Crispiniano Neto será empossado como membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Acontecerá no próximo dia 1º de agosto, na sede do Centro Cultural da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, a posse do poeta Crispiniano Neto na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

Crispiniano Neto é o terceiro poeta norte-rio-grandense a tornar-se imortal da ABLC.

O primeiro foi o poeta cordelista, cantor e compositor Marcos Lucenna, que ocupa a Cadeira n° 7, cujo patrono é o poeta e principal editor da Literatura de Cordel, João Martins de Athayde; o segundo foi o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo, que ocupa a Cadeira n° 15, patronímica de Patativa do Assaré.

Crispiniano Neto ocupará a Cadeira n° 26 cujo patrono é o também potiguar Luís da Câmara Cascudo, considerado o maior folclorista do Brasil e o que mais escreveu sobre as origens da Literatura de Cordel.

A ABLC homenageia outro norte-rio-grandense, também folclorista e escritor, Veríssimo de Melo, que é patrono da Cadeira de n° 16, ocupada pela poetisa Adriana Cordeiro Cavalcanti.

A solenidade está marcada para as 18h e após o ato solene haverá sessão de autógrafos do livro "Lula na Literatura de Cordel" escrito pelo novo acadêmico.

(Fonte: Jornal O Mossoroense)

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário