional especialista na área, procuram uma pessoa com essa formação”, explicou o especialista.

No mundo inteiro, existem apenas 210 pessoas com a titulação. Dentre elas, está um brasileiro, Dirceu Viana Júnior, responsável por aplicar no país, em setembro passado, o curso no nível três para 42 profissionais capacitados, incluindo Gilvan Passos, aprovado com êxito nos dois níveis anteriores.

O especialista conta que, nos cinco dias de curso, foram degustados 84 rótulos de vinhos e destilados diferentes. Ele revelou que a notícia da aprovação na terceira etapa chegou, por e-mail, na última semana de novembro. Para Gilvan, passar com mérito em um curso como esse significa “estar bem” no conhecimento sobre vinho.

“Essa titulação não prepara você apenas para ser especialista na área. É uma informação universal. Nós aprendemos sobre mercado internacional de vinhos, um conhecimento completo sobre bebidas”, destacou.

O próximo passo de Gilvan é a preparação para mais uma etapa em busca da titulação de “master of wine”, ou seja, o nível quatro. “Pretendo fazer em 2010. Vou me preparar agora, estudar bastante. Como sou profissional da área e pretendo fazer carreira, não posso simplesmente cruzar os braços, achar que está tudo muito bom. Estou vendo o vinho de uma forma muito universal, global”, concluiu.

Gilvan esteve recentemente fazendo uma visita ao hotel Portal da Serra em Portalegre para conhecer o prato segundo colocado no I Festival Gastronômico de Portalegre, o Cabrito a caçadora, e ficou maravilhado com o local e a comida. Nos da Ira marketing & eventos já estamos em contato com a direção do hotel e com Gilvan para viabilizarmos um jantar harmonizado no local (combinação de vinhos e pratos apropriados a cada um), aguardem...

AGRADECIMENTO

Hoje escrevi a última coluna do ano, GASTRONOMIA SEM FRESCURA surgiu com intuito de fortalecer e divulgar cada vez mais a gastronomia da nossa região que hoje cresce de maneira acelerada. Quero aqui agradecer a todos os meus colaboradores, parceiros e leitores, pois vocês são o motivo pelo qual a coluna existe, espero no ano de 2010 evoluir cada vez mais trazendo mais novidades gastronômicas e mostrando sempre que gastronomia é para o povo independente de classe social. Abraço e feliz ano novo a todos.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário