UFERSA cada vez mais próxima de se instalar em Pau dos Ferros

Audiência pública foi bem sucedida e deixa Pau dos Ferros candidata em potencial para receber Campus da UFERSA.

Autoridades fizeram audiência na Câmara Municipal.

Autoridades, igrejas, associações, pesquisadores, professores universitários e a sociedade civil de Pau dos Ferros realizaram no último dia 25, quarta-feira, Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir e montar uma estratégia para que o município seja contemplado com a instalação de um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), feito este que vem sendo disputado com a cidade de Apodi, no Médio Oeste Potiguar, que também briga pelo investimento educacional.

Participaram ainda da audiência pública, um representante do Governo do Estado e o Reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, além de diversos prefeitos de todo o Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Na ocasião da audiência pública, uma palestra foi proferida pelo agrônomo Sebastião Nunes Guimarães, com o tema: Potencialidades do Campus da UFERSA em Pau dos Ferros.
“Com o Campus da UFERSA em Pau dos Ferros, espera-se alcance social, com ofertas de vagas no ensino superior de qualidade, resultando em profissionais com competência, conscientes da necessidade de superar as desigualdades sociais via desenvolvimento sustentável da região”, disse o agrônomo Sebastião Nunes Guimarães.

Com a instalação desse pólo da UFERSA em Pau dos Ferros seriam beneficiados, direta e indiretamente, cerca de 520 mil habitantes, estes distribuídos nas 37 cidades do Alto Oeste potiguar, além de 18 cidades no Estado da Paraíba e quarto no Estado do Ceará.

“A localização de Pau dos Ferros no Alto Oeste credencia a cidade a receber o Campus da UFERSA. É que o município está entre cerca de 40 cidades do Médio e Alto Oeste, e Apodi já fica bem próximo a Mossoró, onde fica a sede da UFERSA”, disse o Reitor da Universidade, Josivan Barbosa.

Uma coisa na audiência ficou clara, para unir forças, mesmo que os adversários políticos não comunguem com a mesma visão, as questões partidárias ficarão de lado e o único propósito comum será a conquista do Campus da UFERSA.

“O momento é de lutar é de lutar pelo desenvolvimento de Pau dos Ferros e do Alto Oeste, e para isso, temos que unir forças, buscar e fortalecer cada vez mais esse propósito”, comentou o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM).

Com o plenário lotado a Câmara Municipal de Pau dos Ferros deu um passo importante para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão e o ponta-pé inicial para uma luta que poderá render bons frutos a toda a sociedade pauferrense.
“No Brasil, a baixa escolaridade é uma das maiores causas da pobreza. Educação acessível a todos e de qualidade é o caminho para a solução da pobreza”, Concluiu Sebastião Nunes Guimarães.

Fonte: Jornal Resenha Alto Oeste

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário