Pau dos Ferros poderá ganhar Campus da UFERSA

A cidade de Pau dos Ferros, pólo do Alto Oeste potiguar, poderá nos próximos meses ser contemplada com mais um centro de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Trata-se do projeto de expansão da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA) que já vem sendo discutido pelo Governo do Estado que sinalizou a instalação, a priori, de uma unidade do Alto Oeste e outra na região Central do Estado.
Pelo menos, de início, dois municípios potiguares devem ser contemplados com o projeto de expansão da UFERSA. O projeto que já foi discutido com a governadora Wilma de Faria e a sinalização de instalação nessas regiões foi positiva.
De acordo com o reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, o projeto já garantiu o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e poderá garantir a implantação de unidades nas cidades de Pau dos Ferros no alto oeste, além de Angicos e Lajes, na região central do Estado.
Travando a disputa com Pau dos Ferros, a cidade de Apodi vai entrar na briga por ser cidade referência do Médio Oeste Potiguar.
Os investimentos chegam próximo aos 10 milhões de reais e vem sendo alvo de disputa entre os municípios pólos.
Para o reitor, ainda não existem critérios definidos para o direcionamento e estruturação do projeto. No atual momento a instituição trabalha com uma linha de estudo que mostra a necessidade de acomodação dos novos campus em três macrorregiões.
A meta da Ufersa é atingir 200 municípios, sendo 40 deles no Estado do Rio Grande do Norte e os demais espalhados pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Bahia.
Além de contar com o apoio do governo do Estado, a iniciativa já recebeu documentos de empresas como a Petrobras e Simorsal ressaltando a importância dos cursos e manifestando apoio ao projeto da instituição.

Nos próximos meses, veremos o desenrolar das negociações e a consolidação desse grande feito para a população tão merecedora de Pau dos Ferros. Resta que as outras autoridades competentes se manifestem em favor desse projeto que visa gerar desenvolvimento educacional, cultural, econômico e social

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário