Pau dos Ferros realiza campanha Fique Sabendo

A Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros realizou, nesta Quarta-feira, 01/12, a campanha Fique Sabendo. Neste dia, que é comemorado o Dia Mundial de Combate a AIDS, a Secretaria promoveu inúmeras ações como forma de conscientizar as pessoas sobre os riscos desta doença, além de estimular a busca por um diagnóstico precoce.

Na Unidade de Saúde Dr. Pedro Diógenes, foram realizados aproximadamente 110 testes rápidos para diagnóstico da AIDS. Além da realização dos exames, que apresentava o resultado após 15 minutos após a coleta, todas as pessoas que passaram pela unidade de saúde, receberam panfletos educativos, além de preservativos e instruções da melhor forma de prevenir-se contra a AIDS, além de outras doenças sexualmente transmissíveis. As informações eram repassadas por Assistentes Sociais e Enfermeiros da própria secretaria.

“Campanhas como esta são ótimas porque a gente fica bem-informado”, afirmou o estudante Tiago Brito. Ele complementou reafirmando a importância dos exames, que quanto mais cedo descobrir o diagnóstico, segundo ele, mais fácil será o tratamento.

No centro da cidade, nos locais de maior movimentação, a Secretaria de Saúde realizou mobilizações com os Agentes de Saúde. Eles realizaram a entrega de panfletos aos cidadãos, além de convidar as pessoas a realizar o exame e ficarem atentas aos cuidados com a prevenção. Ao longo do dia, as rádios da cidade, divulgaram a campanha e convidavam as pessoas a participarem e realizar o teste rápido.

Para o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros,  Fabrício Torquato, houve uma grande aceitação por parte da população. “O trabalho surtiu efeito não apenas junto à população mais jovem. A população mais experiente também procurou a unidade para realizar o exame e mostrou-se interessada em conhecer mais sobre a AIDS, o que é ótimo”, frisou.

Com os bons resultados alcançados com a campanha, a Secretaria estuda a implantação, em uma Unidade de Saúde do município, um espaço onde possa realizar, diariamente, os testes rápidos contra a AIDS. “Desta forma, a população terá condições de realizar, a qualquer  tempo, o seu exame”, comentou Tereza. 




0 comentários! Clique aqui e comente!:

Enviar um comentário