Câncer de Mama

O mês de outubro é considerado o mês mundial de conscientização da prevenção do câncer de mama. E tem hoje como dia "D" das atividades e campanhas de sensibilização, para que as mulheres passem a cuidar mais da própria saúde.

A principal forma de prevenção ao câncer de mama é o autoexame, que deve ser feito a cada mês. Com este exame, a mulher consegue detectar algum nódulo na mama, caso exista, procurar um médico para fazer o tratamento. Contudo, para as mulheres a partir dos 40 anos, além do exame de toque, é recomendado fazer uma mamografia anualmente, como forma de prevenção.

Conforme a Lei 11.664/2008, em vigor desde abril deste ano, as mulheres a partir dos 40 anos podem fazer periodicamente a mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS). As mulheres submetidas a esses exames devem ter acesso garantido aos demais procedimentos de investigação diagnóstica e de tratamento quando necessário.

O tratamento da doença é feito por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. Dependendo do grau em que se encontra o câncer. O câncer de mama quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário