Austríaco quebra recordes ao saltar da estratosfera


No último domingo, o austríaco Felix Baumgartner realizou uma façanha inédita e quebrou três recordes mundiais ao pular de uma cápsula a uma altura de 39.045 metros. Além de ter sido o primeiro homem a superar a velocidade do som em queda livre e a realizar um salto partindo da estratosfera, atingindo uma velocidade de  1.342,8km/h, ele também esteve no voo de balão mais alto do mundo.

Só faltou bater o recorde de salto mais longo em queda livre: Baumgartner caiu durante 4 minutos e 19 segundos, 17 segundos a menos que o ex-astronauta Joe Kittinger, que saltou de 31,3 mil metros em 1960. O salto foi exibido ao vivo pela internet.

Confira o vídeo: 


Para que Felix chegasse com segurança ao solo do estado americano do Novo México, foram necessários cinco anos de preparação, um traje pressurizado e um balão com mais de 180 metros de altura para levá-lo até a estratosfera. A cápsula demorou mais de duas horas para atingir a altura desejada. Mas como para baixo todo santo ajuda, a descida completa, somando o tempo de queda livre e de paraquedas, não chegou a 10 minutos.

*Informações da Revista Super Interessante.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário