Fábio Faria quer regulamenção da profissão de bugueiro no país

Os bugueiros têm desempenhado ao longo dos anos um papel de grande importância para o incremento do turismo no litoral do Rio Grande do Norte e em localidades do interior que possuem dunas e áreas alagadas. Atividade que atrai visitantes e gera renda para o Estado. Um projeto do deputado federal Fábio Faria (PMN) pretende regulamentar essa profissão em todo o Brasil, promover segurança para turistas e assegurar os direitos dos profissionais.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 726 bugueiros registrados, mas a atividade pode ser incrementada a partir da regulamentação da profissão e pelos investimentos que serão realizadas no setor até 2014, quando Natal sediará jogos da Copa do Mundo. Segundo Paulo Henrique Severo Soares, presidente do sindicato da categoria, o Sindbuggy, este é um pleito antigo e a tramitação dessa proposta a nível nacional é de grande relevância. "Nós somos os cicerones dos turistas, apresentamos os cenários mais bonitos e fazemos eles se apaixonarem pelo nosso Estado", afirma.

O projeto de Fábio Faria define critérios para o exercício da atividade, começando pela exigência de cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos. O profissional também deverá ter um alvará municipal ou permissão específica dos órgãos competentes do seu município e será cadastrado na Secretaria de Turismo da cidade em que exerce tal atividade. O projeto ainda classifica os bugueiros profissionais em: permissionário, o proprietário do veículo que possui permissão dos órgãos competentes; empregado, quando contratado por uma empresa que possua permissão para explorar o serviço; e colaborador auxiliar, para aqueles motoristas autorizados.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário