Pau dos Ferros realiza, com sucesso, 4ª Conferência Municipal de Saúde

Na noite da última quinta-feira, aconteceu, no auditório do IFRN de Pau dos Ferros, a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Pau dos Ferros, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e a  Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros.

Um grande evento que  avaliou a situação e a política municipal de saúde, debatendo, entre outros prontos, o tema: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

Na abertura oficial do evento, estiveram presentes o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, da Coordenadora de Planejamento e Finanças da SESAP, Terezinha Rego, assim como o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego e o Secretário de Saúde, Fabrício Torquato. Também participou do evento, a Secretária Adjunta Estadual de Saúde, Ana Tânia, que, na noite de abertura, foi a conferencista.

A conferência teve segmento até a Sexta-feira, 01, com a realização da leitura e aprovação do regimento e duas importantes conferências. Fabrício falou sobre os avanços e desafios do SUS em Pau dos Ferros, e, em seguida, Terezinha Rêgo discorreu sobre o tema central da conferência nacional - Todos usam o SUS - Sus na seguridade social. Na sequência, debates, grupos de trabalhos e uma plenária final, onde foram votadas propostas, moções e eleição dos delegados que vão participar da Conferência Estadual.

Para o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, o evento, sem dúvidas, foi um grande sucesso. Ele prosseguiu afirmando que esta conferência, assim como as pré-conferências, que foram realizadas em vários bairros do município, foi a oportunidade de se debater e analisar a atuação do SUS dentro do município.

“Mais que uma ferramenta de participação popular, esta Conferência se traduz pelo compromisso do administrador público com as mudanças no sistema de saúde, e em buscar, avaliar e apresentar diretrizes da política para o setor; assim como, discutir temas específicos para propor novas ideias” destacou o Secretário.

O Prefeito, Leonardo Rego, entende a importância da realização desta conferência em Pau dos Ferros e, principalmente, a participação dos Pauferrenses para decidir os caminhos da saúde na cidade.

Em suas palavras, Leonardo destacou o bom relacionamento institucional entre o Governo do Estado e a  Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Saúde, e esta maturidade tem resultado na melhoria do sistema de saúde dos pau-ferrenses; e ela deve prevalecer para o bem da coletividade. 

"Foi um bom trabalho. Tenho a sensação de dever cumprido. Conseguimos traçar, através das pré-conferencias e da Conferência Municipal, os anseios da comunidade por meio das propostas que serão encaminhadas para discussão nas conferencias estadual e nacional”, finalizou Fabrício.


Prefeito, Leonardo Rego, na abertura da Conferência 

Secretário de Saúde, Fabrício Torquato, destaca importância do evento 



Evento contou com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda



Além do Prefeito Leonardo, Fabrício Torquato e o Secretário, Domício Arruda, esteve presente a Sub-secretária de Saúde, Ana Tânia e Terezinha Rêgo, coordenadora de planejamento da SESAP.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário