Feriado Estadual

Este ano, o dia 3 de outubro será feriado estadual. O feriado é referente ao Dia Estadual à Memória dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú. O dia foi instituído pela Lei n° 8913/2006, publicada no Diário Oficial do dia 7 de dezembro, assinada pela governadora Wilma de Faria e por todos os secretários de Estado da época.
Este é o primeiro feriado estadual do Rio Grande do Norte. Por ser uma data nova no calendário, poucas pessoas sabem de sua existência.
Os mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo papa João Paulo II. O processo de beatificação dos mártires do Rio Grande do Norte foi concedido pela Santa Sé no dia 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998, o papa João Paulo II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.

A celebração de Beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, dia 5 de março de 2000, presidida pelo papa João Paulo II. Participaram da cerimônia religiosa cerca de mil brasileiros.
De acordo com a história oficial, no dia 16 de julho de 1645 o padre André de Soveral e mais 70 fiéis católicos foram cruelmente mortos por centenas de soldados holandeses e índios potiguares.
No momento eles participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, no litoral sul potiguar. Os holandeses eram calvinistas e teriam promovido o massacre por intolerância ao catolicismo.

Três meses depois, no dia 3 de outubro, aconteceu outro massacre no Estado. Este foi na comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, distante 18 km de Natal, onde 80 pessoas foram mortas, também por holandeses.

O dia 3 de outubro ficou dedicado aos Mártires do Rio Grande do Norte, data do massacre em Uruaçu. Não pôde ser 16 de julho, dia do martírio em Cunhaú, porque, no calendário litúrgico, a data já é dedicada à Nossa Senhora do Carmo.
Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário