JUIZ INSPECIONA PRESÍDIO DE PAU DOS FERROS

O juiz Rivaldo Pereira Neto, da Vara Criminal de Pau dos Ferros, inspecionou ontem as instalações do Complexo Penal Regional. Na ocasião, foram inspecionadas, pessoalmente, pelo magistrado, as guaritas, cozinha, alojamentos, celas, refeitório, instalações elétricas e hidráulicas do estabelecimento prisional.

Como resultado da inspeção, será feito um relatório circunstanciado que deverá ser encaminhado, nos próximos dias, ao secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, ao secretário de Estado da Segurança Pública e ao representante do Ministério Público na Comarca, dentre outros órgãos responsáveis pelo sistema penitenciário do Estado.

Na inspeção, foram detectados problemas: nas instalações hidráulicas, que são precárias; esgoto a céu aberto; mato nos arredores do Complexo Penal; infiltrações no refeitório e celas; rede elétrica exposta; linha telefônica desativada por falta de pagamento; péssimas condições  de alojamento para policiais que fazem a segurança do estabelecimento prisional.

Além disso, foi identificada a ausência de policiamento na área externa do presídio; guaritas em péssimo estado de conservação, sem proteção contra o sol e a chuva para o policiais militares, além de assentos improvisados feitos com tábuas. Encontra-se uma guarita desativada, restando, com isso,"pontos cegos" na vigilância, entre outros pro-blemas.

O Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros é administrado pelo bacharel José Hudson de Aquino Freitas e pelo vice-diretor José Diógenes Maia Neto e conta com o apoio de 33 agentes penitenciários.

Atualmente abriga 68 apenados em regime fechado, 28 em regime semiaberto e 9 no regime aberto, num total de 105 apenados, distribuídos em 17 celas, excluindo a cela destinada à triagem e a cela destinada ao recolhimento dos reeducandos que trabalham na cozinha. A capacidade máxima permitida é de 95 apenados.

Fonte: Jornal O Mossoroense

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário