Pacientes de São Miguel mais uma vez atendidos pelo Projeto Visão de Verdade

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã do último sábado, 28 de maio, no Centro de Especialidades médicas do município de São Miguel a avaliação das últimas setenta e duas cirurgias oftalmológicas realizadas gratuitamente pela Prefeitura Municipal. O mutirão faz parte do Projeto Municipal Visão de Verdade, inaugurado no ano de 2005 e é decorrente de um recurso conseguido pelo Prefeito Galeno Torquato junto ao Ministério da Saúde. A iniciativa e as ações de acolhimento e acomodação dos pacientes conta com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde e o programa já atendeu 220 pessoas até o momento, em especial pacientes na terceira idade e casos específicos.

No último encontro foram realizados procedimentos oftálmicos de revisão como a limpeza à laser das lentes usadas na correção da catarata e avaliação de pacientes com vistas a programação de mais uma etapa de cirurgias eletivas no município que acontece em breve.

O Prefeito Municipal Galeno Torquato, que também é médico, sempre acompanha a rotina no Hospital Municipal e oferece apoio estratégico  aos procedimentos de triagem, acomodação dos pacientes, lanche, apoio aos acompanhantes, além de observar no centro cirúrgico o trabalho dos médicos vindos da Clínica Santa Clara em Natal.

No momento das cirurgias, a equipe é composta por três cirurgiões, um anestesista e duas auxiliares de enfermagem que instalam no hospital todo o equipamento necessário para que os atendimentos transcorram com o menor trauma possível e a recuperação seja rápida. As cirurgias são feitas em um curto espaço de tempo, sem nenhum tipo de corte e com a utilização dos métodos mais sofisticados do mercado.

De acordo com o Prefeito, a busca por recursos junto ao Governo Federal foi feita para atender a população com urgência e evitar transtornos com eventuais transferências para outros locais. Tudo acontece no próprio município e no mesmo dia o paciente retorna para casa. “As cirurgias de catarata em São Miguel, com custo zero para a população é um sucesso entre os pacientes atendidos e os familiares também que se sentem tranqüilos. Trata-se de uma cirurgia muito cara e nem todas as pessoas tem acesso, certamente enquanto houver necessidade faremos o possível para atender e buscar novas parcerias para reforçar as constantes ações de saúde", comenta o Prefeito Galeno.

0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário