Alunos de Comunicação produzem documentário sobre a ADUERN


Os alunos do 7º período de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estão produzindo um documentário sobre a Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) como trabalho de conclusão da disciplina Agência Experimental em Jornalismo.

A professora Márcia Pinto, ministrante da cadeira, explica que quando foi diretora da entidade percebeu a importância de registrar a história do Sindicato. “Esse documentário é importante tanto para a ADUERN quanto para os alunos. Para a entidade porque vai documentar sua história e como ela está atrelada a da UERN. Já para os alunos porque é uma oportunidade para eles colocarem em prática o que aprenderam na graduação”, afirma a docente.

A peça jornalística já está na fase de depoimentos. Segundo Márcia Pinto, os professores têm apresentado um misto de alegria e orgulho em participar e contribuir com a história do sindicato. “Além dos professores, os alunos também estão empolgados e, a cada dia, mais mergulhados na história e com vontade de fazer um produto de qualidade”, afirma.   

O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, afirma que a diretoria do Sindicato está dando todo o apoio para a realização do documentário. “Essa é uma iniciativa louvável, pois retratará momentos marcantes dos mais de trinta anos de lutas dos docentes da UERN, ressaltando o papel político desempenhado pela entidade nas grandes conquistas que os professores e a UERN obtiveram nesse período”.
O professor Paulo Davi, do departamento de Letras Estrangeiras e um dos fundadores do sindicato, foi entrevistado pelos estudantes. Para ele, o documentário é muito importante porque oportuniza as diversas visões sobre a entidade.

O professor José Ronaldo, do departamento de Física, também falou sobre sua entrevista. “Esse trabalho é de extrema importância. Em primeiro lugar, porque é um documento histórico que apresenta acontecimentos importantes, como a última greve, e seus protagonistas. Em segundo lugar, o trabalho irá mostrar a ADUERN para todo o mundo”, explica.

O documentário está sendo produzido por 12 alunos, sob a supervisão da professora Márcia Pinto, e deve ser concluído e lançado no final do semestre 2011.2. O lançamento será realizado na sede da ADUERN em Mossoró.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário