Acontecerá no próximo dia 1º de agosto, na sede do Centro Cultural da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, a posse do poeta Crispiniano Neto na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).
Crispiniano Neto é o terceiro poeta norte-rio-grandense a tornar-se imortal da ABLC.
O primeiro foi o poeta cordelista, cantor e compositor Marcos Lucenna, que ocupa a Cadeira n° 7, cujo patrono é o poeta e principal editor da Literatura de Cordel, João Martins de Athayde; o segundo foi o poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo, que ocupa a Cadeira n° 15, patronímica de Patativa do Assaré.
Crispiniano Neto ocupará a Cadeira n° 26 cujo patrono é o também potiguar Luís da Câmara Cascudo, considerado o maior folclorista do Brasil e o que mais escreveu sobre as origens da Literatura de Cordel.
A ABLC homenageia outro norte-rio-grandense, também folclorista e escritor, Veríssimo de Melo, que é patrono da Cadeira de n° 16, ocupada pela poetisa Adriana Cordeiro Cavalcanti.
A solenidade está marcada para as 18h e após o ato solene haverá sessão de autógrafos do livro "Lula na Literatura de Cordel" escrito pelo novo acadêmico.
(Fonte: Jornal O Mossoroense)
0 comentários! Clique aqui e comente!:
Enviar um comentário