Ministério da Educação confirma seis novas escolas técnicas federais para o Estado

O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou em solenidade no Ministério da Educação a implantação de seis unidades do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifets) no Rio Grande do Norte.

Os municípios beneficiados serão Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz. A inclusão faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado no último dia 24, pelo presidente Lula. Serão criados, em quatro anos, 150 escolas federais em todo o país. Com isso, até 2010, a rede federal de educação tecnológica alcançará 350 unidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. Para tanto, o governo pretende investir R$ 750 milhões.

A previsão é que os Ifets funcionem em diferentes modalidades de ensino, abrangendo desde a Educação de Jovens e Adultos, profissionalizante, até doutorado. De acordo com o plano, as instituições federais de educação profissional que já existem poderão se inscrever voluntariamente para fazer parte do novo modelo.

A prioridade dos Ifets será a oferta de cursos profissionalizantes de nível médio, com o objetivo de fortalecer o ensino técnico integrado a esse nível de ensino, que terá metade do orçamento previsto para os Ifets. Na educação profissional, a prioridade será cursos de licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia, que vão receber 20% dos investimentos.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação já agendou uma reunião com todos os prefeitos dos municípios a serem beneficiados com os Ifets para o próximo dia 2 de maio.

Fonte: Jornal - O Mossoroense


0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário