Coluna Gastronomia Sem Frescura - Por Ismaelson Rêgo




Chef francês comanda bistrô no açude Gargalheiras

Christian Ferol é casado com acariense e cozinha no Sertão há 15 anos


Angelina e Christian Ferol conseguiram consolidar a alta gastronomia no Sertão

O sonho de fazer gastronomia de alta qualidade no interior do Seridó se tornou realidade através do chef francês Christian Ferol. Há 15 anos ele se instalou em Acari, terra da mulher Angelina da Conceição, e conseguiu erguer um bistrô que hoje é comentado em toda região. Concretizar esse sonho, como quase tudo no Sertão, não foi fácil, mas a história de superação torna ainda mais belo o Bistrô Gargalheiras.


Quando chegou ao RN, o chef francês iniciou sua história construindo em ruinas

Christian Ferol era arquiteto na França e decidiu vir morar no Brasil para morar com Angelina. Os dois começaram com uma lanchonete e, para isso, contaram com ajuda dos próprios moradores de Acari. “Nós tínhamos pouco dinheiro e esse ponto onde estamos instalados era apenas ruinas”, lembra o francês.


Mesmo assim, eles foram reformando e, em 1998, começaram a aplicar o conceito de bistrô. “Tive a ideia de aplicar uma gastronomia internacional. Imagina que isso em pleno interior foi uma revolução. As pessoas estavam acostumadas a comer o arroz com feijão, mas aos poucos fomos apresentando os pratos e tivemos uma boa resposta”, conta Christian Ferol.


Medalhão de filé envolto em bacon é servido com arroz e batata sautè

Ao longo dos anos, o Bistrô Gargalheiras se consolidou e cresceu. Em 2001, por exemplo, Christian e Angelina inauguraram uma pousada que leva o mesmo nome. Com isso, grupos de turistas começaram a ter oportunidade de se hospedar bem próximo ao sangrador do açude Marechal Dutra, o Gargalheiras.



Pelas lentes de Canindé Soares, a bela paisagem da sangria do Gargalheiras

O local é atração na região Seridó, principalmente nesta época do ano, quando começa a sangrar, formando o popular véu de noiva. No bistrô, Christian desenvolveu um cardápio sofisticado, porém acessível para os moradores do interior. Além dos pratos com camarão, filé e peixes, a casa possui o self-service que atende no horário do almoço.



Em 2008, o francês também implantou a pizzaria, com massa desenvolvida por ele mesmo. Christian Ferol conta que vem de uma família de cozinheiros e aprendeu tudo que sabe com avó e a mãe. “Todos os meus irmãos gostam de cozinhar. Trazemos isso no sangue. Eu, particularmente, prezo pela gastronomia tradicional da França”, ressalta.

Aliado às belezas e aos deliciosos pratos do bistrô, Christian e Angelina também organizam periodicamente cavalgadas em um sítio bem próximo ao Gargalheiras. “Nós estamos começando a introduzir a cultura do vinho. Temos uma boa carta e temos propagado entre os próprios comerciantes a busca por venda de vinhos de qualidade”.

O Bistrô Gargalheiras funciona sexta, sábado e domingo, tendo inclusive, música ao vivo. O casal mantém ainda uma horta e a criação de galinhas no sítio, para atender a demanda. Como não poderia faltar, a galinha caipira ao vinho também está no cardápio da casa.

É a gastronomia invadindo o nosso interior e mostrando que como sempre digo, pode e deve ser acessível a todos. Fico muito feliz em contribuir com essa difusão da gastronomia através dos Festivais que realizo pela Ira marketing & eventos.

Bistrô Gargalheiras
Açude Marechal Dutra 
Gargalheiras, Acari-RN
Fone: (84) 9977-4150

Fonte: Portal Deguste.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário