Primeira turma de medicina da Uern será oficialmente formada hoje


O contexto de saúde e de educação do interior do Rio Grande do Norte vive hoje momento histórico revestido de grande simbologia: colação de grau da primeira turma de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), às 19h, no Hotel VillaOeste, em Mossoró.

A colação de grau consolida democratização do acesso ao ensino público de medicina, permitindo formação numa das profissões mais nobres da humanidade, responsável pelo salvamento de vidas, de atenção à pessoa, sem pagamento de mensalidade nem migração para outras cidades.

Antes, morador de Mossoró e da região pretenso a cursar medicina precisava se mudar para Natal ou Fortaleza (CE), cidades mais próximas a dispor do curso. Hoje, o curso existe na própria cidade e oferece oportunidade a estudantes carentes, sem condições de morar em grandes centros, de fazê-lo em Mossoró.

A existência do curso fortalece a condição de Mossoró como cidade-polo, pois atrai ao município alunos de vários municípios e Estados e estimula a consolidação também como cidade-universitária, como reflexos diretos nos diversos setores econômicos locais. 
PIONEIRISMO
O curso de Medicina da Uern objetiva a formação do médico generalista, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para promover a saúde, prevenir e tratar a doença. A turma que cola grau hoje ingressou na Uern em 2004 e é formada por 24 estudantes.

A colação de grau, hoje, foi possível devido ao reconhecimento do curso de Medicina, homologado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sexta-feira, 6, em cerimônia no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), no bairro Aeroporto.

Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a construção do Hospital Escola Materno Infantil, que também dará suporte prático aos acadêmicos de Medicina, e aprovou o pleito de aumentar o número de vagas no curso de Medicina.

Também na solenidade, o reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros, destacou a necessidade de melhorar a estrutura dos ambulatórios da FACS, responsáveis pelo atendimento a centenas de pacientes carentes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró.

O diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, professor Antônio Leite, lembrou o esforço de todos que se dedicaram à implantação do curso de Medicina. Ele também ressaltou a qualidade: "O curso foi aprovado com conceito 4, que é muito bom, já que o máximo que um curso pode alcançar é o conceito 5", observou.

Os estudantes atuam em oito campos de estágio em Mossoró, além dos alunos que realizam estágios em hospitais de Natal, Fortaleza e Brasília. Contam com quatro laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Histologia e Bioquímica equipados para auxiliar as aulas práticas.

Outra conquista do curso de Medicina, segundo a Universidade, é a Residência Médica, implantada em março deste ano, mas os alunos da primeira turma de Medicina não puderam participar da seleção devido aos prazos. Há também o Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde (Dinter), o que propicia aos professores de Medicina fazer o doutorado na própria Universidade.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário