Carnatal começará no próximo dia 30 com foliões de todo o Brasil


O Carnatal, que há mais de 15 anos faz parte do calendário de eventos da cidade, começará no próximo dia 30 e terminará no dia três de dezembro, no Largo do Estádio Machadão, em Natal. Trata-se da festa mais esperada pelos potiguares, quem vêm de todas as partes do Rio Grande do Norte para aproveitar os cinco dias de folia. Turistas brasileiros e estrangeiros também são esperados. A montagem dos camarotes, que ficam no lado sul do Machadão, segue em ritmo acelerado e este ano dez blocos irão animar a festa: Me Leva; Burro Elétrico; Bloco Cheiro; Tô Seguro; Nana Banana; Bloco Caju; Cidadão Nota 10; Bloco Eva; Bicho e Cerveja e Coco. Além deles, o infantil Alegria Alegria e o festival Palhacinho In Door agitarão os foliões mirins.
O percurso oferecido aos foliões é um dos mais longos do Brasil: 3,8 quilômetros, sendo que o corredor da folia, onde ficam os camarotes e arquibancadas tem 800 metros. A organização do evento estima que somente nos camarotes e arquibancadas circulem cerca de 15.500 pessoas diariamente, incluindo nesses números os camarotes especiais que comportam 2.500 foliões.
TRANSTORNOS
O Carnatal não é apenas sinônimo de alegria. Para os muitos moradores e comerciantes da área onde ele ocorre anualmente, significa transtornos e prejuízos. Muita gente fica praticamente sem poder sair ou entrar em suas casas e ainda convive com o mau cheiro da urina deixada nas ruas pelos milhares de foliões que acompanham os blocos. Os comerciantes ficam praticamente sem faturar devido às proibições de tráfego de automóveis e ônibus em determinados horários do dia. O que mais preocupa os moradores é a questão da segurança, pois o evento além de atrair pessoas que vão simplesmente gozar os dias de folia, atrai também inúmeros assaltantes, estupradores e ladrões que se aproveitam desses dias para agir no meio da multidão.
Para muitos pais, são dias de extrema preocupação. Um deles, que não quis se identificar disse à nossa reportagem: "Sou obrigado a deixar minha filha participar. Fico com o coração na mão, porque sei dos riscos que existem no Carnatal, mas todas as suas amiguinhas vão e eu não posso discriminar a minha própria filha. Fico em casa aflito, tenso", finalizou. s(LS).

1 comentário:

  1. e por que não retiram o carnatal dali?ou então acabam com esse evento danoso?

    ResponderEliminar