Espetáculo premiado terá preço único em Mossoró


Entrada para “A Noite dos Palhaços Mudos”, do grupo La Mínima (SP), custará R$ 10. Peça será apresentada terça (24) e quarta (25) no Teatro Dix-huit Rosado 

Depois de fazer sucesso em Natal, onde estreou a turnê Nordeste, o grupo La Mínima (SP) apresenta em Mossoró o espetáculo “A Noite dos Palhaços Mudos”. Aclamado pela crítica especializada – por exemplo, ganhou prêmio Shell de Melhor Ator e foi eleita uma das melhores peças do ano pelo Guia da Folha de S. Paulo –, a obra, baseada numa HQ do cartunista Larte, sobe ao palco do Teatro Dix-huit Rosado na terça (24/07) e na quarta-feira (25/07), às 20h. O preço contribui para o tom irresistível: será cobrado um valor único de R$ 10.

A partir da comicidade física, da lógica do absurdo e do humor sem palavras, a obra – que segue para Recife e Caruaru depois de se apresentar em solo potiguar – evidencia os conflitos entre as intolerâncias urbanas e o universo irreverente do palhaço, baseada na HQ original publicada em 1987 na Revista Circo.

“É uma história simples, que contesta a falta de flexibilidade daqueles que não entendem a relatividade das culturas, algo que ainda é muito comum nos dias de hoje”, lembra Laerte. Para o cartunista, ao sofrerem uma perseguição implacável apenas pelo fato de existirem, os personagens remetem à própria natureza do palhaço, que precisa lidar com o rompimento dos tais valores absolutos para preservar sua própria essência.

A mescla entre fantasia e realidade dá uma pitada de “policial noir” ou “clown noir” ao espetáculo, toque essencial para a atuação dos atores. “Nada mais instigante para o La Mínima do que montar um espetáculo que sempre pareceu sua própria sinopse”, detalha o ator Domingos Montagner, que teve recentemente uma experiência na novela “Cordel Encantado”, da Rede Globo, ao interpretar o cangaceiro “Herculano”. Para o ator, o embate entre o conservadorismo intolerante e o arquétipo do palhaço envolve o espectador. “Em cena, os palhaços dão as cartas. Mas o público é quem joga o jogo”, compara.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário